Como modelar berinjelas corretamente?
A formação de berinjelas é um procedimento que os moradores do verão realizam regularmente. Se feito corretamente, os frutos crescerão grandes e terão um gosto bom.
A necessidade de um procedimento
Na natureza, as berinjelas crescem sozinhas. No entanto, eles dão bons frutos. Mas as pessoas que cultivam frutas em casa devem aprender a formar arbustos de berinjela. Este procedimento resolve vários problemas.
- Torna os arbustos mais compactos... É possível cultivar arbustos sem beliscar e beliscar apenas em grandes áreas. Se as berinjelas forem plantadas em canteiros pequenos ou estufas, moldar as plantas as tornará mais compactas.
- Acelera o processo de frutificação das plantas. Se você remover todos os brotos extras a tempo, as flores no arbusto aparecerão mais rápido. Afinal, todas as forças da planta neste momento serão direcionadas especificamente para a frutificação, e não para o ganho de massa verde.
- Protege as plantas de doenças comuns. A larga folhagem da berinjela torna o canteiro muito mais espesso. Por isso, são formadas no local condições adequadas para o desenvolvimento de doenças fúngicas. Se você remover o excesso de folhagem a tempo, o risco de propagação de podridão, requeima ou perna preta no local não será tão alto. Além disso, menos pragas aparecerão no site.
- Simplifica o processo de cuidado da planta... Tendo formado arbustos organizados, o jardineiro poderá economizar tempo removendo as ervas daninhas dos canteiros. Como as plantas terão menos probabilidade de adoecer, as pessoas não terão que lidar também com a cura das plantas. A colheita de arbustos compactos também será muito mais fácil.
Apenas variedades de berinjela de tamanho reduzido não precisam de desbaste adicional. Os enteados e a folhagem crescem muito lentamente nesses arbustos. Portanto, não há necessidade de removê-los.
Tempo de formação de Bush
Você precisa começar a formar arbustos cerca de 12-20 dias após o plantio das mudas em um local permanente.... O momento mais específico para este procedimento depende das características da variedade. Afinal, algumas plantas se desenvolvem mais rápido, outras um pouco mais devagar. Este procedimento não deve ser executado muito cedo. O fato é que as berinjelas são difíceis de transferir de um lugar para outro. Portanto, eles definitivamente deveriam ter tempo para se adaptar. Se você esperar um pouco, a planta crescerá mais rápido.
No futuro, todos os topos e brotos excedentes devem ser removidos a cada 10-14 dias. Uma atenção especial deve ser dada à formação do arbusto durante o período de floração da cultura. Nesse momento, o jardineiro é determinado por quantos frutos haverá em uma planta.
Um mês antes da colheita, todos os brotos fracos e folhagem desnecessária devem ser completamente removidos do arbusto. Nesse caso, a planta direcionará todas as suas forças para a formação de frutos grandes e saborosos.
Como beliscar?
Existem várias maneiras de beliscar berinjelas. Cada esquema tem suas próprias características.
- Uma haste. Este método permite que você acelere rapidamente o crescimento e a maturação do "azul". É mais conveniente cultivar essas plantas em pequenas estufas. Formando um arbusto, o jardineiro deixa apenas um caule. Ele deve ser o mais forte e saudável. A parte inferior do caule é limpa do excesso de folhagem verde. Corte-o completamente. Mas, ao mesmo tempo, você deve tentar não ferir a superfície do caule. Depois disso, é amarrado a um suporte vertical.Isso é feito melhor com barbante ou pedaços de tecido largos. Você não deve usar fio para esta finalidade. Pode danificar os caules frágeis da berinjela. No futuro, você precisará remover todos os brotos laterais sem cor e ovário. Eles apenas retiram nutrientes do arbusto jovem.
- Duas hastes. Esta é uma das formas mais versáteis de apertar o "azul". Após esse tratamento, cerca de 10-12 frutos permanecem em cada planta. Este método é adequado para berinjelas altas e de caule fino. Desta forma, você pode cortar arbustos que crescem tanto em estufas ou estufas, quanto em campo aberto. Para obter uma excelente colheita, é necessário escolher dois caules fortes. O resto das verduras deve ser removido. Para que todos os nutrientes cheguem aos ovários grandes, o jardineiro precisa retirar não só os brotos laterais, mas também os novos botões que aparecem nos arbustos.
- Três hastes ou mais... Este método de pinçamento é melhor para plantas fortes com efeito de estufa. Os arbustos são formados de acordo com o mesmo princípio dos casos anteriores. Primeiro você precisa encontrar uma haste forte. Os outros dois brotos são selecionados de espécimes jovens bem desenvolvidos. Esses arbustos grandes precisam ser regados e alimentados regularmente. Somente neste caso as plantas receberão nutrientes suficientes para o desenvolvimento normal.
Como e quando você deve beliscar?
Os arbustos de berinjela geralmente são pinçados após cada um ter crescido até 30 centímetros. Beliscar o caule retarda o crescimento da planta. Esse procedimento ajuda as plantas a ficarem mais compactas e organizadas.
No processo, o jardineiro remove cuidadosamente a parte superior do broto. Graças a este procedimento, o crescimento dos botões jovens é acelerado. Não corte muito do caule. Isso pode prejudicar a planta jovem. Se o arbusto crescer em canteiros abertos, o beliscão pode ser dispensado. Principalmente se o tempo não estiver muito chuvoso.
