Tudo sobre beliscar berinjelas

Contente
  1. A necessidade de um procedimento
  2. Quando você deve fazer isso?
  3. Instruções

Jardineiros experientes já sabem como as berinjelas são enjoadas. Requer um cuidado bom e adequado, caso contrário não agradará com uma excelente colheita. A Grasshopping é uma das etapas importantes na formação de um arbusto.

No artigo, falaremos sobre a necessidade de remover os processos laterais, quando e como fazê-lo corretamente.

A necessidade de um procedimento

Azul - como as beringelas são frequentemente chamadas entre as pessoas - os vegetais são bastante rebeldes, precisam de muita luz solar e calor. Por esse primeiro motivo, você precisa beliscar as berinjelas. No cuidado com esta safra, esta é uma etapa importante.

Alguns acham que não é preciso cortar os enteados, porque a berinjela já vai se formar, mas essa afirmação não é totalmente verdadeira. Quase todas as variedades deste vegetal formam uma copa densa e exuberante, os arbustos são abundantemente cobertos por uma massa verde.

Remover folhas extras e ramos laterais significa fortalecer o caule e permitir que a planta dê frutos ativamente. O que acontece se você não remover enteados extras dos arbustos de berinjela? Em princípio, o arbusto dará frutos, mas devido à falta de luz, de nutrientes, os frutos crescerão pequenos e imperceptíveis.

Se você não se livrar do excesso de folhagem e brotos, eles atrairão uma parte significativa de sua força e energia para si mesmos, como resultado, o arbusto simplesmente não terá força para formar frutos. Além de a colheita ser pobre e pequena, os vegetais perderão o sabor.

E no pior dos casos, os ovários não conseguirão atingir a fase de maturação e simplesmente cairão, mas de que adianta crescer apenas arbustos de caules múltiplos que não conseguem dar uma colheita plena. Nesse sentido, os jardineiros novatos precisam se lembrar dos seguintes pontos:

  • quando 5 frutos já apareceram no arbusto, é aconselhável beliscar o topo;
  • o tronco na parte inferior deve estar livre para permitir que a luz solar penetre uniformemente no arbusto - todas as folhas e brotos novos são removidos;
  • livre-se das folhas amarelas;
  • durante o período de amadurecimento da safra, deve-se ter cuidado para que os frutos não fiquem na sombra - todo o excesso de folhagem que cobre os vegetais é removido.

A decapagem não é realizada em clima seco e abafado, mas não é recomendável cortar os brotos em ambiente úmido. E se você vir enteados saudáveis ​​com caules fortes e folhas duras, você pode deixá-los. A seguir, contaremos mais sobre quando iniciar o procedimento para beliscar um vegetal roxo.

Quando você deve fazer isso?

Após 21-28 dias a partir do momento do plantio das mudas em campo aberto, já é possível retirar o excesso de brotos. Durante este tempo, as plantas terão tempo para criar raízes, se adaptar ao novo ambiente e adquirir raízes fortes. Ainda não há crescimento ativo, então tal intervenção não será tão dolorosa para mudas jovens.

É melhor fazer beliscões pela manhã, para que a ferida tenha tempo de cicatrizar ao final do dia.

Em clima chuvoso, os locais de corte podem infeccionar, por isso não é recomendado envolver-se na formação de um arbusto de berinjela com alta umidade no ar.

As principais vantagens de beliscar:

  • criando a forma correta do arbusto, dependendo da quantidade de espaço no local;
  • fortalecimento da planta devido às hastes principais ou principais (1-3);
  • obtendo frutos grandes.

Berinjela ou não? Não há uma resposta inequívoca a esta pergunta, uma vez que depende de muitos fatores, mas é precisamente este procedimento que é sempre recomendado para ser realizado para "blues" de estufa. E não é necessário formar todos os arbustos de acordo com o mesmo esquema - cada arbusto precisa de uma abordagem individual, levando em consideração o seu desenvolvimento.

Instruções

O pastejo da berinjela começa assim que elas ativamente começam a soltar os brotos nas laterais. E antes disso, quando o arbusto estiver com 25-30 cm de altura, você deve remover a flor de cima. Assim que o arbusto se expande, os enteados são podados.

Em terreno aberto e condições de estufa, o esquema para remover o excesso de brotos envolve vários métodos. O primeiro permite formar um arbusto a partir de uma haste. Este método é aplicável quando há falta de terra ou quando você deseja cultivar vegetais grandes. Para fazer tudo certo, você precisa seguir o esquema.

  • A uma altura de 30 cm, a muda é limpa até uma forquilha, removendo toda folhagem e enteados... Apenas uma folha é deixada para alimentar o primeiro ovário.
  • Escolhendo de 2 a 3 hastes, deixe o mais forte no galho, o resto deve ser cortado.
  • O procedimento de pinçamento deve ser feito todas as semanas, limpar não só brotos laterais, mas também folhas extras.
  • Assim que o primeiro ovário aparece e começa seu crescimento ativo, uma folha próxima a ela é removida (após cerca de 6-7 dias).
  • Cerca de 4 semanas antes da recessão de calor e do início do tempo frio, você precisa remover a parte superior e se livrar de todos os ovários pequenos, e também remover flores - elas não terão tempo de se solidificar e apenas interferirão no amadurecimento dos frutos que se formaram.

Esta opção é adequada para cultivo de berinjela em estufa e para plantas enfraquecidas que simplesmente não serão capazes de suportar uma grande colheita em um tronco ramificado. Nesse ambiente, não se deve esquecer de se livrar das corolas secas da berinjela - em um ambiente úmido, elas podem provocar o processo de decomposição das plantas.

O segundo método de pinçamento - a formação de um arbusto em 2 hastes - inclui o seguinte trabalho:

  • beliscar o topo da haste principal para que o arbusto comece a ramificar;
  • remoção dos brotos laterais, exceto os dois mais fortes.

Para evitar o afilhamento do arbusto, mas apenas 2 hastes estão se desenvolvendo ativamente, todos os processos são removidos assim que aparecem.

O terceiro método de pinçamento resultará na formação de um arbusto de berinjela com três hastes. Por exemplo, quando houver muito espaço no local, e não houver tantas mudas, proceda da seguinte forma:

  • deixe os dois brotos mais fortes;
  • remova os desnecessários;
  • deixe um dos enteados mais fortes em uma das duas hastes.

Assim, a planta dará frutos em três hastes. Jardineiros experientes dão a seus colegas novatos as seguintes dicas:

  • certifique-se de que não haja sombra nos arbustos, para que as plantas não interfiram umas com as outras, não se entrelacem, senão vai abrandar o seu crescimento;
  • não atrase a formação de arbustos: assim que a ramificação começar, você precisará selecionar os ramos esqueléticos;
  • dependendo das condições escolha a forma mais aceitável de beliscar;
  • deixar um fruto, após a segunda folha no topo do ovário beliscando um enteado extra;
  • faça isso com todas as ramificações, para permitir a formação da cultura (de 5 a 12 vegetais por arbusto);
  • no processo de cuidar de plantas rebentos estéreis sem ovários são removidos - só tirarão parte da comida e da força;
  • a parte inferior da haste também é limpa (livrar o arbusto de ovários e brotos que crescem abaixo do galho);
  • é melhor cobrir a berinjela - assim, em climas quentes, a umidade vai ficar mais tempo no solo.

A grama "azul" em estufa é feita quando há vontade de cultivar hortaliças grandes ou quando o local não permite o plantio de muitos arbustos. Em primeiro lugar, antes do primeiro botão, tentam retirar os rebentos laterais por baixo. Mas com baixa umidade na estufa, a folhagem é deixada na base - isso ajuda a reter a umidade.

É melhor arrancar partes desnecessárias da planta com as mãos. Não é desejável o uso de tesouras de poda. Esta regra também se aplica a beliscar berinjelas que crescem em campo aberto - isso minimiza o risco de infecção nas feridas.

Você também pode usar uma ferramenta de jardim, mas somente depois de desinfetá-la. E para não se tornar um portador de patógenos, é melhor processar as duas mãos e a tesoura após beliscar cada arbusto. Para reduzir o trabalho de remoção de brotos laterais e folhagem desnecessária, fertilize as plantas com moderação.

A alimentação excessiva com matéria orgânica provocará o crescimento ativo da massa verde.

A decapagem de berinjela é obrigatória. Especialmente aquelas plantas que crescem em condições de estufa requerem ajustes.

Um arbusto de berinjela em uma estufa pode crescer até 1,5 metros de altura. Tanto na estufa quanto no campo aberto, não é necessário beliscar os arbustos enfraquecidos e doloridos - eles não darão frutos em abundância. Traumas excessivos podem acelerar a morte dessas plantas, então elas retornam a elas depois que “se recuperam” um pouco.

Se você não quiser se preocupar com o trabalho desnecessário de beliscar um vegetal roxo, plante berinjelas de variedades menores e menores - elas não dão brotos extras e frutificam mais rápido. Para as demais variedades, é importante não se atrasar com este procedimento, pois isso pode afetar o rendimento.

Os caules dos "azuis" altos devem ser amarrados de modo que não se quebrem com o peso do fruto. E para uma planta de caule único, um suporte é construído.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário