Visão geral das espécies e variedades de áster

Contente
  1. Variedade de tons
  2. Visão geral da espécie
  3. Descrição de variedades populares
  4. Variedades anãs e em miniatura
  5. Como escolher?

Os tipos e variedades de aster - uma flor que recebeu seu nome por causa das pétalas em forma de estrela - são bastante diversos. Mas poucas pessoas sabem disso o nome botânico de muitas formas populares desta planta de jardim trai seu pertencimento a um gênero completamente diferente - callistephus... Ásteres reais - perenes brancos e coloridos, terry e em forma de estrela, esféricos e com uma roseta plana, parecem nobres e contidos, são populares no corte, plantações de borda, rabatki.

A diversidade de espécies de asters inclui ageratus, formas tártaras e siberianas, subtipos alpinos populares, arbustos e europeus. Com a ajuda deles, você pode transformar facilmente um jardim de flores em uma verdadeira profusão de cores que persiste o ano todo. Variedades altas e baixas de ásteres podem ser usadas em plantações mistas, elas são bem compatíveis e se complementam harmoniosamente em composições multinível.

Variedade de tons

Asters são caracterizados por uma rica paleta de cores. Essas plantas também se distinguem na natureza por uma variedade de cores. E em formas de reprodução, eles surpreendem com esplendor. Existem flores de vários tons:

  • Branco;
  • amarelo
  • vermelho;
  • azul;
  • roxa;
  • lilás;
  • cor de rosa
  • lilás;
  • salmão;
  • creme;
  • amarelo.

As variedades bicolor e tricolor combinam essas cores em várias combinações para formar combinações invulgarmente atraentes. Mas os ásteres vermelho-carmim e brancos como a neve, os mais comuns e populares, são considerados clássicos.

Visão geral da espécie

A classificação dos ásteres inclui a distinção das plantas de acordo com vários tipos de características. Em primeiro lugar, as variedades de um ano e as perenes são divididas. Além disso, todos os ásteres podem ser divididos em vários subtipos.

  • Altura. Distinguem-se as variedades anãs, até 25 cm, e subdimensionadas, 25-40 cm. E também há ásteres de tamanho médio, de até 65 cm, de altura, de até 80 cm. As plantas com caule de 80-100 cm são consideradas gigantes.
  • A forma do arbusto. Existem formas compactas piramidais e colunares, opções com coroa oval, ampla densa e opções de espalhamento. O arbusto em si pode ser fortemente ramificado ou fracamente ramificado.
  • Pelo tamanho da flor. Pequeno - quase todas as formas de borda, não têm mais de 4 cm de diâmetro. Os do meio formam cestos de até 4 a 8 cm, os grandes incluem flores com um diâmetro de 9 a 11 cm. Os ásteres gigantes podem formar inflorescências de até 12 cm.
  • Pelo formato da inflorescência. Aqui é possível distinguir uma estrutura com pétalas tubulares, de junco, mistas, onde as duas formas da forma estão presentes. Ao mesmo tempo, a própria flor pode ser dupla, esférica, plana, plana, redonda, em forma de hemisfério, simples, semidupla ou densamente dupla.
  • Por escopo. O corte e o bouquet incluem variedades altas e gigantes com inflorescências grandes. Variedades anãs e subdimensionadas de ásteres que formam muitas inflorescências são chamadas de curbáceas. As espécies de tamanho médio, com cestos bastante grandes, são consideradas universais para o plantio.
  • Na época de floração. Os primeiros botões formam 83-106 dias após a germinação, florescem de maio a julho. Os ásteres com floração em meados de julho deliciam-se com o aparecimento de inflorescências em meados de julho. As tardias aparecem no final de agosto, enquanto as datas de plantio devem ser bem cedo - pelo menos 120-140 dias se passam desde a liberação das primeiras folhas até a formação dos botões.

Perene

Esta categoria inclui plantas com flores semelhantes a árvores e arbustos que não requerem plantio anual. Formam um sistema radicular desenvolvido, são despretensiosas e proporcionam uma floração regular e longa. Para o inverno, são cortadas ao solo, a parte aérea restante com 5-10 cm de altura é coberta para se obter uma floração abundante no próximo ano.

  • Europeu ou italiano. Aster amellus é um aster de camomila perene de seleção europeia, conhecido há mais de 400 anos. O arbusto é caracterizado pela floração de verão, forma de coroa hemisférica, altura do caule na faixa de 30-60 cm. Variedades de áster europeu florescem de julho a setembro, formam grandes botões com um cálice de até 5 cm de diâmetro. A cor das pétalas varia do rosa ao lilás, lilás, azul, o meio é sempre amarelo.
  • Ageratóide.Planta perene com sistema radicular desenvolvido e caules altos, até 100 cm, a parte superior do arbusto é ramificada, na época da floração em agosto-setembro, as folhas começam a cair. O áster ageratóide é caracterizado pela formação de muitas pequenas inflorescências com o centro amarelo e pétalas roxas. Na natureza, esta espécie é encontrada na Rússia - em Primorye, região de Amur, no Extremo Oriente.
  • Alpino. Espécies de Aster Aster alpinus refere-se à floração precoce, anão - não cresce mais do que 30 cm de altura. No final de maio, os cestos são formados nos caules em forma de margaridas planas de 2,5-3 cm de diâmetro com pétalas brancas, lilases ou roxas brilhantes com um centro amarelo. A espécie é muito resistente à geada, hiberna sem abrigo, a cada 2-3 anos precisa dividir o mato.
  • Mescla. A planta com o nome botânico de Aster ericoides é encontrada naturalmente na América do Norte e tem sido usada no cultivo desde 1732. A urze aster cresce alta - de 80 a 105 cm. É caracterizada por uma intensa ramificação, floração tardia de setembro a outubro, pequena, não mais do que 1 cm, do tamanho das inflorescências. A planta tem boa resistência à geada - esta espécie pode ser plantada em climas frios. Precisa de muita luz.
  • Bokotsvetnaya. Aster lateriflorus - é assim que seu nome botânico soa. Outono, espécie de floração tardia que forma botões em setembro e os mantém até a geada. As flores são formadas nas pontas de rebentos abundantemente folhosos, semelhantes a cachos de uva. A tonalidade das pétalas é branca ou lilás, o centro muda de amarelo para roxo. A altura das hastes é uma das mais significativas - até 120 cm.
  • Arbusto. A espécie Aster dumosus distingue-se pelos caules eretos e densos com bordas abundantes, cresce até 50 cm e é resistente à geada. Essas plantas são naturalmente características da América do Norte. Na forma de reprodução, os híbridos com o novo subtipo belga são encontrados com mais frequência. Como resultado, enquanto mantém a altura do arbusto, você pode obter uma variedade de botões de cores muito maior.
  • Novo belga.A seleção de asters da Virgínia ou da nova belga (Aster novi-belgii) é uma planta perene, cujo número de variedades chega a 1000 unidades. Na verdade, esta não é uma espécie, mas uma forma híbrida, unida em um grupo geral com uma faixa de altura de 30-90 cm. Os novos ásteres belgas são sensíveis ao tipo de solo - eles acabam sendo mais altos em margas, e em solos arenosos e bem drenados, são de tamanho modesto. A floração ocorre do final de outubro a novembro, antes da primeira neve.
  • Novo inglês. Aster novae-angliae também é um grupo híbrido de cerca de 50 variedades. E também os ásteres da Nova Inglaterra podem ser encontrados com o nome de American, uma vez que sua distribuição natural está localizada nas latitudes de Quebec, Canadá, Kansas e Carolina do Sul nos Estados Unidos. Eles foram criados na Europa desde 1710, mas são muito menos populares do que a variedade New Belgian. As plantas são resistentes à geada, cultivadas até na zona climática de taiga, ideais para o plantio informal em jardins.
  • Tatarskaya. Aster tataricus é uma planta arbustiva que atinge uma altura de 150-200 cm, mas geralmente cresce 30-70 cm.A espécie floresce em meados do verão, de junho a setembro, formando cestos de cores vivas com pétalas de azul, rosa ou roxo. Brotos retos e ligeiras ramificações fazem dela um bom bouquet de flores.
  • Siberian. O perene decorativo Aster sibiricus é encontrado na natureza no território do Japão e da China ao norte da Rússia. A planta é de tamanho médio, até 40-50 cm, com caules fortes, sobre os quais se fixam inflorescências em forma de cesto, de não mais de 4 cm de diâmetro. As pétalas são tubulares, amarelo-rosadas, lilás, lilás. Os caules são rodeados por folhas verdes não muito densas. Esta espécie é caracterizada pela floração no final de junho, você pode conseguir uma formação mais precoce de botões com o plantio de outono.

Ásteres anuais

Despretensioso no cuidado, variado em cores e muito decorativo - astros anuais invariavelmente adornam jardins europeus, americanos e chineses.

