Tudo sobre ásteres: de variedades a segredos de cultivo

Contente
  1. Características gerais
  2. Visão geral das espécies e variedades, seus tons
  3. Levamos em consideração o clima e escolhemos um lugar
  4. Características de pouso
  5. Regras de cuidado
  6. Métodos de reprodução
  7. Doenças e pragas
  8. Possíveis problemas
  9. Uso em paisagismo

Hoje, os produtores de flores em todo o mundo cultivam um grande número de diferentes culturas de flores. Dentre as variedades disponíveis, os ásteres se destacam em uma categoria distinta, representada por um grande número de espécies e variedades, notáveis ​​por sua decoratividade no plantio isolado ou em composição em canteiros com outras culturas hortícolas.

Características gerais

A China é considerada a pátria dessas flores. Na Europa, começaram a ser cultivados no século VIII, quando o material de plantio foi trazido para posterior distribuição. Depois que a planta começou a crescer em todos os lugares, o botânico K. Linnaeus deu à flor o nome de aster, que é usado até hoje. A cultura tem uma longa história, era muito procurada não só pelo seu alto apelo decorativo, mas também funcionava como um talismã e símbolo de beleza.

Hoje, o áster é representado por gramíneas de rizoma anuais e perenes da família de mesmo nome Astrovye ou Compositae. No gênero desta cultura, existem cerca de duzentas espécies, o sortimento varietal se distingue por valores quantitativos mais impressionantes.

A planta se desenvolve em forma de arbusto com folhas simples, sua altura pode variar de 10 a 150 centímetros. As inflorescências de Aster são cestos multicoloridos constituídos por pétalas de diferentes tamanhos, de formato alongado, que lembra uma língua. No centro, as pétalas serão curtas, em contraste com as localizadas nas bordas, na cor predominantemente amarela. Quanto às pétalas extremas, sua paleta de cores se distingue por uma grande variedade, por isso no jardim você pode encontrar arbustos de aster em tons de vermelho, rosa, roxo, carmesim e até verde. A grande maioria das variedades é representada no jardim por inflorescências turcas.

Plantas herbáceas para terreno aberto são notáveis ​​por um sistema radicular bem desenvolvido, que é capaz de se desenvolver, aprofundando-se no solo em 20-30 centímetros. Além do tamanho impressionante das raízes, os ásteres se destacam pela resistência dos ramos das raízes aos danos mecânicos, bem como pela capacidade de se recuperar com extrema rapidez. Essa nuance elimina o risco de morte da colheita durante o transplante descuidado ou outras manipulações com a planta.

O caule das flores é ereto, forte. Há uma pilha verde grossa nela. Via de regra, sua altura varia entre 50-80 centímetros. Mas hoje, jardineiros e floristas cultivam espécies e variedades em que a altura do caule pode chegar a 15 ou 30 centímetros.

As folhas da cultura são organizadas em uma certa alternância de tamanho. As hastes serão menores e alongadas, com a massa verde inferior parecendo ligeiramente diferente, pois se assemelha a uma escápula com bordas recortadas.

Visão geral das espécies e variedades, seus tons

Tendo em vista o grande número de variedades e tipos de ásteres, sua classificação é um sistema complexo. São mais de 4 mil variedades somente dessa cultura. Por conveniência, eles são divididos em quatro grupos de variedades de doze. A gama de flores é atualizada regularmente com novas plantas. Os sinais que permitem o agrupamento de culturas são as seguintes características:

  • cor da inflorescência;
  • tamanho da planta;
  • a forma das pétalas;
  • período de floração, etc.

Além disso, entre as variedades disponíveis, é possível distinguir tipos de ásteres perenes e anuais. O primeiro grupo inclui culturas de diferentes tamanhos e cores, que encontraram a sua aplicação na conceção paisagística e na conceção de jardins e canteiros em território privado. O segundo grupo contém cerca de 600 espécies. As culturas podem ter cestos duplos ou simples, diferentes alturas e cores das inflorescências.

    Entre as espécies e variedades mais populares na jardinagem, as seguintes merecem destaque.

    Alpino

    O segundo nome da fábrica é aster de Korzhinsky. A cultura pode crescer em tamanhos de até 20-30 centímetros, o sistema radicular é ramificado, localizado horizontalmente no solo e possui um grande número de brotos. O período de floração ocorre nas últimas semanas de maio e dura um mês. O diâmetro da flor varia entre 4-6 centímetros. Apenas uma flor se desenvolve em um pedúnculo. Os representantes desta espécie têm uma semelhança externa com camomilas. A cultura é representada por ásteres de diferentes cores e tonalidades. Além do apelo visual, uma planta desse tipo se destaca pela boa resistência à geada. Variedades populares de ásteres alpinos incluem:

    • Albrus - um arbusto com cerca de 20 centímetros de altura, floresce com flores brancas em pleno verão;
    • "Gloria" - uma bela cultura com pequenas flores azuis;
    • "Golias" - áster com flores roxas, que floresce no meio do verão;
    • "Final feliz" - uma variedade precoce com pedúnculos retos e fortes nos quais se desenvolvem flores rosadas.

    Aster novo belga

    Uma cultura criada na América do Norte. Seu segundo nome é Virginia aster. O arbusto pode crescer na faixa de 0,5 a 1,5 metros. A cultura se destaca por suas rápidas taxas de crescimento, o sistema radicular em plantas rasteiras. O áster floresce com inflorescências paniculadas, das quais um grande número se desenvolve na planta. A maioria das variedades tem a coloração lilás das inflorescências, no entanto, formas híbridas de outras tonalidades também são cultivadas hoje. O diâmetro das inflorescências é de 2 a 4 centímetros.

    Aster se refere a plantações que entram na fase de floração no outono. A planta vai deliciar os jardineiros com sua bela aparência antes da chegada da primeira geada. Entre os representantes desta espécie também estão as flores que desabrocham no verão. Em geral, todos os representantes das espécies se distinguem por sua alta resistência a temperaturas negativas, portanto, em campo aberto, não necessitam de abrigo adicional para o inverno. Entre as variedades populares destacam-se:

    • Mont Blanc - variedade com flores brancas, que floresce no outono, a altura das plantas é de cerca de 130 centímetros;
    • "Ametista" - a floração ocorre no final do verão e continua até o final do outono, enquanto a cor das flores é roxa;
    • "Marie Ballard" - uma planta com um grande número de inflorescências rosa, crescendo até um metro.

    Urze aster

    A planta tem cerca de um metro de altura. Aster floresce com pequenas flores, decorando abundantemente a cultura por alguns meses. A cor das inflorescências será branca, rosa ou azul. A floração ocorre em setembro. A cultura é notável por sua resistência à seca, bem como resistência à geada. Os rebentos desenvolvem-se com uma inclinação em direção ao solo. A cultura é considerada uma cobertura do solo. Variedades populares:

    • "Dama de preto" - lindo áster florescendo nas cores branco, rosa e marrom;
    • "Estrela Azul" - uma perene rastejante, caracterizada por tons de azul de floração.

    Peônia

    Este é o nome da cultura devido à semelhança das inflorescências com outra regular dos jardins - a peônia. As pétalas desses ásteres podem ser de tamanhos diferentes. Como regra, aqueles localizados no interior serão mais curtos, suas bordas são dobradas para dentro. A planta cresce em tamanho até 70 centímetros, tem brotos fortes. Aster entra na fase de floração no final do verão. Variedades:

    • "Torre de Prata" - uma variedade cujas pétalas são de cor azul com um diâmetro de cerca de 10 centímetros;
    • "Torre Vermelha" - uma pequena planta com inflorescências turcas vermelhas, que é usada para fazer buquês;
    • "Duquesa" - uma variedade que parece muito atraente devido às flores duplas exuberantes de cor rosa profundo;
    • "Annushka" - áster carmim, florescendo em agosto.

    italiano

    Uma flor cuja altura varia de 30 a 60 centímetros. O arbusto se desenvolve na forma de um hemisfério. Aster europeu é o segundo nome da espécie, comum entre os jardineiros. Na natureza, a planta é encontrada no Cáucaso e na Europa. As inflorescências não se destacam pelo grande tamanho, logo seu diâmetro será de cerca de 5 centímetros. A planta floresce no verão, a duração desta fase é de 2-3 meses. Aster é representado pelas seguintes variedades:

    • "Kobola" - flor púrpura escura com inflorescências não superiores a 4 centímetros de diâmetro;
    • "Herman Lena" - áster lilás com muitas inflorescências no arbusto;
    • "Anão" - uma variedade que impressiona por suas belas inflorescências roxas, frequentemente utilizadas para fazer buquês.

    arbusto

    A planta tem a forma de uma bola ou hemisfério, bastante ramificada. Normalmente, a altura da cultura está dentro de um metro. Os brotos eretos têm pubescência abundante. O diâmetro das inflorescências varia dentro de 3-6 centímetros, em muitos aspectos este indicador depende do local de enraizamento do áster. A floração ocorre nos últimos meses do verão e dura cerca de 45-50 dias. Variedades populares:

    • "Jenny" - uma cultura na qual cresce um grande número de rebentos laterais, a altura do áster será de 40-45 centímetros, a cor das inflorescências é vermelha;
    • "Cristina" - um pequeno arbusto de 30-40 centímetros de altura, florescendo com inflorescências rosa com um centro amarelo. Aster floresce no outono.

    Novo Inglês

    Grande cultura, capaz de atingir alturas de até 200 centímetros. A forma das inflorescências assemelha-se a panículas, uma delas contém cerca de 30 cestos. O diâmetro de uma flor não excede 4 centímetros. A cor dependerá da variedade. É uma cultura resistente, recomendada para cultivo em regiões com climas adversos. Aster é representado por variedades:

    • "Gerberous" - as inflorescências se desenvolvem em forma de escovas, a planta floresce com flores rosa;
    • "Constança" - cultura com inflorescências roxas e resistência a temperaturas negativas.

    Ageratóide

    O Extremo Oriente é considerado a pátria desta espécie. O áster desenvolve hastes ramificadas nas pontas, enquanto a base será ereta. A altura da flor está dentro de um metro. As inflorescências consistem em pétalas finas, cujo comprimento é de apenas 2 mm. A cor das espécies pode ser branca ou azul claro. É um aster outonal que pode tolerar bem a seca.

    Em forma de estrela

    A planta é nativa do continente eurasiático, cresce até 60 centímetros. As flores podem variar em cor do roxo ao lilás, com o núcleo geralmente colorido de amarelo. As inflorescências lembram cestas ou pequenos escudos. A cultura floresce no verão, é frequentemente usada na medicina popular.

    De folhas grandes

    As plantas desta espécie crescem até um metro. A folhagem de tais ásteres pode ser grande no fundo com uma forma ovóide, bem como lanceolada com uma superfície rugosa. As inflorescências são pequenas, assemelham-se a cestos, com cerca de 3 centímetros de diâmetro. Os tons variam em diferentes tons de roxo. A floração é bastante longa - dura cerca de 75 dias. A cultura é capaz de manter a viabilidade quando as marcas do termômetro caem para -40 graus.

    Com folhas de coração

    Esta espécie é representada por culturas de diferentes tamanhos. Portanto, as variedades que chegam se desenvolvem até 150 centímetros, porém, há variedades em que os arbustos têm em média cerca de 20 centímetros de altura. Este é um aster com flores pequenas, o diâmetro das inflorescências é de apenas 2 centímetros. A cor das flores pode ser rosa, branco, azul. A floração começa no verão e continua até a chegada do frio.

    Siberiano

    Na maioria das vezes, este aster é cultivado para uso médico. A planta cresce em tamanho até meio metro, as inflorescências desenvolvem-se na forma de cestos de tamanho médio crescendo isoladamente. De acordo com a descrição, a cultura do prado floresce com flores rosa e roxas. Aster tolera bem geadas e secas.

    Além das variedades e tipos de ásteres acima mencionados, flores de borda subdimensionada, aster espalhado largo e montanhoso, salino, salgueiro, campo, variedades de seleção japonesa, bem como "Milady", "Matsumoto", "Pinocchio", "Apollo" , etc. são usados ​​em projetos paisagísticos. etc.

    Levamos em consideração o clima e escolhemos um lugar

    Uma característica dos ásteres é a capacidade de se desenvolver bem em sombra parcial, bem como sob a luz solar direta. Porém, no primeiro caso, o florescimento da cultura pode não ser tão abundante e brilhante. É por isso que a cultura é adequada para o cultivo em qualquer zona climática com suas próprias nuances climáticas e nível de luz solar. Aster é uma cultura pertencente a variedades que podem crescer e florescer mesmo com leves marcas negativas. O limite a este respeito será uma marca de -7 graus.

    Quanto ao local de pouso, é preferível considerar opções com solo levemente ácido. A opção ideal para ásteres seria solo franco ou arenoso. Tendo decidido o solo e a iluminação da área, vale lembrar que a maioria das espécies e variedades crescem muito mal em áreas onde os gladíolos ou tulipas foram plantados anteriormente, também vale a pena abster-se de plantar ásteres no solo após a calêndula.

    No local onde é planejado o plantio de ásteres, não deve haver estagnação da umidade do solo, além disso, o nível de ocorrência das águas subterrâneas merece atenção especial. O excesso de umidade, principalmente na sombra, pode levar à deterioração do sistema radicular. Nessas condições, a presença de uma camada de drenagem no jardim é um requisito obrigatório para o local de plantio.

    A planta se adapta rapidamente às novas condições, podendo ser plantada ou enraizada ainda na fase de floração, o que será uma vantagem no caso de se escolher inicialmente o local errado da horta para o plantio.

    Características de pouso

    Apesar de a cultura pertencer a variedades de plantas com flores resistentes ao frio e despretensiosas, adequadas para a decoração de um local, há uma série de nuances importantes em relação à questão de seu enraizamento.

    • Antes de plantar um áster, é necessário realizar uma série de medidas preparatórias com o local escolhido. Em primeiro lugar, é recomendável adicionar adubo ou cinza de madeira ao solo. Esses componentes ajudarão a planta a se adaptar rapidamente às novas condições.
    • O Aster pode ser enraizado de várias maneiras, incluindo o método da muda. Neste caso, ao plantar, deve-se prestar especial atenção à localização do sistema radicular no solo para evitar a probabilidade de vincos.
    • Dentre as características do plantio, vale destacar também a necessidade de afrouxamento preliminar do solo.

      O algoritmo de plantio de áster é o seguinte.

      • Antes de plantar, é necessário fazer pequenos sulcos no solo. Umedeça o solo para que o líquido seja bem absorvido.
      • Se um plantio em grupo de arbustos floridos for planejado, as covas de enraizamento devem ser localizadas a uma distância de pelo menos 50 centímetros um do outro. As mudas são cultivadas colocando as colheitas em incrementos de 20-25 centímetros.
      • Após a localização das lavouras no solo, uma camada de solo é borrifada em cima, compactada.
      • Os ásteres plantados devem ser regados não antes de 3 dias depois. Depois de uma semana, é recomendado adicionar fertilizantes ao solo na forma de fertilizantes contendo nitrogênio.

      Regras de cuidado

      Em geral, a tecnologia agrícola relacionada ao cuidado dos ásteres após o plantio não apresenta nenhuma dificuldade especial para o jardineiro. Para ter uma planta atraente e saudável em seu jardim, você precisa fazer o seguinte:

      • Apesar de as plantas crescerem bem à sombra, para as mudas jovens vale a pena garantir o máximo contacto com o sol. Isso se aplica a espécies que são plantadas ao ar livre, bem como culturas que são cultivadas em uma varanda ou peitoril de janela interna.
      • Como mostra a prática, para o crescimento e floração de ásteres, é necessária uma temperatura do ar na faixa de + 18C a +25 graus. Essa nuance é especialmente verdadeira para culturas jovens. Para plantas adultas, não há necessidade urgente de obedecer a tais nuances de temperatura, uma vez que ásteres saudáveis ​​são capazes de florescer mesmo com flutuações nas marcas do termômetro e geadas.
      • Freqüentemente, não é recomendado regar ásteres, uma vez que o alagamento da terra no local de seu enraizamento pode levar ao desenvolvimento de várias doenças. A rega deve ser regular, pois o solo seca. O aster não precisa de pulverização da parte aérea. No verão, 1 metro quadrado não precisará de mais do que 3 baldes de água. No outono, a frequência e o volume da rega podem ser reduzidos. Após cada umedecimento, o solo deve ser afrouxado.
      • As plantas adoram fertilizantes, em particular, complexos minerais. Além disso, os jardineiros podem usar matéria orgânica na forma de esterco de galinha, diluída em água. Este tipo de fertilizante será relevante para solos com baixo teor de microelementos úteis. A primeira introdução de fertilizantes é feita após 7 dias, as seguintes ocorrerão na fase de brotação, bem como durante o período de floração dos ásteres.

      Métodos de reprodução

      Existem várias maneiras de obter uma nova cultura florescente.

      Método de semente

      O material de plantio pode ser comprado na loja ou recolhido no outono, depois de amadurecido. Recomenda-se planejar o trabalho de plantio na primavera. É importante que a temperatura do ar neste momento já tenha subido para +20, o que em diferentes condições climáticas ocorre em diferentes meses. Além disso, as sementes podem ser germinadas em casa, criando pequenas estufas no parapeito da janela ou em outro lugar.

      Para todas as opções, o único requisito é aprofundar o material coletado ou adquirido no solo em no máximo 1 centímetro. Como mistura de solo para germinação doméstica, recomenda-se o uso de solo de jardim desinfetado com solução de manganês ou uma composição de armazenamento universal.

      No jardim ou dentro de casa, as mudas são cobertas com vidro ou plástico transparente. É importante ventilar regularmente a estufa, humedecer as sementes com água à temperatura ambiente. Como regra, brotos de jovens asters aparecerão depois de uma semana e meia. Nesse período, o material de cobertura deve ser removido para proporcionar uma boa iluminação às plantas. Você pode mergulhar aster quando as primeiras folhas cheias aparecerem. Ao crescer em casa, o transplante de safras para o terreno aberto é realizado depois que as plantas jovens estão suficientemente fortes.

      Estacas

      Este método permite que você colete material da mata-mãe selecionada para o plantio em qualquer mês de verão. O material mais adequado para o plantio serão mudas selecionadas no topo da cultura. O comprimento ideal do corte será de 7 a 9 centímetros; eles são cortados em tempo nublado. Isso deve ser feito com um instrumento desinfetado.

      O material coletado é plantado em qualquer pequeno recipiente cheio de areia e turfa. Em casa, as mudas são germinadas a alguma distância da luz. Em campo aberto, será possível obter um novo áster enraizando estacas no solo, com abrigo adicional na forma de um material transparente. Você pode usar recipientes de plástico. Via de regra, depois de um mês, a planta já estará bem enraizada em um novo lugar.

      Divisão da planta-mãe

      Trabalho semelhante é realizado na primavera.O processo de obtenção de uma nova planta envolve a separação de uma parte do arbusto, que conterá de 3 a 5 brotos com sistema radicular e botões. A parte resultante é enraizada em um buraco no jardim, umedecendo regularmente o solo.

      Doenças e pragas

      Planta bonita semelhante suscetível às seguintes doenças:

      • perna preta;
      • fusarium;
      • ferrugem;
      • icterícia.

      Via de regra, não será possível salvar a cultura da derrota por Fusarium. Deve ser removido do jardim e queimado. Os sinais da doença estão murchando. Quando a perna preta é danificada, o processo de destruição da planta começa na parte subterrânea, à medida que o áster se espalha, adquire a cor escura dos brotos e murcha. Para o tratamento, utiliza-se tratamento com compostos especializados, incluindo desinfecção do solo com solução de permanganato de potássio.

      A ferrugem se manifesta no áster por neoplasias e murcha da massa verde. Quanto à icterícia, os sinais dessa enfermidade são placas de folhas queimadas com manchas marrons, além de problemas com a formação de botões.

      Para tratar ásteres das doenças acima, inseticidas comprados em lojas são usados. Além disso, soluções à base de cobre, ácido bórico, zinco, magnésio e sais de cobalto são usadas contra o fusarium no estágio inicial. Os seguintes medicamentos são eficazes em termos de tratamento:

      • "Topázio";
      • "Cromo";
      • "Fagulha";
      • "Metaldeído", etc.

          Entre os insetos que representam perigo para a planta, vale destacar:

          • ácaro-aranha;
          • pulgões;
          • lesmas;
          • traça do girassol;
          • inseto da cebola.

          O controle de pragas consiste no exame preventivo e pulverização das plantas com produtos químicos, escavação regular do solo próximo aos arbustos. As composições "Karbofos", "Fundazol" ajudarão a destruir as pragas.

          Possíveis problemas

          Mudanças para pior em relação à atratividade externa de um áster podem ocorrer se um arbusto florido estiver crescendo em um lugar por mais de 5 anos. Após este tempo, os processos de degeneração são ativados na planta. Para evitar tais situações, recomenda-se transplantar o áster no jardim a cada 5 anos. Durante este período, será mais correto dividir o arbusto em várias plantas.

          Também pode haver problemas com mudas, por exemplo, se o material plantado não germinar. Para cultivar uma bela flor no jardim da frente, é recomendável enraizar as sementes apenas em solo fértil ou usando fertilizantes complexos.

          O jardineiro pode ter problemas de colheita ao plantar ásteres depois de nighthades, tulipas ou cravos. Em particular, isso se aplica ao fusarium. Os fertilizantes orgânicos, por exemplo, esterco fresco, também podem piorar o estado dos ásteres.

          Uso em paisagismo

          O Aster é muito utilizado em plantações em grupo, ao criar composições de flores no local. O canteiro de flores se tornará uma verdadeira decoração no jardim quando você combinar ásteres com cravos-de-defunto brilhantes ou zínia.

          Será possível criar uma bela composição com flores plantando colheitas multicoloridas, criando uma imagem pitoresca de um tapete vivo e brilhante em flor.

          Asters são combinados com muitas culturas de jardim para o plantio de composição, mas a cultura não parecerá menos atraente em vasos de flores móveis ou vasos para uma única plantação. A variedade de cores ajudará a criar uma verdadeira decoração de paisagismo a partir de um áster.

          Você pode ver tudo sobre o aster anual no vídeo abaixo.

          sem comentários

          O comentário foi enviado com sucesso.

          Cozinha

          Quarto

          Mobiliário