Arbusto aster: variedades, plantio e cuidados, reprodução

Contente
  1. Descrição
  2. Variedades comuns
  3. Aterrissagem
  4. Cuidados de acompanhamento
  5. Preparando-se para o inverno
  6. Controle de doenças e pragas
  7. Reprodução
  8. Exemplos em paisagismo

Por muitos anos, jardineiros experientes e novatos cultivam aster arbustivo. Eles a amam por seu aroma maravilhoso, ampla paleta de cores e cuidado despretensioso. Ele se encaixa perfeitamente na decoração de canteiros de flores, bordas, cantos. Você mesmo pode cultivar esta flor, porque cuidar dela não é difícil.

Descrição

Aster arbustivo é uma espécie de planta herbácea perene pertencente a um gênero separado Symphyotrichum. Anteriormente, eles foram atribuídos ao gênero Aster, mas com o tempo, ele e outras espécies norte-americanas decidiram separá-lo em um gênero separado.

Estes são arbustos perenes, sua forma se assemelha a uma esfera. Isso se deve ao fato de possuírem hastes densamente espaçadas e até verticais, sobre as quais crescem folhas alongadas arredondadas-oblongas. Eles são serrilhados ao longo das bordas, ligeiramente ásperos acima e lisos abaixo, de cor verde escuro. O arbusto pode atingir 50-90 cm de comprimento, mas este número difere de uma cultivar para outra. As raízes apresentam-se na forma de rebentos ramificados horizontais, a partir dos quais os ramos absorventes se estendem para cima e para baixo, substituindo os botões.

A inflorescência das espécies arbustivas de ásteres é representada por pequenos cestos. Eles podem estar localizados no tronco em forma de panículas, guarda-chuvas ou escudos, dependendo da variedade. O tamanho das flores é de 2 a 9 cm de diâmetro. O meio tem uma cor amarela profunda e as pétalas podem ser amarelas, brancas, rosa, lilás ou vermelhas. Os ásteres começam a florescer principalmente no início de agosto, e isso dura ao longo de setembro.

Uma característica distintiva do áster arbustivo é sua alta resistência ao frio, mas esta cultura não tolera a seca de forma alguma.

Variedades comuns

Por meio dos esforços dos criadores, muitas variedades de ásteres selvagens surgiram no mundo. Os mais populares são os seguintes.

  • "Lady in blue" - o arbusto mais resistente ao inverno, de cor azul brilhante, é bastante resistente a parasitas e a muitas doenças.
  • "Jenny" - tem uma cor que vai do rosa brilhante ao tinto vinho, adequado para cortar e formar buquês.
  • "Luz das estrelas" - uma variedade mais ramificada com pequenas flores roxas claras, que se distinguem pela floração longa (até 45-55 dias).
  • "Anneke" - variedade com flores de tamanho médio e cor vermelho-framboesa.
  • "Anã Nancy" - um pequeno arbusto com cerca de 30 cm de altura, decorado com flores fofas de delicada cor lilás.
  • "Gloria" - flores rosetas de cor azul claro, não mais de 3 cm de diâmetro.
  • Snowsprite - caprichoso para o solo (não cresce em terras secas e argilosas) arbusto alto com inflorescências brancas como a neve.
  • Apollo É um arbusto de tamanho médio com flores brancas, que floresce principalmente em setembro.
  • "Ronald" - tem uma cor rosa brilhante e uma altura de cerca de 65 cm.
  • "Herbert Star" - Aster americano subdimensionado (até 25 cm) de rica cor rosa-carmesim.
  • Alice Haslam e Vênus - arbustos ainda menores (menos de 20 cm). Eles têm botões rosa claro e lilás.
  • Lagoa de Blau - só começa a florir em setembro com inflorescências lilases. A floração continua até outubro.
  • Schneeckissen - flor tardia, começa a florescer no final de setembro - início de outubro. Tem uma cor branca como a neve e um centro amarelo pálido.
  • "Shpatroze" - um arbusto de tamanho médio com flores rosa escuro.
  • "Ruber" - aster rosa-avermelhado rico com inflorescências de 4 cm.
  • "Dunkel Chenet" - flores com um diâmetro de cerca de 3 cm de cor lilás escuro.
  • "Final feliz" - as flores têm tonalidade rosa pálido, desabrocham em maio e mantêm a floração por mais de um mês.
  • "Rosea" - uma grande flor com cerca de 4,5-5 cm de diâmetro, o meio tem uma transição do centro verde através da borda amarela para a laranja, e as pétalas são de cor rosa claro.
  • "Golias" - esta variedade floresce em junho, floresce por cerca de um mês com flores grandes lilases claras (até 6 cm de diâmetro).
  • "Woods Purple" - um arbusto de tamanho médio com muitas inflorescências de pequenas flores amarelas com uma borda rosa.

Aterrissagem

Depois de escolhida a variedade, vale a pena aprender a plantar corretamente o arbusto áster. Eles estão empenhados em plantar esta flor no final de março ou início de abril (é possível no início de março, se o tempo quente vier mais cedo). Vale a pena saber com antecedência se são esperadas geadas noturnas nesse período, pois o material de plantio ainda não está endurecido e não tolera bem o frio. O local é escolhido com semi-sombra para que no futuro a planta não sofra queimaduras com a exposição direta ao sol. A área de plantio deve ser cuidadosamente limpa de ervas daninhas e objetos estranhos.

O solo dos ásteres deve ser solto, drenado, pois apodrecem rapidamente com o excesso de água estagnada. Antes do plantio, o solo deve ser preparado no outono, é então que é introduzido composto ou húmus. Adicionar areia ao solo tem um efeito positivo no crescimento dos ásteres. Você não deve escolher um local onde os ventos estão constantemente caminhando e uma corrente de ar é formada.

Para o plantio de arbustos já germinados em terreno aberto, são feitos furos rasos no solo fertilizado, localizados a uma distância de cerca de 20-35 cm. Do recipiente onde cresceu a muda, esta é retirada e, juntamente com o solo, plantada numa cova para que os rebentos fiquem 2-3 cm cobertos com terra. Depois disso, as mudas devem ser regadas.

Cuidados de acompanhamento

Para cuidar melhor das mudas, basta regá-las às vezes, amontoá-las, afrouxar periodicamente o solo e limpar o mato. Vale a pena cuidar com antecedência para que haja luz suficiente na área onde o aster cresce, mas não haja luz solar direta. Não permita oxidação excessiva ou alcalinização do solo. Depois que a planta floresceu, as inflorescências murchas devem ser removidas. O arbusto deve ser podado a cada 2-3 anos.

Rega

Os ásteres vivem bem em condições de falta de umidade, mas seu excesso é extremamente negativo. Deve ser regado regularmente, cerca de uma vez por semana. Em condições de tempo chuvoso, você pode regar o arbusto várias vezes por mês.

Top curativo

Para apoiar a planta antes do novo período de floração, você precisa alcalinizar o solo para evitar a oxidação excessiva. Este procedimento também é feito antes do plantio das flores e depois que elas estiverem completamente desbotadas. A cal é diluída a uma taxa de 100 g de pó para 3-5 baldes de água.

A alimentação direta dos ásteres é realizada após o plantio das mudas no solo, quando os brotos já apareceram e antes da sua revelação. A alimentação padrão consiste em sulfato de potássio, nitrato de amônio e superfosfato em uma proporção de 1: 2: 3. Jardineiros experientes recomendam introduzir a substância na forma de pó e, em seguida, regar o solo.

Depois de cortar o arbusto, é necessário cobri-lo com turfa e adubo na mesma quantidade.

Preparando-se para o inverno

Se a variedade selecionada for resistente ao gelo, não precisa ser cozida para o inverno. Mas existem muitas variedades que não possuem essa propriedade, portanto, antes da onda de frio, os arbustos são recobertos por uma espessa camada de folhas caídas. Você precisa remover a proteção da planta no final de março.

Controle de doenças e pragas

Astra é uma cultura altamente resistente à infecção por várias doenças e parasitas, mas isso não é motivo para relaxar. É necessário monitorar constantemente o aspecto da planta, observar as menores mudanças na cor, retardo de crescimento ou sinais de murcha. Uma doença percebida a tempo pode ser curada.

Por exemplo, o ressecamento e o amarelecimento de folhas, flores secas e caules indicam uma doença fúngica chamada fusarium. Para salvar uma planta infectada, usa-se uma solução do medicamento "Fundazol", que processa completamente o arbusto.

Se a clorose se juntar a esses sintomas, o retardo de crescimento dos troncos e rins é um sinal claro de infecção de aster por um vírus que os pulgões e as cigarras carregam. Não existem medicamentos para combater os vírus, mas para evitar a infecção do resto dos arbustos, é necessário destruir a planta doente.

O oídio é outra doença dos ásteres arbustivos. Ao mesmo tempo, manchas cinza-esbranquiçadas são reveladas nas folhas. Para retirá-lo, pegue uma tintura de verbasco e dilua em água na proporção de 1: 3. Pulveriza-se com um arbusto até que o orvalho passe.

Uma variedade de pragas, como lesmas aradas e caracóis, lagartas da mariposa, percevejos e ácaros-aranha, também são perigosas para as plantas. Para combatê-los, use medicamentos específicos que podem ser comprados em lojas especializadas. São introduzidos no solo, desenterrados e desenterrados, monitorando periodicamente a eficácia dessa medida.

Reprodução

O áster arbustivo pode ser propagado de várias maneiras.

  • Sementes. Esse método é bastante demorado e as sementes coletadas sozinhas podem crescer e se tornar uma flor de cor diferente da do arbusto-mãe. A melhor época para plantar sementes é o outono. As sementes compradas na loja geralmente já são processadas antes do plantio, mas se esta for a sua semente, vale a pena mergulhá-la em um fungicida e estimulante de crescimento antes de plantar. Em seguida, o material de plantio é distribuído em uma caixa na qual crescerão os futuros ásteres, e no topo é borrifado com terra ou areia calcinada. De cima, este recipiente é coberto com uma película, colocado no parapeito de uma janela no lado ensolarado, e a ventilação é realizada todos os dias.

As mudas germinam em 5-7 dias. Quando 2 folhas verdadeiras aparecem no arbusto ascendido, elas são colocadas em copos plásticos separados. Para fazer isso, o solo é despejado em cada um deles, regado e as mudas são plantadas a uma profundidade de até o nível das folhas do cotilédone. Em seguida, todos os copos devem ser removidos novamente no peitoril da janela. Assim que as plantas ficarem mais fortes, você pode começar a endurecê-las gradualmente, movendo-as para fora e aumentando o intervalo de endurecimento.

  • Estacas. Este é o método de criação mais popular para ásteres arbustivos. Para isso, eles são cuidadosamente cortados em um leve ângulo de baixo e removem o que está acima do primeiro rim, após o que o processo é colocado em uma solução com um estimulador de crescimento por 1 noite.

Para plantar mudas viáveis, vale a pena preparar um solo especial. Para fazer isso, a terra é misturada com turfa, areia e solo de gramado em uma proporção de 40/40/20. Cubra esta mistura é coberta com perlita. Em seguida, as estacas são plantadas em um ângulo de cerca de 7-9 cm de profundidade a uma distância de 5 cm uma da outra. Para um maior crescimento, as condições da estufa são organizadas. Um mês após o plantio, os arbustos tornam-se fortes e resistentes e já estão prontos para o plantio em um local de constante crescimento.

  • Raízes. Para fazer isso, pegue plantas já adultas com pelo menos 4 anos de idade. Na primavera, até que os botões inchem, o arbusto é desenterrado, as raízes são limpas do solo e parte do antigo sistema radicular é separado. Eles devem ser divididos de forma que o novo arbusto tenha sistema radicular ramificado e pelo menos 3 hastes. Depois disso, as duas flores são transplantadas para novos lugares.
  • Estratificação vertical. Para fazer isso, no final da estação de crescimento, remova todos os brotos e deixe uma protuberância de cerca de 10 cm de altura. Depois disso, a planta é amontoada e completamente coberta com solo até atingir os 23-25 ​​cm. No final do outono, o arbusto é desenterrado e todas as camadas formadas são separadas dele com a raiz. Eles são plantados em um novo local permanente. O áster assim cultivado florescerá em 2 anos.

Exemplos em paisagismo

Uma variedade de cores brilhantes no outono é a principal vantagem dos ásteres arbustivos. Arbustos perenes em forma de uma bola exuberante são maravilhosamente usados ​​como decoração ao longo dos caminhos no quintal.

Em composição com outras espécies de ásteres ou coníferas perenes, eles podem servir como uma cerca viva. Os ásteres vão bem com plantas como crisântemo, goldenrod enrugado e acônito.

Em um buquê, as propriedades decorativas dos ásteres podem ser complementadas por cereais como junco, miscanthus e outras culturas.

Arbusto aster é uma das plantas de jardim mais despretensiosas. Depois de plantada, pode deliciar-se com uma floração viva durante mais de um ano, as suas cores vão decorar qualquer local no início do outono.

Como cuidar da perene kustranikova aster, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário