Como transplantar azaléia em casa?

Contente
  1. Compromisso
  2. Cuidados com a planta após a compra
  3. Recursos de transplante
  4. Cuidados de acompanhamento

Na família das urzes, existe um arbusto com flores exóticas, chamado azaléia. Na natureza, ela cresce na Ásia, Europa e América do Norte. Os japoneses têm uma atitude especial em relação a ele. Eles a chamam de planta "intoxicante de luxúria" por seu perfume sedutor e sensual. Graças ao trabalho dos criadores, a azaléia é cultivada não só em jardins botânicos e viveiros, mas também em casa, conformada com seus caprichos.

Compromisso

O arbusto é altamente ramificado. Possui folhas lanceoladas, elípticas e ovóides. Eles são púberes em ambos os lados. Dependendo da espécie a que pertencem as azaléias, elas podem ser monocromáticas - branco, rosa, vermelho, roxo, roxo, vermelho escuro - ou botões variegados. Eles podem ser terry ou simples.

A azaléia é uma das plantas que são enjoadas e temperamentais. Em regiões quentes, é cultivado no jardim, e em regiões frias - na janela. Floristas criam para apreciar a floração extraordinariamente bela.

Um representante do gênero rododendro é uma planta ornamental valiosa que é formada como uma árvore padrão ou como uma árvore anã. Possui um longo período de floração. Floristas usam azaléia em seus buquês.

Cuidados com a planta após a compra

Depende de como o período de adaptação passa, se a azaléia vai crescer e florescer bem. Para que tudo corra bem, eles a examinam em casa. Descubra se há vestígios de mofo no solo. Se estiverem, processe o solo para envasamento. drogas antifúngicas ("Fundazol", cole "Fitosporin-M", "Trichodermin").

Após examinar a planta e certificar-se de que não há fungos, o vaso é colocado para a janela norte ou leste. Proteja da luz solar direta

Em um novo local, onde a temperatura deve ser de até + 18 ° C, a princípio a azaléia não deve ter "vizinhos": boa aparência não significa saúde e ausência de pragas. Mantenha a alta umidade borrifando a flor com um borrifador ou colocando um umidificador de ar próximo a ela.

Para não infectar todas as plantas de interior, a azaléia é mantida em quarentena por 14 dias. Se durante esse período não apareceram moscas-brancas e pulgões, mude o vaso para outras culturas.

Recursos de transplante

Ao cultivar azaléias para venda em fazendas, são usados ​​estimulantes químicos. Os arbustos, plantados em copos de papelão com uma pequena quantidade de mistura de turfa, são tratados com uma substância sintética chamada retardante, que os coloca em hibernação. Além deles, agrega-se ao solo fertilizantes de ação prolongada, mantendo o aspecto florido e fresco da azaléia por dois a três meses.

Com esta abordagem de cultivo, os botões são obtidos mesmo em pequenos brotos, mas as raízes e as folhas não se desenvolvem. Após a compra, os produtores de flores não usam essas preparações.

Para que a azaléia não morra em algumas semanas, e o sistema radicular se desenvolva normalmente, ela é transplantada em casa, mas após um período de adaptação. Nesse caso, não espere até que ela solte os botões. Algumas das corolas e botões em flor são cortados e, em seguida, a flor é transferida para um novo substrato. Caso contrário, ele passará por um estresse severo e irreparável. Pelo mesmo motivo, um transplante é realizado no futuro após a floração.

Cultivadores experientes não transplantam uma flor no inverno devido ao fato de que ela está dormente. Todos os processos naturais são inibidos nele. O momento certo para o transplante é a retomada dos processos de vegetação. A melhor maneira é transferir a flor para um novo solo.

Preparação

O crescimento e o aparecimento de botões nas azaléias dependem de quão meticulosamente o cultivador se preparou para o transplante.

Seleção e preparação do solo

O nível ideal de acidez do solo para azaléias é 3,5-5,5 pH. Há duas maneiras de prepará-lo: comprando solo de azaléia pronto em uma floricultura e preparando você mesmo o substrato.

    Solo pronto

    Recém-chegados à floricultura transplantam a azaléia para o solo comprado: Fasco, Udmurttorf ou Permagrobusiness. Este método de transplante é seguro para uma flor, mas desde que, entre outros componentes, terra conífera esteja presente na composição. Solo pronto para azaléias tem todos os componentes necessários para o desenvolvimento de raízes saudáveis ​​e floração

    Estude cuidadosamente o rótulo antes de comprar. Se a composição do substrato inclui um complexo de oligoelementos e minerais, não fertilize a flor por 2 a 3 meses após o transplante. Esta mistura de envasamento é adequada para uma planta adulta. Flores jovens ou propagadas vegetativamente são plantadas em uma terra onde os nutrientes são escassos.

    A data de fabricação é reconhecida pelas inscrições no rótulo. Essa informação não fará mal se o agricultor comprar solo para uso futuro: quanto mais fresco, melhor.

