Por que a azaléia perde suas folhas e o que fazer em tal situação?
A azaléia é uma planta de casa com flores requintadas e folhas decorativas. Sob certas circunstâncias, as folhas da azaléia caem, e a planta deixa de ser atraente e luxuosa, seu efeito decorativo desaparece. Os motivos pelos quais isso acontece podem ser diferentes: atendimento inadequado, violação das condições de detenção, transplante impróprio, pragas, queda natural de folhas antes do inverno.
Regras básicas de atendimento
A azaléia requer atenção redobrada em tudo relacionado a cuidar dela, portanto, os produtores terão que seguir certas regras ao cultivá-lo.
- Para o desenvolvimento normal das azaléias, é necessário escolher um local que seja iluminado, mas sem luz solar direta. A opção mais aceitável para a localização desta planta é a janela leste da sala. A opção mais inadequada é a janela sul. A azaléia só pode ser exposta ao sul se as janelas forem sombreadas por árvores.
- Durante o período da circuncisão renal, é necessário tornar a iluminação mais potente por meio de fitolampos ou lâmpadas fluorescentes. Via de regra, essa época cai no meio do outono.
- A temperatura ótima para o desenvolvimento normal das azaléias está na faixa de +15 a + 18 ° C. Durante o período de brotamento, a temperatura é reduzida para + 10– + 13 ° С.
- O calor é prejudicial às azaléias. A temperatura do ar acima de 25 ° C é crítica para esta planta, por isso é melhor para a planta ficar em uma sala fria no verão quente. É possível transferir a azaléia para mais perto do sistema dividido, a fim de evitar temperaturas próximas do crítico.
- Azalea adora umidade e não tolera o ar seco. A planta se sente bem em 80%. Você pode pulverizar a planta, mas suavemente com um fluxo fraco e fora do período de floração. A melhor maneira de aumentar a umidade será instalar um recipiente com água próximo à flor, principalmente durante a estação de aquecimento. Para dar às azaléias a umidade ideal, o pote é colocado sobre um pallet com argila expandida, que deve ser constantemente úmido.
- A rega é feita com água mole, sedimentada, derretida ou filtrada. Você mesmo pode fazer água derretida em casa congelando-a até a metade em uma garrafa de plástico. Em seguida, drene o líquido descongelado e regue-o derretendo o gelo. Às vezes, um pouco de ácido cítrico, málico, oxálico ou acético é adicionado à água.
Erros de florista
Os cultivadores novatos às vezes cometem erros ao cuidar de uma azaléia.
Temperatura
A alta temperatura no verão e o período de aquecimento prejudicam a planta: a azaléia deixa as folhas a uma temperatura acima da ideal. Um prenúncio de um fenômeno desagradável iminente será o aparecimento de manchas marrons nas placas das folhas.
Este é um sinal de que é necessário reduzir a temperatura a um nível confortável para a azaléia. É necessário retirar a flor da bateria e da exposição direta à radiação ultravioleta.
Umidade do ar
A umidade do ar abaixo de 65% faz com que as folhas caiam. Nesse caso, o ar está muito seco e será necessária uma umidificação adicional. A maneira mais fácil é colocar um recipiente com água ao lado da azaléia. Pode ser uma caneca comum ou um aquário. Caso a queda de folhas seja abundante, pode-se realizar algumas medidas de reanimação.
- Molhar a planta.
- Cubra a azaléia com o pote com um saco plástico.Isso cria um microclima ideal dentro do saco e aumenta a umidade.
- Retire a embalagem exclusivamente durante a rega por 20 dias.
Rega
A rega inadequada faz com que as folhas de azaléia se desintegrem. Apesar de seu amor pela água, esta planta não tolera o alagamento. A rega adequada é realizada somente depois que a camada superior do solo está completamente seca. Com o excesso de umidade, primeiro as pontas ficam pretas, depois as placas das folhas completamente, e as folhas afetadas caem.
A rega insuficiente também leva à queda das folhas. Salve a planta com rega abundante infundido com água de turfa. Para melhor embeber o caroço seco, o pote é colocado em um grande recipiente, no qual ficará quase totalmente submerso na água. Este procedimento deve ser realizado 2 vezes ao dia durante meia hora em dias alternados.
Quando a terra é lavada, ela é adicionada na quantidade certa.
Seleção de potes
Um vaso apertado pode fazer com que as folhas caiam. Isso geralmente acontece com plantas recém-adquiridas. Deve ser lembrado que as raízes de uma azaléia crescem horizontalmente, por isso requer um recipiente largo. Para remediar a situação, a azaléia é movida para um pote maior usando um método de transferência. Para isso, coloque o vaso de lado, bata nas paredes, retire cuidadosamente a planta junto com o caroço e coloque em um novo recipiente, adicionando terra e uma camada inferior de drenagem. Após o transbordo, a azaléia é derramada com uma solução de zircão.
Priming
O solo de cal tem um efeito deprimente na azaléia. Ao mesmo tempo, ela adoece com clorose, suas folhas ficam amarelas, secas e caem. Nesse caso, é extremamente difícil salvar a planta. Os especialistas recomendam evitar essas situações com antecedência: acidificar o solo e não usar fertilizantes de cálcio.
E também é necessário afrouxe periodicamente o solo. Mas o afrouxamento descuidado pode levar a consequências tristes. Ao afrouxar a camada superior, deve-se lembrar que as raízes da azaléia são rasas e, se danificadas, pode-se observar a perda de folhas e uma deterioração geral do estado da planta.
Insetos nocivos
Mesmo com os devidos cuidados, a azaléia pode perder suas folhas. Nesse caso, insetos nocivos podem se tornar a causa.
- Mosca branca põe ovos, de onde emergem as larvas, sugando o líquido das folhas. As folhas ficam sem vida e secas. O controle da mosca-branca é feito com inseticidas e armadilhas de cola.
- Mariposa azaléia danifica a planta na fase de uma lagarta comendo folhas. Tendo comido uma folha, passam para a segunda, envolvem-se nela, continuando a comê-la. Para salvar a flor, as lagartas são colhidas e a planta é tratada com inseticidas.
- Pulgão suga a seiva das folhas e as deforma, retarda o crescimento e a floração das plantas. Além disso, um fungo fuliginoso se desenvolve nas secreções pegajosas dos pulgões, devido ao qual as folhas ficam pretas e caem. Preparações químicas e infusões naturais de alho e cebola ajudam a se livrar dos pulgões.
- Ácaro rododendro deixa manchas pretas nas placas das folhas, como resultado, elas secam e caem. Como regra, os próprios ácaros são quase invisíveis. Se já apareceram manchas, então a planta é tratada com pesticidas sistêmicos, por exemplo, "Diazonina".
- Thrips vivem na face interna da folha, sugam o suco das folhas, danificando-as. As folhas ficam cobertas de manchas enferrujadas e resíduos de pragas, perdendo suas qualidades decorativas. Thrips são combatidos com inseticidas.
- Mealybug supera rebentos, flores e botões, refugia-se nas axilas das folhas. As placas de folhas ficam cobertas com teias de aranha brancas e ficam pegajosas. Você pode combater minhocas em plantas de interior com a ajuda de produtos químicos ou remédios naturais, como soluções de sabão e álcool, infusões de alho e infusões de calêndula.
O que acontece no inverno?
A azaléia às vezes perde suas folhas no inverno.Isso geralmente acontece após a floração. Isso se aplica a algumas variedades e ocorre durante o inverno. Desta forma, a planta é preparada para o inverno e o início de um período de dormência. Nesse momento, a abundância de rega é reduzida e o pote de azaléia é transferido para um local fresco e escuro. O fim do período de dormência é acompanhado pelo aparecimento de novas folhas.
Esse padrão é verdadeiro apenas em relação às plantas que estão desbotadas.
Se a azaléia não floresceu e caiu as folhas, então cuidados indevidos, o solo que oprime a planta, ou a ação de pragas devem ser considerados como possíveis motivos.
Veja abaixo como cuidar de sua azaléia.
O comentário foi enviado com sucesso.