- Ano de aprovação: 2001
- Altura do arbusto, cm: 150-180
- Forma de fruta: oval
- Peso do fruto, g: 238-350
- Produção: alto rendimento
- Cor de fruta: roxa
- Mantendo a qualidade: adequado para armazenamento de longo prazo
- Transportabilidade: adaptado para transporte de longo prazo
- Marketability: 97-100%
- Termos de amadurecimento: muito cedo
Apesar da enorme variedade de variedades de berinjela, os jardineiros e fazendeiros distinguem uma lista de suas favoritas. Isso inclui o híbrido de Quebra-nozes com amadurecimento muito precoce.
História de criação
O Quebra-nozes é uma variedade obtida graças aos esforços de cientistas da empresa agrícola Russian-Ogorod-NK em 1998. Incluído no Registro Estadual de Vegetais Admitidos após testes de variedades de três anos - em 2001. Foi criada uma plantação de hortaliças para cultivo nas regiões norte e centro. A berinjela é cultivada em campo aberto, sob abrigo de filme, e também em estufas profissionais com aquecimento.
Descrição da variedade
O híbrido de Quebra-nozes é uma planta de tamanho médio, que, em condições favoráveis, pode crescer até 150-180 cm.Nos cumes do jardim, a planta se estende até 100-110 cm. Os arbustos são caracterizados por: ramos semi-extensos, espessamento médio com folhagem verde escura, um poderoso caule central com cravejado moderado e um sistema radicular desenvolvido. Uma característica distintiva da variedade é a presença abundante de espinhos nas xícaras.
Durante o período de floração, os arbustos de berinjela são decorados com flores de cinco pétalas roxo claro médio. Um grande número de ovários é formado nos arbustos, então o período de frutificação da cultura é estendido.
Características do aparecimento de plantas e frutos
O Quebra-nozes representa a categoria de berinjelas de frutos grandes. Os vegetais amadurecem limpos, nivelados. Em média, a berinjela ganha peso de 238 a 350 gramas. Alguns produtores de vegetais conseguiram cultivar espécimes do Quebra-nozes com peso de 600-700 gramas. O comprimento do fruto é de 12-14 cm. A forma do vegetal é oval, por vezes em forma de pêra ou esférica. A casca do quebra-nozes é espessa, firme, de superfície lisa e brilhante, sem estrias ou tuberosidade. As berinjelas maduras têm uma cor púrpura escura uniforme. Existem poucas sementes na polpa da berinjela.
Os vegetais retirados podem ser transportados por longas distâncias. Além disso, as berinjelas têm uma vida útil longa, na qual o sabor e a comercialização não são perdidos.
Objetivo e gosto
O quebra-nozes é lembrado pelo excelente sabor. A polpa branco-cremosa tem consistência carnuda, densa e amanteigada, sem fibrilação. A fruta tem um sabor clássico - com notas de cogumelos e um aroma agradável. Não há amargor e aguado na polpa.
As berinjelas para quebra-nozes têm um propósito universal - são fritas, cozidas, em conserva, assadas, congeladas e enlatadas.
Termos de amadurecimento
Este híbrido está amadurecendo cedo. A estação de crescimento dura apenas 98-105 dias. O amadurecimento dos frutos é gradual, mesmo em etapas - da parte inferior do arbusto ao topo. Uma característica da cultura é a frutificação de longo prazo. O pico de produção ocorre em julho-agosto. Você pode avaliar o sabor dos primeiros vegetais na primeira quinzena de julho.
Produção
Os indicadores de rendimento do híbrido são bons, mas dependem diretamente das condições climáticas. Como regra, em estufas, o rendimento é maior - cerca de 20 kg por 1 m2, e em canteiros de jardim - em média 12,8 kg / m2. Cerca de 4-5 kg de berinjelas carnudas podem ser removidas de 1 arbusto por temporada.
Para obter uma safra de berinjela saborosa e abundante, primeiro você deve cultivar mudas fortes e saudáveis. Essa cultura é considerada muito caprichosa, portanto, é preciso cuidar das mudas ao cultivar em casa da maneira mais correta e cuidadosa possível.
Esquema de pouso
Ao cultivar uma hortaliça, é importante não esquecer a densidade de plantio, bem como a distância entre os plantios. Recomenda-se colocar até 4-5 arbustos de berinjela por 1 m2. O desembarque é realizado de acordo com o esquema 60x40 cm.
Crescendo e cuidando
A cultura é cultivada principalmente pelo método de mudas. Para isso, são selecionados arbustos fortes com altura de 20-23 cm (idade 60-65 dias), com 8-10 folhas verdadeiras e um rizoma formado. O plantio em estufa e canteiros é realizado no início de junho, às vezes nos últimos dias de maio.
As berinjelas quebra-nozes, como a maioria de seus parentes, precisarão de cuidados padrão, consistindo em irrigação frequente com água sedimentada (uma vez por semana), fertilização mineral e orgânica a cada 3 semanas, remoção de ervas daninhas e soltura do solo, cobertura vegetal periódica com feno ou palha, se as raízes da planta nua, a formação de arbustos em 2-3 caules, suas ligas às treliças, beliscando o topo (quando o tronco central cresceu para 30-35 cm), prevenção de doenças fúngicas.
Além disso, é necessário ajustar a carga da planta removendo o excesso de ovários, deixando 5-8 frutos. Na estufa, você também não pode ficar sem ventilação, o que lhe permitirá controlar o nível de umidade.
O plantio da berinjela é uma das etapas mais importantes do crescimento. Ao escolher um local para a colocação de berinjela em sua região, é importante lembrar que essa cultura deve ser em solo quente, constantemente iluminado pelo sol. A planta também gosta muito de espaços abertos e espaçosos, já que suas raízes podem crescer em áreas suficientes.
Requisitos de solo
É confortável cultivar um vegetal em solos leves, fofos, nutritivos, moderadamente úmidos e respiráveis com um nível neutro de acidez.
Condições climáticas exigidas
O quebra-nozes possui boa resistência ao estresse, portanto é capaz de tolerar oscilações de temperatura, tonalidade curta. É preciso plantar berinjela em local ensolarado, onde haja muito calor, luz, haja boa circulação de ar, além de uma barreira protetora contra correntes de ar.
Resistência a doenças e pragas
A planta tem uma imunidade média, por isso pode ser exposta à requeima, podridão das raízes e ao vírus do mosaico do tabaco.
A berinjela é uma das culturas mais exigentes. Para o seu cultivo bem sucedido, é necessário criar as condições ideais, bem como realizar a prevenção e o combate às doenças e pragas. A berinjela costuma infectar doenças fúngicas e virais. Se o tratamento não for iniciado a tempo, você pode perder completamente a colheita.