Tudo o que você precisa saber sobre o plantio de berinjela em estufa
A berinjela não é mais exótica em nossos jardins, mas alguns moradores de verão têm medo de se aproximar desse vegetal. Acredita-se que seja difícil de crescer, possivelmente muito exigente e caprichoso. Mas essas dúvidas podem ser dissipadas pelo menos parcialmente: as berinjelas podem ser dóceis e previsíveis em termos de produção, se você começar a trabalhar com sabedoria.
Termos e Condições
Plantar berinjela em estufa é a melhor opção, pois nessas condições será difícil chamar um vegetal caprichoso... Eles precisam de uma temperatura de + 25-28 ° C, bem como de umidade do solo a 80%. A planta é muito termofílica, e o momento de seu transplante para uma estufa nem sempre é óbvio. Normalmente, as primeiras variedades são transplantadas 40-45 dias após o surgimento das mudas. Se você se atrasar, as mudas podem crescer e caules de flores podem se formar ali. Mas as variedades de maturação tardia se comportam de maneira mais previsível: assim que os primeiros brotos aparecem, é preciso esperar 2 meses para que possam ser transplantados. Mudas com altura de cerca de 20 cm, bem como com copa bem desenvolvida de 6 a 8 folhas verdadeiras, devem ir para um local permanente.
Na faixa do meio, as berinjelas são plantadas em estufa de policarbonato ou filme na primeira década de maio. E se você tiver que plantar nas regiões do norte, as datas são alteradas para mais perto de junho em uma ou duas semanas. Mas você deve sempre ser guiado pelo clima. O solo deve aquecer até + 12 ° C e as temperaturas noturnas devem ser positivas. Se a estufa for feita de policarbonato, as plantas jovens serão protegidas da geada até -3 graus. Mas uma onda de frio significativa é uma ameaça para as mudas. No entanto, você pode fazer um abrigo para a planta a partir de um filme esticado sobre arcos (fibras agrícolas também funcionam). As camas podem ser regadas durante a noite com água morna, e você também pode deixar baldes de água ou até mesmo carvão em brasa na estufa.
Gás térmico ou armas elétricas são uma forma moderna de manter temperaturas positivas na estufa.
Preparação de estufa
A própria organização da estufa é um momento crucial, porque mesmo, por exemplo, a falta de espaço pode impedir que a beringela se desenvolva normalmente. Deve haver uma janela na estufa, uma vez que tal sala precisa ser ventilada sem opções. A estrutura deve ser prática, durável, sólida e confortável para quem vai cuidar dela. Para evitar a condensação na estufa, você pode usar um filme especial, é chamado assim - anticondensação. Mas deve ser bem retirado, pois se a temperatura dentro da estufa ultrapassar a marca de + 28 ° C, o filme é retirado, caso contrário a berinjela sufocará.
O sistema de irrigação da estufa também é obrigatório, cuja organização deve ser competente. Pode ser gotejamento, subsolo, aspersão... A maneira exata de regar depende de diferentes parâmetros, até mesmo do tipo de berinjela: algumas precisam de solo encharcado, outras precisam estritamente de secura.
Mas o aquecimento para a estufa é conectado apenas se o verão for muito frio ou se os residentes de verão estiverem dispostos a cultivar essa safra quase o ano todo.
Como preparar o solo?
Como esperado, foi preparado desde o outono. São retirados os restos de plantas daquelas lavouras que antes estavam neste local, o solo é muito bem derramado com água para que o excesso de fertilizante possa ser lavado. Em seguida, a terra é desinfetada de doenças com uma solução de sulfato de cobre (2 colheres de sopa por 10 litros de água quente).E quando a terra seca, ela é cavada até o fundo da baioneta, o afrouxamento também é permitido. Se a estufa permanecer sem telhado durante o inverno, os pedaços de terra não precisam ser quebrados durante a escavação, a precipitação se acumulará neles e os parasitas morrerão. Na primavera, você só precisará cavar solo argiloso e quente, mas o resto é simplesmente solto.
Aqui está o que mais fazer com a terra.
- Berinjelas realmente gostam de matéria orgânica, então metade (ou 3/4) do estrume ou húmus composto é tomada por quadrado... O solo também é polvilhado com farinha de dolomita para reduzir a acidez do substrato. E a farinha também contém magnésio, que é muito importante para a berinjela.
- Será útil colocar 0,5 baldes de turfa marrom baixa no solo, pois retém perfeitamente a umidade. Para aumentar a soltura do solo, você pode adicionar serragem (melhor deitado), cerca de um copo, nele. Um copo de cinzas e uma colher de sopa de sulfato de potássio também serão úteis.
- O cálculo da fertilização é o seguinte: meça a metragem do canteiro, prepare a quantidade necessária de cobertura, espalhe tudo sobre o substrato e desenterre completamente. Mas se a estufa for grande e houver pouco alimento para o solo, você pode enviar fertilizante diretamente para o buraco e pode alimentar totalmente as berinjelas durante a estação de crescimento.
Se as doenças se alastraram na estufa na última temporada, é melhor não apenas desinfetar o solo, mas simplesmente mudá-lo completamente. E é melhor fazer isso alguns dias antes de plantar as mudas.
Esquemas de pouso
Primeiro, as mudas precisam ser preparadas para a próxima operação. Uma semana e meia antes do desembarque, o terreno é alimentado pela última vez. Um pouco antes, as mudas começam a endurecer. Veja como fazer. Reduza a temperatura ambiente à noite para + 10 ... 15 exatamente onde as mudas são armazenadas. Se isso não for possível, basta levar as mudas para a sacada ou varanda. Começam com meia hora e depois o dia todo. É melhor plantar berinjelas em covas especialmente preparadas: primeiro, uma mistura de solo, superfosfato e húmus deve ser despejada nelas.
Se você tiver que trabalhar com um tipo de solo difícil, adicione areia ou cinza de madeira. Um punhado de cascas de cebola definitivamente não vai doer, porque seu cheiro é um excelente repelente de besouros do Colorado. Se o tempo estiver seco, os buracos devem ser regados.
Vamos analisar de acordo com o esquema de plantio das plantas.
- Para deixar as camas bonitas e as fileiras uniformes, uma corda é fixada ao longo das fileiras - ela marcará uniformemente os locais dos buracos.
- O esquema também depende da variedade da cultura, do grau de crescimento das berinjelas, mas a distância selecionada é de pelo menos 35 cm (os arbustos quase sempre se espalham muito).
- A distância entre as linhas é de no mínimo 60 cm, ou seja, não será possível plantar mais do que 5 a 6 arbustos por 1 quadrado.
- Se a densidade de plantio aumentar, o risco de morbidade da berinjela pode aumentar, uma vez que as plantas simplesmente não serão suficientemente ventiladas.
- As mudas são plantadas de acordo com o esquema normal padrão e em um padrão quadriculado - se a variedade for alta, é a segunda opção que é bem-vinda.
- O plantio de berinjelas em uma ou duas linhas - depende principalmente da geometria da estufa. Se a estufa for larga, 3 m ou mais, geralmente um canteiro largo é equipado no centro, berinjelas são plantadas em 2 fileiras e canteiros estreitos para outras culturas caberão ao longo das paredes.
- A distância das linhas às paredes da estufa dependerá apenas da inclinação. Se as paredes da estufa são verticais, 30 cm é o suficiente, se inclinada, recua 45-50 cm da parede.
Em estufas de policarbonato, como em estufas caseiras, as mesmas regras se aplicam. Um mínimo de 0,5 m é deixado entre as fileiras e os corredores entre os canteiros devem ter uma largura tal que o proprietário possa cuidar confortavelmente das plantações.
Como plantar corretamente?
Existem dois caminhos padrão - sementes e mudas.
Sementes
A preparação da semente consiste em várias etapas. Primeiro você precisa escolher - é bom se essas sementes forem processadas e embaladas. Não precisam de ser preparados adicionalmente, já são adequados para a semeadura. Na escolha das sementes, leva-se em consideração a filiação varietal e o cumprimento das condições climáticas da região.Em seguida, haverá a calibração: as sementes são despejadas em solução salina a 3% - tudo que flutua na superfície é removido, pois não há embrião nas sementes vazias. Mas aqueles que se acomodaram no fundo devem ser coletados, enxaguados com água limpa e secos, eles voltarão a fluir livremente.
Em seguida, faça o seguinte com as sementes.
- Aquecimento... As sementes são colocadas em um saco de pano, aquecido na bateria por cerca de 25 minutos, mas se o radiador estiver muito quente, várias camadas de gaze são colocadas sob o saco. Após o aquecimento, as sementes são imersas em água fria por 3 minutos.
- Endurecer... As sementes umedecidas com água são colocadas em local frio, após dois dias deverão ser secas.
- Desinfetar... As sementes são simplesmente embebidas em uma solução levemente rosada de manganês a um por cento por 10-15 minutos (não é mais necessário, caso contrário a planta queimará).
- Estimula o crescimento. A semente deve ser embebida numa solução de "Kornevin" ou "Epin". Tanto a concentração como o tempo de imersão estão indicados nos produtos.
