Cabos ópticos de áudio: tipos, seleção e aplicação
A maioria dos cabos usados é projetada para que a eletricidade seja parte integrante da comunicação entre os dispositivos. Ambos os fluxos digitais e analógicos implicam uma transição na forma de um impulso elétrico. Mas a saída óptica é um esquema de transmissão de sinal completamente diferente.
Peculiaridades
Um cabo de áudio óptico é uma fibra feita de vidro de quartzo ou um polímero especial.
A diferença entre esses dois produtos é que a fibra de polímero:
- resistente ao estresse mecânico;
- tem um preço pequeno.
Ele também tem suas desvantagens. Por exemplo, a transparência se perde com o tempo. Este sintoma indica desgaste do produto.
A fibra óptica feita de vidro de sílica tem o melhor desempenho, mas é cara. Além disso, esse produto é frágil e desintegra-se facilmente, mesmo com um leve estresse mecânico.
Apesar de tudo isso, a saída óptica é sempre benéfica. Das vantagens, pode-se destacar:
- o ruído elétrico não afeta a qualidade do sinal de forma alguma;
- não há radiação eletromagnética própria;
- uma conexão galvânica é criada entre os dispositivos.
Na hora de usar um sistema de reprodução de som, é difícil não perceber o impacto positivo de cada vantagem descrita. Os fabricantes exigem muito tempo e esforço para conectar os equipamentos uns aos outros, de forma que interferência desnecessária não seja criada.
Para obter um som de alta qualidade, você precisará seguir algumas regras:
- o comprimento do cabo óptico usado não pode exceder 10 metros - é melhor se até 5 metros;
- quanto mais grosso for o cabo usado, maior será sua vida útil;
- é melhor usar um produto que tenha um revestimento de náilon adicional no design;
- o núcleo do cabo deve ser de vidro ou sílica, pois são muito superiores em suas características aos modelos de plástico;
- preste atenção especial às características técnicas da fibra, sua largura de banda deve estar no nível de 9-11 MHz.
O comprimento do cabo de 5 metros foi escolhido por uma razão. Este é exatamente o indicador em que a qualidade da transmissão permanece alta. Também estão à venda produtos de trinta metros, onde a qualidade do sinal não é prejudicada, mas neste caso tudo vai depender do lado receptor.
Visualizações
Quando o áudio é transmitido por um canal óptico, ele é primeiro convertido em um sinal digital. O LED ou laser de estado sólido é então enviado para um fotodetector.
Todos os condutores de fibra óptica podem ser divididos em dois grandes grupos:
- modo único;
- multimodo.
A diferença é que, na segunda versão, o fluxo luminoso pode ser espalhado ao longo do comprimento de onda e da trajetória. É por isso que a qualidade do som é perdida quando o cabo do alto-falante é longo, ou seja, o sinal fica distorcido.
Os LEDs atuam como emissores de luz no projeto dessas ópticas. Eles representam um dispositivo de curta duração e, portanto, barato. Neste caso particular, o comprimento do cabo não deve ser superior a 5 metros.
O diâmetro dessa fibra é de 62,5 mícrons. A casca tem 125 mícrons de espessura.
Deve ser entendido que tais produtos têm suas próprias vantagens, caso contrário, não seriam utilizados. O preço baixo o tornou especialmente popular no mundo moderno.
Na versão monomodo, os feixes são direcionados em linha reta, razão pela qual a distorção é mínima.O diâmetro dessa fibra é de 1,3 mícron, o comprimento de onda é o mesmo. Ao contrário da primeira opção, esse condutor pode ter mais de 5 metros de comprimento e isso não afetará a qualidade do som de forma alguma.
A principal fonte de luz é um laser semicondutor. Requisitos especiais são impostos a ele, ou seja, deve emitir uma onda de apenas um determinado comprimento. No entanto, o laser tem vida curta e funciona menos que o diodo. Além disso, é mais caro.
Como escolher?
Os cabos de áudio óptico são freqüentemente usados para alto-falantes e outros sistemas de reprodução de som. Antes de comprar um produto, você deve prestar atenção aos seguintes pontos:
- embora seja desejável que o cabo seja curto, seu comprimento deve ser razoável;
- é melhor optar por um produto de vidro para que haja muitas fibras no design;
- a fibra deve ser o mais espessa possível, com uma bainha protetora adicional que pode proteger contra tensões mecânicas negativas;
- é desejável que a largura de banda esteja no nível de 11 Hz, mas é permitido reduzir este indicador para 9 Hz, mas não inferior;
- após exame detalhado, não deve haver sinais de torções no conector;
- é melhor comprar esses produtos em lojas especializadas.
No caso em que há apenas alguns metros entre os dispositivos, não faz sentido comprar um cabo de 10 metros de comprimento. Quanto mais alto for este indicador, maior será a probabilidade de distorção do sinal transmitido.
Não pense que um preço alto não é um indicador de qualidade. Muito pelo contrário: ao comprar produtos baratos, você precisa se preparar para o fato de que o adaptador distorce bastante o som... Ou pode ser que nem exista.
Ele deve estar conectado à porta Toslink.
Como conectar?
Para conectar um cabo de áudio óptico, você precisará realizar o seguinte procedimento:
- lançar a fibra do comprimento necessário;
- encontre as portas correspondentes nos dispositivos;
- ligue os dispositivos.
Às vezes você precisa de um adaptador de tulipa. Você não pode passar sem ele se a TV não for um modelo novo.
A porta de conexão também pode ser chamada de:
- Áudio óptico;
- Saída de áudio digital óptica;
- SPDIF.
O cabo desliza facilmente para dentro do conector - você só precisa empurrá-lo. Às vezes, a porta é coberta por uma tampa.
O sinal de áudio começa a fluir assim que ambos os dispositivos são ligados. Quando isso não acontece, é necessário verificar a atividade da saída de áudio. Isso pode ser feito através da opção "Configurações".
Não importa qual método de conexão é usado. A técnica é ativada somente após o cabo ter sido colocado em ambas as portas. Isso ajuda a evitar que a eletricidade estática danifique a fibra.
Para obter detalhes sobre como escolher um cabo, consulte abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.