Depois disso, você pode plantar berinjelas?
A berinjela é um vegetal saudável e de baixa caloria que contém vitaminas C, PP, caroteno, vitaminas B, sódio, fósforo, cálcio, ferro, potássio e magnésio. O consumo regular de berinjela ajuda a fortalecer o sistema imunológico, reduzir os níveis de colesterol no sangue e prevenir doenças do sistema cardiovascular.
As vantagens listadas desta cultura podem ser um bom motivo para começar a cultivá-la em seu site. Mas antes de tudo, o jardineiro deve saber depois de quais safras as berinjelas podem ser plantadas.
Por que a rotação de culturas é importante?
Existe uma regra segundo a qual não é desejável plantar a mesma safra na mesma área por pelo menos 3 anos. Por exemplo, se physalis foi plantada no local, então no próximo ano não vale a pena plantar berinjela aqui, já que ambas as culturas pertencem à família da beladona. Isso se deve ao fato de que os vegetais pertencentes à mesma família precisam das mesmas substâncias e minerais que extraem do solo.
Assim, com o tempo, a terra se esgota, o que acarreta um aumento das doenças das plantas, além de reduzir os indicadores quantitativos e qualitativos de cada safra subsequente. Além disso, algumas plantações podem secretar enzimas especiais que atraem parasitas ou são venenosas para outras plantas. Se não houver espaço livre no jardim, ao plantar uma safra idêntica no mesmo lote, você deve primeiro restaurar e fertilizar a terra.
Isso pode ser feito usando curativos prontos para uso ou remédios populares (composto, cinzas, etc.).
Melhores predecessores
Com base na regra de rotação de culturas acima, em campo aberto, como em canteiros de estufas, as berinjelas podem ser plantadas no mesmo local onde eram cultivadas anteriormente:
- ervilhas;
- feijões;
- feijões;
- pepinos
- abobrinha;
- abóbora;
- abóbora
- rabanete;
- rabanete;
- mostarda;
- repolho;
- beterraba;
- cenoura;
- salsa;
- Aneto;
- coentro;
- cebola;
- alho;
- Alecrim.
Essas culturas são as melhores antecessoras da berinjela no jardim. Considere qual é a vantagem deles sobre outras plantas. Nas ervilhas e outras leguminosas, as raízes atingem uma profundidade de mais de 1 m, devido ao qual as camadas superiores do solo, onde se encontra o sistema radicular da berinjela, não se esgotam. Além disso, as leguminosas favorecem o acúmulo de compostos nitrogenados no solo (por exemplo, feijão), que é um excelente fertilizante para berinjela. O plantio dessas hortaliças no local de cultivo anterior do melão (pepino, abóbora, etc.) também será uma excelente solução, pois estes últimos são capazes de acumular no solo diversos minerais úteis para os representantes da família Solanaceae.
As culturas crucíferas (rabanete, repolho, etc.) enriquecem o solo com potássio, cálcio e nitrogênio, o que tem um efeito positivo em todas as plantas da família Solanaceae em geral e na berinjela em particular. Porém, devido ao alto consumo de água, o repolho seca muito o solo, portanto, antes de plantar a berinjela, é preciso regar o solo em abundância e dar tempo para que ele se estabeleça. Na primavera, as berinjelas podem ser plantadas sem danos na mesma área onde as plantas guarda-chuva cresceram no ano passado (cenoura, endro, etc.). Graças às enzimas que secretam, várias pragas não temem os próximos plantios.
Alguns tipos de flores se tornarão bons predecessores:
- os malmequeres "protegem" o solo do aparecimento de nemátodos e ursos (para isso, é necessário espalhar as hastes cortadas no local de plantio antes de arar o solo);
- a camomila evita que lagartas e pulgões apareçam no solo;
- calêndula "não deixará" o besouro da batata do Colorado - o principal inimigo de toda a família Solanaceae - no local.
Além disso, várias gramíneas perenes têm um efeito desinfetante geral na área de terra.
Depois do qual a cultura não pode ser plantada?
Não é recomendado plantar berinjelas em um terreno de barro depois de plantas como:
- tomates;
- batata;
- pimentões amargos e doces;
- physalis;
- Boxthorn;
- tabaco;
- meimendro.
A principal razão pela qual essas culturas não podem ser predecessoras da berinjela no mesmo lote de terra é que elas pertencem à mesma família Solanaceae. Conforme observado anteriormente, as plantas aparentadas precisam do mesmo conjunto de nutrientes que obtêm do solo. Por exemplo, os tomates precisam de compostos de nitrogênio. Se a berinjela for plantada no ano seguinte após a colheita, a colheita será muito ruim, pois o solo não terá mais a concentração de nitrogênio necessária para o seu crescimento. Além disso, as culturas da mesma família são suscetíveis às mesmas doenças e pragas.
Portanto, os especialistas aconselham fazer um intervalo de três anos entre os plantios de representantes de uma mesma família de plantas ou, se isso não for possível, renovar e alimentar regularmente o solo, renovando as substâncias e minerais que faltam nele.
Se o agricultor não seguir as regras de "herança" ao plantar berinjela ou não fertilizar o solo a tempo, ele corre o risco de reduzir os indicadores quantitativos e qualitativos de sua colheita. Portanto, qualquer jardineiro, iniciante e com experiência, deve abordar com responsabilidade a organização do espaço do jardim.
O comentário foi enviado com sucesso.