- Tipo de crescimento: vigoroso
- Altura do arbusto, cm: cerca de 100
- Tamanho da fruta: muito grande
- Forma de fruta: alongado em forma de pêra
- Peso do fruto, g: até 1000 e mais
- Produção: rendimento médio
- Cor de fruta: roxo profundo
- Termos de amadurecimento: meia temporada
- Polpa (consistência): suculento, denso
- Cor da polpa: branco cremoso
O maçapão de berinjela é um representante da seleção nacional. A variedade é bastante jovem, mas muitos veranistas já se apaixonaram por ela pelo seu cuidado despretensioso, assim como pelo belo aspecto das frutas.
História de criação
A variedade Marzipan é uma cultura híbrida e é marcada como F1. A empresa de sementes "Russian Garden" é considerada a produtora.
Descrição da variedade
O vegetal pode ser cultivado não apenas em canteiros, mas também em estufas e estufas de filme. As vantagens da variedade incluem excelentes características de aspecto e sabor (ausência total de amargor). Arbustos e vegetais toleram mudanças bruscas de temperatura e secas curtas.
Dos pontos negativos, é de notar que as mudas gostam muito de luz solar, e os arbustos adultos também são exigentes com isso. Com um forte escurecimento no momento da formação dos ovários, as flores futuras e os próprios botões podem começar a cair.
Os galhos do arbusto são muito finos e, se os frutos não estiverem amarrados, o caule se quebra. A cultura não tolera rega com água fria, as folhas começam a se enrolar gradativamente e ficar amarelas. Como mencionado anteriormente, a berinjela pertence a formas híbridas, portanto, a reprodução independente das sementes é impossível.
Características do aparecimento de plantas e frutos
Os arbustos pertencem à categoria de plantas vigorosas. A altura média do caule chega a 1 m, sendo o caule principal ereto, os laterais podem apresentar ligeira ramificação e declive. As folhas são grandes, verdes, mate. A superfície da chapa laminada apresenta rugosidade e pequenas vilosidades.
Os pedúnculos são formados individualmente e muito raramente se reúnem em pequenas inflorescências.
Os frutos são grandes e grandes, com formato alongado de pêra. Os tamanhos dos vegetais são os seguintes: o comprimento é 15 cm e o diâmetro do fruto é 8-9 cm. Em peso, as beringelas podem ter até 1000 g, mas também existem as mais pesadas.
A pele é densa, elástica, brilhante-brilhante, de cor roxa escura. A polpa é suculenta, densa e macia, de cor branca cremosa. O número de sementes é pequeno. Eles são de tamanho médio, de cor amarela pálida.
Objetivo e gosto
A polpa da fruta tem sabor agradável e suave, sem amargor característico. Portanto, o vegetal pode ser usado em quase todos os pratos. As berinjelas também são usadas para fazer preparações para o inverno, enlatadas, congeladas e secas.
Termos de amadurecimento
A cultura é no meio da estação, o número de dias da germinação até a colheita é de 120 a 125 dias em média.
Produção
Em condições de solo desprotegido, de 2 a 3 frutos podem se formar em um arbusto. O rendimento neste caso será de 1,5 a 2 kg. Em estufas, de 4 a 5 frutos já podem nascer em um arbusto, e isso terá aproximadamente 3-4 kg.
Para obter uma safra de berinjela saborosa e abundante, primeiro você deve cultivar mudas fortes e saudáveis. Essa cultura é considerada muito caprichosa, portanto, é preciso cuidar das mudas ao cultivar em casa da maneira mais correta e cuidadosa possível.
Crescendo e cuidando
A berinjela é cultivada apenas em mudas, por isso é necessário preparar todos os ingredientes para isso.
Você pode germinar a cultura em grandes caixas de mudas, em pequenos recipientes comuns, bem, em vasos separados. Esta última opção é considerada mais conveniente, mas não muito ergonômica, pois ocupará muito espaço.
O solo deve ser preparado com antecedência. É melhor se for leve e muito nutritivo. Para a auto-preparação do solo, é necessário usar húmus, terra de grama e um fermento em pó (areia ou fibra de coco).
As sementes devem ser enterradas no solo por 2 cm. O solo é previamente derramado com água morna. Após a semeadura, os recipientes são cobertos com papel alumínio ou vidro. É necessário que a temperatura sob o vidro seja de + 25 ° C. Todos os dias o filme é retirado por 10 minutos para ventilar o recipiente.
Assim que as sementes eclodirem, o filme pode ser removido e os recipientes podem ser movidos para mais perto do parapeito da janela. Se as mudas foram semeadas em um recipiente, a colheita será necessária. É realizado na presença de duas folhas crescidas.
Depois que os primeiros brotos aparecem, a luz do sol deve ser ajustada. O horário de verão deve ser de pelo menos 10 horas. Mas nem em todas as regiões o clima pode agradar tanto aos residentes de verão. Para evitar o abrandamento do crescimento das mudas, adquire-se uma lâmpada UV ou apenas uma lâmpada LED.
O solo nos recipientes deve ser úmido, mas não muito. Portanto, toda a rega é realizada através de um borrifador.
Durante 14 dias, mudas jovens são levadas para a rua para serem endurecidas. Nesse momento, o local é preparado, o excesso de ervas daninhas é removido. Na véspera do desembarque, tudo se derrama com muita água.
Quando transplantadas em terreno aberto, as mudas devem ter de 8 a 12 folhas fortes.
Os arbustos de maçapão são bastante altos e a copa está se espalhando. Portanto, ao fazer orifícios, é melhor usar o seguinte esquema: deve haver uma distância de pelo menos 35-40 cm entre os orifícios.
Como os frutos são muito pesados para a planta, é necessário pensar no sistema de amarração. Os jardineiros recomendam cravar as estacas no buraco antes que a planta seja plantada. Caso contrário, você pode tocar ou até mesmo danificar o sistema raiz.
A rega deve ser feita a cada 3-5 dias em clima frio. E durante uma seca prolongada, concentre-se em secar o solo. A água deve ser despejada diretamente sob a raiz, evitando o contato com a folhagem, pois isso pode provocar queimaduras solares.
Para a alimentação, você pode usar fertilizantes orgânicos e minerais. É melhor usar uma mistura de ureia, sulfato de potássio e superfosfato, e sal de potássio, nitrogênio e fósforo também são adequados.
Periodicamente, os arbustos são examinados em busca de pragas. Se a localização dos insetos for pequena, eles serão coletados manualmente. Se o volume de trabalho for grande, são usados inseticidas.
O plantio da berinjela é uma das etapas mais importantes do crescimento. Na hora de escolher um local para a colocação de berinjela em seu local, é importante lembrar que essa cultura deve ser em solo quente, constantemente iluminado pelo sol. A planta também gosta muito de espaços abertos e espaçosos, já que suas raízes podem crescer em áreas suficientes.
A berinjela é uma das culturas mais exigentes. Para o seu cultivo bem sucedido, é necessário criar as condições ideais, bem como realizar a prevenção e o combate às doenças e pragas. A berinjela costuma infectar doenças fúngicas e virais. Se o tratamento não for iniciado a tempo, você pode perder completamente a colheita.