Quando e como plantar mudas de áster?
De acordo com trechos de livros didáticos de biologia, os ásteres pertencem ao grupo das plantas herbáceas e estão diretamente relacionados à família Compositae. Graças à sua aparência extraordinária, você pode decorar qualquer parte do jardim da frente ou organizar um mini-canteiro de flores na varanda. Resistência à geada e despretensão são os fatores que os jardineiros de todo o mundo apreciam. Estas qualidades permitem decorar um espaço privado mesmo no final do outono.
O principal é lembrar que os ásteres adoram cuidados relativos, e a superproteção pode levar a consequências desagradáveis.
Tâmaras de semeadura
Astra é uma planta despretensiosa que facilmente cria raízes quando transplantada para um novo solo e, o mais importante, ela percebe qualquer fenômeno climático em certas regiões. Em uma área quente, o processo de plantio deve ser realizado nos primeiros dias de maio, mas se o jardineiro não puder dedicar o tempo especificado à semeadura, pode adiá-lo para os primeiros dias de junho. Em climas frios, é preferível plantar flores nos últimos dias de março. Não se esqueça do período vegetativo. Para cada variedade individual de ásteres, o processo de crescimento tem certos parâmetros, em média ele flutua dentro de 80-130 dias.
Uma influência importante na época da semeadura é o desejo do jardineiro de apreciar a beleza das flores em certas épocas do ano. Algumas pessoas gostam de apreciar a beleza da planta em julho, outras gostam da flor de outono. Os produtores experientes fornecem dados mais específicos sobre a estação de cultivo de diferentes variedades de ásteres, a saber:
- flores precoces - 80–90 dias;
- flores precoces médias - 90-110 dias;
- flores tardias - 120-130 dias.
Até mesmo um produtor amador pode fazer cálculos corretos do tempo de crescimento, o principal é ler atentamente as informações fornecidas pelo fabricante na embalagem das sementes. Se as sementes foram colhidas em casa, deve-se utilizar as informações fornecidas anteriormente e escolher de forma independente a data de semeadura.
O proprietário do jardim da frente, que deseja usufruir da floração constante dos ásteres, deverá realizar o procedimento de semeadura em intervalos regulares. Neste caso, a gama de cores coloridas fará as delícias do seu dono por um longo período.
Preparação
As principais características das mudas de áster são totalmente dependentes da qualidade do substrato e das sementes. É importante não esquecer a necessidade de um tratamento pré-semeadura de ambos os materiais, devido ao qual o jardineiro oferece as condições ideais para o posterior crescimento das mudas. Somente se forem observadas as regras de preparação do substrato e das sementes é que será possível cultivar plantas amigáveis, saudáveis e fortes.
Semente
Jardineiros experientes sabem que os ásteres se reproduzem exclusivamente por sementes. Nesse caso, o material é semeado tanto em campo aberto quanto em mudas. Cada método de semeadura possui características próprias, mas para ambos os casos é importante que as sementes sejam de alta qualidade. Qualquer material de plantio deve ser preparado com antecedência. No caso das sementes de áster, estão sendo considerados dois métodos eficazes.
- Procedimento de germinação. Este é um método muito popular para aumentar a resistência e o crescimento das sementes, embora não exija habilidades especiais e custos extras. As sementes são dobradas em uma pequena aba de tecido, amarrada com um fio se necessário.Em seguida, o saco é imerso em uma solução fraca de permanganato de potássio por vários minutos. Após o tempo especificado, a aba das sementes é retirada do líquido desinfetante, levemente espremida e transferida para um prato ou pires comum. Assim, as sementes devem repousar por uma semana, enquanto é preciso vigiar para que o saco de pano não seque. Você pode colocar um borrifador com água por perto e borrifar se o saco estiver ligeiramente seco. 7 dias após o tratamento com manganês, o retalho de tecido com as sementes é colocado em um saco plástico. O saco dobrado deve ser deixado em uma sala onde a temperatura do ar constante de +22 graus é mantida. E depois de 2-3 dias, você pode começar a plantar as sementes preparadas.
