Astilba Arends: descrição, plantio e cuidados

Astilba Arends: descrição, plantio e cuidados
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Como plantar?
  4. Como cuidar bem dele?
  5. Métodos de reprodução
  6. Exemplos em paisagismo

A planta herbácea Astilbe Arends tem um aspecto ligeiramente arejado, pelo que é apreciada por muitos jardineiros. A cultura enche o jardim de uma atmosfera mágica e se encaixa perfeitamente em todos os tipos de paisagismo. Um look fabuloso é criado durante o período de floração. Esta espécie recebeu o nome do nome de seu criador, o botânico G. Arends.

Peculiaridades

A expectativa de vida de Astilba Arends é de até 15 anos. O tamanho da planta, assim como a aparência, dependem muito da variedade. Em média, a altura da cultura é de 80-100 cm, embora existam variedades que atingem tamanhos de até 2 m.

Panículas fofas brancas incluem muitas flores pequenas formadas em pequenos ramos. A duração da floração também é determinada pelas características varietais, sendo, em média, de junho a meados de agosto.

A leveza da planta se deve ao aspecto incomum das folhas. Eles são abertos, esculpidos, inicialmente pintados em um tom marrom, na idade adulta tornam-se verdes e, no outono, são cobertos com uma tonalidade avermelhada. O sistema radicular é fibroso, maciço, tolera bem o inverno e temperaturas de até -35 graus Celsius. As raízes velhas murcham a cada ano, mas novos botões se formam no topo, dos quais novas raízes eclodem.

Mesmo após a floração, a planta parece muito esteticamente agradável no jardim e, no inverno, as pilhas de neve, caindo sobre o espécime, formam formas interessantes.

Além de sua aparência surpreendente, a cultura é famosa por seu agradável aroma floral delicado.

Entre os tipos de Astilba Arends, existem variedades denominadas barba de cabra falsa e spirea... O primeiro pertence às plantas Asteraceae e a spirea é uma cultura rosácea. Em sua aparência, assemelham-se a astilbe, e por isso, pela simplicidade da sílaba, podem ser chamadas pelo nome dela.

Na natureza, esse representante da flora cresce no Leste Asiático, Japão e EUA. Ela prefere se desenvolver em sombra parcial, mas você também pode encontrar a planta na orla da floresta. Esta é uma flor que ama a umidade, que se distingue pela boa robustez de inverno e alta imunidade contra doenças e pragas, mas essa resistência só pode ser garantida observando todas as regras de plantio e cultivo.

Variedades

A variedade varietal das espécies apresentadas distingue-se pela sua versatilidade. Cada espécie tem sua própria descrição. Vamos considerar as variedades mais populares.

  • "Ametista". Esta variedade é caracterizada por flores lilases claras, a lembrar uma pedra nobre, com um delicado aroma a mel.
  • Fanal. Esta espécie é famosa por suas folhas longas dissecadas e inflorescências carmesim brilhantes de 20 cm de comprimento.
  • Gloria Purpurea. O arbusto tem 80 cm de altura e caules verdes ramificados com folhas verdes escuras. As flores de "Gloria Purpurea" distinguem-se por um pequeno diâmetro (1 cm) e um tom rosa claro.
  • "América"... Este é apenas um dos tipos de spirea. É um híbrido da astilba de David. Possui folhas de formas complexas com bordas recortadas. As flores são caracterizadas por um tom rosa claro ou roxo.
  • "Diamante". A planta atinge altura de 90 cm e largura de 40-50 cm, possui folhas de tamanho médio e coloração verde escura. Esta variedade é apreciada pelo seu longo período de floração e cultivo despretensioso.As flores são pequenas - até 0,5 cm, de aspecto modesto e delicado, decoradas em tons de rosa vivo e com aroma agradável.
  • Etna. Esta variedade é preferida pelos amantes de flores altas e brilhantes e fofas. Eles têm uma cor vermelha profunda e as folhas parecem penas, o que cria uma aparência muito atraente.
  • Boomalda. Uma planta compacta de até 70 cm de altura com delicadas flores em miniatura rosa claro ou brancas.
  • "Granada". Outro pequeno híbrido que chega a atingir 70 cm, possui folhagem densa e ramos extensos. As bordas da lâmina foliar são serrilhadas, o botão tem a forma de um losango e é constituído por pequenas flores. As pétalas são pintadas em tons de vermelho suculento. E também a variedade tem uma fragrância agradável.
  • "Brautschleier"... Em altura, esta espécie atinge 70-80 cm, e em largura - 40-60 cm. É caracterizada por pequenas flores de até 1 cm de diâmetro com pétalas brancas como a neve. O perfume das flores lembra o perfume da cereja de pássaro. A floração continua por duas semanas.
  • Cattleya. Planta de até 70-80 cm de altura, com densas inflorescências rômbicas rômbicas rosa-claro de 23-27 cm de altura.A floração dura 3 semanas.
  • Anita Pfeiffer. Em média cresce até 80 cm, mas há exemplares com altura de até 100 cm. Na largura pode crescer entre 50-80 cm. As folhas são complexas, densas. As flores são pequenas, rosadas e com aroma floral fraco. A floração pode durar um mês.
  • Irmã Theresa. Variedade em miniatura até 50 cm de altura, com inflorescências altas e exuberantes. Durante a floração, a planta exibe pequenas flores rosa cremosas com um aroma delicado.
  • "Amuleto vermelho"... Este arbusto pode crescer até 1 m, e suas escovas são coroadas por flores vermelho-cereja.
  • Burgundy ed. Pequeno arbusto, raramente atingindo mais de 50 cm de altura, apresenta boa ramificação, forma piramidal, folhagem verde brilhante. Muitas flores são formadas, sua cor é vermelho escuro.
  • Flash colorido. Este tipo é recomendado para quem deseja criar um delicado arranjo floral. A atmosfera de romance e magia criará estreitas panículas rosa pálido.
  • "Raio". A cultivar cresce até 60-70 cm. As flores vermelhas brilhantes criam um contraste impressionante em combinação com folhagem verde brilhante e botões escuros fechados.
  • "Jacinto". Arbusto alto com até 1 m de tamanho e 40-50 cm de largura, caracterizado por pequenas flores de uma atraente cor rosa brilhante.

Como plantar?

Antes de iniciar o plantio, vale a pena escolher o local mais adequado para isso. Esta flor não gosta do sol, a luz ultravioleta tem um efeito destrutivo sobre ela, por isso o local de plantio deve ser parcialmente sombreado. Esta é uma planta que adora umidade, mas não tolera o excesso de umidade, o que significa que você deve evitar áreas com uma ocorrência próxima de água subterrânea.

Recuse o plantio em canteiros de flores baixos, onde o degelo estagnado ou a água da chuva não são excluídos.

Se, no entanto, o local for escolhido em um local onde o excesso de umidade possa se acumular, então preveja a organização de um sistema de drenagem de alta qualidade com antecedência.

Outro ponto importante no momento do plantio é a escolha do material de plantio. Examine visualmente o sistema radicular da muda e, se notar fragmentos secos ou podres que exalam um odor desagradável, não retire este espécime. Compre mudas apenas de viveiros comprovados e, durante o armazenamento, umedeça levemente as raízes para que não sequem. O processo de plantio em si é o seguinte:

  1. cavar uma cova de plantio de tal tamanho que o porta-enxerto da muda se encaixe facilmente no espaço cavado sem muito aprofundamento;
  2. adicione fertilizantes minerais, cinzas e hidrogel para reter a umidade;
  3. umedeça o local de plantio;
  4. colocar uma muda no buraco preparado para não preencher o ponto de crescimento;
  5. tampe a área e regue abundantemente novamente;
  6. cubra o plantio com casca ou lascas de turfa para reter a umidade e evitar que as raízes sequem.

Como cuidar bem dele?

Não é difícil cuidar da astilba de Arends, mas existem algumas nuances. O cuidado inclui vários pontos.

Rega

A planta deve ser umedecida 2-3 vezes por semana e após a floração - uma vez por semana. Para evitar o superaquecimento das raízes no solo por causa do sol, é recomendável fazer um furo ao redor da muda. A rega é feita à noite. E também jardineiros experientes aconselham a cada 2-3 semanas para irrigar a cultura com uma solução fraca de permanganato de potássio ou fungicida. Com o início de setembro, o procedimento de irrigação é totalmente interrompido.

Top curativo

A planta precisa de 3-4 vezes de fertilização... Com a formação de um novo rim, você pode alimentar a cultura com uma mistura complexa ou um estimulador de crescimento. Durante o período de formação da flor, é melhor dar preferência às composições, contendo fósforo e potássio - esses componentes são responsáveis ​​pelo colorido e abundância da floração.

A terceira cobertura é aplicada somente quando é notado enfraquecimento do arbusto, mais frequentemente observado no meio do verão.

A planta precisa de outro complexo antes de congelar - misturas especiais permitirão que você passe o inverno sem problemas.

Afrouxamento

Este é um procedimento necessário para astilba, que permite às raízes respirar facilmente e absorver oxigênio. Solo muito denso pode levar à morte do rizoma. Recomenda-se afrouxar o canteiro todas as semanas. Durante o afrouxamento é importante eliminar todas as ervas daninhas junto com a raiz - elas podem se tornar uma fonte de doenças.

Poda

Nos primeiros 2-3 anos de vida, a planta precisa de poda. Durante o corte, os caules secos, danificados e congelados são removidos, enquanto deve ser deixado 8-10 cm de comprimento. As demais áreas são podadas antes do congelamento. Todo o processo é realizado com um instrumento bem higienizado.

Preparando-se para o inverno

A poda antes do inverno é uma espécie de preparação para o frio. Ele permite que você cubra bem a planta para o inverno. Se não deu certo com a poda, recomenda-se isolar o arbusto em várias camadas entre os caules com serragem, feno, turfa, ramos de abeto.

Doenças e pragas

Entre as doenças mais comuns da cultura apresentada, podem ser observadas a podridão radicular, manchas bacterianas e infecções de fitoplasma. Assim, a podridão pode ser avaliada por raízes estragadas, grandes manchas pretas indicam a presença de manchas e uma infecção que já está na muda comprada pode não aparecer por muito tempo.

O principal método de lidar com essas e outras doenças é o uso de vários medicamentos.

  • Líquido bordeaux... Este remédio permite que você enfrente uma infecção fúngica.
  • Preparações de cobre. Um remédio eficaz para parar a podridão bacteriana.
  • Solução de permanganato de potássio. Pode ser usado no tratamento de raízes onde são observados os primeiros sinais de podridão.
  • Inseticidas. Eles lutam contra pragas que se tornam uma fonte de disseminação de doenças.

Dos insetos, o pulgão da folha gosta mais de se banquetear com astilba, que pode ser eliminada pela fumigação do tabaco. Outro inimigo - o nematóide do morango - tolera facilmente preparações industriais e, portanto, o arbusto afetado por ele deve ser desenterrado e destruído. Para proteger a cultura da invasão do nemátodo do morango, recomenda-se não plantar a planta junto à horta do morango.

Um centavo babando, que prefere botar ovos nas folhas, torna-se um hóspede indesejado frequente.

As larvas são protegidas por uma substância pegajosa através da qual os elementos químicos não conseguem penetrar, portanto o método mais eficaz de controle é a coleta mecânica dos indivíduos e sua posterior queima.

Métodos de reprodução

A criação de uma cultura é permitida de várias maneiras.

Semeando sementes

Os cultivadores de flores experientes podem tentar propagar astilba por sementes, no entanto, você pode obter material de plantio saudável e completo apenas por meio da seleção de variedades, na qual os especialistas estão engajados. Antes da semeadura, os grãos passam por um procedimento de estratificação na geladeira por três semanas. A semeadura é feita em solo úmido, não é necessário borrifar com terra.

Além disso, o local de plantio é regularmente umedecido para que os grãos não sequem. O recipiente onde são plantadas as mudas deve ser colocado em local bem iluminado, mas de forma que os raios diretos do sol não incidam sobre ele. Uma temperatura favorável para mudas é de +20 graus Celsius. Após cerca de 3 meses, as mudas jovens podem ser plantadas em uma cabana de verão em terreno aberto.

Divisão

Este é o método de criação mais promissor que até um jardineiro novato pode fazer. O resultado final é extrair o rizoma do canteiro de flores e dividi-lo em 2-3 partes de modo que cada parte contenha o rizoma, raízes adventícias e botões... O local do corte deve ser desinfetado com graxa de jardim ou carvão amassado para reduzir a probabilidade de propagação de bactérias.

Se for utilizada uma pá para separação, não é necessário desenterrar completamente o arbusto, basta separar parte do rizoma diretamente no solo. Ao usar uma faca, todo o arbusto é desenterrado. É importante inspecionar as raízes em busca de defeitos; se necessário, todas as áreas mortas e podres devem ser eliminadas.

Além disso, os brotos separados são imediatamente plantados em solo úmido, após o que o jardineiro deve garantir irrigação e afrouxamento constantes. O uso de compostos adicionais, por exemplo, um estimulante de crescimento, é permitido.

O procedimento de divisão é melhor realizado em março, e a floração pode ser observada no final do outono.

Divisão do rim

Os espécimes multiplicados por esta tecnologia são caracterizados por uma boa taxa de sobrevivência. O processo é realizado na primavera, quando os botões aparecem. É necessário cortar as estacas, plantá-las em casa de vegetação, humedecendo previamente o substrato preparado de terra com areia e brita. O crescimento por divisão do botão difere em duração, em contraste com a raiz - somente depois de um ano a planta se estenderá até o tamanho desejado e ficará satisfeito com sua floração.

Exemplos em paisagismo

No primeiro ano de vida, a cultura ainda não pode assumir a forma e as dimensões desejadas e, portanto, os espécimes jovens ficarão esteticamente agradáveis ​​com tetrazes, açafrões e flocos de neve. Os espécimes adultos são harmoniosamente combinados com animais tenazes, umbilicais, lâminas, saxifragens.

Para criar uma composição de primavera, o arbusto pode ser plantado perto do doronicum ou rododendro. Se o jardineiro planeja decorar um lago de jardim, então íris, pulmão, anêmona são adequados como vizinhos estéticos. Uma paisagem cênica pode ser criada plantando uma safra próximo a roseiras, mas coloque flores na metade norte do canteiro de flores.

Para evitar a incompatibilidade agrária de diferentes plantas, astilba pode crescer em vasos ou vasos de flores.

        Panículas exuberantes e brilhantes parecem espetaculares contra o fundo de grandes árvores ou arbustos, por exemplo, zimbro, bérberis, spirea, e o caminho do jardim, emoldurado por arbustos impressionantes, preencherá o jardim com uma atmosfera de magia e conto de fadas. A cultura não parece menos elegante com uma única plantação.

        Para obter informações sobre como cuidar da astilba de Arends, veja o vídeo.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário