- Autores: Dederko V.N., Postnikova O.V.
- Ano de aprovação: 2006
- Tipo de crescimento: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: até 40
- Forma de fruta: cilíndrico
- Peso do fruto, g: 160-170
- Produção: alto rendimento
- Cor de fruta: roxo escuro
- Termos de amadurecimento: cedo
- Polpa (consistência): gentil, sem vazios
Berinjela anã japonesa é uma variedade pouco exigente que os jardineiros gostam por sua alta produtividade e maior resistência a várias influências externas.
Descrição da variedade
O anão japonês pertence a um grupo de plantas com maturidade precoce. As principais características da variedade:
os arbustos são bastante compactos, crescem até 40 cm;
caules - poderosos, suportam o peso da colheita sem dificuldade;
placas de folha são grandes, verdes saturadas.
A variedade é ideal para cultivo em condições de estufa e ao ar livre.
Características do aparecimento de plantas e frutos
A variedade anã japonesa se destaca entre as outras berinjelas por seu pequeno tamanho. Mas os arbustos são ideais para plantar em pequenas áreas onde praticamente não há lugar. Características dos frutos da berinjela:
comprimento - até 18 cm;
peso - 160-170 g;
forma - cilíndrica;
cor da pele - roxo escuro ou quase preto no final do amadurecimento.
O vegetal tem uma polpa bastante leve.
Objetivo e gosto
Os frutos do anão japonês atraem os jardineiros de sabor agradável, também apreciados pelos provadores. As beringelas desta variedade são utilizadas principalmente para conservar, congelar, sendo menos utilizadas na preparação de pratos principais ou saladas.
Termos de amadurecimento
O arbusto forma os primeiros frutos após 80-95 dias a partir do momento do plantio. No caso de cultivo em estufa, o tempo de amadurecimento é reduzido.
Produção
O rendimento médio da berinjela anã japonesa é de 0,7 kg por metro quadrado do jardim. Porém, se as recomendações agrotécnicas necessárias forem seguidas, será possível aumentar a produtividade.
Para obter uma safra de berinjela saborosa e abundante, primeiro você deve cultivar mudas fortes e saudáveis. Essa cultura é considerada muito caprichosa, portanto, é preciso cuidar das mudas ao cultivar em casa da maneira mais correta e cuidadosa possível.
Crescendo e cuidando
O anão japonês pode suportar mudanças de temperatura e vento. No entanto, os jardineiros recomendam o cultivo da variedade como mudas. Em primeiro lugar, eles começam a plantar sementes. O trabalho é geralmente realizado no início da primavera. Etapas principais.
Seleção. Para a seleção, um copo de água morna é usado, onde as sementes são colocadas por um dia. Espécimes inteiros e grandes ficarão no fundo e podem ser plantados.
Desinfecção. É realizada embebendo as sementes selecionadas em uma solução de permanganato de potássio de baixa concentração. E também as sementes podem ser calcinadas por 20-30 minutos a baixas temperaturas.
Tratamento. No final, as sementes de berinjela são adicionalmente embebidas em estimulantes de crescimento. Formulações especiais são vendidas em qualquer loja de jardinagem.
As sementes são plantadas em recipientes pré-preparados, que geralmente são vasos de turfa. A profundidade máxima de plantio não deve ultrapassar 1-2 cm, isso será suficiente para que a semente crie raízes e não morra. Após o plantio, o solo é regado em abundância e coberto com gaze ou vidro.
O transplante de mudas prontas para um campo aberto ou uma estufa é realizado até o final de maio, de acordo com o esquema.
Uma distância de 40 cm é mantida entre as mudas em uma fileira.
70 cm de recuo entre as linhas.
A profundidade de plantio das mudas não deve ultrapassar 7 cm.
Quando o desembarque for concluído, resta cuidar da cultura.
Rega. A rega das berinjelas é recomendada de acordo com o teor de umidade do solo. Se o solo estiver seco, a planta pode ser regada abundantemente. Na época da seca, a cultura vai exigir um aumento no volume do líquido aplicado, e nas chuvas é melhor diminuir esse volume, ou mesmo parar de regar por enquanto.
Top dress. Normalmente, a matéria orgânica ou complexos minerais são usados como fertilizantes, os quais são aplicados ao solo cerca de 3-4 vezes por mês. Isso é suficiente para a planta começar a crescer, florescer e formar frutos grandes.
Remoção de ervas daninhas e soltura. Os procedimentos são realizados após rega, saturando a terra de oxigênio e evitando a propagação de doenças e pragas.
Além disso, vale a pena cuidar da conformação do arbusto, que elevará o indicador de produtividade. É melhor fazer isso 14 dias depois de mover as mudas para o jardim ou estufa. Nesse caso, os arbustos compactos vão colocar toda a sua força na formação dos frutos. Quando cultivadas em uma estufa, você também deve cuidar da ventilação regular, caso contrário, as berinjelas morrerão.
O plantio da berinjela é uma das etapas mais importantes do crescimento. Ao escolher um local para a colocação de berinjela em seu local, é importante lembrar que essa cultura deve ser em solo quente, constantemente iluminado pelo sol. A planta também gosta muito de espaços amplos e abertos, já que suas raízes podem crescer em áreas suficientes.
Requisitos do solo
O plantio de berinjelas geralmente é realizado no final da primavera ou início do verão. Recomendações básicas para escolher um site:
na escolha do local, deve-se dar preferência a áreas ensolaradas e calmas;
o nível de acidez deve ser neutro, caso contrário, vale a pena usar formulações especiais para baixar o pH;
antes do plantio das mudas, o solo deve ser completamente fertilizado e solto.
O cumprimento das recomendações listadas é uma excelente oportunidade para aumentar facilmente o indicador de rendimento.
Resistência a doenças e pragas
O anão japonês tem um sistema imunológico bastante forte. A variedade não permite o desenvolvimento de doenças e repele pragas, mas isso não significa que os arbustos não precisem ser beneficiados. Os jardineiros recomendam o tratamento preventivo com compostos especiais que podem ser adquiridos em lojas de jardinagem. E você também pode borrifar os arbustos com remédios populares. Se a doença foi detectada, os elementos afetados devem ser removidos.
A berinjela é uma das culturas mais exigentes. Para o seu cultivo bem sucedido, é necessário criar as condições ideais, bem como realizar ações de prevenção e combate a doenças e pragas. A berinjela costuma infectar doenças fúngicas e virais. Se o tratamento não for iniciado a tempo, você pode perder completamente a colheita.