Como preparar sementes de berinjela para semear?

Como preparar sementes de berinjela para semear?
  1. Seleção de material
  2. Você precisa de preparação e por quê?
  3. Desinfecção
  4. Estimulação de crescimento

Se você planeja cultivar berinjelas em seu local, deve selecionar e preparar as sementes com antecedência. A preparação do material da semente inclui várias etapas ao mesmo tempo. Hoje vamos falar sobre como fazer isso corretamente.

Seleção de material

Primeiro você precisa escolher as sementes certas. É melhor dar preferência a fornecedores confiáveis ​​e com boas críticas. Você não deve comprar sementes nos mercados, pois há uma grande probabilidade de comprar material de plantio de baixa qualidade.

Todas as informações necessárias devem estar indicadas na embalagem da semente, incluindo variedade, prazo de validade, características da espécie, recomendações básicas para a semeadura. É estritamente proibido comprar sementes vencidas.

Atualmente, existe um grande número de variedades diferentes de berinjela. Vamos destacar o mais popular entre os jardineiros:

  • “Rei do Norte”;
  • "Amadurecimento precoce dos Urais";
  • "Ultra precoce";
  • "Salamandra";
  • "África".

É melhor verificar se as sementes estão germinando. Para fazer isso, você pode preparar uma solução de cloreto de sódio. O material é mergulhado na composição e bem misturado. Após 30-40 minutos, todas as sementes que eventualmente surgiram são removidas.

Esta verificação é recomendada alguns dias antes da semeadura. Após, as sementes devem ser bem lavadas em água corrente, ligeiramente secas.

Você precisa de preparação e por quê?

A preparação prévia é necessária para obter os brotos mais fortes e mais fortes como resultado, para cultivar mudas saudáveis. Antes do plantio, as sementes são tratadas com desinfetantes especiais - eles permitem que você destrua todos os organismos prejudiciais, e também aumentar significativamente a imunidade do material a várias doenças e pragas.

A embebição preliminar das sementes possibilitará o aumento da germinação, promove a emergência mais rápida das mudas. Além do mais, este procedimento também aumentará o nível de rendimento.

Desinfecção

A desinfecção é um procedimento necessário no tratamento das sementes. Afinal, eles podem conter fungos nocivos, vários organismos nocivos, que podem levar à morte de mudas no futuro, por isso é melhor destruí-los imediatamente por meio de desinfecção.

Para obter o resultado mais eficaz, também é recomendável desinfetar o solo e as caixas de plantio. Existem muitas maneiras de realizar este procedimento.

Freqüentemente, uma solução de permanganato de potássio é tomada. Em que o material deve ser mantido na composição rosa escura acabada por 20-25 minutos. O peróxido de hidrogênio também pode ser usado. Neste caso, as sementes são embebidas por 20 minutos em solução a 3%.

Alguns jardineiros usam a droga Fitosporin-M. Este método é mais eficaz. As sementes deverão ser despejadas com uma solução por 30 minutos.

Muitos jardineiros preparam vários remédios caseiros para desinfecção. Portanto, uma tintura com alho seria uma boa opção. Para prepará-lo, é necessário pegar três dentes de alho, pique-os e encha-os com água por um dia (100 ml de líquido). Na composição finalizada, tudo fica encharcado por meia hora.

Estimulação de crescimento

Este tratamento dará a oportunidade de maximizar o vigor de germinação. Isso permite que você acelere esse processo, para obter rebentos fortes como resultado.O procedimento deve ser realizado imediatamente após a desinfecção ou pouco antes do início da germinação.

É melhor embrulhar as sementes em um pano ou colocá-las em um pequeno saco de pano. Os estimulantes mais eficazes são os seguintes:

  • Epin-Extra;
  • Energen;
  • "Zircão".

É necessário diluir a solução estritamente de acordo com as instruções. As substâncias acima são fáceis de encontrar em lojas de jardinagem.

Para estimular o crescimento, é permitido o uso de diferentes componentes biológicos, eles também irão melhorar a germinação. O suco de babosa é uma boa opção, é misturado com água (proporção de 1: 1). O material da semente é colocado na solução acabada, lá deve ser deixado por um dia. É melhor colocar as folhas de babosa na geladeira por 10-12 dias antes para maximizar a eficiência.

O mel também pode servir. Nesse caso, é necessário encher o copo com água levemente aquecida, adicionar 1 colher de chá de mel ali. Lá você precisará embeber as sementes, elas são deixadas por 5-6 horas.

A cinza de madeira também é adequada para processamento. Uma colher de sopa de cinzas é diluída em um copo com líquido fervido. Nessa forma, a mistura é infundida por dois dias. Depois disso, o material de plantio é embebido nele por 5 a 6 horas.

Lembre-se que depois de processar as sementes nessa substância, é estritamente proibido lavá-las com água. É melhor plantá-los imediatamente no solo ou enviá-los para a germinação.

Germinação

Após a desinfecção e imersão no estimulador, as sementes estarão totalmente prontas para a semeadura. Mas muitos jardineiros, após esses procedimentos, enviam sementes para germinação.

Nesse caso, um pedaço de tecido é primeiro preparado. É embebido em água fervida limpa. As sementes são cuidadosamente embrulhadas em um pano. O pacote é colocado em um pequeno pires. Além disso, tudo isso é coberto com uma fina película, desta forma, a semente é colocada no armário da cozinha. Será necessário retirar periodicamente o filme e a camada de tecido para ventilar o material. Você também precisa monitorar constantemente o nível de umidade.

O monitoramento diário também é necessário para verificar se os primeiros brotos apareceram. Lembre-se de que as sementes germinadas são especialmente suscetíveis a lesões durante o plantio. Depois de germinar, são imediatamente semeados em caixas de mudas cheias de solo úmido para vasos.

Endurecimento

No processo de preparação da semente, recomenda-se realizar o procedimento de endurecimento. Isso é especialmente verdadeiro para variedades termofílicas. A exposição ao ar frio fortalecerá a imunidade da planta. A vegetação endurecida será capaz de resistir a vários fatores naturais adversos e doenças.

Para realizar este procedimento, você precisará pegar um pano e umedecê-lo com água. A semente é envolvida nele, tudo isso é coberto com uma tampa e desta forma é colocado na prateleira superior da câmara frigorífica.

Durante o processo de endurecimento, é necessário realizar uma alternância contrastante, em que o tecido com sementes ficará 12 horas na geladeira, e 12 horas dentro de casa à temperatura ambiente.

Após 6-7 dias, as sementes de berinjela processadas são semeadas no solo preparado.

Às vezes, durante a preparação, o borbulhamento também é realizado. Um compressor de aquário é usado para isso. As sementes são cuidadosamente colocadas em um recipiente, que é preenchido com 2/3 partes de água limpa e aquecida. Depois disso, a mangueira é baixada até lá e o aparelho é ligado.

Se você precisar processar várias variedades ao mesmo tempo, use uma sacola de pano para cada uma delas. Se você quiser economizar seu tempo, o promotor de crescimento só pode ser adicionado neste estágio de processamento. A pulverização ajudará a saturar o material com oxigênio, amolecer a casca externa das sementes.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário