- Autores: Blokin-Mechtalin V.I.
- Ano de aprovação: 2020
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Altura do arbusto, cm: 90-100
- Forma de fruta: clavate, ligeiramente curvado
- Peso do fruto, g: 190-220
- Cor de fruta: roxo escuro
- Termos de amadurecimento: meia temporada
- Polpa (consistência): denso
- Cor da polpa: esbranquiçado
Berinjela com o nome engraçado de Andryusha é uma jovem híbrida criada em 2020 pelo famoso criador Blokin-Mechtalin. A planta é indicada para quem está apenas iniciando a jornada como horticultor.
Descrição da variedade
O híbrido de meia temporada de Andryusha pertence a variedades com um propósito universal. Ele gosta muito de agrários novatos, bem como de residentes de verão que vivem em áreas de agricultura perigosa. Aqui estão as principais características positivas de Andryusha:
- cultivo generalizado;
- excelente desempenho de rendimento em tipos de solo fechado e aberto;
- frutas pesadas, uniformes e bonitas que atraem a atenção dos compradores;
- sabor delicado com leves notas de azedo;
- a capacidade dos arbustos de tolerar o frio e o calor;
- excelente resistência a doenças.
Os jardineiros ainda não conseguiram encontrar falhas grandiosas, porque esta é uma cultura muito jovem. No entanto, os moradores do verão perceberam que era necessário organizar adequadamente o regime de irrigação. Somente neste caso será possível obter frutas suculentas e saborosas.
Características do aparecimento de plantas e frutos
Os arbustos da variedade híbrida pertencem ao grupo vigoroso. Sua altura geralmente chega a um metro. Os arbustos são semi-extensos, os caules são púberes, com uma leve coloração antocianina. A folhagem é verde, lisa, com ligeira ondulação nos contornos. As placas não diferem em grandes dimensões, elas têm dimensões padrão. Pequenos espinhos estão presentes no cálice.
Os frutos crescem uniformes, clavados, com ligeira curvatura. O comprimento clássico das berinjelas é de 20-22 centímetros, mas em casos raros existem frutos de 30 cm cada. O diâmetro é geralmente 10 cm, às vezes 6-7 cm. O peso padrão é 190-220 gramas, o máximo é 250 g As berinjelas são pintadas em tom roxo escuro, quase preto. Muito brilhante. A polpa é densa e leve, com um mínimo de sementes.
Objetivo e gosto
Os frutos de Andryusha são caracterizados por um sabor delicado, não contém absolutamente notas amargas. Os jardineiros usam a berinjela de maneiras diferentes. Por exemplo, você pode fritá-los ou assá-los, ou grelhá-los como um complemento à carne. Caviar de berinjela de Andryusha também é muito bom. Além disso, as frutas podem ser utilizadas na fabricação de ensopados, colocá-los em misturas de vegetais mistos, usados para fazer saladas de inverno e preparações diversas.
Termos de amadurecimento
A planta está no meio da estação, e costuma-se esperar a colheita de 130-135 dias. Os agrários estão colhendo frutos desde o segundo mês do verão até outubro, o que nos permite falar de períodos prolongados de frutificação. Mesmo com o início do frio do outono, a safra não perde suas qualidades.
Produção
A berinjela é uma cultura frutífera, porque basicamente você consegue 7,5 kg (metro quadrado) dela. Mas, de acordo com alguns relatórios, os jardineiros coletam de 8 a 10 quilos de berinjelas suculentas.
Regiões em crescimento
A cultura de Andryusha pode ser cultivada em terreno protegido e aberto. Isso expande muito as possibilidades dos residentes de verão, portanto o cultivo é realizado ativamente em todas as regiões do país, incluindo aquelas que são de risco para a agricultura. Isso inclui, por exemplo, a Sibéria.
Para obter uma safra de berinjela saborosa e abundante, primeiro você deve cultivar mudas fortes e saudáveis. Essa cultura é considerada muito caprichosa, portanto, é preciso cuidar das mudas ao cultivar em casa da maneira mais correta e cuidadosa possível.
Esquema de pouso
Andryusha costuma plantar usando a técnica da fita. Supõe-se um passo entre plantas de 40 cm, e quanto às fileiras, aqui a distância deve ser de 55 cm. Um metro quadrado de solo é um lugar para 4 arbustos, não mais. Às vezes, uma ordem de desembarque escalonada também é preferida. Mas isso se aplica mais a iniciantes que ainda não estão familiarizados com todos os recursos de cuidados adequados.
Crescendo e cuidando
Recomenda-se cultivar um híbrido de Andryusha pelo método de mudas, então a colheita pode ser feita um pouco mais cedo. A época ideal para a semeadura é o final do inverno - início da primavera. As sementes devem ser adquiridas de fornecedores confiáveis, por exemplo, da empresa agrícola parceira.
Em primeiro lugar, os grãos ficam de molho por um dia. Para isso, pode-se usar água morna simples, mantendo a temperatura. Então, é costume usar estimulantes de crescimento. Os recipientes são preparados pequenos, já que Andryusha não percebe mal a abundância de terras em excesso. Drenagem, uma camada de vermiculita e, em seguida, um substrato são colocados no fundo. O solo bom deve ter a seguinte composição:
- turfa;
- composto;
- cinza;
- biohumus;
- fósforo e potássio (cobertura).
Levará cerca de 2 meses para cuidar das plantas e, em maio, elas podem ser transplantadas para um campo aberto. Importante: alguns dias antes do transplante de Andryusha, o número de regas deve ser reduzido.
A primeira rega é realizada imediatamente após o plantio das crias no solo. Andryusha adora solo úmido, como todas as berinjelas, então é impossível permitir que a camada superior seque constantemente. Isso pode ser apenas por um curto período de tempo, se você quiser obter uma colheita realmente suculenta.
Na ausência de precipitação, a cultura é regada duas vezes por semana e, se a seca for severa, até 3 vezes. Mas um verão chuvoso dita condições diferentes: regar a cada 10 dias, ou até com menos frequência, dependendo da frequência e da quantidade de chuva. Importante: quando as berinjelas começarem a amadurecer, você terá que regar um pouco mais vezes.
A maior parte do fertilizante é colocada no solo antes do plantio da berinjela. Estamos falando aqui sobre a escavação de outono e fertilização do local com matéria orgânica útil, como composto ou húmus. As cinzas de madeira também são muito boas para o solo. Sujeito à disponibilidade de tais fertilizantes no solo, será necessário alimentar o mínimo de Andryusha. Será suficiente 2 vezes durante a estação de crescimento. Na primeira vez, você pode usar matéria orgânica e, na segunda vez - uma mistura complexa de minerais e vice-versa. Alguns jardineiros geralmente se limitam a uma alimentação.
Para que os arbustos não faltem oxigênio, o solo deve ser afrouxado após irrigação ou chuva. Durante isso, será útil erradicar as ervas daninhas. Os criadores recomendam formar Andryusha em três hastes. Esta é a melhor maneira de obter uma rica colheita.
O plantio da berinjela é uma das etapas mais importantes do crescimento. Na hora de escolher um local para a colocação de berinjela em seu local, é importante lembrar que essa cultura deve ser em solo quente, constantemente iluminado pelo sol. A planta também gosta muito de espaços abertos e espaçosos, já que suas raízes podem crescer em áreas suficientes.
Requisitos de solo
Andryusha gosta de solo úmido e bem drenado. A cultura cresce bem em solos, cujo nível de acidez é de 6,3-6,8 pH. Você pode cultivar este tipo de berinjela em substratos de terra preta ou argilosa.
Condições climáticas exigidas
O plantio de berinjelas da variedade descrita é realizado exclusivamente em áreas ensolaradas, protegidas de rajadas de vento por edifícios ou árvores altas, milho, girassóis. Andryusha tolera facilmente as oscilações de temperatura, frio. É considerada uma cultura resistente à seca, mas não tolera uma constante falta de umidade, respondendo com uma colheita seca e não particularmente suculenta.
Resistência a doenças e pragas
A planta é conhecida por sua resistência ao vírus do mosaico do tabaco. Mas a requeima ou podridão podem se tornar hóspedes frequentes se o jardineiro pretende regar os arbustos quase diariamente. A rega deve ser, mas de acordo com o regime, caso contrário o fungo não pode ser evitado. Se você ainda não está confiante em suas habilidades e está apenas aprendendo a cumprir as condições necessárias, de vez em quando trate os arbustos com Fitosporin-M.
Vale ressaltar que as lavouras em estufas podem ser afetadas pela mosca-branca, mas em campo aberto, o besouro da batata do Colorado e o pulgão são freqüentemente encontrados. É melhor não esperar que os insetos se espalhem, mas começar a combatê-los imediatamente, e seria bom usar métodos populares. Por exemplo, infusão de alho, pó de tabaco, cinza de madeira. Na ausência de resultado, é permitido o uso de inseticidas.
A berinjela é uma das culturas mais exigentes. Para o seu cultivo bem sucedido, é necessário criar as condições ideais, bem como realizar a prevenção e o combate às doenças e pragas. A berinjela costuma infectar doenças fúngicas e virais. Se o tratamento não for iniciado a tempo, você pode perder completamente a colheita.