- Autores: Gavrish S.F., Kondakova O.A., Dymnich O.V.
- Ano de aprovação: 1998
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Altura do arbusto, cm: 70-150 em estufas de filme, até 250 cm em estufas envidraçadas
- Forma de fruta: em forma de pêra
- Peso do fruto, g: 250-350
- Produção: alto rendimento
- Marketability: 99%
- Termos de amadurecimento: meia temporada
- Polpa (consistência): densidade média
Para obter o máximo de rendimento no cultivo da berinjela, você precisa escolher a variedade certa que será adaptada a certas condições climáticas. Uma excelente escolha para cultivo em estufas será uma variedade híbrida de hipopótamo, seleção doméstica.
História de criação
O hipopótamo é um híbrido de primeira geração, criado em 1996 pelos cientistas da empresa de criação Gavrish. A autoria pertence a O. A. Kondakova, O. V. Dymnich e S. F. Gavrish.
A safra de vegetais foi introduzida no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Federação Russa dois anos depois (em 1998). O vegetal é cultivado em estufas - todos os tipos de estruturas de estufas, viveiros, abrigos de filme. O híbrido é zoneado para as regiões Norte e Central.
Descrição da variedade
O hipopótamo é uma planta alta padrão, que em estufas de filme se estende até 70-150 cm, em estruturas envidraçadas - até 250 cm. O arbusto é caracterizado por folhagem média com folhagem verde, caules espinhosos baixos, forte distribuição de ramos, um poderoso tronco central e um forte sistema radicular.
Durante o período de floração, flores de cinco pétalas roxas claras aparecem nos arbustos. Em um arbusto, até 8 frutos idênticos amadurecem, localizados caídos.
Características do aparecimento de plantas e frutos
Híbrido de frutos grandes. Frutos alinhados com dados atraentes de commodities amadurecem nos arbustos. O peso médio de um vegetal varia de 250-350 gramas. O comprimento do fruto é de 14-18 cm, o formato da beringela é em forma de pêra com um ápice arredondado. No estágio de maturação técnica, o vegetal apresenta uma cor bordô pálida, e um fruto absolutamente maduro é uniformemente coberto por uma capa roxa escura. A superfície do vegetal é lisa, brilhante, sem irregularidades e saliências. A casca é firme, mas não firme. A berinjela tem copa redonda, praticamente sem espinhos.
Os vegetais colhidos podem ser transportados por longas distâncias, bem como armazenados por algum tempo em local fresco e seco - na geladeira ou no porão.
Objetivo e gosto
O hipopótamo é famoso pelo seu excelente sabor. A polpa branca-amarelada ou esverdeada-clara do vegetal é moderadamente densa, carnuda, não aquosa e sem fibras. O sabor é pronunciado, sem amargor e adstringência. Existem poucas sementes na polpa.
O objetivo do híbrido é universal - muitos pratos são preparados a partir de berinjelas, elas são em conserva, enlatadas, assadas, congeladas.
Termos de amadurecimento
O híbrido pertence a safras de hortaliças de meia-temporada. Menos de 4 meses se passam desde o aparecimento da massa de brotos até os primeiros frutos maduros nos arbustos - 100-110 dias. O amadurecimento da fruta é amigável. O período de colheita é em julho, mas pode durar até agosto. A berinjela é removida a cada 5-7 dias.
Produção
O hipopótamo é uma espécie de alto rendimento. Com tecnologia agrícola adequada, um arbusto pode produzir até 2,5 kg de vegetais deliciosos. Em média, de 1 m2 - 12-17,5 kg de frutas. O valor máximo é fixado em cerca de 6 kg de 1 arbusto.
Para obter uma safra de berinjela saborosa e abundante, primeiro você deve cultivar mudas fortes e saudáveis. Essa cultura é considerada muito caprichosa, portanto, é preciso cuidar das mudas ao cultivar em casa da maneira mais correta e cuidadosa possível.
Esquema de pouso
Ao planejar o plantio de arbustos de berinjela, deve-se levar em consideração a densidade e a distância entre as plantas, pois disso depende o acesso de luz, calor e ar a cada arbusto. Recomenda-se plantar não mais do que 4-5 arbustos por 1 m2. O plantio deve ser feito no esquema 40x60 cm.
Crescendo e cuidando
O hipopótamo é um híbrido, portanto é cultivado por meio de mudas. O plantio em estufa sob filme ou em estufa é realizado na última década de maio. Para isso, arbustos fortes com uma raiz desenvolvida, um caule forte e 5-8 folhas verdadeiras são adequados.
O rendimento da cultura depende diretamente do acerto da aplicação das recomendações agrotécnicas - irrigação com água morna, aconselha-se o uso de água com adição de fertilizantes líquidos, alimentação com complexos orgânicos e minerais 3-4 vezes por safra, capina e afrouxamento de o solo, a formação de arbustos em 2-3 hastes, liga obrigatória à treliça, beliscando o topo quando a planta atinge 30-35 cm, prevenção de vírus e infestações de insetos. Além disso, não se deve esquecer da ventilação para controlar o nível de umidade.
O plantio da berinjela é uma das etapas mais importantes do crescimento. Ao escolher um local para a colocação de berinjela em seu local, é importante lembrar que essa cultura deve ser em solo quente, constantemente iluminado pelo sol. A planta também gosta muito de espaços abertos e espaçosos, já que suas raízes podem crescer em áreas suficientes.
Requisitos de solo
O vegetal é exigente quanto ao valor nutricional e à estrutura do solo. O solo deve ser leve, solto, fértil, com acidez neutra, respirável e moderadamente úmido. Não plante em solo pesado e encharcado.
Condições climáticas exigidas
O hipopótamo da berinjela é muito termofílico, portanto, suscetível à menor queda de temperatura. É por isso que é bastante problemático plantar uma cultura em campo aberto. Recomenda-se plantar o hipopótamo em local ensolarado, onde haja muito calor e luz, e também haja proteção contra correntes de ar e temperaturas extremas.
Resistência a doenças e pragas
Devido à sua alta imunidade, Behemoth é absolutamente resistente ao vírus do mosaico do tabaco e verticilose. Dentre as doenças a que a berinjela pode ser exposta, vale destacar o oídio, fusarium, podridão cinzenta e branca. Os arbustos são atacados por pragas como o besouro da batata do Colorado e os ácaros.
A berinjela é uma das culturas mais exigentes. Para o seu cultivo bem sucedido, é necessário criar as condições ideais, bem como realizar a prevenção e o combate às doenças e pragas. A berinjela costuma infectar doenças fúngicas e virais. Se o tratamento não for iniciado a tempo, você pode perder completamente a colheita.