- Ano de aprovação: 2001
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Altura do arbusto, cm: 170-190
- Forma de fruta: cilíndrico
- Peso do fruto, g: 310-409
- Produção: alto rendimento
- Cor de fruta: roxa
- Mantendo a qualidade: adaptado para armazenamento de longo prazo
- Marketability: 92-99%
- Termos de amadurecimento: cedo
Entre as muitas variedades de berinjela, pode-se destacar uma categoria destinada ao cultivo em regiões de climas desfavoráveis, com verões curtos e frescos. Um deles é o híbrido Giselle de maturação precoce.
História de criação
O híbrido com o lindo nome Giselle foi o resultado de muitos anos de trabalho de um grupo de cientistas da ZAO Scientific and Production Corporation NK. LTD "em 1998. Após uma série de testes, em 2001, a hortaliça foi inscrita no Cadastro Estadual de Admitidas ao Uso. A hortaliça é cultivada em estufas, em abrigos de filme e em cumes de jardins. Recomendado para o cultivo de um híbrido na região Central.
Descrição da variedade
Giselle é uma planta alta que, em condições favoráveis, pode crescer até 170-190 cm. Um arbusto poderoso é caracterizado por ramos semi-espalhados, uma haste central ereta com espinhos fraca, espessamento moderado com grandes folhas verdes brilhantes e uma raiz desenvolvida sistema. Durante a floração, flores lilases são formadas nos arbustos, lembrando a forma de botões de batata.
Características do aparecimento de plantas e frutos
O híbrido Giselle pertence à categoria de berinjelas de frutos grandes. O peso da fruta varia de 310 a 409 gramas. O comprimento do vegetal é de cerca de 30 cm e o diâmetro é de 6-7. O formato da berinjela é alinhado - cilíndrico. O vegetal maduro tem uma cobertura roxa rica e uniforme. A superfície da berinjela é lisa, com brilho pronunciado, sem tuberosidade e outras irregularidades. A casca do fruto é de densidade média, elástica e firme.
Berinjelas maduras podem ser facilmente transportadas por longas distâncias e também têm boa qualidade de conservação sem perda de sabor e comercialização. A uma temperatura do porão de + 1 ... 2 graus, os vegetais podem ser armazenados por 21-25 dias.
Objetivo e gosto
Berinjela tem um gosto bom. A polpa branca é caracterizada por uma consistência firme e carnuda, sem fibras, vazios e aguada. O vegetal tem um sabor agradável, ligeiramente oleoso, com notas de cogumelos e um aroma clássico. A polpa da berinjela contém uma pequena quantidade de sementes pequenas.
A safra colhida pode ser utilizada para o preparo de pratos quentes e frios, diversos lanches, além de decapagem, congelamento e enlatamento. Além disso, as berinjelas Giselle são muito bem assadas e recheadas.
Termos de amadurecimento
O híbrido Giselle está em maturação precoce. A estação de crescimento dura menos de 4 meses - 107-117 dias. Os vegetais amadurecem gradualmente, então a colheita deve ser feita a cada 5-7 dias. A colheita ocorre entre julho e setembro. Você não pode expor demais as frutas, caso contrário, elas perderão o sabor.
Produção
O híbrido é declarado como um híbrido de alto rendimento. Em condições de estufa, até 10-14 kg de espécimes nivelados são removidos de 1 m2. No canteiro do jardim, o indicador é ligeiramente inferior - 7-8 kg. Em média, o rendimento varia de 11,6-17,6 kg / m2.
Para obter uma safra de berinjela saborosa e abundante, primeiro você deve cultivar mudas fortes e saudáveis. Essa cultura é considerada muito caprichosa, portanto, é preciso cuidar das mudas ao cultivar em casa da maneira mais correta e cuidadosa possível.
Esquema de pouso
Ao cultivar uma hortaliça, não se esqueça das sutilezas - densidade e distância entre plantações. O plantio de berinjelas não é recomendado para engrossar - 3-4 arbustos são suficientes para plantar por 1 m2.O desembarque é realizado de acordo com o esquema padrão 60x40 cm.
Crescendo e cuidando
A berinjela é cultivada por meio de mudas. Para isso, arbustos maduros são selecionados na idade de 60-65 dias com 5-8 folhas verdadeiras, um caule forte e um rizoma formado. As plantas são plantadas na segunda quinzena de maio. Se você planeja pousar em um cume, é recomendável levar em consideração o regime de temperatura e o nível de aquecimento do solo. Os melhores precursores da berinjela são legumes e plantações de abóbora, verduras e cenouras.
A tecnologia agrícola de uma hortaliça consiste em procedimentos básicos: irrigação com água morna a cada 4-5 dias, a introdução de fertilizantes minerais e orgânicos (com um intervalo de 2-3 semanas), afrouxamento e remoção de ervas daninhas do solo, a formação de 1 -2 caules e uma liga arbustiva, desbaste de brotos e folhas laterais, prevenção de doenças e infestações de insetos.
Características do cuidado: é preferível regar as plantas nos sulcos cavados ao longo dos canteiros; o afrouxamento deve ser superficial, visto que o sistema radicular da berinjela é superficial; não é recomendável permitir sombreamento, portanto, as folhas extras nos arbustos são sempre removidas a tempo.
O plantio da berinjela é uma das etapas mais importantes do crescimento. Ao escolher um local para a colocação de berinjela em seu local, é importante lembrar que essa cultura deve ser em solo quente, constantemente iluminado pelo sol. A planta também gosta muito de espaços abertos e espaçosos, já que suas raízes podem crescer em áreas suficientes.
Requisitos de solo
Giselle, como a maioria de seus parentes, prefere solos leves, soltos, nutritivos, respiráveis e úmidos com acidez neutra. Se você plantar berinjela em um canteiro de jardim, é aconselhável preparar o solo no local com antecedência - no outono.
Condições climáticas exigidas
Giselle é caracterizada por uma boa resistência ao estresse - o híbrido tolera facilmente flutuações de temperatura, calor e leves pressões por frio. A cultura deve ser plantada em local ensolarado, onde haja muito calor, luz e ar. Além disso, os arbustos de berinjela precisam de proteção contra correntes de ar.
Resistência a doenças e pragas
O híbrido aumentou a resistência a muitas doenças e vírus. A requeima e a moniliose são considerados os mais perigosos para as hortaliças.
A berinjela é uma das culturas mais exigentes. Para o seu cultivo bem sucedido, é necessário criar as condições ideais, bem como realizar a prevenção e o combate às doenças e pragas. A berinjela costuma infectar doenças fúngicas e virais. Se o tratamento não for iniciado a tempo, você pode perder completamente a colheita.