  • Crisântemo. Um dos tipos de áster de jardim mais populares, na verdade, é apenas seu parente distante - calistefus chinês. Esta planta atinge 65 cm de altura, agrada com inflorescências hemisféricas volumosas de até 10 cm de diâmetro e uma abundância de cores - do escarlate e bordô ao branco, rosa, azul. Floração precoce, em junho o arbusto já está abundantemente coberto de botões.
  • Peônia. Um dos mais belos tipos de ásteres. Difere em inflorescências grandes e exuberantes, mantém o efeito decorativo até a geada. Em um arbusto colunar de tamanho médio com 40-70 cm de altura, inflorescências brancas, rosa, roxas, lilases, bordô, amarelas de até 15 cm de diâmetro parecem espetaculares. As flores têm a forma de uma peônia, não inferiores a ele em decoratividade.
  • Agulha. Uma espécie popular anual com inflorescências características, cujas pétalas se assemelham a agulhas afiadas. O áster tipo agulha é resistente ao frio, resiste à semeadura antes do inverno, mas precisa de muita rega durante a estação de crescimento. Os arbustos são piramidais, eretos, com caules densos. Sobre eles formam-se cestos-inflorescências densamente duplos, atingindo 10-15 cm de diâmetro, 1 planta pode ter até 30 botões. Esta espécie floresce cedo, 85-90 dias após o plantio, por volta de julho, e dura até setembro.

Descrição de variedades populares

Existem muitos nomes de espécies de aster, bem como variedades. São populares devido à variedade de cores e formato das inflorescências, despretensão geral. As variedades mais pequenas e do tamanho da palma da mão, pompom, terry e outras complementam idealmente o espaço do jardim, são utilizadas em bordaduras e cumes, decoram varandas e terraços para a criação de recipientes. Vale a pena conhecer mais detalhadamente os mais populares deles.

Bon-bet

Uma bela variedade anual que cresce até 60 cm de altura. O diâmetro das inflorescências abertas atinge 5 cm. Esta variedade de ásteres dá tons de pétalas de branco, rosa, azul, lilás. O "Bon-pari" é caracterizado pela abundante ramificação do mato. Durante a floração, é todo salpicado de flores em forma de estrela, exalando um aroma delicado.

A variedade é adequada para cultivo em terreno aberto, vasos, recipientes. Mudas de criação doméstica são plantadas no solo ao atingir a idade de 30-35 dias durante a primeira e segunda décadas de maio. A floração ocorre em agosto, dura todo o setembro.

Torre

O anual, que pertence às variedades peônia, distingue-se pela floração longa e abundante. Os arbustos são de tamanho médio, atingem 40-70 cm de altura, os caules ramificam-se ligeiramente. A variedade apresenta-se em diferentes variações de cores, sendo as mais decorativas o branco, o amarelo, o vermelho, o prateado. Esses ásteres são caracterizados por uma inflorescência esférica com pétalas externas alongadas e outras curtas ao redor do núcleo. O diâmetro da flor em flor chega a 10 cm. As lindas plantas são muito utilizadas no corte na confecção de buquês. Podem decorar uma varanda ou terraço em recipientes e vasos, tornando-se um verdadeiro tesouro para qualquer canteiro de flores.

Pavlova

Uma variedade de aster em forma de agulha muito popular para o plantio.Refere-se às espécies com garras, nas quais as pétalas são dobradas em direção ao centro. O caule delgado e gracioso atinge uma altura de 70 cm, até 10 botões médios-duplos aparecem em uma planta, lembrando a forma de um tutu de balé. O esquema de cores da Pavlova é delicado - até o amarelo aqui é muito delicado, mais parecido com o limão.

Yabluneva

Um aster peônia muito popular, que se distingue por sua alta resistência à doença fusarium. A variedade distingue-se por uma forma de arbusto exuberante e extensa, cresce até 50 cm, em cada haste até 10 corolas. O diâmetro das inflorescências chega a 10 cm, além disso, elas se distinguem por uma cor espetacular. - com uma base branca cremosa e rosa pálido, às vezes pontas lilás. À medida que a flor se desdobra, o brilho das pétalas aumenta.

Browning americano

Variedade de aster peônia com floração abundante e magnífica. Na cor das pétalas, todo o espectro de azul-lilás, bordô, branco é apresentado. A variedade é bastante alta, até 70 cm, haste reta, flores duplas.

Exclusivo

Uma variedade de ásteres de agulha com inflorescências exuberantes e um aroma delicado. O "Unicum" distingue-se pela floração precoce e intermediária, as plantas atingem 70 cm de altura, têm caules fortes, adequados para o corte de bouquet. Devido ao grande diâmetro da flor - até 13 cm - fica muito bem em composições florísticas. Especialmente espetaculares são os ásteres brancos como a neve com pétalas em forma de estrela em forma de agulha e um grande copo de flores.

Duquesa

Variedade de peônias de pétalas largas, caracterizada por uma inclinação especial das pétalas para o centro da roseta. Os ásteres "Duquesa" pertencem às formas com floração meio tardia, seus botões são formados em agosto e setembro. O caule da planta é densamente ramificado, bastante alto, até 80 cm. As inflorescências são esféricas, com 9-10 cm de diâmetro, a paleta de cores é muito rica, destacando-se as flores decorativas de vermelho, lilás, rosa, púrpura. A variedade é adequada para decorar canteiros de flores, cortando em buquês.

Peônia real

A maior variedade de ásteres em termos de diâmetro das inflorescências - chega a 15 cm. A planta tem caules fortes e eretos, um arbusto colunar, chega a atingir 80 cm de altura. Até 15 corolas terry crescem em cada base. O esquema de cores é apresentado em 6 tons, o mais brilhante dos quais é o azul profundo.

Variedades anãs e em miniatura

Separadamente, vale destacar os ásteres, que se diferenciam em suas dimensões modestas, mas não menos belas.

Estrelas Teise

Variedade anã que atinge apenas 15 cm de altura. O arbusto floresce abundantemente de julho a outubro, é altamente decorativo devido à estrutura em forma de agulha das inflorescências. As "estrelas" com um diâmetro de 6 cm distinguem-se pela sua coloração delicada - as pétalas são brancas cremosas, rosa claro, não-me-esqueças, roxas. A variedade é adequada para semeadura para o inverno, cultivo em vasos.

Anão real

Quase o mais pequeno dos ásteres existentes, o arbusto atinge uma altura não superior a 20 cm e é uma variedade de orla, com flores brancas como a neve ou azul-violeta. Botões amarelados, abundantemente pubescentes, com não mais de 8 cm de diâmetro. Até 20 flores podem estar simultaneamente presentes no arbusto, o que torna a variedade especialmente atraente.

Bon Bon

Pompon áster com floração exuberante - a variedade forma até 30-40 inflorescências por temporada em 1 arbusto. Difere em compactação e diminuição, as plantas adultas atingem 20-30 cm de altura. O tom branco puro das inflorescências parece muito elegante. A forma hemisférica e o diâmetro de até 8 cm permitem a sua utilização para a decoração de canteiros, vasos e cultivo em vasos. A floração é medianamente precoce e de longa duração, sendo preferível plantar o aster em áreas protegidas do vento, ensolaradas e bem drenadas.

Anão erfurt

Aster de peônia da seleção alemã. Distingue-se por um caule reto muito compacto de não mais de 25 cm de altura.O diâmetro das inflorescências chega a 10 cm.As flores que se formam no cálice têm uma estrutura dupla ou semi-dupla e parecem muito decorativas. Dentre as opções de cores de pétalas encontradas, nota-se o branco, roxo, vermelho, rosa e bordô.

Como escolher?

A seleção de variedades e tipos de ásteres para plantio deve começar com aqueles comuns na Rússia. isto Aster alpinus, Áster améllus, Aster sibiricus, Aster tataricus... Eles são encontrados na Eurásia e são adequados para o plantio em terreno aberto sem abrigo adicional. Ao escolher as variedades, é fundamental levar em consideração não apenas a aclimatação. Vale a pena prestar atenção a várias nuances importantes.

  • Época de floração. Para que o jardim de flores agrade aos olhos durante todo o ano, vale a pena usar variedades precoces, intermediárias e tardias ao formá-lo.
  • Duração da floração. Pode ser de curto ou longo prazo. As variedades tardias são especialmente famosas por sua longa floração.
  • Ramificação da planta. Uma trama muito densa de rebentos viola a decoratividade. Plantas em caules separados, para as quais ramificações abundantes são incomuns, parecem especialmente impressionantes.
  • Altura. Para o plantio em meio-fio, mixborders, são usadas as menores variedades de ásteres. Médio e alto, com hastes de 40-100 cm, adequado para canteiros de flores, envasamento e corte e arranjo de buquês.
  • Grau de Terry. O pompom mais eficaz e astros duplos grossos, mas as variedades semi-duplas parecem atraentes.
  • Coloração. Para plantações mistas, usam-se misturas de flores da mesma variedade, sempre com um aspecto especialmente impressionante e expressivo. As inflorescências carmesim brilhante, rosa, azul, púrpura e vermelha são harmoniosamente complementadas por notas neutras brancas como a neve.

Na hora de escolher ásteres para o plantio, é recomendável levar em consideração as temperaturas atmosféricas, e não se apressar em colocá-los em campo aberto. Em algumas zonas climáticas, eles precisam de cultivo obrigatório em estufas ou plantio em recipientes com colocação obrigatória no calor durante a onda de frio.

Assista a um vídeo sobre o assunto.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário