Astilba chinesa: variedades, seleção, tecnologia agrícola
Astilba chinesa é considerada uma planta ideal para jardineiros iniciantes. A cultura é cultivada tanto em jardins quanto em jardins frontais e chalés de verão ao ar livre. Este despretensioso representante da flora é caracterizado por uma aparência espetacular devido à presença de panículas brilhantes.
Descrição
Astilba Chinese é capaz de transformar qualquer jardim e área com sua beleza e atratividade. Ela se refere a plantas perenes com floração tardia. As plantas herbáceas de terreno aberto, que incluem esta cultura, distinguem-se por um forte sistema radicular. A altura da cultura é geralmente entre 0,5 e 1,5 metros. Folhagem Astilba é caracterizada por uma estrutura complexa, perfurada.
Sua cor pode ser verde brilhante ou verde esmeralda. As folhas próximas às raízes são maiores do que as folhas do caule, que estão presas a um pecíolo espesso. A cultura desta variedade floresce com especial originalidade, nesta fase forma inflorescências de alta densidade, cujo comprimento ronda os 0,3-0,35 metros. As inflorescências de Astilba têm forma rômbica alongada ou em forma de vela.
Os botões perenes chineses podem ser rosa, lilás, brancos e pequenos. O crescimento das flores ocorre rapidamente e o resultado é um tapete lilás-rosa. A cultura se sente bem em uma área ensolarada e semi-sombreada. A cultura apresenta excelente tolerância à seca.
A Astilbe é classificada como uma excelente planta de mel, por isso pode ser plantada perto de apiários. A planta também pode ser utilizada na alimentação, por exemplo, como tempero para pratos de carne, o que é praticado na China. Essa cultura também foi reconhecida como medicinal, pois suas partes contêm flavonóides, isocumarinas e ácido fenolcarboxílico. As folhas perenes são usadas para tratar doenças renais, normalizar a pressão arterial e também para tonificar o corpo inteiro.
Formas e variedades híbridas
A erva rosa tem diferentes formas híbridas, que diferem entre si no período de floração, na cor dos botões, na folhagem e na altura do caule. Esta planta perene pode ter as seguintes variedades de acordo com a época de floração:
- floração precoce, que floresce nos primeiros dias do verão;
- floração média, cuja fase de floração ocorre em meados do verão;
- floração tardia, que floresce em agosto.
Anão
As variedades anãs mais interessantes de astilba chinesa são consideradas as seguintes.
- "Pumila". Esta planta difere das demais no crescimento e na cor dos botões. Uma planta perene adulta pode crescer até 40 centímetros. "Pumila" floresce com lindas flores lilases-rosa. A cultura tolera perfeitamente baixas temperaturas, sobrevivendo até mesmo a -28 graus.
- "Visão em Branco"... A planta possui um sistema radicular bem desenvolvido. Esta variedade apresenta-se sob a forma de arbusto compacto, com altura não superior a 0,45 m. No florescimento da cultura, formam-se inflorescências brancas e densas. Este representante da flora não requer cuidados especiais, prefere uma área sombreada para crescer.
Tamanho médio
Além das variedades anãs da astilba chinesa, os jardineiros geralmente preferem representantes de tamanho médio dessa cultura. Isso inclui as seguintes plantas.
- Leite e mel - a variedade original da astilba chinesa, que possui características externas memoráveis.Este arbusto muito espalhado e densamente frondoso pode atingir os 100 cm de altura à sombra e numa zona bem iluminada - não mais de 0,7 m. A variedade caracteriza-se pela presença de entrenós acastanhados. Em uma planta adulta, as folhas têm uma cor verde primaveril e bordas incomuns. A folhagem recortada é inerente à delicadeza e originalidade. A cultura começa a florescer em meados de julho e termina no final do verão. Os botões parecem ser de um branco pérola fofo, mas podem tornar-se rosados posteriormente. O aroma de Leite e Mel é sutil, adocicado. Perene responde bem à irrigação regular do solo.
- "Reno Roxo" tem inflorescências grandes e poderosas com cerca de 0,3 metros de comprimento. Os botões são rosa brilhante com uma tonalidade lilás. As flores da cultura são pequenas e bastante perfumadas, sua floração ocorre em meados do verão. Esta variedade é caracterizada pela abundância e duração da floração. O astilbe chinês forma arbustos piramidais compactos. A folhagem das perenes é brilhante, de cor verde escura. A variedade é classificada como resistente ao gelo.
Alto
Essas variedades são classificadas como astilbe chinesa alta.
- "Visões em vermelho"... Esta erva perene cresce até 0,3 m de altura e largura. Este astilbe chinês é reconhecido como um dos mais atraentes na aparência. A cultura possui botões vermelho-púrpura localizados em brotos vermelhos. O período de floração do Vision In Red é de cerca de um mês. A variedade é caracterizada por uma boa resistência ao gelo e cuidado despretensioso.
- "Purplekertse" - este é um dos astilbe mais altos. Sua altura normal é de 0,9-1 metro. A folhagem perene é caracterizada pela rigidez, rica cor verde, brilho e um tom de bronze. As inflorescências desta variedade vegetal apresentam tonalidade lilás, violeta, púrpura e uma forma magnífica. O início da floração dessa cultura é considerado no final de julho - início de agosto, a fase vai até o final do verão. Astilba é resistente ao sol, à seca de curta duração.
- Dauria - um arbusto que pode atingir uma altura de 100 centímetros. A folhagem da planta é complexa, brilhante, delicada. Na inflorescência existem pequenas flores de coloração rosa, lilás, branca. O início da floração da cultura é considerado junho - início de julho, o final da fase ocorre em um mês e meio.
Uma planta perene despretensiosa é boa para sombra parcial e solo argiloso úmido. A variedade é usada tanto para forçar quanto para cortar.
- "Superba" é um arbusto vigoroso com altura de 100 a 150 centímetros. Com sua folhagem atraente verde brilhante e panículas lilases rosa, Astilba é inspirador. A cultura cresce rapidamente, floresce profusamente no final do verão.
Dicas de Seleção
A Astilba chinesa é uma erva bonita, mas na hora de escolhê-la vale a pena considerar alguns pontos. Devido ao grande número de variedades dessa cultura, o jardineiro precisará dar preferência àquela que ficará mais harmoniosa no local. Ao escolher um astilbe, deve-se levar em consideração sua altura adulta. Este tipo de planta pode florescer em épocas diferentes, por isso se pretende decorar a área no início, meio ou final do período de verão, deve levar este momento em consideração.
Um indicador importante da decoratividade da perene chinesa é a cor de seus botões floridos, que são branco, rosa, roxo e outros.
Recomendações crescentes
Como a astilba chinesa é uma planta alta e extensa, ela deve ser plantada em uma área espaçosa, enquanto a distância entre as plantações deve ser de pelo menos 0,3 m, e idealmente - 0,5 m. Uma planta perene não precisa de luz solar forte, ela fará o cultivo em áreas sombreadas . A melhor opção seria a presença de penumbra perfurada. O representante herbáceo da flora não apresenta capricho na composição do solo, portanto qualquer terreno é adequado para cultivá-lo.
Os jardineiros devem se lembrar disso rega regular e alta umidade são a chave para o florescimento abundante da cultura. O melhor local para plantar astilba chinesa é considerado um canteiro de flores próximo a um reservatório ou lago artificial. A melhor opção é solo argiloso com acidez de 5, 5-6, 5 unidades.
Antes de plantar uma planta perene, você precisa desenterrar o local, eliminar as ervas daninhas e adicionar matéria orgânica. Você pode fertilizar a planta turfa, húmus, composto, cinza de madeira, esterco podre. Além disso, o representante herbáceo da flora reage bem aos suplementos de potássio e fósforo. Após o término das atividades preparatórias, você pode começar a formar o fosso de pouso.
A profundidade do furo deve ser de 0,3 metros. O aprofundamento deve ser umedecido, após o que as raízes da muda devem ser colocadas nele e borrifadas com terra. No final do plantio, pode-se iniciar a cobertura morta, cuja camada deve ser de cerca de 3 centímetros. Para isso, você pode usar turfa ou húmus. A melhor época para plantar uma planta é abril e maio. Vale a pena esperar por um clima quente estável e depois começar a plantar.
Sem o transplante, a cultura é capaz de crescer em um local por cerca de 5 a 7 anos. Após esse período, o arbusto precisa ser rejuvenescido e transplantado. Para isso, não é necessário desenterrar a planta inteira, você pode separar uma parte dela e plantar em um novo território.
Esse representante da flora não é caprichoso, por isso precisa de cuidados mínimos. No entanto, as condições do ambiente devem ser o mais confortáveis possível para ele, só assim a astilba dará aos outros seus belos e exuberantes botões. Os jardineiros devem manter a acidez ideal do solo para a cultura, bem como adicionar solo quando o sistema radicular crescer.
Um arbusto que ama a umidade requer irrigação regular... É necessário irrigar uma planta perene com freqüência, mas não abundantemente, para que evitar a estagnação da umidade perto das raízes. A cobertura morta afeta favoravelmente a condição e o florescimento da astilba. Para isso, pode-se utilizar os materiais disponíveis, principalmente palha, cascas ou pedrinhas. A planta responde positivamente à fertilização e fertilização, estimulam o desenvolvimento da massa verde e da floração.
A planta perene chinesa é bastante resistente a doenças e parasitas. O arbusto pode bater nematóides. Os fungicidas são usados para controlar vermes microscópicos. Devido ao ataque da moeda que baba, a planta murcha e se deforma. Você pode destruir a praga "Karbofos", "Aktara". Uma doença comum desta planta é considerada podridão da raiz e manchas bacterianas.
A astilba chinesa é considerada um representante da flora resistente à geada, por isso é capaz de passar o inverno ao ar livre. Para preparar a cultura para o inverno, é necessário cortar todo o caule sob a raiz e, em seguida, aplicar cobertura morta.
Recomenda-se cobrir os arbustos jovens com ramos de abeto.
Opções de criação.
- Divisão de Bush... É um método simples, comum e não demorado para propagar uma cultura. O astilba parental é dividido em várias partes. As subsidiárias são plantadas no solo na primavera.
- Botões localizados nas raízes. Na primavera, o botão é cortado com uma parte da raiz, enquanto o corte deve ser polvilhado com cinzas. O rebento cortado deve ser colocado em meio nutriente e coberto com polietileno. O próximo passo é plantar o material de plantio no solo no outono, cobrindo-o para o inverno.
- Sementes. Este método de criação da perene chinesa praticamente não é usado. Antes do plantio, o material de plantio deve ser estratificado e, em seguida, plantado no solo na primavera.
Exemplos em paisagismo
Os paisagistas chineses de Astilba costumam ser usados para decorar terrenos pessoais, uma vez que, durante a floração, essa planta tem botões luxuosos.A cultura está em perfeita sintonia com os demais representantes da flora do território, podendo também complementar com vantagem o buquê de flores.
Anteriormente, este arbusto podia ser visto exclusivamente em varandas e galerias, mas hoje é um habitante maduro de jardins e hortas.
Um ramo esguio e longo de uma planta perene pode transformar um gramado, um jardim de flores ou a margem de um reservatório em uma verdadeira obra de arte. Iris, prímula e hosta combinam bem com astilba. Variedades de baixo crescimento podem ser usadas em lâminas alpinas.
Veja abaixo para mais detalhes.
O comentário foi enviado com sucesso.