- Autores: Sakata
- Sinônimos de nomes: Roma
- Ano de aprovação: 2013
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Altura do arbusto, cm: até 200
- Forma de fruta: em forma de pêra
- Peso do fruto, g: 220
- Produção: alto rendimento
- Cor de fruta: roxo escuro
- Mantendo a qualidade: Boa
A berinjela é uma das hortaliças favoritas que os jardineiros e agricultores ficam felizes em cultivar em seus campos e terras. O principal é escolher uma variedade que se adapte rapidamente às condições climáticas e dê bons rendimentos. Esses tipos incluem o híbrido Roma, caracterizado por um período de maturação médio.
História de criação
Berinjela Roma é um híbrido de primeira geração criado pelos criadores da Sakata Vegetables Europe S. A. S. em 2010. A safra de vegetais foi inscrita no Registro do Estado de aprovado para uso no território da Federação Russa em 2013. A hortaliça é cultivada em campo aberto, em abrigos de filme e em estufas.
Descrição da variedade
A berinjela híbrida é uma planta alta que pode crescer até 2 metros em um ambiente favorável. O arbusto fechado é dotado de espessamento moderado de folhagem verde enrugada, poderoso caule central de cor antocianina e pubescência pronunciada, além de rizoma desenvolvido. Uma característica notável é a ausência de espinhos nas xícaras. Um grande número de frutas puras amadurecem em um arbusto.
Características do aparecimento de plantas e frutos
As beringelas Roma crescem alinhadas, com uma apresentação atraente. A variedade é de fruta média. O peso médio do fruto é de 200-220 gramas, às vezes os espécimes ganham peso até 300 g. O comprimento do fruto é padrão 15-20, às vezes 25 cm. O formato do fruto é em forma de pêra ou alongado em forma de pêra.
Na fase de maturação técnica, o vegetal apresenta uma cor bordô pálida. Os frutos maduros adquirem uma cor púrpura escura intensa e uniforme. A superfície da berinjela é lisa, muito lustrosa, sem irregularidades perceptíveis.
Os vegetais maduros podem ser facilmente transportados e armazenados por muito tempo. Para manter a qualidade a longo prazo, vegetais inteiros e secos são selecionados, os quais são embrulhados com papel ou pano seco. Assim, você pode armazenar as frutas por até 2-3 meses.
Objetivo e gosto
A berinjela tem um gosto excelente. A polpa esbranquiçada tem textura tenra, carnuda e firme. O vegetal tem sabor agradável, sem amargor, com pequena quantidade de sementes.
Berinjelas maduras são caracterizadas por um propósito universal - os vegetais são fritos, cozidos, assados, em conserva, congelados e enlatados.
Termos de amadurecimento
O híbrido Roma está no meio da temporada. A partir do momento em que os brotos em massa aparecem até que os primeiros frutos amadureçam nos arbustos, leva cerca de 4 meses - 110-120 dias. Os vegetais amadurecem gradualmente, de modo que o período de frutificação da cultura é longo. Você pode avaliar o sabor dos vegetais no final de julho. O pico de produção é em agosto-setembro, mas nas regiões sul a safra dá frutos até a geada.
Produção
O indicador de rendimento da variedade é bom. Com tecnologia agrícola adequada, cada arbusto é capaz de produzir até 1,5 kg de exemplares. Em média, a partir de 1 m2 de plantio, você pode obter de 4,8 a 10 kg de deliciosas berinjelas.
Para obter uma safra de berinjela saborosa e abundante, primeiro você deve cultivar mudas fortes e saudáveis. Essa cultura é considerada muito caprichosa, portanto, é preciso cuidar das mudas ao cultivar em casa da maneira mais correta e cuidadosa possível.
Esquema de pouso
Ao plantar berinjela, você deve conhecer as regras de plantio, observando a densidade e a distância entre os plantios. Recomenda-se ter até 3-4 arbustos por 1 m2. O desembarque é realizado de acordo com o esquema 40x60 cm.
Crescendo e cuidando
A hortaliça é plantada principalmente pelo método de mudas.O plantio em uma estufa ou canteiro é realizado de meados de maio ao início de junho. Para o plantio em campo aberto, é importante levar em consideração o regime de temperatura, o nível de aquecimento do solo, bem como a probabilidade de retorno das geadas da primavera. Não é recomendado plantar berinjela em um local onde as plantações de erva-moura anteriormente eram cultivadas. O melhor lugar seria uma crista onde cresciam cenouras, abóboras, cebolas e legumes.
A agrotécnica da berinjela consiste em uma série de atividades: irrigação com água sedimentada várias vezes por semana, alimentação repetida - 3-4 vezes por safra, afofamento, capina e cobertura do solo, retirada de brotações laterais após a formação de 8 frutos, pinçamento do topo, evitando vírus e infestações de insetos.
Além disso, durante o período de floração, sempre são retiradas pequenas flores, o que aumentará o rendimento e o tempo de amadurecimento dos frutos. Para proteger os arbustos das oscilações de temperatura ao anoitecer e noturnas, será necessária uma cobertura temporária com um filme.
O plantio da berinjela é uma das etapas mais importantes do crescimento. Ao escolher um local para a colocação de berinjela em sua região, é importante lembrar que essa cultura deve ser em solo quente, constantemente iluminado pelo sol. A planta também gosta muito de espaços abertos e espaçosos, já que suas raízes podem crescer em áreas suficientes.
Requisitos de solo
O vegetal é muito exigente quanto à estrutura e qualidade do solo. As plantas são mais confortáveis para crescer em solos argilosos ou arenosos. O solo deve ser solto, fértil, úmido, permeável ao ar e também apresentar acidez neutra ou baixa.
Condições climáticas exigidas
Roma é um vegetal muito termofílico, portanto, muito suscetível às menores ondas de frio. A área de cultivo de berinjela deve ser plana, livre de ervas daninhas, ensolarada, bem iluminada e protegida de rajadas de vento e correntes de ar.
Resistência a doenças e pragas
Graças à sua forte imunidade, a cultura é capaz de resistir a muitos vírus e doenças - requeima, podridão cinzenta. Os arbustos de berinjela às vezes são incomodados por pragas - o besouro da batata do Colorado e os ácaros, que ajudam a se livrar das plantas próximas com um aroma forte, por exemplo, manjericão, calêndula, malmequeres.
A berinjela é uma das culturas mais exigentes. Para o seu cultivo bem sucedido, é necessário criar as condições ideais, bem como realizar a prevenção e o combate às doenças e pragas. A berinjela costuma infectar doenças fúngicas e virais. Se o tratamento não for iniciado a tempo, você pode perder completamente a colheita.