Astilba: descrição e tipos, plantio e cuidados
As plantas com flores são companheiros constantes na vida humana. Eles podem ser vistos nas janelas dos aposentos, em buquês festivos e, claro, em canteiros de flores. Cada proprietário de um lote pessoal aplica o máximo de esforço para decorar e decorar seu território.
Os paisagistas usam um grande número de cores que diferem em forma, esquema de cores, tamanho e forma de cuidado. Para que o canteiro de flores criado não exija cuidados especiais, os especialistas recomendam prestar atenção às plantas perenes despretensiosas, uma das quais se destaca a astilba.
Peculiaridades
Astilba é uma erva perene que pertence à família Saxifrage. Astilba é nativa do Japão, EUA, Ásia e Extremo Oriente. A peculiaridade na descrição desta flor é seu tamanho compacto e floração abundante. No verão, a planta agrada seus donos com verdes crespos e inflorescências decorativas, que morrem completamente com o início do frio. A altura do arbusto depende da espécie e varia de 10 cm a 2 metros, e seu crescimento anual não ultrapassa 5 cm. As folhas de Astilba têm uma estrutura dissecada complexa penugenta, bordas recortadas, superfícies enrugadas e aveludadas, além de uma ampla gama de cores. Os tons mais comuns são:
- verde;
- marrom;
- Branco;
- cor de rosa;
- lilás.
Devido à estrutura incomum e muito bonita das placas de folha, que se encaixam perfeitamente umas nas outras, os arbustos apresentam altas características decorativas mesmo na ausência de inflorescências. O início da floração depende da variedade do arbusto, que são precoces, médias e tardias. Durante este período, astilba parece mais atraente. As flores em miniatura desta variedade estão localizadas no topo de uma haste longa e formam uma inflorescência que se assemelha a penas longas. Dependendo da variedade, as inflorescências podem ter vários tipos de estrutura:
- piramidal - a localização dos ramos laterais da inflorescência em um ângulo reto em relação ao eixo do tronco;
- rômbico - a localização dos ramos laterais em um determinado ângulo em relação ao eixo central;
- paniculate - a localização dos ramos ramificados da inflorescência em um ângulo agudo em relação ao eixo da haste principal;
- queda - a direção das inflorescências para baixo.
As raízes de uma flor perene são altamente resistentes a baixas temperaturas. Em climas temperados, onde a temperatura no inverno não ultrapassa -35 graus, os proprietários não podem abrigar seus animais de estimação.
Tipos e variedades, seus tons
Algumas décadas atrás, jardineiros e paisagistas usavam um número limitado de espécies de astilbe em seus projetos, mas a popularidade e o aumento da demanda por esta flor forçaram os criadores a trabalhar na criação de espécies e variedades novas e ainda mais bonitas. Este processo levou ao surgimento de mais de 25 tipos de astilba e um grande número de variedades. Aqui estão os mais populares.
- Arends - uma perene pouco procurada que se sente confortável à sombra de jardins e perto de pequenos cursos de água. Os especialistas recomendam o plantio desta espécie em pequenos grupos.Branco, roxo, creme e rosa são os tons de inflorescência mais populares. A altura máxima do arbusto é de 60 cm e o período de floração vai de junho a julho.
- japonês - uma espécie pouco usada que, dependendo da variedade, pode florescer nas cores branca, rosa, bordô e vermelha. A placa plumosa tem uma superfície brilhante verde-escura. Você pode admirar as flores em julho e agosto.
- chinês É uma planta perene popular com flores cor de rosa. O período de floração é de junho a julho. As placas das folhas são coloridas de verde profundo. A altura padrão do arbusto é de 50 cm, mas pode haver desvios da norma.
- De folhas simples - uma espécie decorativa valiosa que possui rebentos curtos. A altura e o diâmetro de um arbusto é de 45 cm. As ricas placas de folhas verdes têm uma superfície brilhante.
- Suave (nude) - perenes subdimensionadas, cuja altura na floração não excede 30 cm, a cor das folhas é castanha, a tonalidade das inflorescências ramificadas é rosa pálido. O período de floração é julho, agosto. A planta é melhor plantada nas margens de pequenos corpos d'água.
Apesar da diversidade de espécies, os floristas recomendam que os jardineiros novatos prestem atenção ao astilbe chinesa, que tem floração mais exuberante, é menos exigente com a umidade do solo e o período de floração dura até as temperaturas mais frias. Levando em consideração a diversidade varietal do astilbe, que consiste em mais de 2.000 híbridos, os criadores dividiram as variedades nos seguintes grupos e recomendam prestar atenção aos seus representantes mais proeminentes:
- Arends - Bumalda, Deutschland, Erica, Anita Pfeiffer, Radius, Hyacinth, Lollipop;
- Astilboydes - Blond, Keningin Wilhelmina, Lord Salsbury, Floribunda;
- baixo chinês - Finale, Intermezzo, Cappuccino, Serenata, Purpurkerze, Superba, Veronica Close, Purpurkerz, Spatsommer, Ash Rain, Milk e Hani;
- franjado - "Daumling Gnome", "Kobold", "Lilliput", "Perkeo", "Elata";
- híbrido - "América", "Avalanche", "Betsy Kuperus", "Delft Lace", "Gloria Purpurea", "Koning Albert", "Rubella", "Hildegard", "Quele";
- Japonês - "Europa", "Washington", "Bow et Mi", "Colônia", "Mainz", "Vesúvio", "Ellie";
- Lemoine - "Herb de Neuzh", "Mont Blanc", "Spit Neujo";
- rosa - "Flor de Pessegueiro", "Rainha Alexandra";
- folhas simples - "Altroosea", "Delikata", "Dunkellahs", "Salmonea", "Elegância de bronze";
- Pegue - "Superba";
- Thunberg - "Professor Van der Wilen", "Strausenfeder", "Pena de avestruz";
- pelado - Darwin Snow Sprite, Glenroy Elf, Henny Grefland, Inshriach Pink, Jacqueline, Nana, Peter Barrow, Saxatile, Sprite.
A lista de variedades e espécies acima está longe de estar completa. Cada proprietário de um terreno pode escolher de forma independente o tipo de terreno que lhe agrada, em função da área do território, do tipo e composição do solo, bem como da iluminação do terreno.
Levamos em consideração a zona climática
O cuidado e a preparação do asilba para o inverno devem ser organizados em função das condições climáticas da região onde é cultivada. Em latitudes de clima temperado, onde uma grande quantidade de neve cai no inverno e a temperatura não cai abaixo de -20 graus, o arbusto deve ser cortado e coberto com cobertura morta no final do outono. Alguns residentes de verão também cobrem suas plantações com palha ou ramos de abeto. As plantas plantadas na Sibéria e nos Urais precisam de uma preparação mais completa para o inverno.
Devido ao fato de que durante o período de geada máxima, o solo pode congelar até 100 cm, os especialistas recomendam não só a cobertura morta do solo, mas também a construção de molduras sobre as plantas para fixar o material de cobertura.
Escolhendo um lugar
Astilba é uma planta ornamental que adora áreas sombreadas. Os raios do sol só devem incidir na área selecionada por um curto período de tempo.O excesso de luz, calor e seca não só reduzem as propriedades decorativas da flor, mas também causam a morte do sistema radicular. Uma atenção especial deve ser dada à profundidade das águas subterrâneas. Se o local estiver com alto teor de umidade e alagamento, o sistema radicular começará a apodrecer, o que certamente levará à morte da planta. O material de drenagem localizado no fundo da cova de plantio ajudará a melhorar um pouco a situação. A flor adora solo fértil com alto teor de húmus. A escolha do local para o plantio de uma flor é diretamente influenciada pelos seguintes fatores:
- a capacidade de cultivar uma flor em um local por mais de 15 anos;
- rápido crescimento das plantações;
- período de floração curto em áreas bem iluminadas.
Como plantar?
Para que a variedade de astilba selecionada comece rapidamente e encante seus proprietários com uma aparência saudável e bonita, os especialistas recomendam que você tenha um cuidado especial ao escolher as mudas e plantá-las. A planta se sente bem tanto no jardim quanto em vasos na varanda. Sinais de material de plantio de qualidade:
- ter um sistema radicular saudável;
- a ausência de áreas mortas, podridões e sinais de doenças;
- umidade moderada dos processos.
Jardineiros experientes recomendam abandonar a compra de um material de plantio alongado, curvo e lento, que, se enraizar, doerá por muito tempo, e também perderá suas características decorativas. O volume da cova de plantio deve corresponder ao tamanho do sistema radicular. Todas as protuberâncias radiculares devem ser localizadas livremente na cavidade escavada. O principal ao plantar não é aprofundar o colo da raiz. Para maximizar o fornecimento de todos os nutrientes à planta, os especialistas recomendam despejar hidrogel, farinha de osso, cinzas de madeira e uma pequena quantidade de fertilizantes minerais especiais na cova.
Se o solo no local contém uma grande quantidade de argila, então deve-se adicionar areia de rio a ela. O nível de acidez não deve exceder 6 unidades. Após o plantio das mudas, as covas de plantio devem ser regadas abundantemente com água limpa e sedimentada, e a zona radicular deve ser coberta com casca picada e turfa. Este evento ajudará a manter a umidade do solo e reduzir significativamente o número de irrigações. A distância entre as mudas depende do tipo de flor, da altura máxima e do diâmetro do arbusto.
A densidade ideal de plantio para a maioria das espécies é de 10 arbustos por metro quadrado.
Como cuidar bem dele?
Astilba pertence a plantas despretensiosas que não requerem tecnologia agrícola complexa e o cultivo mesmo no campo não causará dificuldades. Após o inverno, o arbusto sobe ligeiramente acima do nível do solo, portanto, após o derretimento da neve, é necessário preencher toda a zona radicular com solo nutritivo até o nível do ponto de crescimento. Para evitar que o sistema radicular seque, é melhor aplicar uma cobertura morta nessa área.
Devido às peculiaridades do sistema radicular, em que ocorre o desaparecimento gradual dos processos inferiores e o crescimento dos superiores, a flor necessita de rega regular e oportuna. Durante o período de formação da inflorescência e durante a floração, é necessário dar atenção especial ao umedecimento do solo, que deve ser realizado 2 vezes ao dia. É estritamente proibido regar as plantas com água fria.
Para que a flor tenha força para uma floração abundante e brilhante, os especialistas aconselham os jardineiros novatos a não se esquecerem da alimentação regular. A flor reage positivamente aos fertilizantes orgânicos e minerais, mas ainda é melhor dar preferência à matéria orgânica, que não só fornecerá ao mato todos os nutrientes necessários, mas também melhorará a estrutura do solo e aumentará a quantidade de húmus . Os especialistas recomendam fertilizar as flores com estrume podre e substrato composto de turfa.
Se os proprietários preferirem a fertilização mineral, no início da primavera o solo deve ser alimentado com nitrogênio e fósforo deve ser adicionado durante o período de floração. O potássio é necessário para uma flor apenas no final do outono. A aplicação oportuna desses minerais não só aumentará significativamente o tempo de floração e o número de inflorescências, mas também ajudará a flor a formar a quantidade necessária de material de semente de alta qualidade. Se você organizar o sistema de fertilização corretamente, não poderá transplantar a planta por 15 anos.
Para melhorar o acesso do oxigênio às raízes, é necessário afrouxar regularmente a zona da raiz e remover as ervas daninhas em tempo hábil. A flor necessita apenas de poda sanitária, que consiste na retirada primaveril de todas as partes mortas e deformadas, bem como na retirada de inflorescências secas e desbotadas que evitam a formação de novas inflorescências. Você pode remover todas as peças desnecessárias com uma ferramenta afiada especial para jardim.
Apesar da resistência da flor às baixas temperaturas, é melhor cobrir as plantações com não tecido ou ramos de abeto no início do inverno, o que protegerá os arbustos dos efeitos nocivos das geadas primaveris. As flores requerem atenção especial para si mesmas no início da primavera, após o completo desaparecimento dos montes de neve. Para o rápido aparecimento de rebentos jovens, é necessário limpar completamente a superfície da terra dos ramos velhos, das folhas mortas do ano anterior, bem como de vários detritos do jardim. É durante este período que as plantas velhas devem ser transplantadas, cuja intensidade de floração diminui 3 anos após o plantio.
Para acelerar o período de floração, os especialistas recomendam enganar um pouco a natureza e, no início do outono, o sistema radicular da flor é dividido em pequenas partes.para ser plantado em vasos de flores regulares. Ao longo do inverno, os recipientes com flores devem ser armazenados a uma temperatura de cerca de 0 graus, e já no início de fevereiro, todos os recipientes preparados devem ser colocados em uma estufa, cuja temperatura do ar seja de +10 graus.
Após o aparecimento das primeiras folhas, o regime de temperatura pode ser aumentado para +18 graus, e após 2 semanas os proprietários das plantas poderão admirar as flores brilhantes e bonitas.
Métodos de reprodução
Para obter mudas jovens, vários métodos de melhoramento podem ser usados:
- dividindo o mato;
- camadas de raízes;
- divisão dos rins;
- usando sementes.
Em casa, o astilba pode ser propagado por estacas e camadas de raízes. Para obter material de plantio, o arbusto-mãe deve ser cuidadosamente removido do solo e dividido no número necessário de mudas com uma ferramenta de jardim afiada. Cada parte deve ter um pedaço de rizoma, alguns brotos de raiz e uma parte aérea verde. É melhor dividir os arbustos no início do outono ou início da primavera.
Todo o material de plantio obtido deve ser colocado em recipientes de plantação com solo de turfa ou enterrado em solo arenoso leve, a uma profundidade não superior a 10 cm .Toda a superfície dos recipientes bem umedecidos deve ser coberta com musgo ou agulhas de abeto. Se o material de plantio foi coletado no outono, então será possível plantá-lo em campo aberto já na próxima primavera, e as mudas da primavera devem ser transplantadas no outono.
O método mais simples de reprodução é dividindo os rins. Para obter material de plantio, é necessário separar os botões de renovação do arbusto-mãe no início da primavera com uma ferramenta afiada. As estacas resultantes devem ser plantadas em estufa, na qual o solo deve ser misturado com areia e cascalho. Antes de plantar, é imperativo tratar todas as seções com cinza de madeira.
O método de propagação de sementes é mais complexo e demorado, portanto, raramente é usado por jardineiros comuns. Mas os criadores e trabalhadores de grandes viveiros que usam esse método de propagação geralmente obtêm mudas.
Plantas cultivadas a partir de sementes em casa, nem sempre têm características genéticas varietais e costumam ter as seguintes características negativas:
- mudança de cor;
- arranjo raro de flores;
- baixo nível de decoratividade;
- período de floração curto.
Os jardineiros que, apesar da complexidade do método de reprodução das sementes, decidem, no entanto, semear, é necessário ter em conta as recomendações dos especialistas. No início da primavera, é necessário encher todos os recipientes de plantio preparados com turfa nutritiva e colocá-los em uma sala quente e iluminada para o aquecimento. As sementes devem ser distribuídas uniformemente por toda a superfície do recipiente e cobertas com uma fina camada de vermiculita, que fornecerá o nível de umidade necessário. Em condições confortáveis, os primeiros brotos começarão a aparecer em 2 a 3 semanas. Após a formação de várias folhas verdadeiras, as mudas podem ser transplantadas para o campo aberto.
Doenças e pragas
Devido à resistência genética da astilba à ação destrutiva de vírus e microrganismos perigosos, a planta praticamente não é afetada por doenças. Apesar dessa característica, às vezes o sistema radicular do arbusto pode ser afetado pelo nematóide do verme da raiz. É quase impossível destruir esse parasita, portanto, para evitar a propagação da praga, é necessário desenterrar completamente o arbusto e queimá-lo do local, além de remover todo o solo de raiz ruim.
Um centavo babando às vezes pode se acomodar entre as folhas de arbustos enfraquecidos. Os arbustos afetados por esta praga parecem deprimidos e sem vida, e a intensidade da formação da massa verde diminui várias vezes. O nemátodo do morango pode causar danos à flor, cujos primeiros sinais são o aparecimento de manchas marrons e amarelas. Os parasitas podem ser vistos nos seios da face, botões e flores da astilba. Não se esqueça dos caracóis e lesmas.
Para prevenir o aparecimento de parasitas e várias doenças, os residentes de verão experientes recomendam fazer regularmente uma inspeção completa das plantações e tratar as plantas em tempo hábil com preparações medicinais e profiláticas especiais.
Possíveis problemas
A despretensão da planta muitas vezes engana os jardineiros novatos, que, no processo de cuidar de uma flor, não prestam atenção suficiente a ela. Esse descuido pode levar ao fato de as folhas da planta enrolarem, crescerem rápido, formarem-se poucas inflorescências, que murcham muito cedo. Os especialistas destacam os erros mais comuns:
- ignorando a alimentação de outono;
- não realização de podas sanitárias;
- ignorando o procedimento de cobertura morta e o abrigo de inverno.
Exemplos em paisagismo
- Devido ao seu caráter decorativo, o astilba é muito utilizado na concepção de parques, becos, praças e áreas de lazer da cidade, bem como em canteiros de quase todos os proprietários de terrenos particulares. Devido à abundante floração, esta flor fica linda no fundo de gramados verdes e plantações de coníferas.
- Para criar belas composições verdes, o astilbe pode ser plantado junto com hospedeiros, geyher, samambaias, anêmonas japonesas, gerânios, brunerra de folhas grandes, Volzhanka vulgaris e também paquisandra apical.
- As grandes plantações de astilba parecem especialmente impressionantes nas margens dos reservatórios, na água transparente da qual se refletem cores ricas de inflorescências brilhantes. Para paisagismo de terraços, varandas e galerias, os designers costumam usar vasos de flores com astilbe baixas plantadas neles.
- Os floristas recomendam não só admirar as flores que crescem no canteiro, mas também usar inflorescências parcialmente floridas para fazer buquês e composições florísticas.
- Muitos residentes de verão plantam esta flor na zona das raízes de várias árvores. Estas composições poderão decorar e refinar qualquer jardim.A flor se sentirá mais confortável perto de árvores com sistemas de raízes rasos.
- Astilba se sente confortável no mesmo canteiro de flores com rosas, tulipas, íris e pervincas.
Para informações sobre como plantar e cuidar da astilba, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.