Astilba japonesa: descrição e cultivo
Astilba japonesa é considerada a planta com flores mais bonitas. É despretensioso no cultivo e no cuidado, portanto, é muito popular entre os jardineiros, que o usam para o projeto paisagístico em áreas suburbanas. Este arbusto também tolera geadas severas. Para cultivar uma planta sã em casa, deve-se levar em consideração as características de cada variedade.
Descrição
A Astilba japonesa é uma erva perene que pertence à família Saxifrage. Hoje, existem mais de 200 variedades deste arbusto, cada uma das quais é caracterizada por sua própria cor, esplendor de floração, estrutura e crescimento. As plantas herbáceas deste tipo destinam-se ao campo aberto, uma vez que a sua altura pode atingir 80 cm, o que não permite o seu cultivo em interior. O astilbe japonês é caracterizado por folhas pequenas, mas densas, com padrões pronunciados. Ao contrário de outros tipos de astilbe, em japonês durante a floração surgem alguns botões de tonalidade rosa ou branco-neve, que, mesmo após a secagem completa, não perdem a forma e continuam a decorar o canteiro.
O período de floração da planta geralmente começa em junho e vai até setembro. Nessa época, as flores se formam nos arbustos, formando panículas de 10 a 50 cm de comprimento, de aroma delicado, semelhante ao de cereja de pássaro.
Após a floração, os frutos amadurecem, aparecem caixas com pequenas sementes no lugar das flores. As astilbees japonesas em tons de lilás e vermelho parecem especialmente bonitas em paisagismo, originalmente complementadas por folhagens escuras zilon escuras.
Com o início do frio, a parte do solo do arbusto morre, o sistema radicular é fortalecido para o inverno e com a chegada da primavera está pronto para dar novos filhotes. A cada primavera, brotos se desenvolvem na parte superior das raízes, que são capazes de dar um aumento por temporada de 3 a 5 cm, enquanto os próprios rizomas na parte inferior morrem com o tempo.
Para garantir o desenvolvimento normal da flor e a formação de novos botões, imediatamente após a extinção, a parte do solo é limpa e o local da fossa é coberto com um substrato de solo. Astilba japonês, via de regra, é plantado em canteiros de íris siberianas e samambaias. Isso permite que você crie composições originais em paisagismo. O arbusto combina bem com sinos paniculados e flox.
Variedades híbridas
Graças aos esforços dos criadores, muitas variedades híbridas de Astilba japonês foram cultivadas, as quais são caracterizadas por uma cor branca como a neve e são ideais para o cultivo ao ar livre. A partir delas foram criadas variedades cujas inflorescências impressionam pelas diversas cores. Os híbridos mais populares de astilba japonesa incluem o seguinte.
- Montgomery. É um arbusto perene que se espalha, cuja altura pode ir de 50 a 80 cm. As folhas da planta são brilhantes, franjadas, pintadas de tom castanho-avermelhado e têm comprimento de até 40 cm. Durante a floração nos arbustos (de maio a agosto), inflorescências em forma de losango de 10 mm de diâmetro, com comprimento de 17 cm. As inflorescências são formadas por pequenas flores perfumadas, de cor marrom-avermelhada ou vermelho-escuro. As pétalas são estreitadas no topo.
- Mainz. Trata-se de uma das mais belas variedades do híbrido japonês Astilba, em que se juntam flores púrpura-rosa em inflorescências paniculadas, densas e fofas de até 30 cm de comprimento, planta perene, prefere crescer no jardim em locais de sombra parcial. A altura deste astilbe varia de 50 a 70 cm, o período de floração vai de junho a julho. O mato tolera perfeitamente o inverno sem abrigo, pois resiste a geadas até -34 C.
Essa variedade praticamente não adoece, não precisa de liga e é ideal para o plantio em grupo nas margens de reservatórios e em mixborders.
- Sentinela Vermelha... Esta é uma variedade pouco exigente que pode crescer em um local por muitos anos sem perder seu efeito decorativo. A altura da planta geralmente chega a 90 cm, talvez mais se o solo for fertilizado e regado em tempo hábil. A flor prefere crescer em solo bem drenado e úmido, em áreas sombreadas. Se você plantar astilba em uma área iluminada por um sol forte, ela crescerá bem, mas começará a florescer mais fraca. O período de floração do Red Sentinel ocorre de junho a agosto, período no qual a planta é recoberta por pequenas flores vermelho-carmim, coletadas em inflorescências de até 40 cm de comprimento, com densidade média e formato de diamante. As folhas da planta são verde-escuras, penugentas. Os arbustos são resistentes a geadas severas e são recomendados para plantio em canteiros, gramados.
As plantações de astilba são lindamente combinadas com íris, hóstia, sinos e samambaias.
- Flor de pêssego. Essa variedade é uma das mais comuns. Os arbustos crescem até 80 cm de altura e 70 cm de largura, as folhas da planta são verdes, nas bordas pintadas em tom marrom. Este híbrido começa a florescer em julho e tem uma curta duração de floração de apenas 15 dias. As flores podem ser lilases claras ou rosa. Formam inflorescências paniculadas de 10 a 15 cm de comprimento e, após a floração, os frutos aparecem nos arbustos em forma de caixas com sementes.
- "Europa"... Semelhante às variedades anteriores de híbridos, esta astilba japonesa é uma herbácea perene com uma coroa em forma de almofada, cuja altura, com os devidos cuidados, pode atingir 40 cm. As folhas da planta são dissecadas, pintadas de verde brilhante. O Astilbe floresce de julho a agosto, formando inflorescências rômbicas rosa claro de densidade média. A planta adora umidade, pode ser cultivada tanto em áreas bem iluminadas pelo sol quanto na sombra. Adequado para plantio em grupo em meio-fio e para corte.
- "Bow et mi". Esta é uma variedade relativamente nova que apareceu na Rússia recentemente. É caracterizada por inflorescências rosadas de forma incomum, folhagem brilhante pintada em um tom verde escuro e haste vermelha. O arbusto é compacto, mesmo, durante a floração é abundantemente coberto de flores grandes. Recomendado para desembarque próximo a fontes e reservatórios, onde o nível de umidade é alto.
- Bonn. É caracterizada por inflorescências de cor rosa ou carmim escuro. O mato prefere crescer em áreas com solo solto e nutritivo, onde pode atingir 70 cm de comprimento. A iluminação do local deve ser moderada, a planta não tolera os raios escaldantes do sol em climas quentes, portanto é recomendado plantá-lo próximo a corpos d'água. Esta astilba é caracterizada por lindas inflorescências em forma de cone. Eles aparecem nos arbustos em julho e parecem originais contra o fundo de folhagem verde.
Aterrissagem
Ao contrário de outras variedades de astilba, a japonesa não é muito exigente no momento do plantio, por isso pode ser plantada durante a estação de crescimento, mesmo durante a floração. Jardineiros experientes preferem plantar em maioquando o solo se aqueceu bem e se reabasteceu com as reservas de umidade. Antes de plantar uma planta, deve-se preparar cuidadosamente o local e regar abundantemente. É melhor escolher locais sombreados. Isso ajudará a manter o brilho da cor das flores.
No plantio em grupos entre mudas, deve-se observar a distância de 50 cm, em áreas com solo pobre, não custa pré-aplicar um complexo de fertilizantes minerais para alimentar o sistema radicular. O tamanho da cova de plantio é determinado para cada muda individualmente, dependendo do tamanho das raízes.
A muda deve ser colocada no buraco de forma que o ponto de crescimento fique acima do nível do solo. O solo na cova é abundantemente umedecido e, após o plantio das plantas ao redor do arbusto, a cobertura morta com lascas de turfa protege as raízes do ressecamento.
Cuidado
Independentemente da variedade de Astilba japonesa plantada, ela precisa primeiro de atenção e cuidados adequados. Se as folhas dos arbustos começarem a amarelar, isso indica que a planta não tem iluminação suficiente, então ela terá que ser transplantada para um novo local. O calor intenso e a irrigação insuficiente farão com que a astilbe murche. Para evitar isso, você deve regar regularmente e sombrear a planta com uma rede.
Além disso, você precisa monitorar constantemente se o nível de acidez do solo no local é ideal. Para fazer isso, a farinha de dolomita deve ser adicionada periodicamente ao solo, o que irá evitar que acidifique. A limpeza da área de ervas daninhas não é considerada menos importante no cuidado, isso deve ser feito com cuidado para não danificar as raízes que ficam altas.
O afrouxamento é melhor feito a uma profundidade de 2-3 cm. Quanto à fertilização, o astilbe japonês deve ser alimentado 3 vezes por temporada, na primavera, verão e final do outono.
Doenças e pragas
Apesar de as variedades japonesas de Astilba serem altamente imunes a doenças, com cuidados inadequados, eles ainda podem ser expostos a doenças e à invasão das seguintes pragas.
- Nemátodo da morango. Isso pode ser rapidamente percebido pelo aparecimento de manchas marrons na folhagem, uma vez que o inseto se instala nas placas foliares e se alimenta de sua seiva. Se você não tomar nenhuma medida em tempo hábil, o arbusto começará a diminuir o crescimento, murchar e morrer.
- Pennitsa. Esta é uma praga voadora que deixa a saliva espumosa com larvas depositadas nela nas folhas das plantas. Depois disso, o astilbe começa a perder seu efeito decorativo, já que suas folhas ficam cobertas de manchas amarelas e enrugadas. Para salvar o mato da morte ajudará no processamento da folhagem "Confidor" e "Karbofos".
- Nemátodo da galha. Normalmente se instala nos rizomas da planta, esse inseto só pode ser notado no segundo ano, quando o astilbe desacelera seu crescimento e para de florescer. Para curar uma flor, você deve examinar cuidadosamente suas raízes e remover aquelas que têm uma lesão. As áreas saudáveis de rizomas devem ser tratadas com Fitoverm.
Quanto às doenças, elas não existem, exceto que o arbusto por falta de umidade e iluminação forte pode ficar amarelo e seco. Para solucionar esse problema, é realizado um transplante para um novo local.
Exemplos em paisagismo
Variedades híbridas de astilba japonesa são amplamente utilizadas no projeto de parques e jardins. Esta bela planta pode ser usada para decorar bordas de flores simples e composições complexas. As asilvas com arbustos ornamentais e samambaias parecem especialmente lindas. São ideais para a decoração de piscinas, tanques, para isso se recomenda que sejam combinados com thuja, zimbro e cipreste. Para decorar áreas suburbanas, astilba japonesas, cabras da montanha, tulipas, lírios do vale e íris são plantadas em canteiros de flores ao mesmo tempo.
Como cultivar astilba, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.