As sementes podem ser plantadas em um recipiente comum para mudas. O recipiente é preenchido até a borda com o substrato, o solo é regado e a terra assenta. E essa distância evita a lixiviação do solo quando é necessário cuidar mais das mudas. Em seguida, são feitos pequenos sulcos de 1 cm de profundidade, devendo haver 3 cm entre as fileiras. As sementes são dispostas em fileiras, uma distância de 1-2 cm entre elas. O solo é derramado por cima, a superfície é umedecida com um pulverizador. O recipiente é coberto com polietileno, que é removido assim que aparecem os brotos. Também é necessário ventilar e hidratar o substrato de vez em quando. E assim que as primeiras folhas verdadeiras aparecem nas mudas, elas são enviadas para recipientes separados.
As mudas podem ser cultivadas com e sem colheita: se a colheita estiver implícita, você precisa de caixas de madeira, recipientes de plástico ou bandejas... O solo é despejado ali, nivelado e levemente compactado na superfície. Os recipientes individuais são copos de plástico ou potes de turfa. Você pode enviar uma semente por vaso, ou você pode enviar duas, se ambas germinarem, a fraca terá de ser cortada. Os recipientes do filme são enviados para um local aquecido.
Mudas
Você pode cultivar berinjelas não em forma de semente, mas comprar mudas prontas. É plantada em local permanente quando as geadas da primavera não voltarão com certeza. Na estufa, isso será em meados de maio, e o cultivo na rua significa pousar no primeiro terço de junho. Na fase inicial, após o plantio, deve-se cobrir os vegetais com um tecido não tecido e sombrear em dias de sol. É importante que as berinjelas tenham 60 dias para o plantio. Os arbustos devem ser visualmente completos, saudáveis, em altura - cerca de 25 cm, devem ter um sistema radicular desenvolvido com segurança e 8 folhas.
É muito conveniente cultivar mudas em vasos de turfa, que depois irão para o seu lugar. Pequenos buracos são cavados nos canteiros cultivados de forma que sua profundidade seja 2 cm maior do que o próprio vaso de turfa. Haverá 5-6 arbustos de berinjela em um metro. O buraco é derramado com água morna, um pote é cuidadosamente inserido nele, coberto com terra e uma lâmina é feita 2 cm acima do nível do solo. Se a variedade for de tamanho médio ou alto, a planta é amarrada a suportes para que as folhas e os brotos não se quebrem. Em seguida, a berinjela só precisa organizar o atendimento adequado.
Cuidados de acompanhamento
É necessário cuidar das plantas após o transplante para a estufa de acordo com as regras. E eles são simples. Por exemplo, uma temperatura conveniente para berinjelas seria de 25-27 graus. As plantas gostam de ar seco, mas ao mesmo tempo o solo úmido, ou seja, a rega deve ser oportuna e suficiente.
Regras de cuidados:
- pela primeira vez, as berinjelas devem ser regadas 5 dias após o transplante para a rua, e então - uma vez a cada 7 dias (muitas vezes não é necessário), a água deve penetrar cerca de 20 centímetros no solo;
- na hora da frutificação as plantas são regadas duas vezes por semana, se estiver quente, até com mais frequência;
- é preciso regar a berinjela pela raiz, mas as folhas devem estar secas;
- para que a umidade não evapore tão rapidamente, a terra deve ser afrouxada em 3-5 centímetros em meio dia após a irrigação (isso também é chamado de "irrigação seca");
- você pode regar as plantas apenas de manhã, então o substrato é coberto com cobertura morta e a estufa deve ser ventilada, se não for ventilada constantemente, o risco de ataques de fungos aumenta;
- em uma temperatura excessiva (se você não ventilar a estufa em tempo hábil), os pulgões podem entrar sorrateiramente lá;
- o principal é não permitir que as correntes de ar entrem na estufa, o que significa que as portas e / ou travessas podem ser abertas de um lado;
- as plantas são alimentadas de 3 a 5 vezes ao longo da estação, e a primeira alimentação será de 2 a 2,5 semanas após o plantio;
- para otimizar o crescimento da cultura, utiliza-se curativo foliar, que é repetido semestralmente;
- com o florescimento insuficiente da cultura, as berinjelas são pulverizadas com ácido bórico (1 g por 5 l de água);
- é preciso amarrar as plantas à treliça, para fazer isso com bastante delicadeza - as berinjelas quebram facilmente;
- você não precisa beliscar as plantas, basta retirar os frutos deformados e as folhas amareladas.
Isso não quer dizer que seja muito difícil cumprir tudo isso. Se você não quebrar as regras, você pode cultivar uma safra impressionante, boa e saudável em qualquer forma.
O comentário foi enviado com sucesso.