Por que as folhas de berinjela murcham e o que fazer a respeito?

Contente
  1. Sinais
  2. Causas
  3. Métodos de controle
  4. Profilaxia

Qualquer pessoa que chame a berinjela de planta mimada não está tão enganada. Ou melhor, essa cultura exige um cuidado mais delicado, mas o trabalho vale uma boa colheita de "azuis". A resposta oportuna aos problemas que surgem no decurso do crescimento e desenvolvimento da planta irá salvá-lo da perda de safra. E esse problema pode ser, por exemplo, o murchamento das folhas.

Sinais

A berinjela é uma cultura termofílica e muitos problemas surgem se o residente de verão se esquece dela. É muito difícil crescer em climas frios. É necessário adivinhar tanto com a temperatura do solo, como com a temperatura do ar durante o desembarque, e com a regulação da composição do solo. Quando as folhas maduras ficam amarelas e caem, não é tão assustador. Mas se as folhas das mudas murcharem, é preciso soar o alarme.

Se pontos amarelos ou áreas ou pontas amareladas inteiras forem vistos na lâmina foliar, isso significa que a planta sofreu uma queimadura de sol. É difícil confundir este signo com outro: uma folha murcha perde sua vitalidade literalmente diante de nossos olhos. Além disso, as folhas podem ficar amarelas, as de baixo enrolar e secar, e isso é provavelmente culpa de doenças fúngicas. E o amarelecimento prejudicial à saúde também pode se espalhar ao longo da folha a partir das veias, enquanto as mais baixas se curvam especialmente rapidamente, como se tivessem sido mergulhadas em água fervente - é assim que age, por exemplo, a verticilose, uma doença fúngica perigosa.

Em todo caso, se as folhas secam, se murcham, se caem, uma necessidade urgente de resolver o problema, tentar descobrir qual é o motivo e agir.

Causas

E acontece que existem muitos deles. Muitos deles estão diretamente associados à assistência de analfabetos, a algum tipo de fatores externos ou pragas e doenças. Por que as folhas de berinjela murcham.

  • Falta de nutrição. Mudas que são cultivadas em recipientes compactos na maioria das vezes sofrem desse problema. O crescimento da planta diminui, a folhagem fica amarela ou até branca, as placas da folha inferior começam a secar. E se o jejum for de fósforo, as folhas ficam vermelhas ou marrons.
  • Regime de irrigação violado... É a massa verde que vai desaparecer primeiro. As mudas ficam igualmente doentes com falta de umidade e transbordamento. Se sofrem com a seca, as plantas murcham, enfraquecem, as folhas secam. Ao transbordar, o solo fica azedo, a cultura é atacada por fungos. As berinjelas passam por falta de oxigênio, razão pela qual crescem muito lentamente.
  • Fungos e vírus... Perna-preta, Fusarium e Verticillium são as principais pragas da berinjela. Os fungos geralmente atacam plantas vulneráveis ​​e podem "atacar" durante o mergulho. O fungo geralmente atinge as mudas se a planta sofrer microtrauma, se a parte da raiz ou caule for ferido. Deve ser entendido que os esporos de fungos no solo podem permanecer por décadas. Portanto, se forem encontradas plantas doentes, mudas saudáveis ​​requerem solo renovado.
  • Exposição ao sol desastrosa... Mudas que ficam sob o sol escaldante por um longo tempo são quase cem por cento queimadas para folhas finas. Manchas marrons aparecem nas folhas, as folhas se curvam e secam. Isso geralmente acontece se as mudas estão amadurecendo na varanda ou no peitoril da janela do lado sul, se as berinjelas foram cultivadas sob um fitolampo e lançadas ao solo em uma área ensolarada. Finalmente, se a safra for regada ao meio-dia.
  • Plantar muito cedo em uma estufa ou terreno aberto. Se o plantio for prematuro, a berinjela sofrerá um estresse enorme, sem exagero. As plantas doerão, ficarão fracas e os fungos começarão a atacá-las.E a estação fria é quase sempre uma falta de nutrição e umidade, que é o que as folhas da cultura podem morrer. O fato de as berinjelas terem sido transplantadas precocemente pode ser entendido pelo crescimento lento e pela coloração azulada do caule e do dorso da folha.

A secagem das folhas superiores geralmente indica uma deficiência de nitrogênio.... Embora às vezes seja suficiente, é apenas mal absorvido. Também pode ser devido à falta de cálcio, boro, ferro. As folhas inferiores são afetadas por doenças e cuidados inadequados. Folhas murchas e murchas são quase sempre subalimentação / superalimentação de berinjelas, queda de temperatura, irrigação inadequada, infecção fúngica e viral. E folhas murchas e deformadas freqüentemente falam de falta de luz, excesso de umidade e insetos comendo folhas. Mas se as folhas das plantas secaram imediatamente após o plantio em terreno aberto ou o transplante para uma estufa, então provavelmente foi cedo. Estufas desmontáveis ​​ou abrigos temporários (estamos falando de terreno aberto) ajudarão.

Métodos de controle

Você só precisa remover os fatores que levaram ao problema. Isso, é claro, nem sempre é compreendido imediatamente, o que está errado. Portanto, abaixo está uma lista pela qual você pode verificar, talvez, isso vai revelar a origem das folhas murchas.

Como ajudar as berinjelas.

  • Ajuste o modo de rega - a rega abundante é agradável para as plantas, mas ao mesmo tempo o solo não deve ser inundado. É necessário regar a berinjela apenas com água morna, o sinal para regar é a secagem da terra. No calor, o regime de irrigação fica mais intenso, a água é aplicada exclusivamente na raiz, não deve cair nas folhas.
  • Estabeleça um sistema de alimentação - as primeiras caem na marca de duas semanas após o plantio das mudas no solo. Normalmente são compostos contendo nitrogênio, infusão de excrementos de pássaros. A próxima alimentação será na fase de floração e frutificação, as composições de potássio-fósforo durante este período são especialmente relevantes.
  • Se doenças já foram detectadas, você precisa agir - remédios populares como solução de sabão, cinzas, peróxido de hidrogênio ajudarão... E também drogas populares como Fitosporin e Fundazol.

Isso, talvez, é tudo: se você seguir essas regras de cuidado, as plantas devem crescer mais fortes e desenvolver-se perfeitamente. E para não esperar o aparecimento de sintomas alarmantes, é necessário ativar o modo de prevenção do murchamento ainda mais cedo.

Profilaxia

Existem 6 regras básicas, que geralmente são suficientes para prevenir um desastre local.

  • Material de plantio, mesmo selecionado, visualmente forte, saudável, não fará mal tratá-lo com uma solução fraca de manganês antes de enviá-lo para um local de crescimento permanente.
  • Para plantar berinjelas não ao acaso, mas em solo bom e saudável, você precisa ter certeza de sua qualidade... Talvez compre um já pronto. Se não houver essa opção, você pode inflamar a terra no forno, derramar com desinfetantes.
  • Afrouxar o terreno onde crescem as mudas, podar e replantar as plantas pode ser feito com uma ferramenta extremamente estéril. Não pegue tesoura ou bisturi de um vizinho da região, não use aquele com que você mesmo cortou o arbusto, mas leve apenas uma ferramenta desinfetada.
  • O padrão de semeadura durante o plantio é uma coisa séria. Muitas vezes acontece que a berinjela murcha devido a um plantio muito próximo.
  • O regime de temperatura e o regime de irrigação são tudo para nós... Se estiver calor e as plantas estiverem em campo aberto, elas devem ser sombreadas. A estufa também é ventilada em tempo hábil (mas sem correntes de ar).
  • Assim que forem encontrados os primeiros sinais da doença na planta, é melhor remover os arbustos infectados imediatamente, e tratar as mudas restantes com drogas antifúngicas ou remédios populares.

Tudo é simples e claro, e você não precisa ser um jardineiro experiente para lidar com uma berinjela travessa. Deixe-os crescer e saborosos!

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário