Astilba no paisagismo: onde plantar e com que cores combinar?
Para escolher as plantas certas para o projeto paisagístico, você terá que estudar muitas informações sobre as flores e arbustos correspondentes. Depois, será possível obter um belo paisagismo do local na primavera e no verão. Freqüentemente, no projeto paisagístico, é usada uma planta chamada astilba, que tem pequenas flores e ramos exuberantes. Muitos o viram, mas nem todos sabem seu nome.
Com a ajuda desta planta, você pode criar um projeto paisagístico exclusivo em seu jardim, mesmo por conta própria. A seguir, veremos mais de perto onde é melhor plantar astilba, com quais cores deve ser combinada, e também aprenderemos como cuidar bem dela.
Descrição e variedades
Astilba é uma planta muito pitoresca e vibrante com muitas inflorescências que podem decorar qualquer jardim, gramado, jardim de flores e até mesmo um lago. Sabe-se que na natureza, esta planta perene cresce em muitos países asiáticos, incluindo Japão e China... Astilbe também é encontrado na Mongólia. Astilba também é conhecida como falsa spirea. No total, cerca de trinta espécies dessa planta são conhecidas com diferentes folhas e inflorescências, além de períodos de floração.
Por muitos anos, Astilba tem sido ativamente usado por jardineiros e cultivadores de flores na criação de projetos paisagísticos únicos, como resultado de tal popularidade, os criadores criaram muitas novas variedades com uma cor incomum de inflorescências.
A planta é dividida em diferentes grupos especiais, levando em consideração alguns critérios.
- Altura. Astilba é anã, baixa, de altura média e alta. É difícil dizer quais são os arbustos mais procurados, pois, dependendo das preferências, várias variedades de uma determinada planta podem ser selecionadas ao mesmo tempo.
- Cor das folhas. A cor pode variar de verde claro a verde escuro e até vinho profundo. As folhas em si podem ser opacas, brilhantes, brilhantes e até mesmo com uma penugem levemente pronunciada. Os veios das folhas perfuradas costumam ser contrastantes em relação à cor principal. Mesmo quando a planta não está florindo, é a verdadeira decoração de qualquer jardim.
- A cor e o tamanho das inflorescências. Também pode ser variado. O tamanho médio das inflorescências é cerca de 25-30 cm, a forma pode ser muito original, por exemplo, piramidal. A gama de cores é muito ampla, esta planta pode ter inflorescências creme, branca, amarela, rosa, carmesim, roxa e escarlate. Com uma seleção tão ampla, não é difícil dar preferência a um ou outro tom que seja mais adequado para criar o projeto paisagístico perfeito no jardim.
- Florescer. Astilba geralmente floresce no meio do verão. Pelo menos a maioria das variedades, mas os especialistas também conhecem híbridos que podem se deliciar com sua floração já na primavera e até no final do verão. Ou seja, podemos concluir que com a ajuda desta planta é possível criar facilmente canteiros de flores com flores regulares que farão as delícias dos olhos por muito tempo.
- Hoje, os jardineiros conhecem variedades dessa planta que gostam de sol e outras que gostam de sombra. No entanto, a maioria deles ainda prefere áreas sombreadas, nas quais as plantas florescem mais ativamente e não murcham tão rapidamente quanto sob os raios do sol escaldante.
As nuances de crescimento e cuidado
A Astilba é considerada uma planta despretensiosa, após o plantio em um único local, pode crescer até cinco anos, sem a necessidade de transplante e divisão do arbusto. Em média, o astilbe vive até 10 anos com os devidos cuidados ao longo de sua vida. A planta pode ser propagada por estacas, dividindo o arbusto e frequentemente usando sementes. A última opção é a mais meticulosa e nem sempre bem-sucedida. Cuidar desta planta é muito simples se a astilba for plantada em local sombreado. O principal é regar a planta a tempo e durante a floração para remover pedúnculos desbotados.
Para astilba, é melhor escolher solo solto, solo muito denso é indesejável. Para manter a umidade sob o arbusto, os especialistas recomendam cobertura morta; não há necessidade de remover as ervas daninhas da astilba.
A fertilização só deve ser feita quando necessário, geralmente a alimentação é feita na primavera e no final da floração.
Aplicação em paisagismo
Astilba será vantajoso para qualquer método de pouso. Está em harmonia com quase todas as flores e até mesmo com as coníferas.
- Ao escolher diferentes variedades de astilbe com diferentes alturas, é melhor plantá-las em camadas, criando canteiros de flores originais com várias camadas. Com esse tipo de plantio, é melhor plantar várias plantas em grupos, para que pareçam mais vantajosas;
- Freqüentemente, a astilba com outras plantas é plantada diretamente em um canteiro de flores no jardim. Astilba combina melhor com lírios, flox, gerânios, hortênsias e algumas outras plantas. O principal é que estejam em harmonia com a paleta de cores geral.
- Os arbustos de astilbe separados podem ser usados para decorar áreas de recreação no jardim, caminhos, gramados, caminhos de jardim. Além disso, esta planta é frequentemente plantada em vasos, o que pode ser um excelente complemento para qualquer jardim.
- Com a ajuda de astilba, eles decoram escorregadores alpinos e até reservatórios criados artificialmente com os quais esta planta é mais bem combinada. Astilba parece vantajoso ao lado das pedras revestidas pela água.
- Variedades que crescem muito são frequentemente usadas por especialistas para criar sebes no jardim. Ao decorar bordas de flores, você também pode usar Heuchera. Geichera fica ótima em uma mixborder.
Conhecendo todos os truques e dicas acima dos jardineiros, você pode criar um projeto paisagístico luxuoso, mesmo para um pequeno jardim.
Combinação com outras plantas no jardim
Astilba está em perfeita harmonia e combina com muitas flores e arbustos do jardim. Você pode plantar próximo a astilba perene em um canteiro de flores:
- lírios;
- narcisos;
- açafrões;
- tulipas;
- cinquefoil;
- hospedeiros;
- samambaias;
- badan;
- zimbro;
- heléboros;
- coníferas.
No primeiro ano de plantio, as folhas de astilba ainda não parecem tão grandes e luxuosas e, portanto, snowdrops, tetrazes e açafrões são frequentemente plantados com esta planta para preencher o vazio ao redor.
Na primavera, no projeto paisagístico, Astilba fica bem com rododendros e plantas herbáceas Iberis. No entanto, a melhor combinação é considerada plantar astilba próximo a daylilies, hosts e badan no mesmo canteiro de flores. Essa composição pode se tornar o mais atraente em paisagismo. Astilba também é muito bom ao lado de rosas, mas uma pequena distância deve ser deixada entre elas.
Nem sempre é possível fazer um belo design do site pela primeira vez, por isso às vezes pode ser necessária a ajuda de um especialista. Se isso não for possível, então você deve se familiarizar mais detalhadamente com a vizinhança de certas plantas na paisagem para criar não apenas uma composição lindamente florida, mas também uma que cresça e se delicie com sua aparência por muitos anos.
O comentário foi enviado com sucesso.