- Procedimento de imersão. O uso deste método permite que o jardineiro comece a plantar sementes dentro de 10 horas após o início de seu preparo.
Para fazer isso, você precisará preparar uma solução fraca de permanganato de potássio ou ácido succínico e mergulhar as sementes nela.
Solo e recipientes
Um fator importante para o crescimento de alta qualidade e bom desenvolvimento das sementes é um substrato favorável. Em busca do objetivo de cultivar ásteres, você deve se lembrar que o solo comum de seu próprio jardim não é bom. Mesmo para variedades anãs, é extremamente importante sentir o solo bem drenado. Conclui-se que a escolha mais bem-sucedida seria comprar o terreno adequado em uma loja especializada. Embora você mesmo possa preparar o substrato de uma consistência adequada. O próprio processo de preparação do solo para as mudas não leva muito tempo, não exige muito esforço e, o mais importante, não afeta de forma alguma o orçamento familiar. Portanto, vale a pena seguir o seguinte algoritmo de ações:
- primeiro você precisa preparar todos os ingredientes para a receita de um substrato de alta qualidade; você deve pegar terra, turfa e areia de rio, enquanto todos os elementos devem estar em quantidades iguais;
- misture bem os ingredientes preparados em um recipiente fundo;
- a última etapa é a desinfecção do substrato preparado - para isso você pode usar uma solução fraca de permanganato de potássio ou comprar uma composição especial em uma floricultura.
Além de um substrato de alta qualidade, a capacidade onde crescerão é muito importante para as sementes de áster. E, neste caso, você deve ser extremamente cuidadoso. Vasos de flores altos não são de forma alguma adequados para o papel de uma estufa de flores, mas suas contrapartes em miniatura servirão bem. Por sua vez, os floricultores experientes partilham as suas observações de que, para semear o material áster, é melhor escolher um recipiente baixo com uma altura lateral máxima de 5 cm. Para isso, são adequadas caixas de madeira ou paletes de plástico.
Ao escolher caixas de madeira velhas, o florista é obrigado a processá-las, ou seja, enxaguar bem e tratar com uma solução de manganês. No fundo do recipiente, deve haver pequenos orifícios por onde sairá o excesso de umidade. Este fator é extremamente importante no cultivo de sementes. Se o líquido de irrigação se acumular no substrato, isso levará à estagnação, ocasionando a morte do sistema radicular jovem das mudas. Não se esqueça, de acordo com as regras de semeadura e cultivo de ásteres, os recipientes com mudas devem ser tampados. A opção mais adequada é considerada o vidro que corresponde ao tamanho do recipiente com o substrato.
O filme pode ser usado como um análogo.
Como semear?
Depois que todo o trabalho preparatório foi feito, você pode começar a plantar as sementes. Jardineiros experientes estão cientes das complexidades do processo de semeadura, mas Para cultivadores de flores iniciantes e amantes de mini-canteiros de flores na varanda, é importante ler atentamente a sequência correta de plantio de sementes de aster.
- No fundo, uma camada de drenagem deve ser colocada, cerca de 1–2 cm. Argila expandida, pequenos seixos ou tijolos quebrados são considerados ideais para a drenagem. São esses elementos que protegem o substrato da estagnação do líquido de irrigação.
- Além disso, sulcos são feitos no solo. Eles não devem ser grandes, a profundidade de cada buraco deve ser de 1–2 cm, caso contrário, não será possível ver belos botões de aster em um futuro próximo. A distância entre os sulcos não deve ser inferior a 5 cm, caso contrário as raízes jovens próximas umas das outras ficarão muito aglomeradas, o que afetará negativamente o crescimento das plantas.
- As próprias sementes para a semeadura devem ser colhidas com muito cuidado, pois não são apenas pequenas em tamanho, mas também extremamente frágeis em sua estrutura. A semente deve ser distribuída uniformemente nas ranhuras preparadas, de modo que várias variedades diferentes não se acomodem em um único buraco. O substrato é pulverizado com um borrifador antes da semeadura direta com as sementes.
- Para a conveniência de trabalhar com sementes, jardineiros experientes aconselham usar um pequeno pedaço de papel, fazendo um buraco nele. Portanto, é muito mais fácil preencher as sementes em pequenas quantidades e, ao mesmo tempo, controlar claramente o processo.
- Após a semeadura, uma pequena camada de areia de rio deve ser colocada em cada sulco individual. Basta uma espessura de 1 cm, assim as sementes terão proteção adicional. Por sua estrutura, a areia preserva muito bem um ambiente úmido, graças ao qual os brotos não sofrerão falta de água, o que significa que a doença da perna preta não acometerá os embriões de áster.
- No final da semeadura, uma tampa é colocada na superfície do recipiente. Conforme mencionado anteriormente, isso pode ser feito de vidro ou plástico. Na ausência desses elementos, a placa de plástico se tornará um análogo da tampa. Em seguida, o contêiner com os patamares é enviado para uma sala aquecida com pouca luz, onde a temperatura do ar é mantida em +22 graus. É este o clima considerado o mais favorável para o crescimento de sementes de áster em casa. Nessas condições, o recipiente deve ficar parado até que apareçam os primeiros brotos.
- Enquanto aguarda o aparecimento de mudas na superfície do substrato, o produtor deve monitorar constantemente o teor de umidade do solo. O solo não deve estar seco, caso contrário os embriões de áster morrerão. Portanto, é necessário pulverizar regularmente o solo com um borrifador. Manter as mudas em um recipiente permanente também não é recomendado. As sementes precisam ter a oportunidade de respirar ar fresco. Para fazer isso, basta remover o vidro ou saco da superfície da caixa. Nas primeiras vezes a "caminhada" das plantas deve ser de 10-15 minutos. A cada novo tempo, esse período de tempo pode ser aumentado gradualmente.
Importante! Observando exatamente as regras propostas, os primeiros brotos verdes aparecerão na superfície do substrato em 7 a 10 dias.
Como cuidar?
O cuidado correto com as sementes semeadas recompensará o jardineiro com uma grande colheita de flores. Mas isso não significa que as lavouras devam ser regadas a cada hora, pulverizadas após 15 minutos e fertilizadas com tudo o que vier no quintal. Asters são flores despretensiosas, mas requerem atenção básica do jardineiro. O principal é não exagerar e não correr, por assim dizer, para manter o meio-termo dourado. O melhor é que todas as etapas do cultivo, começando pelo preparo do recipiente, são feitas manualmente em casa.
- O recipiente com as sementes plantadas deve ser colocado em uma sala com luz moderada. Sob nenhuma circunstância a luz solar direta deve ser permitida. Se for impossível esconder a caixa da luz natural, você precisa procurar uma opção de compromisso para sua localização, por exemplo, embaixo da mesa, ou colocar uma placa de proteção. Na ausência de luz do dia, estamos falando de dias nublados, a iluminação artificial terá que ser mantida.
- A cada dia de crescimento, as mudas de aster ganham força e começam a se acostumar com a temperatura favorável para a vida. Mas um clima quente é substituído por um frio, o que significa que o áster deve ser ensinado desde o embrião a tais mudanças. Para fazer isso, basta reorganizar o recipiente com sementes em uma sala com uma temperatura mais baixa entre + 16– + 18 graus.O principal é fazer isso aos poucos, caso contrário a planta sofrerá forte estresse. Além disso, o ar muito quente e a falta de luz solar por muito tempo farão com que a planta se estique para cima, o que significa que a flor gastará toda a sua força apenas no crescimento.
- O procedimento de irrigação requer atenção especial do produtor. Durante o período de crescimento das sementes, é muito importante monitorar o teor de umidade do solo. Claro, não é recomendado pulverizar constantemente o substrato, mas as plantas devem ser regadas regularmente. É melhor olhar para o estado da areia nas ranhuras como um indicador. Se estiver seco, as mudas precisam ser regadas. A deficiência de umidade pode levar ao murchamento das mudas, e o excesso pode causar doenças e apodrecimento do sistema radicular.
- Cerca de uma semana após o plantio das sementes, as primeiras folhas aparecerão na superfície do solo. Eles parecem sofisticados e sofisticados ao mesmo tempo. E aqui os floricultores amadores estão prontos para relaxar, pois o processo de crescimento está em andamento, o que significa que as estrelas se sentem confortáveis em seu próprio ambiente. Mas, na verdade, apenas metade do caminho foi percorrido.
- Depois que 2-3 folhas de cada muda aparecerem na superfície do solo, o jardineiro deve começar o procedimento de mergulho. Em termos simples, cada rebento cultivado é transplantado para um recipiente separado. Para evitar que o sistema radicular seja danificado, você precisará usar uma espátula especial ao transplantar as mudas. Como um análogo dessa ferramenta, uma colher de chá ou colher de sobremesa serve.
- No novo recipiente de mudas, use um solo semelhante ao canteiro. Você só pode adicionar um pouco de cinza ao solo. O próprio recipiente deve ter compartimentos individuais, por exemplo, vasos de flores comuns. Se eles estiverem ausentes, os copos de plástico servirão. Os sulcos em cada caso individual são feitos de acordo com o tamanho do sistema radicular da muda. A raiz deve afundar no buraco sem vincos. Se o sistema radicular for muito longo, é permitido se separar cerca de 1/3 de cada antena. Depois que a raiz do áster está na ranhura, ela é levemente polvilhada com terra e em nenhum caso deve ser influenciada pela força.
- Após o plantio, o solo deve ser umedecido. O bico do regador não deve ser levado diretamente para a planta. O jato da bica do regador deve fluir próximo às laterais da panela.
- Ásteres mergulhados são estritamente proibidos de serem expostos à luz solar. Isso pode matar as plantas. Mas mesmo em quartos escuros, as flores são desconfortáveis. É aqui que a busca pelo meio-termo deve ser empreendida. O principal é que o regime de temperatura do dia está entre + 16– + 18 graus, e à noite não cai abaixo de +12 graus.
- Uma semana depois, você pode alimentar as mudas mergulhadas pela primeira vez. O nitrogênio deve estar presente na alimentação dos jovens ásteres. É ele quem afeta o crescimento da planta acima da superfície do solo. Além disso, os ásteres precisam de potássio e fósforo, responsáveis pela forte imunidade da flor e do processo de florescimento da planta. Jardineiros experientes ficarão felizes em compartilhar a receita de seus próprios fertilizantes. Em um recipiente fundo com água limpa, misturam-se 20 g de nitrato de amônio, 15 g de sal de potássio e 15 g de superfosfato.
Cultivar ásteres em casa é fácil e cuidar deles é um prazer. Em troca, dão ao seu dono a beleza do jardim e, dependendo da variedade, podem deliciar o jardineiro mesmo no final do outono.
Características do plantio em terreno aberto
O plantio de sementes de aster em terreno aberto depende inteiramente das condições climáticas de uma determinada região. Os ásteres toleram bem o frio, não têm medo das baixas temperaturas do ar. O principal é que o solo na hora do plantio foi aquecido até +15 graus. De acordo com os dados estatísticos médios, o procedimento de plantio de sementes de aster cai para todo o período de abril e maio.E é importante também focar nas mudas cultivadas, 8 folhas devem estar presentes na estrutura de cada muda no momento do plantio, e a altura do embrião deve chegar a 10 cm.
É importante notar que os ásteres devem estar acostumados a endurecer 14 dias antes do plantio de mudas em um canteiro de flores. Para isso, um recipiente com mudas é colocado do lado de fora durante o dia para que as mudas fiquem saturadas de ar quente. A primeira "caminhada" das flores não deve exceder 15 minutos. No dia seguinte, o tempo das festividades das flores pode ser aumentado em 10 minutos. Assim, o jardineiro poderá plantar mudas já acostumadas ao frescor da noite em campo aberto.
O transplante correto de mudas de aster em terreno aberto é a chave para uma rica colheita de flores. Inclui várias etapas.
- A localização do futuro canteiro de flores com ásteres deve ter boa iluminação, o principal é que não haja correntes de ar. O terreno aberto destinado ao plantio de mudas deve ser fertilizado. Para isso, nitroammofosk servirá. E para a desinfecção preliminar da terra, uma solução fraca de permanganato de potássio, sulfato de cobre ou lascas de sabão em pó é adequada.
- Ao escolher um local para os ásteres, não se esqueça dos vizinhos selecionados corretamente. Deles, as flores podem receber não apenas oligoelementos positivos, mas também são capazes de pegar várias doenças. Por exemplo, a lista de doenças da dália é em muitos aspectos semelhante às doenças de aster, o que significa que se surgirem problemas de saúde em um tipo de flor, a segunda variedade automaticamente sofre.
- Um dia antes do plantio, o solo deve ser limpo de ervas daninhas e, em seguida, solto. A profundidade máxima de soltura deve ser de 6 cm, então o solo é regado abundantemente com água e fica sozinho. A própria muda também é inundada com água, tornando mais fácil para o jardineiro remover a raiz da muda. Imediatamente antes do transplante, pequenos sulcos são cavados no canteiro de flores, para que as raízes possam se instalar confortavelmente em um novo lugar.
- Ao transplantar um áster, preze as condições climáticas confortáveis, o que significa que o procedimento deve ser realizado de manhã, antes que apareçam os raios do sol, ou à noite. A distância entre as plantações depende da variedade de ásteres.
- Assim que for plantado em campo aberto, é necessário iniciar a alimentação da floração. Para o desenvolvimento qualitativo das plantações, uma infusão de verbasco de acordo com uma fórmula de diluição de 1: 10 é suficiente.
Possíveis problemas
Apesar de sua despretensão, os ásteres, como quaisquer outras criaturas com flores, podem pegar muitas doenças desagradáveis. Mesmo na época do cultivo de mudas, existe um grande risco de doença da perna preta. Essa doença em uma flor aparece devido à densidade das plantações e ao excesso de umidade no substrato. Esta enfermidade deve ser tratada com o medicamento "Previkur", como um análogo, você pode fazer uma solução de cinzas. Se a água do solo não tem tempo para escapar, a umidade estagna, o que significa que o sistema radicular das flores não recebe a quantidade necessária de ar. Assim, o processo de fotossíntese pára e a planta morre gradualmente.
Os jardineiros novatos muitas vezes enfrentam o problema do crescimento lento das mudas. Sementes de má qualidade são a razão. A solução para o problema será semear novamente, enquanto a semente deverá ser mantida em suco de aloe vera por algum tempo, e o substrato deverá ser completamente trocado. Quando ocorre o fusarium, que muitas vezes ataca os ásteres, existe um remédio infalível - em nenhum caso fertilize as flores com esterco.
Os ácaros da aranha afetam negativamente o desenvolvimento das inflorescências. O mesmo vale para insetos do prado. Apenas duas dessas criaturas podem causar uma flor esbranquiçada, então as folhas da planta se curvam e os botões secam. Qualquer preparação inseticida ajudará a enfrentá-los. Pulgões são uma praga semelhante, a partir da qual o aster se torna encaracolado. Os inseticidas também são usados para tratamento.
Se você cuidar dele adequadamente, alimentá-lo e regá-lo em tempo hábil, isso manterá a colheita de flores de ásteres forte e saudável.
Para informações sobre quando e como plantar mudas de áster, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.