Badan com folhas grossas: descrição, plantio e cuidados
Badan de folhas grossas é usado não só na medicina, mas também para decorar o enredo pessoal. Esta planta perene é absolutamente despretensiosa, mas ao mesmo tempo muito atraente.
Peculiaridades
Badan de folhas grossas é uma erva perene. De acordo com a descrição da cultura, a roseta de raiz é formada por placas de folha de couro brilhante de forma arredondada ou semelhante a um coração na aparência. Ela transfere o inverno sob a cobertura de neve. A cor das folhas muda de verde intenso para avermelhado com o tempo.
O comprimento de uma placa é de 3 a 35 centímetros e a largura de 2,5 a 30 centímetros.
As inflorescências são formadas por pequenas flores lilases com uma corola em forma de sino, cujo comprimento é de 4 centímetros. Eles aparecem na junção de abril e maio e se deleitam com sua aparência por um mês ou mais. Os frutos são formados em forma de cápsula seca cheia de sementes lisas e pretas. Amadurecem do final de julho ao início de agosto. O sistema de raízes da baga é rastejante e poderoso.
Seu comprimento pode ser de vários metros e seu diâmetro é de 3,5 cm.
A parte ramificada do rizoma cresce perto da superfície e se torna uma raiz vertical espessa. É impossível não mencionar a presença de um grande número de lobos radiculares. A altura do caule varia de 15 a 50 centímetros, sendo ela própria bastante larga. A superfície do caule é desprovida de cobertura foliar e é pintada com uma tonalidade rosada.
Como planta ornamental, a baga de folhas grossas é usada não apenas em jardins comuns, mas também em jardins de pedra, arbustos e árvores. Como depósito de taninos, a cultura também é utilizada na indústria, por exemplo, para o processamento de lonas ou redes.
Seus rizomas lavados podem ser comidos, as folhas em estado especial são usadas para fazer chá. Claro, há um grande número de opções para usar o badan na medicina.
Como plantar?
O plantio de bergenia de folhas grossas em terreno aberto é realizado sujeito a várias condições. A planta prospera na sombra, na sombra parcial e em áreas claras. No entanto, a exposição direta à luz solar não o afeta da melhor maneira - o arbusto fica mais lento no desenvolvimento e não atinge os resultados de qualidade possíveis. A mesma coisa acontece na sombra absoluta. Devo dizer que badan reage mal ao transplante e, portanto, é necessário que ele escolha um local de residência permanente de forma extremamente deliberada.
Os especialistas recomendam o plantio de lavouras nos lados noroeste, norte ou nordeste dos aterros rochosos. Para o inverno, o badan de folhas grossas precisa de proteção contra o frio, caso contrário, suas folhas congelarão e os caules das flores ficarão pretos. É melhor combinar o solo para a planta de uma parte do gramado e duas partes de uma mistura de areia de rio desinfetada e pequenas pedras. Se você ainda tiver que usar argila, será necessário amassar areia e cascalho nela.
O melhor de tudo é que uma planta herbácea se sente em um gramado leve ou uma mistura de três componentes: areia, húmus (que é substituído por composto) e argila, em proporções iguais.
É importante não esquecer a necessidade de acidez neutra. Badan reage mal à água estagnada, então você deve evitar essas áreas ou fornecer drenagem de alta qualidade. No mesmo local, a cultura consegue viver com sucesso cerca de 10 anos, sem faltar nutrientes. Como já mencionado, ele não responde bem aos transplantes, pois esse procedimento afeta negativamente o estado geral da planta e, consequentemente, a propensão a doenças. Caso não possa dispensar o transplante, deve-se lembrar que após o procedimento as chapas não são cortadas.
Como cuidar bem dele?
Cuidar de incenso de folhas grossas não é muito difícil. A irrigação deve ser regular, mas moderada, pois a planta reage mal à estagnação da umidade. Na primavera, o arbusto deve ser removido dos galhos e folhas do ano anterior, e os brotos muito longos são ligeiramente encurtados. A cobertura deve ser realizada antes e depois da floração - formulações complexas convencionais são adequadas para este propósito. Por exemplo, quando os botões murcharam, depois de esperar algumas semanas, seria apropriado aplicar o fertilizante Kemira Kombi, uma colher de sopa do qual é dissolvida em um balde de água e usada para irrigar 2 metros quadrados.
Se a cultura vive nas zonas extremas do local, os especialistas recomendam não libertá-la da queda de folhas secas. Se deixado no local, então por si só haverá proteção contra a evaporação de líquidos, que, por sua vez, protegerá o sistema radicular de superaquecimento. Nesse caso, quando for necessário livrar-se da folhagem velha para a componente estética da paisagem, terá que fazer cobertura morta e não se esquecer da irrigação... A cultura apresenta boa robustez de inverno, sendo que no outono, via de regra, basta a cobertura morta da zona radicular com o uso de húmus. O fruto de folhas grossas está experimentando geadas devido à vizinhança de árvores e arbustos localizados no lado norte.
Na primavera, após o derretimento da neve, todas as folhas mortas, envelhecidas ou deterioradas são removidas. O mesmo é feito com os pedúnculos "usados" - são retirados imediatamente após a floração, caso não haja necessidade de coleta de sementes.
Métodos de reprodução
Badan reproduz com folhas grossas 4 formas principais: por sementes, estacas, divisão e rebentos de raiz... No entanto, é o primeiro método mais utilizado, por ser considerado o mais eficaz. O segundo mais popular são as estacas - neste caso, as estacas são cortadas de arbustos saudáveis e viáveis. Como material de propagação, é utilizado um pedaço do sistema radicular, que possui 3-5 botões, bem como uma roseta de folhas com um par de três folhas. Eles são plantados em areia, que é melhor colocar em uma estufa especial. Apenas 3-5 cm de profundidade no caule. Em princípio, em algumas situações, você pode simplesmente separar uma parte do rizoma com uma pá e transplantá-la para um novo local e preencher a área desocupada com composto.
Se falamos de sementes, costuma-se colher em setembro. É conveniente armazenar o material seminal da Bergenia de folhas grossas em sacos de papel, assinados com a indicação da variedade e data da colheita. É importante que os sacos sejam mantidos à temperatura ambiente. Em fevereiro, as sementes são colocadas em papel limpo e processadas com vidro eletrificado ou bastão de ebonite, mantendo a altura de 1 centímetro. Esta ação é repetida algumas vezes com agitação constante das sementes.
A essência do procedimento é encontrar amostras vazias ou danificadas que irão aderir ao instrumento.
Em março, você pode começar a cultivar mudas. O solo para isso deve ser preparado com antecedência - no outono. A mistura é composta por húmus e composto, ingeridos em quantidades iguais, enriquecidos com alguns componentes. Como regra, o conteúdo de um balde deve ser enriquecido com dois copos de cinzas de madeira, 20 gramas de sulfato de potássio e 60 gramas de superfosfato. Uma alternativa é uma mistura de estufa vendida em lojas especializadas.Em algum lugar 2-3 semanas antes do plantio, a mistura também é suplementada com turfa ou uma mistura de nutrientes para violetas.
Você pode cultivar mudas em recipientes de madeira ou plástico., equipado com orifícios no fundo e tendo lados baixos. As sementes devem primeiro ser colocadas em uma solução para uma melhor germinação. Para fazer isso, uma colher de sopa de cinzas, uma pitada de sulfato de cobre e uma pitada de ácido bórico são dissolvidos em um litro de água quente. As sementes são colocadas em um saco de gaze, após o qual são mergulhadas no líquido resultante durante a noite. De manhã, eles precisarão ser secos e o solo será despejado com uma solução de permanganato de potássio.
As covas são feitas simplesmente com o dedo, mantendo uma distância igual entre as indentações individuais e não ultrapassando 1 centímetro. As sementes decompostas são polvilhadas com areia fina ou solo, após o que são abundantemente irrigadas. Os recipientes são apertados com película aderente e guardados em local bem aquecido, por exemplo, junto a uma bateria. O plantio de frutos de folhas grossas deve ser regado e ventilado, e então as mudas eclodirão em breve. O aparecimento da primeira é acompanhado pela retirada da película e transferência dos recipientes para a luz.
Na primeira semana, as mudas devem permanecer durante o dia em temperaturas de +13 a +16, e à noite de +11 a +13 graus Celsius. Além disso, a temperatura diurna sobe para 20-22 graus Celsius, e a temperatura noturna aumenta para 18-19 graus. É melhor não regar a plantação, mas borrifar. Quando a primeira folha aparece nos brotos, você pode começar a plantar a baga em recipientes separados.
Doenças e pragas
Uma das vantagens da bergenia de folhas grossas é sua alta resistência a insetos e doenças. No entanto, a não observância das condições da tecnologia agrícola leva ao aparecimento de manchas. Será possível determinar a doença pelo aparecimento de manchas marrons claras, que se tornam mais acinzentadas com o tempo. Além disso, a superfície inferior é "coberta" por uma flor esbranquiçada. Para curá-lo, basta cortar as folhas danificadas e tratar todo o arbusto com líquido bordalês ou "Fundazol".
Como fazer crescer a bergenia de folhas grossas, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.