Como e como alimentar berinjelas?
A berinjela é uma cultura bastante exigente que precisa de alimentação regular. Não apenas a saúde das plantas, mas também seu rendimento depende da escolha dos fertilizantes e do momento de sua aplicação.
Visão geral de fertilizantes
Os jardineiros modernos têm uma grande seleção de fertilizantes diferentes. Os arbustos podem ser alimentados com curativos comprados e remédios populares.
Mineral
Esses fertilizantes devem ser aplicados no solo seguindo rigorosamente as instruções da embalagem. Você pode alimentar berinjelas com os seguintes produtos.
- Nitrato de amônio... Esta cobertura satura rapidamente o solo com nitrogênio. Portanto, deve ser usado na primeira metade do verão. Este fertilizante não deve ser misturado com uréia. Mas pode ser combinado com farinha fosfórica.
- Uréia... Este curativo também é nitrogênio. A uréia da berinjela pode ser usada seca. Mas na maioria das vezes os grânulos secos são diluídos em água morna antes do uso. Não misture ureia com cinzas.
- Sulfato de amônia. Os jardineiros usam este fertilizante para a alimentação das plantas na primavera. Ele contém uma grande quantidade de nitrogênio. Normalmente, esse produto é adicionado a soluções de estrume. Isso é feito antes de fertilizar o solo.
- Nitrato de cálcio... Este produto pode ser usado durante a floração ativa da berinjela. Ele contém nitrogênio e potássio. Portanto, a introdução de tal alimentação estimula a floração mais ativa dos arbustos.
- Superfosfato... Alimentar as plantas com superfosfato em um curto espaço de tempo enriquece o solo com fósforo. Mas vale a pena usar esses fertilizantes apenas se o solo não estiver acidificado.
- Sulfato de potássio. Este é um dos curativos de potássio mais populares. Você pode alimentar as plantas com sulfato a qualquer momento. O produto vai bem com fertilizantes contendo nitrogênio.
Ao trabalhar com essas alimentações, é muito importante seguir a dosagem correta. Nesse caso, as plantas receberão todos os nutrientes importantes sem serem afetadas.
Orgânico
Esses curativos são bons porque têm um efeito positivo não apenas no crescimento e na produtividade das berinjelas, mas também nas condições do solo em que crescem.
- Excrementos de pássaros. Na maioria das vezes, excrementos de galinha são usados para alimentar berinjelas. Ele contém uma grande quantidade de nutrientes. Uma solução de esterco de galinha aumenta a imunidade das plantas e também estimula o processo de amadurecimento de berinjelas jovens. É impossível utilizar o produto na forma concentrada para alimentação. Isso danificará gravemente as raízes das plantas jovens. Antes do uso, o produto seco é diluído em água morna na proporção de 1 para 20. O recipiente com a solução é deixado em local aquecido por vários dias.
Em vez de excrementos de frango frescos, os produtores também podem usar um produto peletizado. Você pode comprá-lo na maioria das lojas especializadas. Dilua os grânulos secos em água morna seguindo as instruções da embalagem. Depois disso, a solução é usada imediatamente para regar.
- Composto... A maioria dos jardineiros está tentando equipar uma fossa de compostagem em seu local. Ervas daninhas, folhagens, resíduos de plantas e alimentos podem ser armazenados ali. Ao longo de vários meses, o conteúdo dessa cova apodrece lentamente. O composto preparado pode ser usado para alimentar muitas plantas. Berinjelas também adoram. Normalmente, o composto é depositado no solo no processo de preparação do local para o plantio de mudas.Como regra, um composto bem podre de dois anos é usado para esse propósito. O chá de composto também é bom para a alimentação de plantas. Para prepará-lo, são colocados no compressor 3 litros de água e uma pequena quantidade de qualquer adoçante. Na maioria das vezes, açúcar ou xarope são usados para essa finalidade. Adicione 70 gramas de composto ao recipiente com a solução. Os tubos do compressor são então colocados na água. O sistema de aeração fica ligado por 12-20 horas.
O chá de composto preparado deve ser usado para regar as plantas imediatamente.
- Biohumus... Este produto tem muito em comum com o anterior. A diferença está no fato de que aqui o biohumus serve como matéria-prima que as minhocas processam. O vermicomposto tem uma textura mais solta e permanece no solo por mais tempo.
O produto é introduzido no solo durante o processo de escavação. É recomendável fazer isso a cada poucos anos.
- Verbasco... Berinjelas, como outras hortaliças, não podem ser alimentadas com esterco fresco. Este produto está muito concentrado. O esterco é diluído em água morna na proporção de 1 para 10. O produto final é infundido por uma semana. Alguns jardineiros preferem preparar uma solução com esterco e grama. Eles são misturados em proporções iguais e, em seguida, despejados em água morna.
Antes de usar, essa solução é diluída em uma proporção de 1 para 3. Você pode usar este produto para irrigação imediatamente após a preparação.
- Fertilizantes verdes... Este produto é geralmente usado para alimentar plantas jovens. Após a aplicação, os arbustos ficam verdes e crescem imediatamente. Normalmente, para preparar uma infusão útil, as ervas daninhas jovens são picadas finamente e colocadas em um grande barril e, em seguida, enchidas com água. Os produtos são misturados na proporção de 1 para 2. O barril é imediatamente coberto com uma tampa e encaminhado para um local aquecido. Lá o produto começa a fermentar. Uma semana após a preparação, a solução deve ser filtrada e usada conforme as instruções. Antes do uso, a solução é geralmente diluída em água na proporção de 1 para 10.
Todos esses fertilizantes são fáceis de preparar, mesmo para um iniciante. Tal cobertura acaba sendo orçamentária e muito útil para plantas saudáveis e enfraquecidas.
Complexo
Adequado para alimentação de berinjelas e produtos complexos. Eles geralmente contêm vários oligoelementos de uma vez. Esses curativos são ótimos para jardineiros novatos.
Para fertilizar as plantas, você pode usar qualquer fertilizante adquirido. O principal é fazer com cuidado e observar sempre a dosagem. O excesso de nutrientes não é menos perigoso para as plantas do que a falta deles.
Remédios populares
Adequado para fertilizar berinjelas e remédios populares. Jardineiros novatos devem prestar atenção aos seguintes produtos.
- Ácido bórico. Este produto pode ser adquirido em qualquer farmácia. A fertilização de plantas verdes com ácido bórico ajuda a aumentar o número de ovários nos arbustos, acelera o crescimento das plantas e melhora o sabor da fruta. Para preparar uma solução concentrada para o tratamento de um local, 10 gramas de pó são diluídos em dez litros de água quente. O produto é então usado para pulverizar plantas jovens.
- Cinza... A cinza pura contém uma grande quantidade de nutrientes. O uso deste produto ajuda a melhorar a qualidade do solo. Além disso, as cinzas protegem as plantas de várias pragas e doenças. Para alimentar berinjelas, uma solução padrão de cinzas é geralmente usada. Para prepará-lo, meio quilo de cinza é diluído em um litro de água morna. Em seguida, adicione o líquido frio ao recipiente. Ao final, o recipiente deve conter 10 litros do produto. Ele precisa ser enviado para um lugar quente por um dia. Antes do uso, a infusão deve ser bem filtrada e utilizada para alimentação foliar. Você pode alimentar as plantas com cinzas várias vezes em três meses de verão.
- Amônia... O uso de amônia promove o rápido crescimento da massa verde e das flores.Para preparar uma solução, 3 colheres de sopa de amônia devem ser diluídas em 10 litros de água morna. Vale a pena processar as berinjelas com essa solução imediatamente após seu preparo. A cobertura com amônia também pode ser usada se a folhagem começou a amarelar ou enrolar. Isso ajudará a salvar as plantas e aumentar seu rendimento.
- Iodo... Este produto farmacêutico é geralmente usado para tratar mudas jovens. O produto acelera o crescimento da berinjela, além de protegê-la de diversas doenças e insetos perigosos. Para preparar uma solução, 2 gotas de iodo são diluídas em três litros de água. O produto acabado é derramado sob as raízes das plantas.
- Fermento... No trabalho, você pode usar fermento fresco e seco ou compactado. Na maioria das vezes, uma solução concentrada simples é usada para alimentar as plantas. Para prepará-lo, um quilo de fermento cru fresco é diluído em cinco litros de água aquecida. A solução é insistida durante o dia. Antes da alimentação, o líquido com fermento é diluído em água na proporção de 1 para 10. Durante a preparação da alimentação, às vezes adiciona-se ao recipiente com a solução bastante cinza ou ervas daninhas esmagadas. Só vale a pena alimentar arbustos verdes se o tempo lá fora estiver quente o suficiente. É melhor usar fertilizante à noite. Neste momento, o solo está bem aquecido.
- Bananas... As cascas comuns de banana podem ser usadas para fazer uma solução de banana benéfica para plantas jovens e adultas. Ele satura perfeitamente o solo com potássio. As cascas de duas bananas devem ser despejadas com três litros de água. Um recipiente com casca de banana deve ser enviado para um local aquecido por vários dias. A solução deve ser bem filtrada antes do uso. O produto é utilizado para regar as raízes de plantas jovens.
- Casca de ovo... Este produto é recomendado para ser usado antes do plantio de sementes. Para preparar o fertilizante, a casca seca deve ser bem triturada. Um terço de uma colher de chá do produto é colocado em cada poço. As berinjelas respondem bem a essa fertilização.
- Casca de cebola... Para preparar o molho de cobertura, você precisa coletar a casca de 2-3 cebolas grandes e despejar com um litro de água fervente. O recipiente deve ser coberto com uma tampa e deixado em infusão por dois dias. Depois disso, a solução deve ser filtrada e usada para regar as plantas na raiz.
Se desejar, os curativos minerais podem ser combinados com os orgânicos. Isso só vai beneficiar as plantas.
Como entender o que falta na planta?
Jardineiros experientes podem determinar facilmente o que falta às plantas, concentrando-se apenas na aparência de suas folhas. Eles são muito sensíveis em berinjelas. O jardineiro deve ser alertado pelos seguintes pontos.
- Amarelecimento... Se as folhas começarem a amarelar nas bordas e as próprias berinjelas não crescerem bem e parecerem fracas, é provável que não tenham potássio suficiente para o desenvolvimento normal. A alimentação oportuna aumenta a imunidade das plantas e as torna mais resistentes à seca.
- Crescimento ascendente. Se a folhagem começa a se esticar ativamente e as flores começam a cair, as plantas precisam de fósforo. O uso oportuno de alimentação com fósforo contribuirá para o rápido crescimento e fortalecimento dos ovários, bem como das raízes da berinjela.
- Folhagem pálida. Se as folhas brilharem e ficarem letárgicas, a planta está com falta de nitrogênio. Os ovários nesses arbustos se formam mais lentamente.
Aprender a perceber os sinais de deficiência de nutrientes essenciais é bastante simples. O principal é inspecionar regularmente os canteiros de berinjela e não deixá-los sem vigilância.
Métodos de aplicação
A berinjela, como a maioria das plantas de jardim e horticultura, é alimentada pela raiz ou pela folha. Na maioria das vezes, os jardineiros alimentam as plantas com raízes. Soluções líquidas são geralmente usadas para processamento. Para não queimar as raízes da berinjela, o tempero de cima deve ser combinado com rega. Usando soluções concentradas destinadas ao tratamento de raízes, não deixe que as gotas caiam na folhagem.Vale a pena alimentar as plantas dessa maneira pela manhã ou ao anoitecer.
O curativo foliar é usado se a berinjela precisar ser reanimada rapidamente. Se feito corretamente, os nutrientes chegarão às raízes da planta mais rapidamente. Soluções menos concentradas são usadas para borrifar a berinjela na folha. Também é recomendável processar plantas com esses produtos à noite. Se o procedimento for realizado durante o dia, você pode queimar acidentalmente a delicada folhagem da berinjela.
Esquema de alimentação
Recomenda-se alimentar as berinjelas várias vezes por temporada. Isso deve ser feito de acordo com um determinado esquema.
Para o crescimento
O primeiro passo é alimentar as mudas jovens cultivadas em casa. As mudas devem ser fertilizadas 14-18 dias após o aparecimento dos primeiros rebentos. É melhor usar fertilizantes orgânicos para esse propósito.
É muito importante que contenham uma grande quantidade de nitrogênio. A primeira alimentação é importante para o rápido crescimento e desenvolvimento adequado das mudas jovens.
Depois da escolha
A segunda alimentação também é realizada na primavera. Depois que as primeiras folhas verdadeiras aparecem nas mudas, elas devem ser mergulhadas. Isso geralmente acontece 18-28 dias após a germinação.
Uma semana após a colheita, as mudas precisam ser bem alimentadas. Para isso, uma solução de esterco ou uréia é útil. Produtos complexos também são usados para alimentar as plantas nesta fase. Pode ser "Kemira" ou "Ideal".
Após o desembarque
É muito importante alimentar a planta após o plantio em um novo local. Ao cultivar berinjela ao ar livre, as plantas são fertilizadas várias vezes por temporada.
- Antes da floração. Em junho ou maio, após o plantio de mudas em campo aberto, elas devem ser alimentadas. Nesta fase, são usados agentes contendo nitrogênio. Não vale a pena alimentar as plantas antes. Na verdade, até que as raízes se adaptem ao novo ambiente, elas serão incapazes de absorver todos os nutrientes de que precisam.
- Durante a brotação. As plantas que florescem são recomendadas para serem alimentadas com fertilizantes orgânicos com potássio e fósforo. O uso de tais produtos ajuda a aumentar o número de ovários e, portanto, a produção de plantas.
- Durante a frutificação... Para melhorar o sabor da fruta, você pode usar cobertura com potássio e fósforo. Este procedimento também ajudará a estender o período de frutificação do "azul".
Você não deve alimentar as plantas com mais freqüência do que deveria.
Dicas úteis
Os segredos de pessoas mais experientes ajudarão os jardineiros novatos a cultivar plantas saudáveis em sua área.
- Todos os fertilizantes devem ser usados na dosagem. Mesmo os jardineiros ocupados não devem aplicar muito fertilizante no solo de uma vez.
- Se o solo do local for ruim, recomenda-se aumentar o número de procedimentos realizados. Mas é absolutamente impossível aumentar a concentração da solução.
- Não alimente plantas em climas quentes. Isso só vai machucá-los. Via de regra, a alimentação é adiada para a noite.
- Ao usar agentes químicos para tratar as camas, você precisa trabalhar com eles em luvas de proteção.
Se feito corretamente, os arbustos jovens serão saudáveis e fortes, e a produção de berinjela será grande.
O comentário foi enviado com sucesso.