Tudo sobre como plantar berinjelas ao ar livre
Hoje, é possível cultivar berinjelas ao ar livre, mesmo nas regiões do norte da Rússia. Isso se tornou possível graças ao trabalho de seleção e à criação de variedades resistentes ao frio. No artigo, vamos falar sobre como cultivar frutos roxos sem abrigo: como preparar o solo, de que forma se pode plantar berinjela, quais devem ser os cuidados com as mudas e como evitar momentos problemáticos no cultivo dessa cultura.
Termos e Condições
O cultivo de berinjela requer um ambiente especial e condições especiais. Aqui estão algumas regras que um jardineiro deve prestar atenção ao plantar berinjelas ao ar livre no final da primavera - início do verão.
- Escolha apenas terras férteis com uma estrutura de solo solta.
- É necessário plantar mudas no solo a uma temperatura de +20 e acima, caso contrário a planta retardará seu desenvolvimento.
- Evite geadas: mesmo uma onda de frio curta afetará negativamente a cultura.
- O horário de verão deve durar pelo menos 12 horas.
- Dê rega regular aos arbustos de berinjela, caso contrário a falta de umidade terá um efeito negativo na produção: a planta deixará cair ovários e botões.
Para cultivar berinjelas na Sibéria, escolha variedades híbridas que sejam mais resistentes ao frio e frutifiquem mais rápido:
- “Quebra-nozes” com frutos pequenos, pele escura e grossa e polpa carnuda;
- "Robin Hood" de cor púrpura e frutos alongados.
- "Rei do Norte" com frutos longos e relativamente finos;
- "Early anão" com berinjelas barrigudas.
Nos Urais, muitos conseguem cultivar essa cultura plantando variedades e plantas híbridas que dão frutos em três meses. Onde existe um clima temperado, os senets são plantados em campo aberto na primeira década do verão.
Em climas mais quentes, isso é feito ainda no final da primavera, quando o solo aquece até +18 graus e já está claro que não haverá geadas.
Os caminhos
A berinjela é cultivada de duas maneiras:
- mudas;
- sementes.
Neste último caso, isso só é possível nos territórios do sul, em regiões onde o período primavera-verão é curto, é impossível porque não se pode esperar a estação de crescimento.
Mas mesmo nas regiões do sul, acredita-se que os arbustos das mudas serão muito mais fortes. Normalmente é cultivado dentro de casa, depois endurecido e preparado para transplante em uma área aberta.
Seleção e preparação do local
Solos argilosos e argilosos são o melhor ambiente para a berinjela. A cultura também cresce em solo mais pesado - neste caso, os canteiros são preparados com antecedência. Em um jardim com solo pesado, é aconselhável fazer o seguinte trabalho antes de plantar berinjela.
- Adicione húmus e composição de turfa (um balde de cada componente por metro quadrado de plantação de berinjela).
- Para melhorar a estrutura de solos pesados, dilua-os com areia grossa extraída do meio fluvial: 3 baldes dessa areia são aplicados a cada metro quadrado.
É melhor preparar qualquer solo com antecedência.
- No período de outono, os futuros canteiros de berinjela são cavados em uma pá de baioneta.
- O estrume é colocado sob as rédeas desenterradas: no outono - fresco, na primavera - apodrece. A composição orgânica é adicionada à taxa de: um balde por metro quadrado.
- Na primavera, recomenda-se trabalhar no canteiro com ancinho: solte o terreno e nivele o canteiro.
- Para enriquecer solos empobrecidos, são utilizadas composições minerais na forma de superfosfato e sulfato de potássio, além de uréia.Os primeiros dois componentes são adicionados 1 colher de sopa e uréia - 1 colher de chá por metro quadrado. Você pode adicionar 2 xícaras de pó de cinza de madeira a essa área.
Normalmente, os canteiros de berinjela são preparados no outono, mas você pode fazer isso um mês antes de plantar as mudas. É desejável proteger a cultura da vizinhança com batata, tomate, pimentão, mas ao lado de abobrinha, feijão, alho e ervilha, a berinjela vai se sentir bem.
Como preparar mudas?
Mudas novas de berinjela não são plantadas imediatamente no solo, caso contrário as plantas criarão raízes por muito tempo e podem até morrer. Para obter uma boa colheita, as mudas precisam ser "adaptadas" e uma série de medidas preparatórias devem ser tomadas.
Endurecimento
Duas semanas antes do transplante em terreno aberto, as mudas começam a endurecer. Este procedimento ajudará os brotos jovens a se acostumarem rapidamente com o clima mais frio. O endurecimento inclui as seguintes etapas.
- No primeiro dia, a sala com as mudas é ventilada abrindo a janela. A faixa não fecha por meia hora.
- No segundo dia, são ventilados por 2 horas.
- No terceiro dia, esse tempo é aumentado para 4 horas.
- E no dia 4-5, as mudas são levadas para a rua e deixadas ao ar livre por 30-45 minutos. Nesse caso, o termômetro deve mostrar pelo menos +10 graus.
- A cada dia subsequente, caixas ou copos com mudas são deixados na rua cada vez mais, aumentando o "passeio" dos arbustos em várias horas todos os dias.
Na hora do transplante para os canteiros, as mudas devem estar ao ar livre 24 horas por dia. Se você plantou mudas em um apartamento, leve-as para endurecer em uma varanda aberta. Por favor, note que os raios de sol também devem desenvolver "vício", você não pode deixar os arbustos imediatamente sob a luz solar direta.
Top curativo
Antes de plantar em terreno aberto, é aconselhável adicionar fertilizante aos copos com mudas para alimentar a planta com elementos úteis. Assim, os brotos fortalecem sua imunidade. Eles se tornam mais resilientes e resistentes a doenças e outros fatores negativos.
Mudas de berinjela são alimentadas de 10 a 15 dias antes do transplante, para isso, escolhe-se um dos métodos propostos.
- Para 10 litros de água, tome 30 g de sal de potássio e 60 g de superfosfato.
- Em 10 litros de água, 15 g de fermento são diluídos na forma seca e deixados para fermentar. Depois o concentrado fermentado é diluído em água na proporção de 1 a 10 e as mudas em vasos são alimentadas.
- 0,5 kg de qualquer verdura (grama) é misturado com 1 kg de verbasco, 1 colher de sopa de cinzas é adicionada e tudo é mexido em um balde de água. Deixe fermentar por uma semana e dilua na proporção de 1: 10 com água.
- A mistura é feita com 1 kg de verbasco, 500 g de fezes de frango e um copo de cinzas. Tudo é misturado e, na hora da alimentação, a composição é diluída em água 1 a 5.
Você também pode usar fertilizantes prontos, use de acordo com as instruções de uso. Se as mudas não apresentarem bom crescimento, adicione um estimulante, seguindo rigorosamente os padrões recomendados pelo fabricante.
Como plantar corretamente?
O plantio de mudas de berinjela no jardim é feito quando as mudas atingem o estágio vegetativo necessário, enquanto o clima é quente. Mostraremos passo a passo como plantar berinjela no solo.
- Em primeiro lugar, são feitos furos na área preparada: a profundidade dos furos deve permitir que o poderoso sistema radicular da muda seja amassado junto com o solo. Você também pode cavar relativamente fundo, o caule da raiz da berinjela cresce muito rapidamente.
- As camas são feitas a uma distância de 60 centímetros umas das outras, restando 30-40 centímetros entre os arbustos. Se você estiver plantando variedades para espalhar, a distância entre as mudas pode ser maior.
- Despeje 1-2 litros de água em cada buraco antes de enterrar a muda.
- Plante mudas no buraco preparado, alongado junto com a raiz e um torrão de terra. Ao fazer o transplante, tente não danificar o sistema radicular.
- Polvilhe a muda com terra até as primeiras folhas.
- Compacte o solo ao redor da muda com suas mãos e cobertura morta. Para fazer isso, use turfa, palha ou grama seca.
É melhor plantar mudas de berinjela em um padrão quadriculado - dessa forma os arbustos crescerão melhor sem sombrear uns aos outros.
Cuidados de acompanhamento
A berinjela é uma cultura bastante exigente no ambiente de cultivo, e o cultivo de frutas do ponto de vista do cuidado não é tão difícil. O principal é garantir a irrigação oportuna, fertilizar e prevenir pragas nas plantações de berinjela.
Quanto à rega, você precisa saber que esta planta pertence a plantações que gostam de umidade. A colheita futura e o desenvolvimento da mata em geral dependem da quantidade de umidade. Aprenda as seguintes regras.
- A berinjela é servida com água excepcionalmente quente. Nas regiões do sul, insiste-se no sol, em outras áreas é aquecido artificialmente até +25 graus.
- Eles usam a tecnologia de rega de raízes, mas não de cima (despejar diretamente na planta não é recomendado para evitar consequências negativas).
- A primeira vez que as mudas são regadas após o transplante após 9-12 dias, se houver forte calor lá fora, depois de uma semana é necessário umedecer o solo.
- Deve ser lembrado que o sistema radicular não tolera alta umidade, portanto a rega deve ser moderada.
Aumenta a rega durante a floração e a formação do ovário. Nesse período, o solo é umedecido a cada 5 dias.
Para que as berinjelas tenham uma boa colheita, o tempero é importante. A alimentação regular permite remover 3-7 kg de frutas de um arbusto, a alimentação é feita a cada 15-20 dias.
- Assim que a primeira folha aparecer nas mudas após o transplante, você pode alimentar a planta com compostos contendo nitrogênio. Aproximadamente - após 10-12 dias de desenvolvimento em campo aberto. Cada arbusto vai precisar de 1-1,5 litros de uma solução de drogas como "Effecton", "Solução", etc. Adequado para a primeira alimentação e amofos.
- Após 14-15 dias da primeira alimentação, você pode alimentar as plantas uma segunda vez. Para fazer isso, pegue uma nitroammophoska ou nitrophoska e misture com cinza de madeira. Para cada arbusto, adicione 20-25 g da mistura. Em vez desta composição, você pode insistir em excrementos de frango por 2-3 dias, coar e diluir em água morna e água.
- Pela terceira vez, as berinjelas são alimentadas com nitrofos ou diamofos durante a floração. Para cada metro quadrado, pegue pelo menos 40 g de qualquer composição da lista especificada. Também pode pulverizar com infusão de ervas fermentadas ou ácido bórico, tendo previamente dissolvido 2 g em 10 litros de água bem aquecida.
Pois bem, tendo em conta que a colheita não se limita a 1-2 vezes, para manter a frutificação, as beringelas são alimentadas durante este período com fertilizantes, que contêm fósforo e potássio. Um ponto importante no cuidado é a capina.
O solo onde a berinjela cresce deve estar constantemente solto, portanto, evite formar crostas. A remoção contínua de ervas daninhas também elimina as ervas daninhas e evita que as pragas perturbem a planta. Eles soltam o solo no dia seguinte após a rega.
As nuances do plantio de sementes
A berinjela é cultivada por sementes apenas nas regiões do sul. O fato é que esta cultura é muito exigente nas condições climáticas, adora o calor e tem um longo período de cultivo - 100-160 dias. A semeadura começa quando o calor real chega - para o sul, este é o dia 20 de maio.
Antes da semeadura, a semente é calibrada, desinfetada e mantida em estimulador de crescimento. No dia anterior à semeadura, as sementes são deixadas em água purificada e, a seguir, proceda da seguinte forma:
- no solo solto, os leitos são delineados e os sulcos são feitos a uma profundidade de 4-5 cm;
- 2-3 sementes são colocadas em cada ranhura a uma distância de 20-25 cm - tudo depende do grau de distribuição da variedade;
- polvilhe as sementes com terra e regue bem.
As mudas aparecerão em cerca de 6-7 dias. Quando você vir os brotos, identifique os espécimes mais fortes e remova o resto.
Possíveis problemas
Para ser capaz de cultivar arbustos de berinjela saudáveis que darão frutos pela primeira vez, tente evitar os seguintes erros.
- Não regue as mudas abundantemente. É melhor cobrir o solo com palha - assim a umidade permanecerá em um nível aceitável, mas as raízes não sofrerão com o excesso de umidade.
- Para transplantar a planta, cave o mais fundo possível e extraia a raiz com um torrão de terra.
- Não se empolgue com fertilizantes de nitrogênio - uma superabundância afetará o crescimento das mudas: elas simplesmente não esticarão.
- Em caso de geada, é melhor cobrir as mudas com filme plástico.
- Escolha o local certo para o plantio e prepare os canteiros com antecedência, certifique-se de descontaminar o solo.
Não há necessidade de ignorar um único ponto de cuidado com a planta. A berinjela é uma cultura bastante caprichosa, mas é perfeitamente possível lidar com o processo de seu cultivo. Sujeito a todos os padrões agrotécnicos, mesmo jardineiros novatos podem fazer isso.
O comentário foi enviado com sucesso.