Áster alpino: variedades, plantio e cuidados
Alpine aster é uma planta perene maravilhosa, uma verdadeira decoração para qualquer jardim. Os jardineiros amam muito por sua floração brilhante, aparência atraente e facilidade de cultivo e cuidado. Esta é uma das plantas ornamentais mais comuns.
Peculiaridades
Aster alpino (também conhecido como falso ou aster de Korzhinsky) refere-se a plantas herbáceas perenes de cobertura do solo. Possui hastes retas simples. A pubescência das hastes depende do tipo específico de áster alpino. As folhas são ovóides ou espatuladas. A inflorescência em si é única, pode atingir de 3 a 8 centímetros de diâmetro (depende também da espécie específica).
Tem todas as tonalidades: do vermelho e azul ao roxo. Cada variedade é mais propensa a uma cor específica. Esta planta cresce de forma muito interessante: o áster parece rastejar ao longo de um plano horizontal, ocupando cada vez mais espaço no canteiro de flores a cada ano. Uma flor desabrocha em cada haste independente. Muito parecido com a camomila, principalmente a variedade de cor branca, razão pela qual muitas vezes se confundem.
Variedades populares
O áster alpino tem muitas variedades (mais de duzentas), mas as mais comuns são apenas algumas, cuja descrição difere apenas em cores e tamanhos.
- "Alpes Brancos" difere em tamanho pequeno e flores brancas grandes. Pode atingir uma altura de apenas 20-30 centímetros. Um dos tipos que ficam harmoniosos com qualquer planta.
A variedade não requer transplante frequente, pode crescer em um local por vários anos.
- Variedade "Albus" parece uma margarida, muitas vezes são confundidos. Uma das subespécies do aster branco alpino. Atinge uma altura de 15-20 centímetros. As inflorescências são brancas, com um núcleo amarelo brilhante. A floração continua desde os primeiros dias quentes até meados do verão. A menor variedade entre as apresentadas.
- "Azul" - pelo nome é claro que esta subespécie floresce com botões azuis. O núcleo é amarelo. Freqüentemente, essas duas cores se cruzam nas pétalas da inflorescência, formando uma transição suave do amarelo para o azul. Uma das maiores variedades. As flores desabrochando podem ter até 6-8 centímetros de diâmetro. Eles podem atingir uma altura de meio metro. Esta variedade tem uma floração longa.
É esta variedade que tolera melhor o inverno. Não gosta de calor extremo e sol aberto.
- Aster Alpino Rosa (ou simplesmente "Rosa") adora o sol, mas pode florescer na sombra parcial sem problemas. Ela floresce em pequenos botões rosa, atingindo apenas 4-5 centímetros de diâmetro. Mas em largura ele se espalha até meio metro e cresce muito rapidamente. Ela cresce em arbustos pequenos - muito raramente atinge uma altura de 35 centímetros. Refere-se às variedades que florescem cedo - a formação dos botões começa em maio.
- Uma característica do áster alpino azul - flores de tamanho médio. Eles são um pouco maiores do que o normal, mas não tão grandes como, por exemplo, no aster azul. Em média, as flores crescem até cerca de 6 centímetros. A cor é de um azul profundo, em alguns lugares pode se transformar em roxo. Atrasado, cresce até 18-20 centímetros.
- Variedade "Happy End" adequado para decorar bordas. Difere no início da floração - em condições favoráveis, pode começar a florescer no início de maio. A floração termina em junho.Ela floresce com botões de delicada cor rosa. Pode atingir uma altura de 20-30 centímetros.
- Variedade "Golias" requer uma manutenção mais cuidadosa, pois cresce muito rapidamente e requer podas frequentes. Pode atingir uma altura de 20-25 centímetros. O diâmetro da inflorescência pode chegar a 6 centímetros. Ele difere em botões de um tom lilás claro ou escuro, às vezes você pode encontrar espécimes rosa brilhante. Devido à riqueza da cor, esta variedade é frequentemente considerada azul brilhante ou azul claro. Começa a florescer em junho.
- Áster alpino "Violetta" floresce com belas flores em tons de azul escuro, lilás e roxo. Alto, pode crescer até 30-40 centímetros. A floração é precoce - a formação dos botões começa em maio. A floração termina no final de junho - início de julho.
Como escolher?
Astra é bastante despretensioso e pode crescer em qualquer condição. No entanto, graças à seleção, variedades foram criadas com tamanhos diferentes - do grande ao menor. Portanto, é necessário levar em consideração de antemão um fator como o tamanho da inflorescência.
Primeiro você precisa decidir onde pretende cultivar a perene. - em campo aberto ou em vasos no peitoril da janela.
Ao ar livre, esta flor é frequentemente usada em paisagismo: para decorar colinas alpinas, canteiros de flores ou bordas, bem como para decorar reservatórios ou criar um "tapete vivo".
Se você deseja criar um verdadeiro tapete floral que floresça durante todo o verão, você precisa escolher as variedades com base na época de floração. Se você escolher apenas uma variedade, sua floração durará de um mês e meio a dois meses, após o qual apenas os arbustos verdes permanecerão. É melhor selecionar aquelas variedades, cuja floração segue uma à outra. Por exemplo, depois que uma variedade termina de florescer, a segunda floresce e, depois dela, a terceira. Isso garantirá que seu site seja decorado durante os meses de verão.
Acontece, que é simplesmente impossível pegar apenas ásteres com diferentes períodos de floração... Depois, você pode combiná-los com outras cores. Aqui, vale a pena prestar atenção não apenas à compatibilidade externa, cores e outras sutilezas de design, mas também se outras plantas são adequadas em termos de coexistência. Eles observam todos esses pontos e se dão bem com ásteres, crisântemos, violetas, malmequeres e gerânios.
Reprodução
Existem vários métodos de criação adequados para asters. É o cultivo de ásteres a partir de sementes, dividindo um arbusto em vários e propagação por estacas.
Sementes
A propagação de sementes tem uma desvantagem bastante séria - uma planta cultivada dessa forma começará a florescer apenas no segundo ano após o plantio em terreno aberto. No entanto, este método é conveniente para a maioria dos jardineiros, pois é considerado o mais familiar. O principal aqui é o cuidado inicial competente da semente. Para isso, as sementes começam a germinar no final do inverno.
Primeiro você precisa comprar recipientes especiais para cultivo. O tamanho apropriado dos recipientes pode ser determinado conhecendo a variedade de ásteres, sua altura estimada e o número de mudas futuras. Os recipientes devem ser preenchidos com uma mistura especial de cultivo que consiste de madeira, grama, turfa e areia. Antes do plantio, as sementes devem ser tratadas com uma solução leve e fraca de permanganato de potássio - isso é feito para eliminar possíveis infecções. Então eles podem ser semeados. Para isso, as sementes são simplesmente espalhadas sobre a mistura de solo, levemente polvilhadas com areia lisa e regadas com água em temperatura ambiente.
Após 10 dias, você pode esperar pelos primeiros tiros. Você não precisa transplantá-los imediatamente - isso pode danificar o frágil sistema radicular. É melhor esperar até que as primeiras folhas apareçam nas mudas, pelo menos duas ou três coisas. Só então eles podem ser acomodados em recipientes separados. Após o transplante, as mudas devem ser regadas e colocadas em um local com luz solar suficiente.Você pode transplantar plantas em terreno aberto após o início dos dias quentes.
Ao dividir o arbusto
O próximo método é dividir o arbusto, e é adequado para os casos em que o áster já está crescendo há muitos anos. Este método também pode ser aplicado quando chega a hora de transplantar um áster, e a planta precisa ser transplantada a cada 5-7 anos para um novo local, uma vez que o solo antigo está esgotado e a planta pode começar a crescer cada vez pior devido a falta de nutrientes.
A divisão do mato é realizada apenas na estação quente, incluindo maio e setembro. Para fazer isso, com cuidado, tentando não machucar as raízes, eles desenterram uma planta que tem pelo menos três anos. Usando uma faca afiada, a raiz comum é dividida em várias partes. Cada parte deve ter vários ramos de raiz e um par de caules. As partes separadas são assentadas a uma distância de pelo menos 15 centímetros uma da outra. Depois que a planta se adapta e fica mais forte, ela pode ser transferida para um novo local permanente.
Estacas
A reprodução por estacas assume uma cópia exata da planta-mãe e terá as mesmas propriedades, portanto, este procedimento é melhor realizado em uma planta completamente sã. Com o início de maio, um pequeno processo de pelo menos 5 centímetros de tamanho é cortado da parte superior de um arbusto adulto. A parte inferior deste processo é cuidadosamente limpa de todas as folhas e pétalas, e a parte superior é ligeiramente comprimida. Para que a parte inferior se enraíze facilmente em um novo lugar, ela é tratada com compostos especiais que podem ser substituídos por ácido succínico.
Em seguida, é preparada uma mistura de solo, composta por turfa, turfa e areia em proporções iguais. Um talo é plantado ali, regado e coberto. Esta cúpula deve ser removida todos os dias por 10-15 minutos. Antes que as raízes apareçam, a muda é regada uma vez por semana. As raízes aparecerão em cerca de um mês, e só depois será possível transferir a planta para um local permanente.
Aterrissagem
Antes de plantar um áster, você precisa se certificar de que escolheu o lugar certo. Ao escolher, você precisa levar em consideração a iluminação e a abertura à luz solar direta. Apesar do aster ser fotófilo, a exposição direta ao sol a prejudica. É melhor colocar a planta em sombra parcial. O Astra precisa de proteção contra o vento, por isso é melhor posicioná-lo de forma que pelo menos um lado esteja fechado do vento por uma cerca, uma parede de uma casa ou outras estruturas.
Apesar de esta planta gostar muito de água, a presença constante de umidade nas raízes tem um efeito prejudicial sobre a planta. Certifique-se de que a água não estagnou e criou um pântano - isso leva ao apodrecimento das raízes e doenças das flores. É necessário garantir uma boa drenagem do solo - a areia colocada sob o canteiro pode ajudar nisso. Os buracos das plantas devem ter 20 centímetros de distância. A profundidade do buraco do aster deve ser 2 centímetros menor do que no recipiente. É necessário fazer ranhuras especiais no canteiro para a circulação da água e umedecimento do solo.
Cuidados de acompanhamento
Alpine aster não requer cuidados e atenção especiais. Para agradar aos olhos com uma floração saudável, é preciso lembrar apenas algumas regras que serão úteis no cuidado de outras plantas.
Rega
A rega deve ser abundante. Aster é uma planta que adora umidade, mas o solo deve ter tempo para secar entre os procedimentos de rega. Caso contrário, a umidade se acumulará nas raízes, provocando sua decomposição. Se o período de chuva já começou, a rega das ásteres pode ser cancelada completamente.
Além disso, é necessário monitorar o estado geral da planta e se livrar dos galhos doentes ou secos a tempo.
Top curativo
A cobertura é realizada no início da primavera. Se a planta estiver crescendo há mais de um ano, o revestimento de cobertura ajudará a acordar do sono e compensar a falta de nutrientes durante todo o inverno.No primeiro cultivo, é necessário aguardar os primeiros brotos e alimentar a flor com fertilizante mineral, composto por 6 gramas de nitrogênio, 4 gramas de fósforo e 4 gramas de potássio por metro quadrado.
Outro ponto importante é a condição do solo. Ele precisa ser solto, amontoado e removido das ervas daninhas. Além disso, o amontoado adicional ajudará a combater a estagnação da umidade nas raízes.
Preparando-se para o inverno
No outono, quando termina o período de floração, é necessário cortar todos os ramos secos. Os botões que apareceram tardiamente e começaram a florescer no outono também devem ser cortados (se esta variedade não implicar floração tardia). Com o início do frio, o áster precisa ser coberto com alguma coisa, e a parte inferior da planta deve ser coberta com areia e folhas secas.
Na primavera, você pode retirar o abrigo, mas primeiro é preciso se livrar da neve que ainda resta no local: ela vai derreter, deixando o solo muito úmido, o que prejudicará o sistema radicular da planta.
Controle de doenças e pragas
A ameaça mais comum é uma infecção fúngica, que se manifesta quando há muita umidade no solo e perto das raízes da planta. As infecções mais comuns: fusarium, canela-preta, oídio. Essas doenças progridem muito rapidamente, portanto, se você olhar para elas e não agir no estágio inicial da doença, a melhor opção seria se livrar da planta doente. Nos estágios iniciais da doença, podem ajudar "Topázio" e "Fitosporina", que devem ser usados estritamente de acordo com as instruções.
Entre os insetos, lesmas, lagartas, ácaros e pulgões representam uma ameaça. Se você avistar insetos, não entre em pânico. Uma solução de sabão em pó comum, que precisa ser tratada com inflorescências e folhas, ajuda bem contra eles.
Exemplos em paisagismo
Em paisagismo, o áster alpino é bom não só pelo seu aspecto espetacular, mas também pelo fato de ser uma planta perene, o que permite criar novas composições com a sua participação a cada ano. Na maioria das vezes, o aster é usado para decorar lagos, meios-fios, escorregadores alpinos, canteiros de jardim e como um complemento para composições que consistem em arbustos ornamentais.
Você aprenderá como cultivar aster alpina a partir de sementes no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.