Como regar adequadamente uma azaléia?
A azaléia é uma das mais belas flores de interior. E um dos mais caprichosos para as condições de seu conteúdo. E se tudo é mais ou menos claro com as condições de iluminação e temperatura, então muitas vezes surgem grandes problemas em como regar esta planta corretamente. Ou seja, esse fator de cuidado é um dos principais. No artigo, vamos considerar as regras de rega, sua importância e as sutilezas desse processo.
Por que isso é importante?
É do nível de saturação do solo com a humidade que depende não só a intensidade da azaléia, mas também o seu crescimento, desenvolvimento e a própria duração da floração.
A planta gosta muito de água, mas não precisa de muita rega como outros representantes da estufa doméstica.
A rega muito abundante leva à deterioração do sistema radicular, tornando o solo mais pesado e retardando o crescimento. Mas a falta de umidade leva ao ressecamento da planta, à queda de suas folhas e à impossibilidade de amarrar os botões.
Este recurso é explicado pelo fato de que originalmente, as azaléias eram nativas da Índia e da China, e lá a flor crescia em sombra parcial e em condições de alta umidade.
Botânicos profissionais e produtores experientes desenvolveram a regra principal para regar esta planta de interior - quanto mais baixa a temperatura ambiente, menos frequentemente a planta deve ser irrigada.
Seleção e dosagem de água
A azaléia é extremamente caprichosa, não só pela frequência com que rega, mas também pela própria composição do líquido. Portanto, é categoricamente impossível usar água da torneira muito dura ou comum.
A melhor opção de irrigação é considerada o uso de chuva, derretimento ou apenas água decantada. Neste último caso, o líquido é depositado por pelo menos dois dias em recipientes de gargalo largo.
Uma excelente opção é a água com turfa. Um punhado e meio dele é colocado em uma meia e colocado em um recipiente com líquido em um volume de 5 litros e deixado durante a noite. De manhã, a turfa é removida e a solução amolecida é usada para o fim a que se destina.
A azaléia, como outras variedades de rododendros, é bastante favorável aos solos ácidos. É por isso uma vez por mês deve ser regado com água de ácido cítrico. Use meia colher de chá de cristais em pó por litro de líquido.
A frequência de uso dessa solução é de 1 vez em 30 dias. Limão, se necessário, pode ser trocado por ácido oxálico. Neste caso, 4 g de pó são dissolvidos em 10 l.
A temperatura ideal da água é considerada que excede a temperatura do próprio solo da planta em no máximo 3 graus. Se estiver muito quente lá fora, não use água gelada para irrigação. É melhor forrar a panela com sacos de gelo ou neve. Por causa da água gelada, o crescimento e o desenvolvimento da azaléia diminuirão e a própria flor começará a doer muito.
Nuances de irrigação
Descobrimos a qualidade e o tipo de água, agora é hora de falar sobre a intensidade do seu uso, dependendo de uma série de fatores.
Durante a formação dos botões e floração
Muitos produtores domésticos consideram esta época a principal e começam a irrigar intensamente sua flor favorita. E este é um erro grosseiro.
Durante a colocação dos próprios botões de flores a rega das plantas não é realizada com mais frequência do que em dias alternados e, melhor ainda, uma vez a cada 2 dias. E, ao mesmo tempo, a temperatura do ambiente deve ser reduzida para +8,12 graus.
Desde o início da floração, a azaléia é regada regularmente, mas com moderação, apenas para saturar o substrato com umidade. A temperatura neste momento é elevada para +16 graus.Apenas a proporção certa de condições de rega e temperatura garantirá uma floração longa e intensa das azaléias.
O resto da estação de crescimento da flor, regando é raro e moderado. Cerca de 1 a 2 vezes por semana.
Apenas em dias especialmente quentes a planta é regada diariamente, e às vezes duas vezes por dia. Mas isso é apenas em casos de secagem rápida e completa do solo.
Dependendo da época
No inverno, regar azaléias é extremamente raro, não mais do que 1 vez por semana. Mas isso está sujeito a condições de conformidade e temperatura de até +8 graus.
Na primavera e no outono, a rega é realizada, contando com o período de brotação e floração. No verão, devido às altas temperaturas e baixa umidade, a rega torna-se mais abundante e regular - 2 a 5 vezes por semana. Em casos excepcionais, a flor é regada diariamente.
Dependendo do local de crescimento da planta
Este fator deve ser levado em consideração, pois é quase impossível controlar artificialmente o nível de umidade e a temperatura do ar em um jardim ou em um terreno particular. Portanto, a azaléia crescendo em tais condições deve ser regada, com base nas condições meteorológicas, na intensidade da chuva e no local de aterragem. Os principais critérios são os mesmos - taxa de secagem do solo, ciclo de desenvolvimento da planta e temperatura.
A rega, a frequência e a intensidade da rega desta flor em cultivo interior devem ser efectuadas respeitando todas as regras anteriores nos parágrafos anteriores.
Transplante de azaléia
O procedimento deve ser realizado em qualquer época do ano, exceto inverno. Ou seja, naquele momento, enquanto a planta não floresce, e até que seus botões estejam formados. Uma jovem azaléia é transplantada todos os anos, uma flor adulta - uma vez a cada 36 meses.
A sequência de rega para transplante será a seguinte:
- a planta é cuidadosamente retirada do vaso e colocada em um recipiente com água limpa e macia;
- adicionamos preparações destinadas a acelerar o crescimento do sistema radicular e agentes com efeito antifúngico (diluímos de acordo com as instruções);
- mantemos a flor na solução resultante por pelo menos 30 minutos e não mais que 1 hora;
- em seguida, plantamos a planta em um novo recipiente grande com um solo leve e ácido e regamos com a mesma solução em que as raízes foram embebidas.
Dentro de um mês após o transplante, a flor é regada com uma solução de água com estimulantes de crescimento. Basta diluir 1 g de ácido succínico em um litro de líquido. A frequência de irrigação é 1 vez em 2 ou até 3 dias.
Floristas experientes também recomendam manter a temperatura ambiente em cerca de 22 graus acima de zero pela primeira vez e cobrir as raízes da flor com um pano. Após cerca de algumas semanas após o transplante, o tecido é removido e o espaço livre na panela é colocado com cubos de gelo. Assim, a umidade fluirá na quantidade certa e o frio, tão necessário para a planta, estará presente.
Como exatamente regar?
Irrigação de uma azaléia crescendo tanto em uma sala em um vaso de flores quanto em um jardim ou canteiro de flores, pode ser feito de várias maneiras.
- Derramando água no reservatório. Nesse caso, a azaléia deve crescer em um vaso que tenha um furo no fundo. Água na temperatura desejada é despejada na panela de forma que a panela fique um centímetro na água. Com essa irrigação, o próprio solo absorve tanto líquido quanto precisa. A frequência de uso desse método é de 1 vez em 3 dias, não com mais frequência.
- Irrigação de topo. A velha maneira mais fácil de regar. Aqui, a água é despejada na panela por cima usando um regador com um bico fino. Nesse caso, o fluxo de umidade é direcionado o mais próximo possível das raízes do caule central. A frequência de tal rega é à medida que o solo seca até 2 cm de profundidade.
- Imersão total em água. O método é bastante radical e é aconselhável recorrer a ele apenas em casos extremos. Para fazer isso, pegue um recipiente grande e encha-o com água quase até o topo. É melhor adicionar o medicamento "Zircon" a ele de acordo com as instruções. O pote de azaléia é completamente imerso na solução e deixado por 30 minutos.Esta opção de rega é feita quer quando o solo está completamente seco e a própria planta seca, quer antes do seu transplante.
Floristas e botânicos recomendam o uso do remédio Zircon periodicamente. Tem um espectro combinado de efeitos, fortalece o sistema radicular, nutre a flor com minerais e melhora a sua floração. Mas deve ser usado estritamente de acordo com as instruções.
Não se esqueça que a irrigação de uma azaléia consiste não apenas na simples irrigação de seu sistema radicular, mas também na aplicação simultânea de fertilizantes especiais, por exemplo:
- "Uniflor Bud";
- "Azalea";
- "Superfosfato".
É necessário diluir esses fundos estritamente de acordo com as instruções. Elas são usadas a cada 15 dias, desde o início da colocação dos botões até o surgimento de flores massivas.
A azaléia, como muitas outras plantas de interior, gosta muito de borrifar água fria. Deve ser feito uma vez por semana.
Seguindo estas recomendações simples para a rega adequada das azaléias em casa, você pode ter certeza da saúde de sua flor favorita e que seu desenvolvimento e floração serão intensos e despreocupados.
Para obter informações sobre como regar adequadamente a azaléia, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.