Badan cordial: descrição, variedades, cultivo, reprodução

Contente
  1. Descrição
  2. Variedades
  3. Plantar e sair
  4. Reprodução
  5. Doenças e pragas
  6. Uso em paisagismo

Decorar um terreno pessoal é o passatempo favorito de todo jardineiro. Cada proprietário do local procura adquirir as mais belas plantas ornamentais para composições verdes. Os floristas recomendam prestar atenção às plantas despretensiosas que requerem atenção mínima. Uma dessas plantas é o incenso de folhas de coração.

Descrição

Badan com folhas de coração é uma erva perene que consiste em grandes folhas brilhantes e flores brancas ou rosa em altas pernas vermelhas. O segundo nome da flor é bereginya cardiofolia (Do latim Bergenia cordifolia), e na vida cotidiana os jardineiros chamam badan de orelha de elefante. A pátria da flor é a Sibéria e as regiões montanhosas de Altai.

A altura máxima de uma planta adulta pode chegar a 50 cm A lâmina foliar coriácea e brilhante é de cor verde escuro e está localizada em longos pecíolos, que se agrupam em uma roseta radicular. Pequenas flores que lembram sinos são coletadas em inflorescências paniculadas e estão localizadas no topo do caule.

O período de floração é a primavera. Após o murchamento das inflorescências, são formadas caixas de sementes, nas quais há sementes alongadas.

Badan com folhas de coração não é apenas uma planta bonita, mas também muito útil. Sua composição química inclui taninos, glicose, frutose, ácido ascórbico e caroteno. As preparações à base de Badan têm as seguintes propriedades:

  • adstringente;
  • vasoconstritor;
  • hemostático;
  • anti-inflamatório;
  • antimicrobiano.

Variedades

O longo e meticuloso trabalho dos criadores provocou o surgimento de variedades híbridas incrivelmente belas de badan com folhas de coração. Floristas recomendam prestar atenção à renovação variedades Doppelganger, Herbstblute, Schneekonigin... Os residentes das regiões do norte vão adorar as espécies tardias resistentes à geada, como Oeschberg e Eroica ("Eroika").

Incrivelmente bonito é grau David, cujas flores são pintadas em um tom rosa profundo, e as folhas ficam vermelhas no outono. Não tem menos beleza e Cultivar Winterglut, cujas inflorescências são coloridas de vermelho escuro.

Floristas que não têm um enredo pessoal definitivamente vão gostar Variedade Biedermeierque pode ser plantado em vasos de flores.

Plantar e sair

Badan é uma planta perene despretensiosa que tolera facilmente baixas temperaturas. A flor se sente mais confortável em áreas sombreadas com uma quantidade moderada de luz solar, que são protegidas de correntes de ar fortes. A luz solar direta afeta negativamente a planta e pode levar a um crescimento mais lento e ao aparecimento de manchas amarelas nas placas das folhas. Os jardineiros novatos devem prestar atenção ao fato de que as plantas cultivadas em plena sombra não serão capazes de formar inflorescências e não agradarão com botões brilhantes e bonitos.

A época mais favorável para o plantio de badan é o final do verão e o início do outono. A flor prefere crescer em canteiros com solo leve e fértil, mas é melhor evitar os pântanos. A umidade excessiva pode provocar o apodrecimento do sistema radicular e a morte da planta. A distância ideal entre as plantas é de 35 cm.

Um plantio mais denso criará condições desfavoráveis ​​para o desenvolvimento do sistema radicular, e as folhas e flores formadas serão pequenas e inexpressivas.

Para enraizar as mudas, é necessário fazer uma cova de plantio que ultrapasse o diâmetro do sistema radicular da flor. Para evitar a deterioração da raiz, é imperativo cobrir o fundo do buraco com material de drenagem, que pode ser argila expandida ou tijolo quebrado. É necessário preencher a cova de plantio com solo constituído por partes iguais de terra, cascalho e areia de rio. As flores plantadas devem ser regadas abundantemente com água limpa e estável.

Badan tem uma atitude negativa em relação a transplantes frequentes e pode crescer em um lugar por pelo menos 10 anos. Para garantir as condições mais confortáveis ​​para o crescimento e desenvolvimento de uma flor, os jardineiros experientes recomendam uma atenção especial ao cuidado dela. Esse processo consiste em um conjunto de procedimentos padrão, que incluem regar e podar a planta, enriquecer o solo com nutrientes, soltar o solo e proteger a flor de parasitas e doenças.

Depois de plantar uma flor, é imperativo cobrir toda a zona da raiz. Este evento impedirá o ressecamento do solo e permitirá a irrigação menos frequente dos espaços verdes. A planta não precisa de muita água, mas o solo deve ser umedecido regularmente e em pequenas porções. Para maximizar o suprimento de oxigênio às flores, é necessário capinar regularmente a área com a retirada simultânea de ervas daninhas, que retiram não só a umidade do solo, mas também micronutrientes.

No final do outono, os especialistas recomendam cortar toda a parte verde acima do solo e, em regiões com condições climáticas desfavoráveis, cobrir os arbustos com material não tecido ou ramos de abeto. Na primavera, é imprescindível realizar podas sanitárias nas áreas verdes, o que ajudará a dar aos arbustos um aspecto bem cuidado.

Para fornecer à planta todos os nutrientes necessários, é necessário enriquecer o solo com fertilizantes minerais ou orgânicos na primavera e no outono. Os jardineiros novatos devem saber que mesmo nas condições mais confortáveis, o badan agradará com belas flores apenas no ano seguinte após o plantio.

Reprodução

Para obter mudas de bagas os seguintes métodos de reprodução podem ser usados:

  • dividindo o mato;
  • crescendo a partir de sementes.

Dividir um arbusto é a forma mais simples e popular de propagação de plantas, para a qual apenas plantas com mais de 5 anos são adequadas. Para dividir o arbusto-mãe, deve-se retirá-lo do solo, depois de regado abundantemente. A divisão do arbusto deve ser realizada apenas com uma ferramenta de jardim afiada. Os especialistas recomendam processar o material de plantio resultante com uma solução de permanganato de potássio. O material de plantio preparado deve ser plantado em covas preparadas e regado em abundância. Este método de criação pode ser realizado durante todo o período de cultivo.

O método de propagação de sementes é mais demorado e trabalhoso, portanto, raramente é usado pelos produtores de flores. O plantio das sementes deve ser feito no final de fevereiro ou início de março. Para implementá-lo, você deve realizar as seguintes atividades:

  • encher recipientes de plantio com solo nutriente;
  • a formação de ranhuras com uma profundidade não superior a 0,5 cm. A distância ideal entre filas é de 3 cm;
  • umedecer o solo com água morna;
  • semeando sementes.

Para acelerar a germinação das sementes, cubra os recipientes com vidro ou filme plástico e coloque-os em um ambiente aquecido e bem iluminado. Para evitar que o solo apodreça, os especialistas recomendam remover regularmente o material protetor. No início de junho, você pode transplantar mudas para um local de crescimento permanente.

Doenças e pragas

Apesar do incenso ser uma planta despretensiosa, muitas vezes sofre de doenças fúngicas, que afetam principalmente a parte verde acima do solo.Os sinais da doença são o aparecimento de manchas marrons e uma borda vermelha na parte superior das folhas e a formação de uma flor branca na parte inferior da lâmina foliar. Para prevenir a propagação da doença, é necessário remover todas as áreas infectadas e tratar os arbustos com produtos químicos especiais.

O aumento da umidade do solo, sombra total do local, bem como solo alagado podem provocar desenvolvimento de processos putrefativos, bem como o aparecimento de lesmas e moedas babadas. Esses parasitas só podem ser removidos por coleta manual.

Para evitar a ocorrência desses problemas, é necessário monitorar o nível de umidade do solo, aumentar a iluminação do local e, se necessário, desbastar os espaços verdes.

Estraga a aparência da planta, e às vezes provoca sua morte nematóides, para cuja destruição é necessário desenterrar a planta e tratar seu sistema radicular com uma solução de permanganato de potássio. Para o plantio, é necessário escolher um novo local, e o antigo deve ser cuidadosamente desenterrado e pulverizado com produtos químicos especiais.

Uso em paisagismo

Devido às suas folhas grandes e verdes, além das lindas flores, o incenso em forma de coração é muito procurado pelos paisagistas, que costumam usar essa planta em seus projetos.

A flor é plantada perto de meios-fios, em colinas alpinas, bem como em áreas rochosas. A flor parece espetacular e incomum perto de grandes pedras e nas margens de reservatórios artificiais.

    A forma de coração de Badan pode ser plantada com as seguintes plantas:

    • aquilegia;
    • junco;
    • gerânio;
    • íris;
    • samambaia;
    • phlox;
    • sinos;
    • lungwort;
    • astilba.

    Uma composição de cipós altos e frutos exuberantes pode decorar qualquer território, e o plantio conjunto de uma perene com coníferas permitirá por um longo período de tempo para verdes não apenas um terreno pessoal, mas também canteiros de flores e becos da cidade.

    Veja abaixo como plantar e cuidar do badan.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário