Quando e como transplantar astilba corretamente?
Astilba é uma planta perene bonita e de fácil manutenção, que se distingue por uma grande variedade varietal e uma enorme gama de cores de inflorescências. Ela vai, sem dúvida, decorar qualquer composição com suas flores inusitadas, mas para preservar o aspecto decorativo, a planta precisa de transplantes periódicos.
Quando é necessário um transplante?
Em um lugar, sem um transplante, uma planta perene pode crescer até 10 anos. Mas floristas experientes recomendam replantar astilba em outro lugar a cada 4 anos para manter uma floração exuberante.
O sistema radicular da planta aumenta anualmente em 4-5 cm e em 3-4 anos cresce tanto que não há espaço suficiente para as raízes, e como resultado elas acabam na superfície do solo.
A exposição resultante das raízes pode levar a consequências negativas para a flor:
- os botões vegetativos sofrerão;
- a floração vai piorar;
- a podridão da raiz aparecerá;
- a suscetibilidade a pragas aumentará;
- a morte da planta virá.
Além disso, em 4 anos, o poderoso sistema radicular da astilba retira completamente todos os nutrientes disponíveis do solo, o que o esgota e esgota. Não há necessidade de atrasar o transplante, caso contrário, as raízes antigas serão muito difíceis de separar, o que vai complicar o processo, e a própria planta vai ser difícil e vai demorar muito para se adaptar a um novo local de plantio.
A que horas escolher?
Astilba é uma planta despretensiosa, podendo ser transplantada em qualquer época do verão... Freqüentemente, os jardineiros percebem em junho ou julho que um arbusto com flores cresceu demais e obstrui as plantações vizinhas. Então é melhor fazer o processo de transplante no verão, sem esperar o outono. Isso deve ser feito com muito cuidado e cuidado, certificando-se de que um torrão de terra não se separe da planta e, em seguida, regue abundantemente.
A época ideal para mudar o local de plantio de uma planta adulta é o outono. Nas regiões do sul da Rússia, é melhor iniciar esse procedimento em outubro, na região de Moscou e via do meio - na primeira década de setembro, nas regiões do norte do país - no final de agosto.
O cumprimento dos termos permitirá que a planta se adapte à queda iminente da temperatura, aguente facilmente o período de inverno e não perca as suas qualidades decorativas.
Na primavera, é mais desejável transplantar apenas as espécies de plantas perenes que florescem na segunda metade do verão e setembro. Uma boa época para um transplante de primavera é a segunda quinzena de abril-início de maio. Para que a planta floresça na mesma estação, ela precisa fornecer irrigação abundante.
Descrição do processo
Ao escolher o local para o transplante, deve-se levar em consideração o período de floração de uma determinada variedade de astilba. Os representantes da floração precoce (rosa suave Irmã Theresa, Rheinland rosa intenso, Köln japonês, Weisse Gloria branca) e representantes da floração tardia (lilás suave Pumila, Straussenfeder coral, Afrodite vermelho púrpura) prosperam tanto no sol quanto na sombra. Astilba, que floresce no meio do verão (Rubin brilhante, Pich Blossom cremoso, Astilbe koreana coreano), prefere mais os cantos sombreados do jardim.
A perene é pouco exigente para o solo, mas para uma floração mais longa e exuberante necessita de regas frequentes. É uma sensação ótima perto de corpos d'água, já que perto deles há uma oportunidade de recarregar com a água subterrânea.
Ao transplantar e dividir o arbusto no outono, você deve deixar pelo menos 5-6 botões nele para que a planta possa suportar melhor o período de inverno.Recomenda-se cortar as folhas, deixando apenas os caules.
Uma planta com 3-4 anos de idade para transplante e reprodução pelo método de divisão pode ser facilmente dividida à mão. Se um rizoma poderoso se formou, é melhor recorrer à ajuda de uma pá. O solo para um novo local deve ser preparado com antecedência e adicione húmus.
Estágios de plantio
- Preparação de covas de plantio. Ao transplantar vários espécimes, você precisa cavar buracos com uma profundidade de 15-20 cm, o diâmetro deve ser 2 vezes maior do que as raízes da planta. A distância entre eles para variedades de baixo crescimento deve ser deixada em 25-30 cm, para espécies altas - 50-55 cm.
- Aterrissagem. Despeje uma pequena quantidade de fertilizante complexo 30-40 g no fundo de cada buraco (Kemira-Horti-2 é melhor), você pode adicionar um punhado de farinha de osso e misturá-los com o solo. Despeje um balde de água e espere o líquido penetrar no solo. Sacuda levemente o solo da raiz da planta e coloque-o no buraco. Compacte o solo e coloque um pouco de terra por cima novamente.
- Água em abundância, mesmo que o solo esteja úmido. Isso evita a formação de bolsas de ar ao redor da planta.
Cuidados de acompanhamento
Astilba é muito fácil de cuidar. A manutenção e os cuidados principais são reduzidos à rega abundante e oportuna. Na ausência de umidade, a planta perde suas propriedades decorativas e parece desleixada. As folhas começam a murchar e as flores diminuem notavelmente de tamanho. Para melhor desenvolvimento da planta e prolongamento do período de floração, pode-se realizar a fertilização com fertilizantes complexos.
Na primavera, recomenda-se alimentar as plantas perenes com suplementos de nitrogênio. Eles contribuem para o rápido surgimento de nova folhagem.
Média de floração 30-40 dias, embora algumas variedades possam florescer durante o verão e na primeira década de setembro. As flores secas devem ser removidas imediatamente para que a planta tenha uma aparência esteticamente agradável e bem cuidada.
Durante a formação dos botões, os arbustos precisam de oligoelementos de fósforo e, no final da floração, de potássio. A sua introdução não só aumenta o crescimento de hastes saudáveis e o esplendor das inflorescências, mas também estimula a formação de sementes férteis. Algum tempo após a aplicação de cobertura (enquanto a umidade permanecer), o solo perto das plantas deve afrouxe suavemente, enquanto tenta não machucar o rizoma.
Perene é a resistência do inverno, tolera bem o frio, mas é sensível às mudanças de temperatura da primavera, uma vez que tende a se sintonizar rapidamente com a estação de crescimento. Quando a geada aparece após o aquecimento, vale a pena cobrir a planta perene com ramos de abeto, folhagem velha, ramos secos ou material de cobertura.
Astilba atrai floricultores também pelo fato de é quase incomum para ela ser exposta a doenças e pragas. É extremamente raro que as raízes de algumas variedades sucumbam à derrota do nematóide do verme da raiz. Os preparativos para o combate à praga são ineficazes, portanto, o arbusto doente deve ser destruído junto com parte do solo, para que no futuro não haja repetições deploráveis. As plantas não devem ser plantadas neste local por 1-2 anos.
O crescimento de uma planta perene também pode diminuir quando um centavo babão come sua folhagem. Existe apenas uma medida de controle - coleta manual do inseto das folhas.
Para que o solo retenha sua fertilidade por mais tempo, entre os arbustos de astilba deve ser coberto com folhas de pinheiro ou folhagem podre... Se o rizoma for exposto em uma planta relativamente jovem (se não estiver planejado para ser transplantado), deve-se polvilhar com uma camada de solo fértil. Certifique-se de repetir o procedimento para adicionar terreno à base no outono (antes do final da casa de verão).
Astilba está em perfeita harmonia com a maioria das culturas hortícolas e, sem dúvida, decorará qualquer local ou área local. Ela é completamente despretensiosa de cuidar e um transplante oportuno ajudará a preservar sua beleza e prolongar sua floração luxuosa.
Para o plantio de astilbe na primavera, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.