Urze Aster: descrição, plantio, cuidado e reprodução
Heather aster raramente é vista nos jardins de nossos compatriotas, mas na América e no Canadá, esta cultura perene rasteira é muito popular. Os jardineiros apreciam por sua aparência decorativa, despretensiosidade e aroma delicado. A cultura agrada seus proprietários com abundante floração de setembro a novembro.
Peculiaridades
Na natureza, o aster de cobertura do solo de urze é encontrado na América do Norte. A planta é uma planta herbácea perene que floresce de setembro a novembro. O arbusto é constituído por rebentos alongados com 70-100 cm de comprimento, geralmente ramificados, podendo ser púberes ou nus. Os caules são cobertos por folhas - de cima são pequenas (1-1,5 cm), serrilhadas, de baixo - longas (até 6 cm), densas, com garras. As placas foliares têm uma cor verde escura profunda, estão densamente dispostas, alternadamente - graças a isso, a planta parece fofa.
Heather aster é resistente à geada, a planta pode suportar climas frios prolongados, secas prolongadas e mudanças freqüentes de temperatura. Na fase de floração, mantém o seu efeito decorativo mesmo quando a temperatura desce para -5 ... 6 graus Celsius.
A variedade rasteira de ásteres cresce muito rapidamente em largura, rapidamente captura áreas próximas, então os jardineiros devem constantemente limitá-la ao redor do perímetro das plantações.
O Aster cresce como uma bola grossa; se você não amarrar seus galhos, eles se inclinarão para baixo - esse recurso é frequentemente usado por paisagistas para criar composições espetaculares.
Após a floração, a planta dá frutos com pequenas sementes achatadas. Porém, devido ao fato de o florescimento dos ásteres ser tardio, as sementes raramente têm tempo de amadurecimento, portanto, o áster se propaga principalmente pela divisão do rizoma.
Variedades
As variedades de urze aster são diversas.
- Nuvem Rosa. É um arbusto esférico, abundantemente salpicado de pequenos cestos de inflorescências de cor branco-rosa. A aparência decorativa é preservada até o início do frio.
- Tempestade de neve. Os arbustos são subdimensionados, não ultrapassam 10 cm de comprimento e são densamente cobertos de flores brancas, de modo que se parecem com um cobertor branco como a neve. Essas plantas são populares no design de escorregadores alpinos e jardins ornamentais.
- Herbst Myrthe. Variedade híbrida de áster rasteiro, o comprimento dos rebentos chega a 1 m. As flores são lilases claras, não têm mais de 1 cm de tamanho, o miolo é amarelo, com uma ligeira tonalidade bordô.
- Earl Koenig (Erlkonig). Aster espetacular com flores de lavanda, núcleo amarelo. O tamanho dos rebentos chega a 1 m, flores desde o início de setembro a novembro.
- Estrela Azul. Arbusto de tamanho médio com 60-70 cm de altura, na altura da floração assemelha-se a urze ou coníferas subdimensionadas, as inflorescências são de cor azul claro.
- Dama de preto. Este é um aster bastante incomum, que se distingue por placas de folhas verdes escuras, que em alguns lugares se transformam em uma cor roxa escura. As inflorescências são brancas leitosas com um coração marrom rosado.
Como propagar?
A reprodução dos ásteres urze pode ser feita de várias maneiras.
Sementes
Uma forma bastante popular de criar ásteres. Nesse caso, as sementes são plantadas no solo no início da primavera. O solo deve primeiro ser afrouxado, misturado com turfa, composto podre e areia de rio.Aprofunde a semente em 1-1,5 cm e borrife com um método de gotejamento - caso contrário, as sementes irão flutuar com a água.
De cima, o substrato certamente deve ser coberto com cobertura morta, é melhor usar composto, ele protegerá o solo de secar e ao mesmo tempo saturará com micronutrientes.
À medida que a muda cresce, é necessário, de vez em quando, soltar suavemente o solo, remover as ervas daninhas junto com as raízes. Os primeiros tiros podem ser vistos em 7 a 10 dias. Após o aparecimento das primeiras folhas maduras, elas precisam ser mergulhadas e plantadas em local permanente.
Se desejar, você pode plantar as sementes no outono em solo levemente congelado com aprofundamento obrigatório. No topo da semeadura, o solo deve ser coberto com palha de composto. Os primeiros rebentos aparecerão na primavera e a floração só poderá ser alcançada no próximo ano.
Plantinha
Você pode criar aster urze por meio de mudas. Para isso, antes do plantio, as sementes são embebidas em guardanapo umedecido e plantadas em vasilha preparada até 0,5 cm de profundidade, sendo a semeadura coberta com filme e encaminhada para local aquecido e luminoso. De vez em quando, você precisa remover o filme para arejar a estufa.
Os brotos aparecem em cerca de uma semana, logo em seguida o filme deve ser retirado. Assim que um par de folhas verdadeiras aparece, as mudas mergulham em recipientes separados.
Após 2 semanas, as mudas devem ser alimentadas - para isso, utilizam-se preparados complexos ou nitrato de amônio (1 g / l), e após mais 2 semanas são tratadas com superfosfato (1,5 g / l).
Divisão de rizoma
Nesse caso, a planta é desenterrada junto com o sistema radicular e cuidadosamente dividida em partes, após o que cada uma é plantada em covas separadas, polvilhada com substrato nutritivo e regada.
Como plantar?
Escolher um local para cultivar asters é muito importante. Esta cultura prefere o sol, por isso é melhor escolher áreas de terreno abertas e não sombreadas para cultivo.
Aster cresce melhor em solo arenoso ou argiloso. Lembre-se - a planta não tolera excesso de umidade, portanto, com um alto nível de ocorrência de água subterrânea, você simplesmente não será capaz de cultivar uma planta saudável e madura com altas características decorativas.
Dentro de 4-5 anos após o plantio, a planta não deve ser movida para outros lugares, mas depois de um tempo é aconselhável transplantá-la - isso evitará o desenvolvimento de doenças culturais. É melhor alocar áreas para aster onde os malmequeres ou calêndulas costumavam crescer. Mas a terra, que costumava ser de gladíolos e tulipas, não é adequada para ásteres, pois essas plantações criam condições favoráveis para o desenvolvimento do Fusarium.
Para conseguir a floração precoce dos ásteres, o melhor é plantar seu campo aberto em forma de mudas, geralmente o plantio é realizado nos primeiros dez dias de maio, quando já passou o risco de geadas recorrentes.
Antes do plantio, o terreno deve ser regado com água, os arbustos devem ser plantados a uma distância de 20-25 cm um do outro, deixando cerca de 50 cm entre as linhas. Não é necessário regar o áster imediatamente após o plantio, pois é plantado em solo pré-umedecido, mas depois de alguns dias pode-se fazer a primeira rega.
Como cuidar?
Heather aster é uma planta bastante despretensiosa. As regras para cuidar dele são bastante simples.
- Aster deve ser regado regularmente.
- A planta precisa de alimentação nutritiva todos os meses. A cultura responde melhor aos minerais e orgânicos.
- Para aumentar a permeabilidade ao ar da terra, a área ao redor do mato deve ser afrouxada em tempo hábil e as ervas daninhas devem ser removidas junto com as raízes.
- Todas as inflorescências e folhas secas devem ser removidas imediatamente para que o áster não desperdice sua vitalidade com elas.
- A cultura não precisa de abrigo para o inverno. Para se preparar para o frio, basta cortar a parte do solo, deixando pequenas colunas de 15-25 cm de comprimento.
Doenças
Heather aster frequentemente encontra o oídio.Especialmente frequentemente, a patologia ocorre com plantação densa, bem como em solo empobrecido. Para reviver a cultura, você deve usar a droga "Topázio".
Se as lâminas das folhas estiverem infectadas com esporos de fungos, é provável que seu animal de estimação esteja apresentando manchas anulares. Os medicamentos "Fundazol" e o líquido Bordeaux são altamente eficazes no combate à doença.
Com o alagamento excessivo, bem como com um excesso de fertilizantes contendo nitrogênio, a urze aster encontra a podridão cinzenta. Normalmente, o sulfato de cobre ajuda neste caso.
Além de doenças, o aster escalador frequentemente se torna vítima de um ataque de insetos parasitas.
Quando um ácaro é afetado, jardineiros experientes recomendam o uso de acaricidas: cascas de cebola são muito eficazes.
Quando os nematóides estão ativos, tubérculos esbranquiçados são visíveis nas placas das folhas de áster. Todos os fragmentos danificados devem ser removidos; em caso de derrota em massa, a planta deve ser arrancada e queimada.
Obviamente, a urze áster não requer cuidados especiais, mas mesmo assim, para uma floração exuberante e longa, algumas regras de cuidados ainda precisam ser seguidas.
Uso em paisagismo
Heather aster é freqüentemente usada na jardinagem de um jardim. É muito popular por suas características de cobertura do solo. Na maioria das vezes, é usado para decorar jardins ornamentais e escorregadores alpinos, bem como para paisagismo de áreas abertas de parques e canteiros de flores, para emoldurar grama de jardim. Devido à sua alta taxa de sobrevivência em sombra parcial, o aster é muito procurado para fazer belas combinações com coníferas.
O áster de urze de crescimento baixo é frequentemente combinado com ibéria e cravo, e os mais altos - com rudbeckia e mil-folhas decorativos.
Essa cultura parece especialmente impressionante em plantios isolados, quando seus arbustos têm a forma de um cone ou de uma bola.
Heather aster é uma cultura com elevadas características decorativas. Depois de plantada no seu sítio, você não precisa se dedicar muito a esta flor, mas ao mesmo tempo ela vai deliciar você com sua beleza e perfume delicado por muitos anos.
Para uma visão geral do aster urze, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.