Tudo sobre o escarlate japonês
Um belo jardim é um investimento sério, não apenas no ambiente imediato, mas também na sua saúde psicológica. Às vezes, para se acalmar ou ganhar forças, basta sentar-se no banco do seu jardim preferido e apreciar a beleza que você criou. E se no jardim existem culturas incrivelmente charmosas como o escarlate japonês, é simplesmente impossível não se inspirar em sua elegância.
Descrição
O escarlate japonês (com um "n" também está correto) é uma planta oriental típica dos jardins do Japão e da China. Mas há muito que foi notado muito além das fronteiras asiáticas. Um arbusto ou árvore é amplamente cultivado em várias regiões da Europa, mas também é comum na América do Norte.
Mas na Rússia essa cultura ainda não é tão popular, embora se tal árvore for encontrada em algum jardim, a impressão será no grau de admiração.
Características botânicas da planta:
- a copa da árvore escarlate é poderosa, larga, de formato piramidal;
- vários troncos são formados na própria base;
- árvore madura tem casca cinza escura com rachaduras;
- os novos rebentos escarlates são bastante castanhos, glabros;
- a raiz é poderosa, central, há muitos ramos no rizoma, localizados próximos à superfície do solo;
- os folhetos são pequenos, cordados, com cerca de 5 a 8 cm de comprimento;
- o lado externo das folhas é verde escuro com um subtom azul, o lado interno é cinza com branco;
- no início da estação de crescimento, as folhas têm uma bela cor rosa com um subtom púrpura, cintilando com um brilho acetinado, no outono tornam-se amarelo-ouro ou mesmo carmesim;
- o que distingue esta árvore das outras é o seu aroma, por isso a planta é frequentemente chamada de "pão de gengibre" (tem realmente um cheiro que lembra a pão de gengibre ou baunilha);
- flores imperceptíveis sem perianto são coletadas em inflorescências racemosas;
- o fruto do escarlate é uma cápsula em forma de vagem com muitas sementes aladas;
- a cultura está crescendo rapidamente;
- a robustez do inverno é inerente a ela, mas se o inverno for rigoroso e ao mesmo tempo sem neve, a árvore pode começar a congelar ligeiramente;
- O escarlate japonês começará a dar frutos apenas aos 15-16 anos;
- a floração da planta não dura mais do que uma semana, desta vez cai em abril-maio;
- os frutos amadurecem no início do outono ou um pouco mais tarde (dependendo do clima).
O carmesim não é uma cultura particularmente exigente. Mas, acima de tudo, ele prefere áreas com boa iluminação, onde não haja ventos fortes (pelo menos haja proteção contra eles).
Se a planta estiver sombreada, não será prejudicial para ela. As colheitas jovens sombreiam nos primeiros anos, caso contrário, os troncos e os rebentos ficam ameaçados de queimadura.
Variedades populares
Podemos dizer que esta planta é relativamente rara, pois não haverá abundância de variedades. Supõe-se que uma vez que o escarlate cresceu em quase todos os lugares, mas a geleira fez seu trabalho e reduziu seriamente a população.
Hoje, existem várias variedades de escarlate japonês.
-
Magnificum (ou roxo magnífico) - característica da ilha de Honshu, prefere crescer em altura, próximo a rios e riachos. Possui casca lisa e ramificações modestas, folhas grandes.
- "Pendula" - e esta é uma variedade chorona de escarlate, que foi criada algumas décadas atrás na América do Norte, que se distingue por galhos caídos. A árvore não é particularmente alta e sua resistência à geada não é tão alta quanto a da forma selvagem.
- "Gearswood Globe" - esta variedade também é cultivada na América do Norte, distingue-se pela sua forma esférica de coroa limpa. É praticamente uma árvore anã, que ainda pode crescer com o tempo.
Se o sonho de transformar o design do site com a ajuda desta árvore não sai mais da sua cabeça, é hora de começar a trabalhar. Eles começam, é claro, com uma aterrissagem competente.
Aterrissagem
Uma planta ornamental criará raízes maravilhosamente em terras férteis e abundantes, que são abundantemente e regularmente saturadas de água. Se a terra não receber água suficiente, a planta vive em um contexto de seca e se comportará de maneira caprichosa. Por exemplo, ele deixará cair uma bela folhagem de uma só vez. O nível de acidez do solo deve ser neutro, o nível de umidade deve ser alto.
Deve-se levar em consideração as peculiaridades do pouso.
- Um lugar. Uma área espaçosa e com boa iluminação é o que esta cultura precisa. Mas se a luz solar direta brilha de manhã à noite, isso também é perigoso, a planta tem medo de queimaduras. No início da estação de crescimento, os raios escaldantes podem destruir a árvore. Portanto, é bem possível plantar uma planta escarlate em sombra parcial, onde haja boa iluminação, mas a árvore não estará constantemente sob a visão da radiação ultravioleta.
- Regras. A cova para a árvore deve ser preparada com antecedência, fertilizada com húmus ou composto (bem podre). Não é necessário aprofundar o colo da raiz, o nível de plantio será o mesmo de antes do transplante. A muda deve ser instalada verticalmente, borrifar com terra, compactar levemente a terra, apertar com o pé. A rega é bastante grande, não menos do que um balde para cada muda.
Nada complicado, obviamente. Nos primeiros dias após o plantio, é preciso controlar o solo, não deixe secar. Então a cultura se recuperará rapidamente após esse estresse e crescerá ativamente.
Cuidado
Sair são alguns pontos especialmente importantes para o crescimento e desenvolvimento de uma cultura. Perder um deles pode arruinar todos os outros esforços.
Rega
A planta escarlate é uma planta que ama a umidade que, na ausência de umidade, pode perder sua folhagem literalmente em um momento. Portanto, é necessário regar regularmente, você precisa ter um cuidado especial com a zona próxima ao caule no tronco - umedeça-a bem. A cobertura morta também não é supérflua. Isso ajudará a proteger o sistema radicular da árvore de gengibre do superaquecimento e, o mais importante, a reter a umidade.
Top curativo
Apenas as árvores jovens precisam disso no momento em que estão cultivando ativamente a vegetação. Complexos especiais com uma baixa porcentagem de nitrogênio serão ideais (caso contrário, os ramos jovens começarão a crescer excessivamente). O nitrogênio em grandes quantidades também é perigoso porque os ramos jovens e de crescimento ativo podem simplesmente não ter tempo de amadurecer antes do tempo frio.
Você precisa planejar o enfeite superior para a primavera, você pode fazer isso no início do verão (até o equador). Em seguida, todo o enfeite superior pára - os galhos devem se tornar lenhosos.
Poda
É suposto cortar o escarlate no início da primavera, antes que os sucos comecem a se mover. É necessário cortar todos os ramos que estão congelados, remover o que as pragas aleijaram de forma irreversível. Você pode dar à coroa a forma desejada aparando - experimente o desenho.
Reprodução
A opção de criação mais simples para o escarlate são as mudas. Você pode cortar galhos verdes em junho ou pelo menos em julho. Eles são colocados na água, na areia úmida ou em um solo nutritivo adequado para envasamento. De antemão, as estacas devem ser mantidas em solução de "Epin" (tanto "Kornevin" como "Heteroauxin" servem). Para a formação de raízes, tais medidas são muito importantes e eficazes.
As estacas devem ser cobertas com sacos de polietileno ou com copos plásticos. Isso cria um ambiente de estufa de alta umidade. Isso também aumenta a formação de raízes.
Em um mês, as mudas vão dar brotos novos, o que significa que a planta está bem enraizada.
Considere como fazer uma árvore crescer a partir de sementes.
- A coleta de sementes está prevista para o início de outubro, sendo imediatamente semeadas em caixa de mudas. Profundidade de plantio - 1-2 cm.
- A caixa é levada para o jardim, coberta por uma camada de folhagem.Isso contribui para a estratificação natural, na primavera cerca de 65-70% das sementes brotarão.
- Quando chega o degelo, a caixa de sementes é liberada do abrigo. Você pode movê-lo para sua casa.
- Você pode fazer a estratificação das sementes na geladeira. Eles são mantidos em um pano úmido natural, que é embalado em uma bolsa.
- Em casa, as mudas se desenvolvem lentamente - isso é absolutamente normal. Quando, finalmente, aparecem 2-3 folhas verdadeiras, as plantas são plantadas em vasos de flores para o crescimento. É necessário transportar a cultura junto com um torrão de barro. Você precisa ter um cuidado especial com a raiz.
As mudas serão enviadas para um local permanente no início do outono. Antes do início do frio intenso, a árvore precisará ser coberta com folhas e galhos de abetos. Mas alguns jardineiros decidem jogar pelo seguro e plantar árvores jovens escarlates apenas na primavera. Você pode fazer isso.
Doenças e pragas
Esta planta tem uma imunidade invejável: pragas e patógenos não a atacam tão ativamente como muitos vizinhos na área. Mas é possível que, se um inimigo externo atingir o escarlate, sejam pulgões. Se for visto em uma árvore, é imperativo remover todas as áreas danificadas. E o uso de inseticidas sistêmicos resolverá radicalmente o problema: a praga vai deixar a árvore.
Se as folhas da árvore estão secando, isso pode ser devido à falta de água. Ou do sol muito ativo, se o escarlate não tiver sombra.
Com cuidado oportuno e sanitização situacional regular das plantações vizinhas, quase não há ameaça para o escarlate.
Uso em paisagismo
Uma sebe vermelha será maravilhosa - não há melhor opção de zoneamento para o local. A árvore não parece menos bonita no desenho da borda. A planta escarlate plantada ao longo dos caminhos e vielas cria uma sebe que se tornará o destaque do território.
No local, o carmesim está em harmonia com a forsítia brilhante, o rododendro majestoso e o buxo verde em todas as estações. Esta árvore é uma ótima vizinha que torna o local único. No entanto, na Rússia, o escarlate ainda é considerado exclusivo, portanto, será uma aquisição vencedora.
E se você quer o outono mais romântico e aconchegante, faz sentido plantar o escarlate em um lindo recipiente. Você obterá uma árvore em um vaso, um pequeno arbusto que pode decorar um terraço, por exemplo, ficar ao lado de uma casa e ser a decoração mais brilhante e incomum para ela. Esse mesmo outono dourado - uma ótima época para jardins - mostrará o escarlate em toda a sua glória.
Uma visão geral do escarlate japonês no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.