Como e como alimentar berinjelas em estufa?
A berinjela é uma cultura exigente que necessita de cuidados especiais e alimentação regular. Você pode alimentar os arbustos que crescem em uma estufa moderna com produtos comerciais e orgânicos. O principal é que as plantas recebam todas as substâncias de que precisam para crescer e se desenvolver.
A necessidade de um procedimento
Alimentar berinjelas em uma estufa de policarbonato permite melhorar a condição das plantas em vários estágios de desenvolvimento. Nos primeiros dias após o plantio, os arbustos são fertilizados para que cresçam mais ativamente. Durante o período de brotamento, eles são alimentados para aumentar o número de ovários. Após o surgimento dos frutos, os arbustos são fertilizados para melhorar o sabor, além de amadurecer as berinjelas.
Essas plantas precisam dos seguintes nutrientes.
- Azoto... Na falta dele, o "azul" cresce muito lentamente. Os arbustos permanecem fracos e pálidos por muito tempo. Muito poucos ovários são formados neles. Se o jardineiro "superalimenta" as plantas com fertilizantes contendo nitrogênio, elas começam a acumular ativamente a massa verde. Mas isso não é nada bom para eles, porque por causa disso, a planta lança menos flores. Portanto, o rendimento da berinjela diminui.
- Potássio... Este elemento torna as plantas mais fortes e mais capazes de se adaptarem mais rapidamente às mudanças de temperatura. Determinar uma deficiência de potássio é bastante simples. A folhagem das plantas começa a esticar para cima, os ovários e as flores caem dos arbustos. Além disso, podem aparecer manchas escuras na folhagem. Tendo notado esses sinais, os arbustos devem ser alimentados com qualquer fertilizante que contenha potássio.
- Fósforo... O uso de curativos que contenham esse elemento acelera o processo de amadurecimento dos frutos. Se a planta carece de fósforo, os "azuis" retardam seu crescimento. Além disso, os frutos ainda permanecem pequenos após o amadurecimento.
Além desses elementos essenciais, a berinjela também precisa de manganês, boro e ferro. Se os arbustos não tiverem quantidade suficiente, a folhagem torna-se mais letárgica, amarelece e seca. Tudo isso afeta negativamente não apenas a condição dos arbustos, mas também o sabor da fruta.
Visão geral de fertilizantes
Você pode usar diferentes opções de fertilizantes para alimentar camas de berinjela.
Mineral
Esses curativos são adequados para iniciantes e jardineiros experientes. Eles preferem fertilizar berinjelas com os produtos listados abaixo.
- Nitrato de amônio... É um dos fertilizantes de nitrogênio mais populares. A sua utilização tem um grande efeito no estado da folhagem e dos ovários. Portanto, é usado se os arbustos não crescerem.
- Uréia... O uso de uréia também ajuda a acelerar o crescimento dos arbustos. Recomenda-se diluir em água morna antes de usar.
- Sulfato de amônia. Este remédio é usado principalmente na primavera. Ele contém uma grande quantidade de nitrogênio. Este produto pode ser bem misturado com esterco. Vale a pena preparar tal cobertura imediatamente antes de aplicá-la no solo.
- Nitrato de potássio... Este ingrediente é comumente usado no processo de floração. Ele contém não apenas potássio, mas também uma pequena quantidade de nitrogênio. Portanto, não vale a pena usá-lo para alimentar plantas verdes durante o período de frutificação.
- Superfosfato... Esta cobertura deve ser usada para cultivo do solo apenas se não for muito ácida. Recomenda-se introduzi-lo nas fases posteriores do desenvolvimento da planta.
Para não agredir os arbustos, é preciso aplicar os curativos com cuidado, sem violar as dosagens.
Orgânico
O uso de fertilizantes orgânicos tem um efeito positivo no estado dos arbustos. Essas formulações também melhoram a qualidade do solo. Você pode alimentar as plantas com os seguintes fertilizantes.
- Estrume... Estrume podre é usado para processar o local. É misturado com água na proporção de 1 para 10. Após a mistura dos ingredientes, o recipiente com a futura alimentação é enviado para infusão por vários dias. Vale a pena adicionar este produto somente pelo método foliar.
- Excrementos de pássaros. Este fertilizante "azul" também adoro. Para seu preparo, o produto é diluído na proporção de 1 para 20. Imediatamente após o preparo, a solução também é enviada para local escuro por 7 dias.
- Infusão de ervas. No cerne desse molho de cobertura está estrume ou frango. O produto selecionado é diluído em água e, em seguida, ervas daninhas finamente picadas são adicionadas ao recipiente. Uma pequena quantidade de cinza seca também pode ser adicionada lá. É diluído em água nas mesmas proporções do frango. Insista em tal produto por uma semana. Antes de usar, a solução é certamente diluída.
Esses curativos simples são geralmente aplicados nos canteiros do jardim na primeira metade da temporada.
Drogas especiais
Adequado para alimentação de berinjelas e fertilizantes complexos... Os produtos mais populares usados para fertilizar arbustos em uma estufa são "Kemira" e "Ideal"... Eles contêm todos os nutrientes de que as plantas precisam para o crescimento e desenvolvimento normais.
Como fertilizantes minerais convencionais, fertilizantes complexos devem ser usados com cuidado. É muito importante observar a dosagem para não prejudicar as plantas. Uma superabundância de nutrientes afeta negativamente a condição dos arbustos.
Remédios populares
Os jardineiros que preferem cultivar vegetais em sua área sem "química" costumam usar vários remédios populares para processar as plantas. Os produtos a seguir são mais adequados para fertilizar berinjelas em uma estufa.
- Cinza pura... Muitas plantas são alimentadas com este produto. Para a preparação de vários curativos, geralmente são utilizadas cinzas deixadas após a queima de galhos e folhagens. É introduzido no solo seco e como parte de uma solução. Para obtê-la, 500 gramas de cinzas são diluídas em um balde de água morna e bem sedimentada. A composição é infundida por um dia. Depois disso, ele precisa ser filtrado. O fertilizante resultante é usado para tratar arbustos em sua forma pura. Se as plantas precisam ser alimentadas com uma folha, você precisa usar o dobro de água para preparar a solução.
- Iodo... Este é outro produto acessível que você pode comprar em qualquer farmácia. Uma solução baseada neste produto satura o solo com oligoelementos úteis e também protege as plantas de doenças e pragas comuns. Preparar esse remédio é muito simples. Apenas algumas gotas de iodo são adicionadas a um balde de água. O produto resultante é usado para regar as plantas diretamente na raiz. Borrifar os arbustos com esse produto pode causar queimaduras na folhagem.
- Fermento... O fermento cru é mais comumente usado para processar berinjela. Um quilo do produto é diluído em cinco litros de água. Definitivamente deveria estar quente. O recipiente com a solução resultante é deixado em um local quente por um dia. É diluído antes de usar. Se não houver tempo para preparar essa solução, o jardineiro pode usar fermento seco para preparar o fertilizante. Um saco de tal produto é diluído em um balde de água morna. Para aumentar o efeito, um pouco de açúcar também é adicionado ao recipiente. O produto é infundido por duas horas. Fertilizantes de fermento não podem ser usados mais do que duas vezes durante toda a temporada. Só vale a pena fazer esses curativos se o ambiente estiver quente o suficiente.
- Peles de banana. As cascas de banana podem ser usadas para alimentar suas plantas para obter potássio suficiente. Eles precisam ser colocados em um recipiente com água.É necessário infundir o produto dentro de 2-3 dias. Depois disso, o fertilizante deve ser filtrado e usado para alimentar uma pequena área com berinjelas.
- Infusão de ervas. Qualquer erva daninha pode ser usada para cozinhar. Um quilo de verduras é despejado em 20 litros de água. Às vezes, meio copo de cinza seca é adicionado lá. A mistura resultante é infundida por 8-9 dias. Depois disso, a composição é usada para regar as plantas na raiz. O curativo foliar com tal meio não deve ser realizado.
- Chá de composto... Este remédio ajuda a restaurar plantas enfraquecidas muito rapidamente. Para a sua preparação, o barril é enchido com composto fresco por um terço. Em seguida, água limpa é despejada no recipiente. O conteúdo do barril é misturado. Depois disso, é deixado em local aquecido por 4-6 dias. De vez em quando, a composição deve ser mexida. Coe antes de usar. A cobertura líquida é usada para regar as raízes imediatamente após a preparação.
Todos esses curativos são testados pelo tempo. Portanto, não há dúvida sobre sua eficácia.
Estágios de aplicação
Como regra, ao fazer vários curativos, os jardineiros são guiados pelas fases de desenvolvimento da planta. Em média, as berinjelas são alimentadas três vezes por temporada.
- Após o desembarque em um novo local. A primeira alimentação é realizada duas semanas após o transplante das mudas verdes para os canteiros. Antes, a fertilização não valia a pena, pois nessa época as raízes das berinjelas ainda não tiveram tempo de se adaptar às novas condições de crescimento. Nesta fase, os arbustos são tratados com fertilizantes complexos. O melhor de tudo é que as plantas verdes jovens percebem a alimentação foliar.
- Antes da floração. Para que os ovários se formem nos arbustos mais rapidamente, as berinjelas também precisam ser fertilizadas. Para tanto, utiliza-se a fertilização com potássio e fósforo. O segundo deve ser adicionado não antes de 10 dias após o primeiro.
- Durante a frutificação. Durante a formação dos frutos, os arbustos também precisam de fósforo. Eles também precisam de potássio. O uso de tais fertilizantes pode melhorar significativamente a qualidade da fruta.
Usando este esquema simples, você pode fornecer às plantas tudo de que precisam para o desenvolvimento normal. Se os arbustos crescem em uma área com solo pobre, você terá que alimentar as berinjelas com mais frequência. Isso precisará ser feito, com foco no aparecimento de plantas jovens.
Se você fizer tudo certo, a berinjela vai crescer bem e deliciar os donos do sítio com frutas grandes e saborosas.
O comentário foi enviado com sucesso.