Áster em forma de píon: variedades e cultivo
Os ásteres são conhecidos por sua beleza, flor vibrante e aroma agradável. Eles se tornam uma decoração para canteiros de flores e buquês para muitos cultivadores de flores. Um dos tipos de ásteres mais famosos e favoritos são as peônias. A paleta de cores desta planta é incrível, e sua simplicidade no cuidado leva até os jardineiros novatos a começarem a crescer. Vamos descobrir como fazer crescer um aster peônia.
Peculiaridades
O nome da variedade "aster" tem raízes gregas e significa "estrela" na tradução. Na verdade, flores maravilhosas são semelhantes a corpos celestes, mas a paleta de cores das "estrelas terrestres" é muito mais ampla. Até a lenda diz que os asteres surgiram da poeira estelar que caiu dos próprios céus. Peony aster é um gênero de plantas arbustivas perenes com um poderoso sistema de raízes e flores grandes. O próprio arbusto pertence a uma espécie de tamanho médio e atinge 70 cm de altura, os seus caules não são muito ramificados e eretos, os rebentos laterais raramente crescem, o que lhes permite manter bem a sua forma colunar.
As flores do áster peônia são muito semelhantes em forma às peônias, que deram origem ao nome da planta. A inflorescência apresenta-se sob a forma de cesto duplo com pétalas interiores curtas e exteriores mais compridas. Semelhante às línguas, eles são direcionados para o centro amarelo brilhante, o que dá à flor uma forma semelhante a uma bola colorida. O diâmetro das flores pode ser de 8 a 15 cm, e a cor é branca, bordô, rosa-púrpura ou amarela. Aster florescendo agrada seus proprietários de meados do verão ao final de setembro. Eles costumam florescer magnificamente e brilhantemente, enquanto exalam um aroma floral agradável e forte. A planta se dá muito bem com outras flores da vizinhança e, portanto, pode ser um excelente complemento para um canteiro de flores.
Variedades
Graças aos esforços dos criadores, existem muitas variedades diferentes de ásteres no mundo. Se pretende começar a criar ásteres no seu jardim, então deve escolher as variedades mais populares (Torre, Senhora ou Duquesa), pois não são muito exigentes em termos de cuidado. Considere os tipos mais comuns de ásteres peônia.
- Mix "American Browning (branching)" - uma variedade caracterizada por uma altura significativa do arbusto (até 70 cm) e a cor das pétalas em tons de vermelho-azulado.
- "Torre Vermelha" - a variedade mais adequada para buquês. Tem uma cor carmim brilhante e flores com cerca de 10 cm de diâmetro.
- "Torre de Prata" - uma variedade que se caracteriza por um gradiente único de cor que vai do lavanda ao branco no centro, flores grandes e duplas deliciam-se com a floração desde o início de agosto até o início da geada.
- "Torre Amarela" - flores saturadas amarelas brilhantes de até 11 cm de diâmetro.
- "Torre Rosa" - ásteres rosa intenso, comprimento do caule cerca de 60 cm, perfeitos para a formação de buquês.
- "A senhora de cabelos grisalhos" - variedade única, as pétalas são azul-púrpura e têm nas orlas um rebordo prateado (cinzento), podendo atingir 13 cm de diâmetro.
- Versalhes - um arbusto que pode produzir até 7 a 9 flores brancas como a neve.
- "King size" - na maioria das vezes vendida como uma mistura de cores, e a variedade leva esse nome pelo tamanho das flores, que pode chegar a 15 cm, e o caule tem 80 cm.
- "Torre de Damasco" - flores laranja claras em uma haste de cerca de 60 cm.
- "Torre de quartzo" - as flores são prateadas na base da pétala e rosadas nas pontas, com 8-10 cm de diâmetro.
- "Duquesa" - flores rosa pálido, grandes (até 12 cm), crescendo em arbustos impressionantes.
- "O Dragão" - uma variedade com flores duplas, rosa brilhante, atingindo 12 cm de diâmetro.
A escolha de uma variedade é feita em função do tamanho da flor esperada e da combinação desejada no projeto paisagístico.
Como plantar?
Depois de escolher a variedade desejada, vale a pena aprender a plantar sementes de áster. Antes do plantio, vale a pena derramar profilaticamente as sementes com uma solução fraca de permanganato de potássio por um período de cerca de meia hora, se o substrato de plantio foi coletado de forma independente. As sementes adquiridas já foram processadas.
Com antecedência, você deve comprar solo nutriente para ásteres em uma loja especial, mas você pode simplesmente fertilizar o solo no local com areia de rio e cinza de madeira, composto podre ou turfa. Os ásteres preferem crescer em solos soltos e arejados. Para o plantio em vasilhame, também é recomendável pensar na drenagem de entulho, tijolo ou argila expandida, além de furos no fundo.
Imediatamente antes do plantio (no início de maio - meados de julho), certifique-se de umedecer o solo. Em seguida, são feitos sulcos com uma profundidade não superior a 1 cm, nos quais as sementes são semeadas. Depois disso, eles são nivelados com terra e novamente borrifados com uma pequena quantidade de água do pulverizador. Os recipientes são removidos em um peitoril de janela com acesso à luz solar a uma temperatura de 18-19 C.
As sementes germinam em no máximo 11-12 dias. Quando um par de folhas reais aparece no broto, as mudas devem ser colhidas, acomodando os futuros ásteres em potes ou copos separados. As mudas estarão prontas para o plantio no solo 25-30 dias após a germinação.
Um local para o crescimento de ásteres em campo aberto deve ser ensolarado e não deve ventar muito. Um buraco raso é cavado do tamanho do sistema radicular, umedecido, a drenagem é derramada no fundo e fertilizantes são adicionados. As mudas são plantadas, um buraco é enterrado e regado. Tudo isso é feito em maio.
No caso de semear diretamente em campo aberto, vale a pena aguardar um pouco até o final de abril. Os ásteres cultivados desta forma serão mais endurecidos e resistentes a doenças, eles florescerão mais abundantemente, mas um pouco mais tarde.
Após o plantio, deve-se cobrir a área com ásteres com uma película, e após a germinação, vale a pena desbastá-los (como se fosse mergulhar) para que fiquem 15 cm entre as plantas.
Como cuidar bem dele?
Após o plantio, os cuidados adicionais com o áster peônia consistem em soltar a terra ao seu redor, regar, tirar o mato, fertilizar logo no início da floração e antes da formação dos botões. Para fins de fertilização, pode-se usar o medicamento Agrícola. Jardineiros experientes recomendam usar o esquema 3/1: a planta é regada por 3 dias, no quarto dia - o solo é solto (neste dia a planta não é regada).
O cultivo torna-se mais seguro se o solo for desinfetado periodicamente com uma solução de sulfato de cobre.
Métodos de reprodução
O método de criação mais comum para asters peônia é por sementes. É melhor comprá-los na loja, pois os que se montam podem crescer em uma cor completamente diferente. Se você deseja cultivar sementes colhidas pessoalmente, vale lembrar que elas terão a maior germinação no próximo ano e, portanto, você não deve armazená-las e esperar anos.
Doenças e pragas
Como qualquer outra planta, o aster peônia é extremamente suscetível a doenças e ao ataque de pragas.
Pragas
Muitos problemas podem surgir para os proprietários de ásteres por causa de lesmas, tripes, nematóides, lagartas, centavos. Você pode lidar com parasitas irritantes usando os bons e velhos métodos - borrifar os arbustos com infusões de alho, cebola, ervas daninhas, calêndula ou sabão. Para evitar o ataque de pragas, vale a pena se preocupar com isso com antecedência e plantar plantas como calêndula ou malmequeres nas proximidades. Outro bom remédio para parasitas é a solução usual de permanganato de potássio. Depois que os parasitas são mortos, as flores podem continuar a crescer e florescer de maneira igualmente abundante.
Doenças
Freqüentemente e densamente, os ásteres são afetados por doenças. Isso acontece se a planta foi mal cuidada, pouco fertilizante foi aplicado ou as características do solo não foram levadas em consideração, foi plantado com muita densidade, bem como por influência de más condições climáticas ou água estagnada.
- Na maioria das vezes, a flor é afetada por oídio, enquanto o arbusto fica coberto por uma flor branca, como se alguém o tivesse polvilhado com farinha. A prevenção desta condição é realizada melhorando a qualidade dos cuidados com as plantas, o condicionamento ácido é realizado com a mesma solução de permanganato de potássio. Se não foi possível evitar a doença, vale a pena comprar remédios como Topázio, Sulfarina, Policose ou Fundazola em loja especializada. Não borrife no fogo, é melhor deixar até a noite. Antes de usar, certifique-se de ler as instruções.
- A segunda doença mais comum é o fusarium, que provoca o murchamento completo das folhas, ao passo que apenas a remoção completa das partes afetadas ou mesmo de toda a planta pode ajudar.
- Freqüentemente, os ásteres podem ser afetados por uma doença fúngica, que aparece pelo aparecimento de manchas escuras e arredondadas nas folhas. Você pode salvar a planta removendo e descartando imediatamente as folhas afetadas e tratando o resto do arbusto com Fundazol ou Polynom.
- Infelizmente, não há salvação da icterícia, acompanhada pelo aparecimento de manchas amareladas. Os arbustos afetados são eliminados.
- A podridão cinzenta pode ocorrer devido à água estagnada ou excesso de nitrogênio, enquanto a planta é coberta por uma flor cinza-esbranquiçada. As áreas danificadas da flor devem ser removidas para evitar a infecção do resto dos arbustos.
Peony aster não exige muito esforço e energia para crescer e cuidar, mas em troca vai dar todas as suas cores vivas, decorar canteiros de flores e buquês, surpreendendo agradavelmente os convidados.
A seguir, assista a um vídeo com dicas sobre como semear corretamente as sementes de áster para mudas.
O comentário foi enviado com sucesso.