- Autores: Lukyanenko A.N., Dubinin S.V., Dubinina I.N.
- Ano de aprovação: 2007
- Altura do arbusto, cm: 60-75
- Forma de fruta: alinhado, cilíndrico
- Peso do fruto, g: 200-220
- Produção: alto rendimento
- Cor de fruta: roxo escuro
- Termos de amadurecimento: cedo
- Polpa (consistência): denso
- Cor da polpa: Branco
Maria é uma variedade de berinjela criada por criadores russos e aprovada para uso em 2007. Esta variedade rapidamente ganhou popularidade entre os jardineiros. Vamos tentar descobrir porque ele é tão bom e quais são as regras básicas de sua tecnologia agrícola.
Descrição da variedade
É uma variedade de alto rendimento que é cultivada por meio de mudas. Em geral, o cultivo não difere fundamentalmente das características do cultivo de outras variedades, embora haja várias nuances. Portanto, é uma variedade menos exigente que prosperará tanto ao ar livre quanto em uma estufa ou sob uma cobertura de filme.
Características do aparecimento de plantas e frutos
O arbusto é semi-espalhado, atinge 60-75 cm de altura, tem caule sem coloração de antocianina, mas com uma leve penugem, além de folhas verdes de tamanho médio. Os frutos desenvolvem-se em forma de cilindro achatado, atingem 25-30 cm de comprimento, peso - cerca de 200-220 g.A superfície dos frutos é roxa escura, ligeiramente brilhante e uma polpa branca densa está escondida no interior.
Objetivo e gosto
Maria tem um sabor agradável e agradável, sem amargura ao ser consumida. Esta berinjela é adequada para todos os tipos de processamento, assim como para enlatar ou preparar refeições caseiras.
Termos de amadurecimento
Do aparecimento dos primeiros rebentos à frutificação, demora normalmente 95-100 dias, o que é típico para variedades com um período de maturação precoce.
Produção
Como já mencionado, a variedade Maria apresenta alto rendimento. Então, embaixo do filme, a planta dá cerca de 5 kg de vegetais a cada metro quadrado.
Para obter uma safra de berinjela saborosa e abundante, primeiro você deve cultivar mudas fortes e saudáveis. Esta cultura é considerada muito caprichosa, portanto, é preciso cuidar das mudas ao cultivar em casa da maneira mais correta e cuidadosa possível.
Esquema de pouso
A semeadura é realizada em abril, será possível plantar mudas em uma casa de verão no início de junho. O cultivo de mudas é o seguinte:
- processar as sementes em uma solução de permanganato de potássio e mantê-las por um dia em uma solução nutritiva;
- semear em recipientes, umedecer o solo e retirar o recipiente sob o filme;
- quando aparecerem os brotos (após 7 a 10 dias), retire a película e coloque o recipiente em local claro.
Um ponto muito importante no cultivo de mudas é manter a temperatura. Na fase de semeadura, o termômetro deve mostrar + 20-25 graus. Quando o recipiente é liberado do filme, a temperatura deve estar em torno de +17 graus, e depois de uma semana deve ser aumentada novamente para seus valores originais.
Vale considerar também que esta variedade não tolera bem o transplante, portanto é recomendável semear previamente as sementes em xícaras separadas, para que posteriormente haja a possibilidade de transplantar com um torrão de barro: assim a planta sobreviverá menos estresse.
Plante suas mudas em um local ensolarado. Os arbustos jovens se sentirão mais confortáveis em solo fértil e solto. Antes do plantio, os poços devem ser regados abundantemente com água, após o transplante a terra ao redor deve ser socada e coberta com serragem. Os arbustos são plantados no esquema 50x60 cm.
Crescendo e cuidando
Ao cultivar a variedade Maria no site, preste atenção aos seguintes pontos.
- Top dress. Na aplicação de fertilizantes, não poupe a solução nutritiva: cada arbusto precisa de 500 ml da mistura. É importante que o enfeite de cobertura não caia sobre as folhas, caso contrário, pode provocar queimaduras.Após a fertilização, os arbustos devem ser bem regados.
- Rega. A irrigação é realizada a cada 3-4 dias. Em verões secos, a quantidade de rega deve ser aumentada. É importante evitar a formação de crostas, por isso afrouxe o solo após cada molhamento. Tenha cuidado ao amontoar, pois as raízes danificadas de Maria tendem a cicatrizar lentamente.
Os arbustos da variedade apresentada são semi-extensos, o que significa que a fase de formação pode ser saltada, no entanto, os veranistas experientes ainda recomendam pelo menos amarrá-los, visto que a variedade é caracterizada por uma colheita abundante.
O plantio da berinjela é uma das etapas mais importantes do crescimento. Ao escolher um local para a colocação de berinjela em sua região, é importante lembrar que essa cultura deve ser em solo quente, constantemente iluminado pelo sol. A planta também gosta muito de espaços abertos e espaçosos, já que suas raízes podem crescer em áreas suficientes.
Resistência a doenças e pragas
Maria tolera bem as condições climáticas adversas, é quase desinteressante para insetos nocivos, porém, se as condições de cultivo não forem seguidas, esta variedade pode ser vítima de algumas doenças, por exemplo, requeima, antracnose, podridão branca.
Em todos os casos, os fungicidas ajudam a salvar a planta, mas é mais fácil prevenir doenças do que curá-las. Para fazer isso, selecione cuidadosamente as sementes para semear, desinfete o solo da estufa antes de transplantar as mudas, retire as ervas daninhas do jardim e mantenha a umidade moderada se a berinjela crescer em uma estufa.
A berinjela é uma das culturas mais exigentes. Para o seu cultivo bem sucedido, é necessário criar as condições ideais, bem como realizar a prevenção e o combate às doenças e pragas. A berinjela costuma infectar doenças fúngicas e virais. Se o tratamento não for iniciado a tempo, você pode perder completamente a colheita.