Características da formação em diferentes condições
Ao iniciar a formação do "azul", é importante levar em consideração as peculiaridades do cultivo da cultura.
Na estufa
Em estufas fechadas, as berinjelas crescem rapidamente. Eles ganham uma grande quantidade de massa verde. Ao mesmo tempo, as plantas têm um rendimento bastante baixo. A solução para esse problema é bastante simples. Primeiro você precisa esperar até que as mudas cresçam. Em seguida, a parte superior da haste principal deve ser removida com cuidado. Após 12-16 dias, o crescimento jovem é formado no arbusto. Neste momento, é necessário destacar vários enteados fortes. O resto das verduras deve ser removido.
No futuro, você só precisa monitorar o desenvolvimento dos arbustos. Novos ramos aparecerão nos seios da folha. Eles devem ser examinados regularmente e apenas os brotos mais fortes devem ser mantidos. O resto das verduras deve ser removido. Quando as plantas começam a florescer, é importante garantir que não haja mais do que um ovário em cada rebento. Se houver frutas demais, o arbusto simplesmente não suportará seu peso. Por causa disso, ele irá quebrar muito rapidamente. Não há pressa ao trabalhar com arbustos que crescem em uma estufa. Os caules da berinjela nessas condições permanecem mais frágeis e suculentos. Portanto, é muito mais fácil quebrá-los.
Em campo aberto
O cuidado da berinjela ao ar livre parece um pouco diferente. Se você cortar constantemente as folhas inferiores, o solo próximo ao caule secará rapidamente. Para evitar que isso aconteça, você deve remover apenas o excesso de crescimento. O processo de formação de arbustos crescendo em canteiros consiste nas seguintes etapas.
- Duas semanas após o plantio de mudas verdes em campo aberto, as copas das plantas devem ser removidas.
- Quando um supercrescimento lateral aparece, várias hastes fortes devem ser selecionadas e todos os enteados desnecessários devem ser removidos.
- Após esse tratamento, os arbustos devem ser polvilhados com cinza de madeira limpa. Não deve conter impurezas. Se isso não for feito, as plantas vão demorar muito para se recuperar.
- Você pode determinar a necessidade de limpar a folhagem inferior, focando nas condições climáticas. Se o verão for quente e seco, a maior parte da vegetação deve ser deixada. Ela será capaz de proteger o solo de secar. Em um verão chuvoso, os verdes, ao contrário, são removidos. Se a folhagem e as frutas tocam o solo, as "azuis" podem adoecer.
Vale a pena estar envolvido na formação de arbustos que crescem em campo aberto em tempo seco e nublado.
Possíveis erros
Para não prejudicar suas plantas, os jardineiros devem se lembrar dos erros mais comuns cometidos no processo de formação de arbustos.
- Formação de todos os arbustos de acordo com o mesmo princípio... Este é um dos principais erros. Diferentes tipos de berinjela diferem em seu tamanho e formato de arbusto. Portanto, você precisa apertar e apertar de maneiras diferentes. No processo, vale a pena focar na aparência da planta e em seu estado.
- Beliscar prematuramente... Se este procedimento for realizado tarde demais, o rendimento da colheita não aumentará, mas diminuirá. Remover brotos muito maduros pode prejudicar seriamente a berinjela.
- Pinçamento de plantas enfraquecidas. Você não deve cortar berinjelas doloridas, bem como arbustos que se desenvolvem muito lenta e mal. As plantas devem primeiro ser curadas e só depois cortadas.
Será fácil, mesmo para um jardineiro novato, evitar esses erros.
Dicas úteis
As dicas a seguir ajudarão o jardineiro a aumentar a produtividade dos arbustos e torná-los mais saudáveis.
- É melhor praticar a formação de arbustos de manhã cedo ou tarde da noite. Se você podar verduras no calor, as plantas demorarão mais para se recuperar de tal procedimento.
- Não belisque as variedades de maturação precoce de "azul".
- Folhas e ovários podem ser removidos manualmente... O broto é gentilmente apertado com os dedos e, em seguida, dobrado e desdobrado várias vezes. Eles fazem isso até que ele se quebre. Uma tesoura de poda afiada é usada para aparar brotos grossos. É importante desinfetá-lo antes de usá-lo. Nesse caso, a planta não será infectada por uma doença fúngica.
- Ao cortar um arbusto, em primeiro lugar, retira-se dele toda a folhagem seca e deformada. As sobras de verduras devem ser jovens e fortes.
- Terminada a formação do arbusto, deve ser devidamente amarrado. Você pode anexar a planta a suportes de metal e madeira. As montagens devem ser macias. Fios rígidos ou fios de náilon podem danificar os caules frágeis da berinjela. Se os arbustos foram plantados próximos a uma cerca alta ou algum tipo de suporte, você não precisa fazer isso. Os próprios caules se arrastam para cima.
- A estufa onde a berinjela cresce deve ser ventilada regularmente. Nesse caso, o risco de propagação de várias doenças também é reduzido e os frutos crescem grandes.
Formar berinjelas tanto ao ar livre quanto na estufa é bastante fácil. Se seguir todas as regras, a produtividade destas plantas irá deliciar o jardineiro.
O comentário foi enviado com sucesso.