Ásteres de baixo crescimento: variedades, cultivo e reprodução
Os arbustos de aster ornamentais têm menos de meio metro de altura e ficam bem em canteiros de flores. Os antigos gregos consideravam esta flor um talismã que trazia boa sorte, plantando-a não só em casa, mas também perto de templos.
Os caminhos do jardim estão agora emoldurados com esta cultura, as fronteiras são feitas dela, especialmente os ásteres são bonitos na paisagem de outono, porque em setembro-outubro não há tanto brilho.
Peculiaridades
Plantas de baixo crescimento atraem residentes de verão com sua resistência ao frio e até geadas. Os seguintes períodos de floração são diferenciados:
- no início (maio-junho);
- verão (julho-agosto);
- outono (setembro-novembro).
As inflorescências florescem com um diâmetro de 1-5 centímetros, duração da floração - 30-40 dias. A paleta contém tons de azul-branco, roxo-carmesim, há rosa pálido, azul e carmim. O caule é reto, duro, coberto por folhas verde-escuras, cresce em altura até 40 centímetros.
Variedades populares
Muitos nomes estão associados ao local onde as variedades foram cultivadas ou características de cultivo, por exemplo, aster italiano, New Belgian. Existem muitas variedades de ásteres. Entre eles, existem variedades subdimensionadas separadas que podem ser cultivadas tanto em canteiros de flores como em vasos em varandas.
- "Milady". Uma variedade anã com flores grandes (10 cm de diâmetro) densamente duplas cresce até 25 cm e vem em uma variedade de tons de vermelho vivo a branco e rosa. Existem espécimes azuis e roxos. Representantes desta variedade florescem mais cedo do que outros desta família de ásteres por pelo menos 2 semanas. A floração vai de julho a setembro. A variedade não tem medo de doenças, despretensiosa no atendimento.
- Escarlate. Áster em forma de pião com flores grandes. Em muitos aspectos, é semelhante à variedade Milady. Não requer cuidados especiais.
- "Cressella". O áster em miniatura floresce em densos botões duplos em 15 de julho e dura até a geada. Existe uma planta com 12 inflorescências, a parte interna de suas pétalas é dobrada para o centro. Também é aplicável como cultura de maconha.
- Carmesim. O arbusto cresce em largura e altura igualmente - até 30 centímetros. As pequenas pétalas da flor densamente duplicada são dobradas para fora. "Crimson" é cultivado em caixas, vasos de flores. Em campo aberto, a variedade ficará bem em canteiros de flores, canteiros de flores, bordas. Floresce até o final do outono.
- "Anão de Erfurt". A planta com flores arredondadas achatadas cintilantes e densamente duplas atinge uma altura de 25-30 centímetros. Adequado para composições de janelas e varandas, bordaduras em canteiros de flores.
Aterrissagem
Asters perenes amam o sol, respectivamente, eles são selecionados em um local não na sombra. É muito importante que o solo não retenha água, ou seja, a várzea não vai funcionar. Idealmente, é bom plantar um aster decorativo de crescimento baixo em uma pequena colina onde a luz do sol estará disponível. A melhor época para plantar é a primavera. O material de plantio é melhor adquirido em lojas de varejo especializadas, estufas, você mesmo pode cultivar semeando.
O aster é plantado, como as outras flores: eles fazem um buraco, regam, borrifam o broto com terra.
Cuidados de acompanhamento
O aster perene subdimensionado não requer cuidados especiais. Esta é uma planta despretensiosa, mas para uma floração mais exuberante é necessário realizar uma série de atividades. Portanto, ao seu redor deve-se remover as ervas daninhas para que as pragas não sufoquem as flores pequenas. UMA é melhor cobrir o solo com uma composição de turfa, casca de árvore ou cobri-lo com serragem comum, então você pode esquecer a erva daninha... A cobertura morta não só desempenha o papel de um limpador de ervas daninhas, mas também permite que o solo permaneça úmido por muito tempo.
Rega
Astra não gosta de rega abundante, especialmente quando a água é retida no solo. Mas para que as flores cresçam mais rápido, no verão, no calor ou na seca, não pode ficar sem umidade. A rega é recomendada à noite.
Top curativo
As variedades ornamentais precisam de matéria orgânica, cal e fertilizantes minerais para um desenvolvimento normal. Eles são colocados sob os arbustos na primavera e no verão. O húmus contribui para o crescimento ativo e a alimentação com fósforo ajudará a planta a formar grandes inflorescências.
Poda
O pequeno áster é cortado em pelo menos 10 centímetros para formar uma bela coroa. Nesse caso, arbustos compactos ficam melhores em opções de meio-fio. O evento é realizado no outono ou início da primavera.
Preparando-se para o inverno
Aster agrada com flores antes do início do frio. Antes do início da geada, recomenda-se cortar os arbustos pela raiz e fechá-los para o inverno com composto. Se os invernos não forem rigorosos, basta borrifar com folhagens ou cobrir com serragem. Isso é necessário para arbustos jovens com um sistema radicular frágil.
Controle de doenças e pragas
Na ausência de cuidados adequados ou com umidade excessiva, o aster atrofiado pode ser perturbado por podridão cinzenta e oídio. Uma solução de sabão ajudará a livrar a planta dessas doenças desagradáveis. Este tratamento é realizado várias vezes durante a temporada.
Os ásteres também sofrem de doenças fúngicas.
- Doença de Fusarium leva ao amarelecimento e murchamento da planta. É quase impossível lidar com esse fungo. O cumprimento das regras de rotação de culturas, bem como a queima de arbustos afetados, ajudará a proteger outras flores e plantações da doença.
- Cigarras e pulgões tornam-se as causas da icterícia em ásteres. Nesse caso, as flores infectadas são removidas e as saudáveis são tratadas com inseticidas.
- Doença da perna preta típico para mudas, mas arbustos adultos também podem ser infectados. As plantas, a partir da raiz, tornam-se pretas e apodrecem devido ao excesso de umidade ou acidez superestimada do solo. Esses espécimes afetados são descartados, queimados e o solo é regado com um fungicida dissolvido, e areia é derramada por cima.
Astram pode ser prejudicado por um inseto do prado, ácaro, tesourinha e outros parasitas. Será possível evitar um ataque do lado deles se as regras de atendimento forem observadas.
Reprodução
Mudas permitirão que você obtenha lindas flores de áster sujeitas aos seguintes prazos:
- no final de março - início de abril, as sementes são semeadas;
- em 15 de maio, os rebentos são plantados separadamente em uma parcela onde podem crescer por 5 anos.
Existem mais 2 métodos de criação.
- Estacas os ásteres perenes começam no início da primavera, com o aparecimento dos primeiros brotos. Antes de plantar as mudas, recomenda-se que sejam mantidas em solução para estimular o desenvolvimento ou simplesmente na água. Os rebentos são plantados à sombra ou separadamente sob a película, têm de ser regados e sacados regularmente. O desembarque em local permanente só é feito após um ano.
- Dividindo o mato usado quando as plantas estão crescidas demais. Após 5 anos, o áster deve ser plantado. A raiz velha é removida do arbusto-mãe, o rizoma remanescente com brotos é dividido em várias partes. O outono é adequado para dividir as variedades precoces; na primavera, os ásteres tardios são propagados dessa forma.
Tendo escolhido um dos métodos de criação, poderá admirar durante muito tempo o tapete de flores feito a partir destas mini-plantas.
Exemplos em paisagismo
Aster é usado independentemente na criação de canteiros de flores ou em um conjunto com outras flores. aqui estão alguns exemplos:
- criação de fronteiras, sebes no jardim;
- esculturas, figuras e padrões de aster verde vão decorar qualquer local da cidade;
- um tapete de flores feito de plantas subdimensionadas, possivelmente nas proximidades de cravos, dálias, peônias, floxes, irá “cobrir” perfeitamente todos os lugares e áreas feias.
O aster decorativo é valorizado por sua flor em forma de estrela, variedade de cores e formas brilhantes.
Para obter informações sobre como cultivar asters em baldes, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.