    Preparação de solo faça você mesmo

    Os cultivadores de flores experientes plantam a azaléia em sua própria mistura de solo. Deve ser quebradiço para permitir que o ar passe para o sistema radicular. Existem três receitas para um bom solo:

    • 1 parte de areia e turfa, 2 partes de terra de coníferas;
    • 1 parte de areia e húmus decíduo, 2 partes de húmus de agulhas caídas de abetos, abetos, lariços, pinheiros e 3 partes de turfa coletadas durante a decomposição de esfagno ou musgo algodoeiro com a participação da umidade;
    • em proporções iguais, use solo especial para azáleas, musgo esfagno, casca de vapor, vermiculita, carvão, perlita.

    Qualquer que seja o método de preparação do substrato que você escolher, antes do transplante, retire todo o excesso (galhos, seixos, pedaços de polietileno) e desinfete. Para isso, use "Fitosporina", frite no forno ou cozinhe no vapor em banho-maria por 30 minutos mexendo ocasionalmente. Sem desinfetá-la, eles se deparam com a derrota da planta por pragas e doenças fúngicas.

    Sem se preocupar com a limpeza do solo com antecedência, você pode enfrentar a morte da flor ou tratá-la por muito tempo.

    Seleção de potes

    Escolha de acordo com o tamanho do sistema raiz. Deve ser mais largo e maior que o anterior.

    Instruções passo a passo

    Para que a azaléia se enraíze em um novo lugar e não seque, transplante-o de acordo com a seqüência abaixo.

    • Antes do transplante, são feitos furos no pote para drenar a água. Uma camada de drenagem de 3-5 cm é colocada na parte inferior. Para isso, são usados ​​seixos, cascalho ou cacos quebrados. Casca de pinheiro é derramada em cima para aumentar a acidez da mistura de solo e solo preparado e desinfetado.
    • Retire a azaléia do recipiente antigo. A mistura de solo deve estar seca. Se o recipiente for de plástico, é mais fácil removê-lo esmagando as paredes.
    • Depois de retiradas do vaso, as raízes são podadas a um centímetro do fundo, nas laterais e no colo da raiz. Para fazer isso, as tesouras são desinfetadas com álcool. Isso é feito para melhorar o acesso de água e oxigênio às raízes. E também remova as raízes quebradas, podres ou podoprevshie do recipiente antigo. Os locais dos cortes são tratados com remédios populares (carvão amassado) ou bioestimulantes comprados ("Kornevin" ou "Heteroauxin").
    • Coloque a planta com um torrão de raízes em água fervida ou filtrada com um filtro de jarro. Um estimulante de crescimento é adicionado a ele. Ao segurar a flor na água, o solo antigo é parcialmente removido. Isso é feito para remover o excesso de depósitos de sal.

    Para que o transbordo corra bem e a água seja absorvida, são feitos cortes de 5 milímetros no coma da terra - de baixo, de lado e de cima. Os ingredientes benéficos do estimulante saturarão todas as partes da planta.

    • Tire a azaléia da água. Eles estão esperando que toda a água seja drenada.
    • Se necessário, a planta é dividida. Isso é feito se ela tiver crescido ou se diferentes tipos de plantas crescerem no mesmo vaso (durante a floração, elas interferem umas nas outras). Os arbustos são separados após o corte das raízes.
    • O arbusto é colocado no centro do novo pote. A copa é podada, os brotos jovens são beliscados e alguns pares de folhas são deixados. Polvilhe as raízes com uma mistura de envasamento pré-preparada e aperte-as suavemente com os dedos. Certifique-se de que não haja sujeira no colo da raiz - ele deve estar no mesmo nível.
    • Regue a planta com a solução que foi usada para embeber.

    Cuidados de acompanhamento

    O crescimento, o desenvolvimento e a floração das azaléias dependem se o produtor seguiu os passos das instruções passo a passo ou não, e se ele organizou um cuidado de qualidade para uma aclimatação bem-sucedida.

    Após o transplante, a flor é colocada em uma janela onde há luz solar suficiente.... Não é colocado na janela sul, uma vez que morrerá com o ataque da luz solar direta, se não houver onde colocá-lo, eles protegem a azaléia deles.

    É indesejável colocar a panela perto de convetores, radiadores e outros dispositivos de aquecimento. Evite rascunhos.

    Nos próximos 3-4 dias, não regue a flor. O solo é umedecido simplesmente pulverizando-o com um borrifador. Tanto ao regar quanto ao umedecer, derreter, chover, se depositar ou filtrar.

    A aclimatação dura até dois meses. Para fazer a planta se sentir melhor e ajudá-la a se acostumar com a vida em um novo vaso o mais rápido possível, cultivadores de flores experientes regam com água. com a adição de "Zircon"... Adicione 4 gotas desta solução adquirida na loja a 1 litro e regue a planta com ela, alternando com a rega com água filtrada ou decantada.

    Com a ajuda de "Zircon" têm um efeito estimulante, fortificante e depressivo para os agentes patogénicos. Ele protege a planta do oídio, podridão da raiz, requeima e bacteriose.

    Monitore cuidadosamente a condição da azaléia. Se foi transplantado corretamente, os rins que dormem no tronco vão eclodir nele.

    A azaléia é um arbusto bonito, mas temperamental. Iniciantes em floricultura raramente compram uma beleza, preferindo plantas menos caprichosas, mas em vão.

    Com o devido cuidado e estrita observância dos pontos das instruções passo a passo, ela criará raízes e fará as delícias da casa com sua floração extraordinária.

    Para ver um vídeo sobre como transplantar uma azaléia em casa, veja abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário