Quando e como plantar berinjelas para mudas?

Contente
  1. Tâmaras de semeadura
  2. Preparação
  3. Métodos de pouso
  4. As nuances do cuidado posterior

A berinjela é um vegetal comum, popular entre os jardineiros domésticos de vários níveis. No contexto do clima do país, a berinjela só pode ser cultivada com sucesso por meio de mudas. É importante não só determinar com precisão a época ideal de plantio, levando em consideração a região, mas também preparar sementes, solo, recipientes ou outros recipientes com competência. Um ponto igualmente sério é cultivar mudas e cuidar delas.

Tâmaras de semeadura

Você pode escolher dias favoráveis ​​para plantar berinjela para mudas em casa de acordo com diferentes critérios. Uma vez que este vegetal pertence aos termofílicos e a estação de crescimento é longa, você precisa abordar com responsabilidade alguns fatores. As condições da casa são adequadas para o cultivo de mudas de qualidade, mas você precisa saber exatamente quando é melhor começar a semear a semente. O fato é que datas muito precoces e tardias levarão a uma deterioração na qualidade das mudas e uma diminuição na produtividade em geral.

A planta amadurece muito cedo para ser plantada em terreno aberto ou não terá tempo de se desenvolver antes do outono.

Na Rússia, a época de semeadura convencional é de um mês e meio a dois meses antes do fim da geada. É necessário avaliar a maturação da variedade, o clima da região, as condições climáticas da estação. Em relação às regiões, as seguintes datas de plantio condicionais são recomendadas:

  • no Kuban, Adygea e outras regiões do sul, as sementes são semeadas em fevereiro, até o dia 15;
  • na faixa do meio (na região de Moscou, região do Volga), o procedimento começa no final de fevereiro ou março;
  • nos Urais, as datas ótimas variam da primeira semana de março até o dia 20 do mesmo mês;
  • na Sibéria, o período muda para a segunda quinzena de março - abril.

Não se esqueça que o mês de plantio de mudas em um apartamento também deve levar em consideração a taxa de amadurecimento da variedade:

  • as primeiras variedades demoram até 65 dias;
  • amadurecimento médio apto em até 70 dias;
  • variedades tardias - até 80 dias.

Também vale a pena tirar um certo número de dias, levando em consideração a transferência para uma área aberta ou estufa:

  • período de germinação do material - de 7 a 25 dias;
  • período de adaptação após a colheita - de 5 a 10 dias;
  • maturidade das mudas acabadas - de 2 meses a 80 dias.

O calendário lunar é outro marco usado pelos jardineiros. Por exemplo, não semeie material em dias de lua cheia ou lua nova.

Preparação

Depois que a data for selecionada, você precisa se preparar para o plantio de sementes de berinjela. Um recipiente ou outro recipiente, mistura de solo e as próprias sementes estão sendo preparados.

Capacidade

A escolha é grande o suficiente. Você pode usar copos de plástico comuns, mas primeiro você tem que enxaguá-los em uma solução de manganês... Além disso, as sementes são plantadas em vidros de turfa, comprimidos, cassetes. Observe que o sistema radicular deste vegetal não gosta de colher, portanto, essas opções de recipientes são preferíveis. Na véspera do plantio, o recipiente é preenchido com a mistura de solo e umedecido qualitativamente.

Priming

O solo para este vegetal é solto, fértil, mas leve, com acidez neutra. Substratos prontos são vendidos em lojas especializadas, mas você mesmo pode criar uma mistura de solo. Você precisa se conectar:

  • parte da areia;
  • 4 partes de turfa de várzea;
  • 3 partes de húmus (composto).

O solo é esterilizado, após o que a cinza de madeira é introduzida nele - 1 xícara por 10 litros ou sulfato de potássio - ½ xícara por 10 litros. É importante misturar bem a mistura para que fique homogênea. O solo da berinjela pode ser preparado usando uma receita diferente:

  • 1 parte verbasco apodrecido;
  • 2 terrenos com relva;
  • 8 partes de húmus.

Após o processo de esterilização, são introduzidos superfosfatos e ureia. Independentemente do tipo de solo escolhido, ele deve ser calcinado. Para isso, o solo é determinado em uma estufa por 50 minutos ou colocado em banho-maria durante o mesmo tempo. Você pode usar apenas água fervente. Também é necessário alimentar o solo para o plantio, recomenda-se entrar em um balde:

  • sulfato de amônio - 12 g;
  • superfosfatos ou sal de potássio - 40 g.

A mistura de solo acabada deve repousar por cerca de 2 semanas em um local quente, durante este período as bactérias necessárias para as plantas são formadas nele.

Material de plantio

As sementes são preparadas para o procedimento de plantio em várias etapas.

  • A escolha do material. Recomenda-se comprar sementes em lojas especializadas de renome. Sementes embaladas são a melhor escolha, já passaram por todas as etapas necessárias de processamento, basta semeá-las. É importante levar em consideração as características das variedades e o clima da região.
  • Calibration... Se o material não for processado adequadamente, é necessário separá-lo, removendo todas as sementes pequenas ou insalubres. Em seguida, é realizado um teste de germinação: as sementes são colocadas em uma solução salina, uma composição de 3% é adequada. Tudo o que apareceu terá de ser jogado fora, já que não há embriões necessários dentro. As amostras de fundo são lavadas e secas e devem estar completamente secas.
  • Aquecendo... As sementes preparadas são colocadas em um saco de pano e aquecidas, é mais conveniente fazê-lo em um aquecedor. A temperatura ótima é de cerca de 50 graus, o tempo de procedimento é de cerca de meia hora. Se as baterias estiverem muito quentes, use uma gaze dobrada várias vezes. Ao final do procedimento, a bolsa é imersa em água fria por 3-4 minutos.
  • Endurecimento... O material úmido é colocado no frio por 2 dias, a temperatura ótima é em torno de zero. Depois disso, as sementes são secas.
  • Desinfecção... As sementes podem ser desinfetadas por imersão em solução de manganês a 1% por um quarto de hora.

Não vale a pena prolongar o procedimento no tempo, pois as sementes podem queimar. A redução da desinfecção também não dará o resultado desejado.

  • Estimulação... Depois de tudo isso, as sementes devem ser embebidas em uma solução especial do tipo estimulante. O período de imersão e a concentração dependem da escolha do medicamento, é melhor focar nas informações das instruções.

Métodos de pouso

Após a etapa preparatória, inicia-se o procedimento de plantio, que possui regras próprias. Para plantar corretamente berinjelas para mudas, você precisa decidir sobre o método.

Tradicional

O método mais comum para semear material no solo. É dividido em um método de mergulho e um método de não mergulho. A opção envolvendo um pick subsequente é realizada de acordo com o seguinte algoritmo:

  1. as sementes são colocadas em um recipiente comum, que é preenchido com terra até o topo;
  2. a terra é regada e nesta fase se acomoda, o que dá a distância necessária para umedecimento sem perdas;
  3. sulcos são formados a uma profundidade de cerca de 1 cm;
  4. basta deixar cerca de 3 cm entre as linhas;
  5. a semente é colocada em filas formadas a uma distância de 1,5 cm uma da outra;
  6. o solo é derramado de cima, que é pulverizado com um borrifador;
  7. o recipiente é fechado com um filme, será necessário retirá-lo após o surgimento dos brotos;
  8. periodicamente você precisa regar e ventilar o recipiente;
  9. o transplante para recipientes separados é realizado após a formação de folhas de pleno direito.

Já o procedimento que não envolve mergulho, só difere inicialmente em recipientes separados para cada semente. Pode-se pegar um recipiente comum, mas plantar as sementes a uma distância de 4 cm uma da outra, o espaçamento entre linhas deve ser idêntico. Caso contrário, todos os procedimentos de pouso sem separação são semelhantes aos anteriores.

Em água fervente

Para plantar mudas dessa forma, é preciso cuidar da compra de um recipiente plástico com tampa.

O algoritmo é o seguinte:

  1. solo é introduzido no recipiente, altura - 4 cm;
  2. as sementes são distribuídas no solo de forma que haja 1 a 2 cm entre elas;
  3. em seguida, as sementes são despejadas em água fervente, sem corroer o material e protegendo as mãos de queimaduras;
  4. feche a tampa e coloque o recipiente em local aquecido, após cerca de 3 dias aparecerão brotos.

Sem terra

O método dos sem-terra também é frequentemente usado; em um apartamento, esses métodos são especialmente confortáveis. Mas é importante levar em conta essa nuance: as mudas devem ser transplantadas rapidamente para recipientes individuais. Sem solo, as sementes podem carecer de nutrientes. Na maioria das vezes, as sementes são plantadas em serragem:

  1. a serragem pequena é escaldada com água quente, é necessário deixar repousar 6 minutos, depois retire a água (se não for feito, os óleos essenciais ficarão na base);
  2. a serragem deve ser despejada no recipiente com uma camada de até 4 cm, água aquecida deve ser despejada de forma que seu nível fique no meio da serragem;
  3. deve-se permitir que a base inche (normalmente leva cerca de 3,5 horas), embora às vezes precise ser mexida;
  4. sementes com ligeiro aprofundamento são colocadas na superfície úmida da base;
  5. a distância entre as sementes e as linhas é de um centímetro e meio;
  6. as sementes podem ser polvilhadas com serragem úmida ou não, neste último caso terá que borrifar duas vezes ao dia;
  7. o recipiente é coberto com um filme (pode-se usar vidro) e encaminhado para um local aquecido e iluminado;
  8. quando a folhagem é formada, as mudas são plantadas em recipientes separados.

O segundo método sem terra é realizado em papel higiênico:

  1. o papel é dobrado em várias camadas em um recipiente, impregnado com uma solução aquosa de estimulantes;
  2. as sementes estão localizadas na superfície, cobertas com papel em uma camada;
  3. com o auxílio de um pulverizador, faz-se a pulverização, e o restante das atividades não difere do plantio em serragem.

Para o "caracol"

O método de semeadura de caracol também é bastante difundido. Para formar um "caracol", você pode usar uma folha de polietileno.

O algoritmo de trabalho é o seguinte:

  1. o polietileno é cortado em tiras de dez centímetros, o comprimento é selecionado de acordo com a quantidade de semente (varia em média de 70 cm a um metro);
  2. estende-se a tira, aplica-se terra sobre ela com uma camada de cerca de um centímetro e meio, a camada deve ser calafetada;
  3. a tira é enrolada e presa com elásticos do conjunto de papelaria;
  4. O "caracol" é colocado verticalmente, derramado com água aquecida;
  5. após o assentamento do solo, deve sobrar meio centímetro do topo do espaço livre, o solo pode ser recarregado conforme necessário;
  6. as sementes são plantadas e aprofundadas um pouco, a distância entre elas é de cerca de 4,5 cm, nada menos, senão terá que transplantar separadamente;
  7. um filme de polietileno é colocado em cima, você pode levar um saco normal;
  8. O caracol é colocado em um local quente com boa iluminação;
  9. você precisa ventilar o solo todos os dias, recomenda-se regar conforme a necessidade;
  10. quando as mudas brotam, a película de cima pode ser removida.

Este método permite o plantio sem solo, é substituído por papel higiênico com estimulantes de crescimento.

Em pastilhas de turfa

Este método é bastante confortável e seguro, por isso é muito procurado. Os tabletes de turfa não representam uma ameaça ao meio ambiente, as paredes não impedem o crescimento das raízes e não são ameaçados de deformação. Esta base pode ser armazenada pelo tempo que você quiser. Outras vantagens óbvias - os comprimidos já contêm substâncias estimulantes, foi efectuada a desinfecção, há até componentes anti-stress. Consequentemente, a taxa de germinação com este método é muito alta, não sendo necessária a colheita.

O algoritmo de aterrissagem é o seguinte:

  1. comprimidos maiores que 4 cm são preparados;
  2. eles são colocados em um recipiente fundo, água aquecida é derramada e deixada para inchar;
  3. depois de aumentar ao máximo, o resto da água é removido;
  4. os comprimidos são colocados de cabeça para baixo para a introdução da semente;
  5. as sementes não podem ser processadas adicionalmente, pois os recipientes já passaram por todos os procedimentos necessários;
  6. algumas sementes são introduzidas nas reentrâncias, são mergulhadas na turfa, os buracos são fechados;
  7. em seguida, os comprimidos são colocados em um recipiente com paredes transparentes e orifícios para drenagem;
  8. um filme de polietileno é colocado no topo, o recipiente é colocado em um palete;
  9. o melhor é instalar o recipiente em local bem iluminado, em local aquecido;
  10. o solo é ventilado todos os dias, umedecido periodicamente.

Em cassetes

Outra forma eficaz de formar mudas. É ideal selecionar um cassete com grandes compartimentos, então não há necessidade de escolha.

Algoritmo de ações:

  1. o cassete é colocado em um palete, a mistura de solo é introduzida nos compartimentos e completamente umedecida;
  2. as sementes são colocadas no centro das células, isso pode ser feito com um bastão de madeira;
  3. o material se aprofunda alguns centímetros, os buracos adormecem;
  4. você pode cobrir o recipiente com qualquer material transparente, após o qual é colocado em um local quente;
  5. se as células do cassete forem pequenas, será necessário transplantar as mudas com um torrão de terra em recipientes separados.

As nuances do cuidado posterior

O cultivo de mudas de berinjela tem uma série de nuances que devem ser conhecidas e implementadas.

Regime de temperatura

Depois que as mudas aparecem, elas são abertas, você também precisa tentar baixar a temperatura. Durante o dia, o modo ideal é cerca de 15 graus, à noite - cerca de 11, para que o sistema radicular seja forte neste estágio. Se a temperatura estiver alta, as mudas crescerão em altura muito rapidamente. Após 7 dias, você pode aumentar a temperatura para 26 durante o dia e cerca de 13 à noite. Certifique-se de que a temperatura seja diferente durante o dia e a noite, caso contrário os brotos não se acostumarão com as condições naturais.

Periodicamente, os recipientes são virados e, em caso de muito ar seco, um filme de polietileno ajudará.

Iluminação

No meio da primavera, os recipientes com mudas terão luz solar suficiente quando colocados no parapeito de uma janela. Mas se o pouso foi realizado no inverno, é preciso cuidar de um dispositivo de luz adicional. As horas de luz do dia necessárias para os brotos não podem ser inferiores a 12 horas. Conseqüentemente, você precisa ligar o fitolamp pelo tempo que estiver faltando. Durante os primeiros três dias, recomenda-se não desligar o dispositivo de iluminação de forma alguma, deixando-o durante a noite. O fitolampo é instalado a 50 cm dos brotos. Dispositivos do tipo fluorescente e LED são excelentes. O principal é que haja potência suficiente para toda a superfície das mudas.

Hidratante

A rega oportuna é outro procedimento importante que garante o desenvolvimento saudável das mudas. A hidratação deve ser realizada regularmente e não poupar umidade.... O solo deve ser constantemente umedecido, a secura do solo não deve ser permitida. Se houver pouca umidade, os troncos começarão a ficar rígidos com o tempo. O resultado é um baixo nível de rendimento.

Por outro lado, não molhe o solo em demasia, pois provoca o desenvolvimento de bolores e outras doenças. A melhor maneira de irrigar é borrifar com água previamente decantada de um borrifador. Água fria não pode ser usada. O afrouxamento é realizado após a rega, com extremo cuidado.

Fertilizante

A cobertura é aplicada no solo inicialmente no plantio, mas não é suficiente. Depois de uma semana e meia, é preciso alimentar os brotos caso eles não mergulhem. Se o procedimento de colheita for necessário, as plantas são alimentadas depois dele. As mudas são fertilizadas com “Kristalon” diluído em água. Após a alimentação, as plantas são umedecidas, caso contrário, as raízes podem ser queimadas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário