Azaléia indiana: descrição, características de cuidados

Contente
  1. Descrição
  2. Variedades populares
  3. Aterrissagem
  4. Como cuidar dela?
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas

As flores de interior são a principal decoração de interiores de casas e apartamentos, por isso muitos proprietários de casas para a decoração tentam escolher tipos especiais de plantas que se distinguem pelas cores e formas brilhantes. A azaléia indiana é muito popular entre os produtores de flores. Apresenta-se numa variedade de cores e permite criar composições originais não só em interiores, mas também em zonas ajardinadas.

Descrição

A azaléia indiana (indica) pertence ao gênero Rhododendron, traduzido do grego antigo seu nome significa "seco". Esta flor decorativa é um arbusto perene com flor, nativo do sul da Europa e da América do Norte. Hoje, existem cerca de 350 variedades desta flor. Quando cultivada em casa, a planta atinge uma altura não superior a 50 cm. Distingue-se pelas folhas verde-escuras, que se localizam em pecíolos curtos e chegam a 3,5 cm de comprimento.

Na natureza, o arbusto prefere crescer em áreas onde prevalecem temperaturas amenas e alta umidade. Seu período de floração ocorre geralmente no início de dezembro e final de janeiro, enquanto as variedades tardias produzem flores no final de fevereiro e início de março. As inflorescências da azaléia indiana têm uma cor viva, dominada pelos tons lilás, branco, roxo e rosa. As flores são de tamanho médio, o diâmetro não ultrapassa os 7 cm. Quando a planta floresce agrada não só pelo seu aspecto decorativo, mas também preenche o espaço envolvente com um aroma delicado.

Muitas flores são formadas no arbusto. Eles estão localizados um ao lado do outro (2-3 peças cada), como resultado, eles criam uma “tampa” espessa e brilhante.

Para que a planta permaneça sempre viçosa e mantenha sua forma, ela deve ser pinçada periodicamente, retirando os brotos durante a floração.

Se isso não for feito, a flor começará a perder sua "vitalidade" e gastará toda a sua nutrição no crescimento de novos brotos, após o que retardará significativamente o desenvolvimento.

Variedades populares

A azalea indica é representada por várias variedades, cada uma das quais difere não só nas propriedades decorativas, mas também nas condições de cultivo. Por isso, antes de comprar uma "beleza" dessas, é importante saber o que é necessário para os seus cuidados. As espécies de plantas mais populares incluem: "John Herens", "Niobe", "Concinnas", "Albert Elizabeth", "Celestina", "Esmeralda", "Eggebrechti", "Verveniana Rosea" e "Fritz Saidor". Ao mesmo tempo, diversas variedades são muito procuradas pelos floristas.

  • Adventglokhen. A variedade é caracterizada por um período de floração precoce a médio, durante o qual flores não duplas em forma de sino vermelhas ou carmesim aparecem nos arbustos. O diâmetro da bota é de até 6 cm.
  • Weisse Schame. Nessa variedade, as flores têm formato de funil largo, com diâmetro de 6,5 cm, quanto à cor pode ser creme, branco ou rosa claro.
  • Doberlug. Esta flor é uma das mais belas variedades de azaléia indiana, em que as flores têm formas irregulares. Eles são turcos, de tamanho médio (até 7,5 cm de diâmetro) e pintados em um tom rosa escuro com uma borda branca como a neve.
  • "Dresden 1936". Quando a planta floresce, não deixa ninguém indiferente, já que o arbusto é coberto por flores médio-duplas (seu diâmetro é de 6,5 cm) de cor rosa, que invulgarmente brilham e cintilam.

Os floristas recomendam que os floristas iniciantes comprem variedades de azaléias de flores pequenas para cultivar em casa. Estes incluem: Kocho no mai, Cattleya, Addy Wery, Azuma kagame, Adonis e Himomayo. São menos exigentes para cuidar, resistentes a várias doenças e criam raízes rapidamente após o transplante.

