- Autores: França
- Sinônimos de nomes: Farama
- Ano de aprovação: 2007
- Altura do arbusto, cm: 45-60
- Forma de fruta: cilíndrico
- Peso do fruto, g: 155-203
- Produção: alto rendimento
- Cor de fruta: lilás escuro
- Mantendo a qualidade: Boa
- Transportabilidade: Boa
As lojas de horticultura oferecem uma grande variedade de variedades de berinjela, entre as quais a Farama se destaca. Vale a pena considerar com mais detalhes as peculiaridades da cultura, bem como estudar o esquema de seu cultivo.
Descrição da variedade
Farama é um híbrido de várias variedades frutíferas e saudáveis. Pertence ao grupo das plantas de meia temporada. Os principais benefícios da cultura incluem:
- alta taxa de rendimento;
- segurança de frutas;
- resistência a doenças.
Características do aparecimento de plantas e frutos
Características principais:
- arbustos compactos, com altura não superior a 60 cm;
- placas de folhas grandes, principalmente verdes ou verde-azuladas;
- as flores são pequenas, desaparecem rapidamente.
A Farama é adequada para o plantio tanto em campo aberto como em estufas.
Os arbustos compactos da Farama possibilitam o plantio mesmo em condições confinadas em pequenas áreas. Ao mesmo tempo, a variedade forma frutos bastante grandes.
Suas características:
- diâmetro - 5-6 cm;
- forma - cilíndrica;
- comprimento - até 25 cm;
- peso - 155-203 g;
- a pele é brilhante, espessa, lilás escuro.
A transportabilidade das beringelas é elevada, o que permite transportar vegetais por longas distâncias.
Objetivo e gosto
Os provadores notam o agradável sabor crocante deste tipo de berinjela. As frutas são ideais tanto para consumo in natura como saladas, quanto para conservas, conservas e até congelamento.
Termos de amadurecimento
A variedade é meia temporada, amadurece 50-60 dias após o plantio das mudas.
Produção
Em média, até 298-340 centners de berinjelas suculentas podem ser colhidas por hectare. O indicador de rendimento depende do regime de temperatura, do grau de irrigação e da disponibilidade de fertilizantes.
Para obter uma safra de berinjela saborosa e abundante, primeiro você deve cultivar mudas fortes e saudáveis. Essa cultura é considerada muito caprichosa, portanto, é preciso cuidar das mudas ao cultivar em casa da maneira mais correta e cuidadosa possível.
Esquema de pouso
Os jardineiros recomendam o plantio de uma safra de forma que não haja mais do que 3-4 arbustos por metro quadrado do jardim.
Crescendo e cuidando
Não é segredo que as etapas de crescimento da berinjela, independentemente da variedade, são quase idênticas. Os destaques são os seguintes.
- Preparação do material de plantio. As sementes são embebidas em água para colher amostras inteiras e grandes que não irão flutuar para a superfície. Além disso, as sementes de berinjela podem ser calcinadas em altas temperaturas por vários minutos.
- Desembarque. As sementes são pré-secas e colocadas em potes de turfa preparados, aprofundando menos de 2 cm. Se não houver potes de turfa, pode-se usar outro recipiente, mas você mesmo terá que procurar a composição do solo fértil.
- Transferir. Inicia-se quando os arbustos de Farama sobem pelo menos 10-12 cm e realiza-se endurecendo a variedade durante uma semana.
Antes de plantar, você deve preparar o local adicionando fertilizante e soltando o solo. Isso melhorará a taxa de sobrevivência da variedade, além de prevenir o desenvolvimento de várias doenças e pragas. Quando o trabalho de plantio está concluído, resta cuidar dos cuidados com a colheita.
- Não é recomendável regar a berinjela com muita frequência. É necessário monitorar a necessidade de aplicação de água de acordo com o nível de umidade do solo ou as condições climáticas.
- Afrouxamento. Um procedimento obrigatório para prevenir o risco de doenças das plantas. É realizada principalmente após cada rega.
- Top dress. Em média, de 3 a 4 fertilizantes são aplicados no solo por temporada, usando composições orgânicas e complexas.
É importante ler as instruções antes de usar fertilizantes e determinar a aplicabilidade do produto. A cobertura deve ser aplicada imediatamente sob a raiz, caso contrário, há uma grande probabilidade de queimar as folhas da planta.
O plantio da berinjela é uma das etapas mais importantes do crescimento. Ao escolher um local para a colocação de berinjela em sua região, é importante lembrar que essa cultura deve ser em solo quente, constantemente iluminado pelo sol. A planta também gosta muito de espaços abertos e espaçosos, já que suas raízes podem crescer em áreas suficientes.
Requisitos de solo
As sementes de berinjela são plantadas diretamente em terreno aberto e em vasos. Mesmo assim, deve-se tomar cuidado ao escolher o local ideal para o cultivo. Adendo:
- deve ser dada preferência a áreas ensolaradas e à prova de vento;
- a água subterrânea deve fluir baixo, caso contrário, a probabilidade de morte da planta é bastante alta;
- o solo deve ser fértil.
Antes de plantar berinjela, recomenda-se fertilizar abundantemente o canteiro com compostos orgânicos, além de soltar o solo. Então, as chances de obter uma grande colheita aumentarão significativamente.
Resistência a doenças e pragas
A Berinjela do Faram chama a atenção dos jardineiros pela sua forte imunidade, sendo considerada uma das variedades mais resistentes a diversas doenças e pragas. Porém, isso não significa que, com cuidado indevido, a planta não possa adoecer.
As doenças comuns são fungos e podridão, e entre as pragas, vale destacar o ácaro-aranha ou pulgões. Você pode detectar a presença de insetos por pontos de luz na parte de trás das placas das folhas. Ignorar o problema levará à morte da planta.
Tratamentos preventivos com formulações especiais ajudarão a fortalecer a imunidade da berinjela. Eles precisam ser realizados com o uso de medicamentos, recomenda-se estudar cuidadosamente as instruções antes do uso.
A berinjela é uma das culturas mais exigentes. Para o seu cultivo bem sucedido, é necessário criar as condições ideais, bem como realizar a prevenção e o combate às doenças e pragas. A berinjela costuma infectar doenças fúngicas e virais. Se o tratamento não for iniciado a tempo, você pode perder completamente a colheita.