Para que os arbustos se tornem o elemento principal da decoração da sala, é melhor adquirir ao mesmo tempo diversas variedades de cores diferentes. O resultado é uma mistura original.

Aterrissagem

A Azalea indica adora solos com alto teor de acidez (pH 4 a 4,5), por isso para o plantio é preferível adquirir em lojas especializadas. Se você tem experiência na preparação de misturas de plantio por conta própria, elas podem ser facilmente obtidas misturando areia grossa, solo de coníferas e turfa em proporções de 1: 2: 1. Escolher o vaso certo também desempenha um grande papel antes de plantar uma planta. O recipiente deve ser pequeno, raso, largo e com orifícios de drenagem. Não é recomendável comprar vasilhas grandes, pois a flor cresce lentamente e bactérias patogênicas podem se desenvolver em solo não utilizado. Uma camada de drenagem consistindo de pequenos seixos ou argila expandida deve ser colocada no fundo do vaso.

Durante o plantio, é importante não perturbar a integridade do coma terrestre, que protege de forma confiável seu sistema radicular.

Como cuidar dela?

Apesar de a azaléia indiana ser considerada uma das mais belas e populares espécies de plantas de interior, cuidar dela em casa não é fácil. A flor é considerada muito peculiar para as condições de crescimento e requer o máximo conforto. Portanto, após a compra, deve ser fornecido com alguns cuidados.

  • Iluminação. O arbusto não tolera os raios solares diretos, deve ser colocado em locais protegidos da luz forte, caso contrário pode morrer ainda nos estágios iniciais de seu desenvolvimento. Os peitoris das janelas do lado norte, leste ou oeste do apartamento são adequados para a planta.

A planta prefere crescer em espaços abertos, por isso deve ser levada ao ar livre com mais frequência.

  • Condições de temperatura. Na estação fria (outono e inverno) para a azaléia indica, é necessário criar um regime de temperatura ideal na faixa de +15 a +17 graus. Depois de pronta para a floração, a temperatura deve ser reduzida para + 10– + 12 graus. No verão, você precisa garantir que a temperatura do ar na sala onde o arbusto está localizado não exceda +22 graus.
  • Umidade do ar. Uma vez que a flor no estado selvagem está acostumada a crescer em áreas com alta umidade, em condições ambientais é necessário manter a umidade em um nível de pelo menos 70%. Ao mesmo tempo, pode-se borrifar adicionalmente com água em temperatura ambiente, mas isso deve ser feito com cuidado, pois as folhas vão escurecer devido à grande quantidade de umidade.
  • Rega. Os procedimentos com água devem ser realizados apenas com água decantada, à qual se pode adicionar ácido cítrico. O solo não deve secar completamente, pois isso é muito prejudicial para a planta. No verão, os recipientes com azaléia devem ser colocados em uma bandeja especial com água. Graças a isso, a umidade do solo permanecerá por muito tempo.
  • Top dress. É necessário aplicar fertilizantes tanto durante o desenvolvimento ativo da cultura quanto durante o período de dormência. Os fertilizantes podem ser usados ​​como cobertura, que incluem nitrato de amônio, superfosfato, sulfito de potássio e outros micronutrientes.
  • Beliscar e aparar. Quando uma azaléia indica começa a florescer, é importante monitorar sua aparência e remover imediatamente os botões desbotados e as vagens das sementes. Nesse período, a planta também precisa de poda (beliscadura) dos brotos, pois no futuro isso contribuirá para uma floração mais exuberante.Uma forma bem cuidada é dada à flor ao beliscar os brotos jovens, apenas 4-5 folhas são deixadas neles. Os rebentos que cresceram em botões de flores também são removidos. A azaléia indiana também deve ser limpa de rebentos fracos e crescidos demais. A poda geralmente começa em março e continua até maio. Se você não realizar esses eventos, a planta se transformará em um arbusto e florescerá fracamente.

É importante ressaltar que esse tipo de planta é venenoso e, se ingerido, pode levar à morte. Para evitar isso, é recomendado aparar com luvas.

Um papel importante no cuidado de uma flor decorativa também é desempenhado por sua preparação para o inverno. A azaléia deve ser colocada por este período em uma sala onde o regime de temperatura seja constantemente mantido de pelo menos + 15 ° C. É nessas condições que a planta poderá "descansar" bem, ganhar força e sobreviver ao inverno sem consequências negativas. Para que a azaléia indiana agrade com sua floração precoce, em fevereiro deve ser fornecida cobertura, rega e iluminação artificial adicional. Se você aderir a todas as condições acima no cultivo, então a "beleza" indiana certamente agradecerá seus donos com flores chiques e perfumadas.

Métodos de reprodução

Azalea indica se reproduz em casa é bastante difícil, mas jardineiros experientes lidam com isso com sucesso.

Sementes

A propagação de sementes é normalmente usada por criadores que procuram novas variedades. Para isso, as características da planta são mescladas. A semeadura é realizada em solo ácido preparado, constituído de agulhas de pinheiro podres e turfa. O recipiente com as sementes semeadas é colocado em local bem iluminado e coberto com polietileno, aguardando a germinação. A temperatura ambiente não deve ser inferior a + 24 ° C. Durante este período, é importante monitorar o nível de umidade do solo e realizar a rega em tempo hábil.

As sementes começam a germinar em épocas diferentes - de 1 semana a 2 meses. Quando brotos amigáveis ​​começam a ser vistos no recipiente, a temperatura do ar é reduzida e a tampa protetora é removida.

A rega das futuras plantas deve ser moderada, caso contrário, podem ficar doentes com uma "perna preta".

Após a formação das primeiras folhas, as mudas podem ser plantadas em recipiente permanente.

Estacas

Quanto à propagação por estacas, é muito mais fácil de realizar do que semear. Os melhores períodos para o corte de estacas são a primavera (março) e o verão (junho). São escolhidas estacas de 5 a 8 cm de comprimento como material de plantio, são cortadas, tratadas com preparações especiais que estimulam o crescimento e plantadas no solo até uma profundidade de 2 cm. Em seguida, o recipiente é coberto com polietileno e as estacas são regados, ventilados e pulverizados com água parada. Após cerca de 6 semanas, as raízes aparecerão nas estacas, cujo processo final pode levar até 6 meses.

Divisão de arbustos

Além das técnicas de criação acima, alguns produtores também dividem o arbusto. Para isso, é retirado um arbusto de três ou quatro anos, que pode ser dividido em partes distintas e plantado em vaso.

Esse procedimento exige precisão, pois o menor erro pode levar a danos nas raízes e a consequente morte da planta.

Doenças e pragas

A azaléia indiana é considerada uma planta resistente a doenças e pragas, mas devido aos cuidados inadequados (luz solar direta, irrigação de má qualidade, temperatura elevada, composição inadequada do solo), a flor pode ser afetada por insetos e doenças fúngicas. Vale a pena considerar as doenças comuns das plantas.

  • Phytophthora. A razão de seu aparecimento é o umedecimento abundante e prolongado da terra ou a estagnação da água na camada de drenagem.Para prevenir tal doença, deve-se monitorar constantemente a frequência da rega e, ao transplantar uma cor, use apenas solo desinfetado.
  • Podridão cinzenta e ferrugem. Essas doenças ocorrem devido às mudanças de temperatura na sala. Como profilaxia e tratamento, as folhas afetadas são removidas e a temperatura ideal do ar é restaurada.
  • Clorose. Se a azaléia for plantada em solo contendo a composição errada, então suas folhas são afetadas pela clorose e começam a amarelar. A compra de solo pronto nas lojas ajudará a evitar esse problema.

Quanto às pragas, a azaléia indica na maioria das vezes sofre de pulgões, ácaros, moscas-brancas e cochonilhas. Para prevenir o seu aparecimento, recomenda-se a realização de tratamentos com preparações especiais.

Para o cultivo da azaléia indiana, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário