Tudo sobre folhas de amianto
Já no mercado de materiais de construção e acabamento modernos, existe mais do que uma vasta gama de produtos. E uma das categorias mais exigidas e populares são as folhas de amianto. No momento, você pode encontrar facilmente tudo sobre esses produtos, incluindo suas principais características de desempenho, áreas e recursos de aplicação, bem como o custo.
Este material é amplamente utilizado na construção civil há muito tempo. Essa popularidade recorde se deve, entre outras coisas, aos indicadores de refratariedade e condutividade térmica.
Especificações
Tendo em conta a procura de placas de amianto de diferentes tipos, é necessário estar atento aos principais indicadores de desempenho deste material, bem como às principais vantagens e desvantagens igualmente significativas. Em primeiro lugar, deve-se notar que estamos falando de folhas feitas de uma mistura que inclui:
- amianto;
- areia de quartzo;
- cimento;
- agua.
O amplo escopo de aplicação das placas de fibrocimento com superfície lisa e chapas onduladas se deve às suas principais características. A lista dos pontos mais significativos inclui o seguinte.
- Dimensões e peso, que será descrito em mais detalhes abaixo.
- Espessura da folha, que varia de 5,2 a 12 mm. É importante notar que a ardósia ondulada tem uma espessura padrão de 6 mm.
- Resistência à flexão, que é determinado pela tecnologia de produção do material. Nesse caso, a questão é que os indicadores indicados para folhas prensadas e não prensadas diferem significativamente. Eles são 18 e 23 MPa, respectivamente. Na situação com materiais de ondas, esse valor é 16-18 MPa.
- Força de impacto - um parâmetro que também depende do método de fabricação. Para chapas prensadas e feitas sem grande esforço, os indicadores são característicos nos níveis de 2 e 2,5 kJ / m2.
- Gravidade específica do material, determinado por sua densidade.
- Resistente a baixas temperaturas. De acordo com as normas, todos os materiais descritos, independentemente de sua configuração, devem resistir a pelo menos 25 ciclos de congelamento e descongelamento. Aliás, as chapas com superfície plana se beneficiam nesse aspecto, pois são capazes de suportar até 50 dos ciclos mencionados.
- Resistência à umidade... De acordo com os padrões atuais, os produtos de cimento-amianto planos e ondulados devem reter totalmente suas qualidades básicas sob exposição direta e contínua à umidade por pelo menos 24 horas.
Analisando as características do ADSL, é necessário focar em suas principais vantagens competitivas.
- Maior resistência mecânica... Como comprovado por muitos anos de prática, as estruturas de telhado feitas de placas de cimento-amianto são capazes de suportar cargas de até 120 kg. Em outras palavras, uma pessoa adulta e bastante pesada pode facilmente mover-se junto com eles. Além disso, os telhados de ardósia são caracterizados por uma boa resistência a rajadas de vento e condições climáticas adversas.
- Máxima resistência aos raios UV diretos. É sabido que a ardósia aquece mal mesmo com o tempo mais quente, o que por si só permite criar um clima interior confortável.
- Longa vida útil (até 50 anos) sem comprometer o desempenho.
- Maior resistência ao fogo. Uma das características únicas do ADSL é sua capacidade de suportar temperaturas bastante altas por muito tempo. Também é importante notar que a ardósia não é combustível e, portanto, não suporta a combustão.
- Facilidade de processamento.
- Resistência à corrosão.
- O indicador mínimo de condutividade elétrica, o que por si só minimiza os riscos de incêndio, bem como de choque elétrico em uma pessoa.
- Boas propriedades de isolamento acústico... Obviamente, a ardósia, neste caso, é inferior ao papelão de basalto e a vários outros isolantes eficazes, mas ainda assim demonstra um bom desempenho.
- Resistência ao ambiente agressivo, incluindo álcalis e outros compostos químicos.
- Alta manutenção... A substituição de elementos estruturais danificados, independentemente da sua complexidade, via de regra, não causa dificuldades. Todas as operações podem ser realizadas com o mínimo de tempo, custos físicos e financeiros.
- Cuidado mínimo... Isso significa que não há necessidade de realizar trabalhos especializados regularmente.
Esta lista impressionante de vantagens claras do material descrito explica completamente sua prevalência. Mas, como você sabe, nada é perfeito e, portanto, a ardósia plana e ondulada também tem certas desvantagens.
- Baixa resistência ao ataque químico na ausência de tratamento anti-séptico... Como mostra a prática, em tais situações, o musgo muitas vezes brota na ardósia e outras formações de fungos também são formadas.
- Um grande peso de produtos em comparação com muitos outros materiais de cobertura modernos. Não é nenhum segredo que o levantamento de folhas de ardósia a uma altura requer um esforço e tempo consideráveis.
- Fragilidade que dificulta o transporte, o transporte e o mesmo levantamento de produtos... Nesse caso, todas as manipulações devem ser realizadas com o máximo cuidado e atenção para evitar danos às telhas.
- A presença de amianto na fórmula da matéria-prima, que representa um perigo para a saúde humana e pode causar doenças graves se ingerido.
É importante notar que, Apesar das deficiências destacadas, este material de folha continua a desfrutar de uma popularidade verdadeiramente recorde, especialmente entre desenvolvedores privados. E o papel fundamental neste caso é desempenhado pelo custo acessível e pela relação qualidade-preço ideal.
Visualizações
Todas as folhas de cimento-amianto fabricadas podem ser divididas em duas grandes categorias: liso e ondulado. É importante notar que a maioria das pessoas está familiarizada com o segundo tipo deste material de construção. Tal - pode-se dizer clássico - a ardósia é produzida de acordo com GOST 30340-95. Essas folhas, por sua vez, são divididas em várias variedades, cada uma com suas próprias diferenças em termos de parâmetros e características principais.
A liberação de chapas planas é realizada levando-se em consideração as normas consagradas em GOST 18124-95. É importante levar em consideração que essas folhas também são diferentes. As principais diferenças neste caso estão na resistência e densidade da ardósia plana.
No contexto da aparência, deve-se notar que na maioria das vezes os produtos descritos são produzidos em cinza sem quaisquer revestimentos adicionais. No entanto, opções de cores também podem ser encontradas à venda. Os pigmentos são adicionados durante o processo de produção na etapa de preparação da pasta de cimento.
Plano
Essas placas de cimento-amianto parecem placas, e sua tecnologia de fabricação permite o uso do método de prensagem e a produção de material sem força.... Nesse caso, será visualmente muito difícil distinguir uma folha prensada de uma não prensada. Vale ressaltar que independente das especificidades da produção, as dimensões do material são padronizadas.
Esses dois tipos de matérias-primas têm certas características de desempenho. As folhas prensadas superam significativamente suas "contrapartes" em termos de densidade e resistência mecânica. Levando esses parâmetros em consideração, tais lajes também terão um peso específico mais alto em comparação com a ardósia plana não prensada.
A última, neste sentido, pode ser chamada de opção leve.
Ondulado
A folha de cimento-amianto com um perfil ondulado é mais frequentemente vista como um material para a construção de um telhado. Por muitas décadas, telhados de várias estruturas foram montados a partir dessas folhas: de edifícios residenciais a edifícios industriais. Mas é importante notar que o material muitas vezes é utilizado com sucesso para a construção de cercas de várias configurações.
As amostras de ardósia desta categoria produzidas hoje diferem umas das outras em tamanho, bem como no número dessas mesmas ondas. Portanto, como material de cobertura, são utilizadas folhas de 6, 7 e 8 ondas de tamanhos diferentes. Além disso, é importante observar que eles podem ser:
- padrão;
- média e centro-europeu;
- unificado;
- reforçado.
Analisando as características e características principais desses tipos de ardósia ondulada, pode-se entender que a principal diferença entre eles está no formato do perfil.
O aumento da demanda e popularidade dessas folhas se deve, entre outras coisas, ao seu custo acessível. Como resultado, uma oportunidade real é fornecida para a construção de estruturas de cobertura fortes e duráveis com custos financeiros relativamente baixos. Os mencionados modelos reforçados são uma das opções racionais para a construção de edifícios industriais e agrícolas fiáveis. Além disso, eles são usados com sucesso para a construção de envelopes.
Dimensões e peso
As dimensões das chapas de amianto com superfície lisa, ou seja, plana, são padronizadas. Dependendo da versão, diferentes modelos podem ter os seguintes parâmetros:
- comprimento - 2500–3600 mm;
- largura - 1200-1500 mm;
- espessura - 6–10 mm.
As dimensões da ardósia ondulada, como a ardósia plana, são reguladas pelo GOST atual e são:
- comprimento da folha para todos os tamanhos padrão existentes - 1750 mm;
- largura - 980 e 1130 mm;
- espessura, tendo em conta a forma do perfil - 5,8–7,5 mm;
- altura da onda - 40–54 mm.
Deve-se notar que, na prática, na produção de materiais em folha, um desvio dos padrões acima é permitido. Ao mesmo tempo, todas as folhas que vão à venda, independentemente do seu tipo e características, devem ser marcadas. A partir desses símbolos, você pode determinar rapidamente os parâmetros-chave do material. Por exemplo, se 3000x1500x10 for indicado em uma folha, isso significa que seu comprimento, largura e espessura são 3000, 1500 e 10 mm, respectivamente. No material, de 1,5 metros de comprimento, 1 de largura e 0,01 metros de espessura, haverá uma inscrição 1500x1000x10.
Outro parâmetro importante é o peso das folhas. Pode ser de 35 a 115 kg. Portanto, a massa do ACL ondulado é de 35 kg, dependendo das dimensões. Ao mesmo tempo, o peso específico (por 1 m2) chega a 17,9 kg.
Esses parâmetros são levados em consideração pelos trabalhadores tanto durante a instalação de novas estruturas quanto durante a desmontagem de antigas.
Formulários
Como já foi observado, devido à ótima relação preço e qualidade, bem como durabilidade e outros indicadores de alto desempenho, os materiais de folha descritos estão agora mais do que difundidos. Devido à sua versatilidade, eles são agora quase universalmente usados na construção.
O uso de placas planas de fibrocimento e ardósia ondulada permite que você resolva de forma eficaz e com custos financeiros competitivos uma ampla gama de problemas de complexidade variável, a saber:
- ereção de estruturas de telhado de quase qualquer complexidade sobre edifícios residenciais, industriais e públicos;
- a criação de cercas bastante fortes, inclusive como parte da construção industrial em várias instalações;
- instalação de revestimentos protetores e decorativos de diversos elementos arquitetônicos sob a forma de galerias, varandas e outros;
- decoração da parede exterior;
- uso em conjunto com aquecedores, incluindo extrusão, para banheiras, fogões, caldeiras e fachadas;
- construção de paredes de pressão, bem como divisórias internas;
- instalação como painéis de peitoril de janela;
- formação da mesa;
- produção de painéis sanduíche (paredes externas);
- construção de cofragem.
Devemos também focar nas propriedades refratárias das chapas descritas: elas são capazes de suportar altas temperaturas. É a resistência ao calor que permite a sua utilização em fornos de fachada, caldeiras de aquecimento, bem como em sistemas de chaminés e condutas de ar. Outro ponto, não menos importante, é que os materiais planos são usados com sucesso na disposição de cofragens fixas como parte das fundações de vazamento. Esse amplo e diversificado escopo de aplicação de chapas deve-se principalmente à sua resistência e durabilidade no contexto de um custo acessível.
Mas, apesar de tudo isso, a área tradicional de aplicação da ardósia ainda é a criação de estruturas de cobertura. Ressalta-se que as chapas onduladas de alta qualidade garantem, além da robustez, o aspecto estético da cobertura.
A propósito, pequenas amostras planas também desempenham as funções de material de cobertura.
Como trabalhar com lençóis?
A instalação do material descrito é um processo bastante simples. Isso é verdadeiro tanto para o trabalho de telhado quanto para o trabalho de fachada. Os últimos são, em muitos aspectos, uma reminiscência da criação de estruturas de drywall. Neste caso, um perfil em forma de L e materiais de junção são freqüentemente usados. A onda de fixação e folhas planas, é claro, tem certas nuances. No entanto, atenção especial deve ser dada às regras de corte e perfuração de material de amianto, levando em consideração suas propriedades e características básicas.
A ardósia fina pode ser quebrada de acordo com as marcações preliminares. Isso exigirá:
- marque a linha de quebra;
- realizar ao longo da marcação com um prego ou qualquer cortante bem afiado de forma que no final seja obtida uma ranhura;
- coloque um trilho plano ou uma pequena barra sob a folha;
- Pressione uniformemente na parte a ser separada.
Uma clara vantagem desse método é a completa ausência de poeira, potencialmente perigosa para os humanos.
O segundo método envolve o uso de um prego de ardósia especial e a execução das seguintes ações:
- marcar o ADSL;
- desenhe ao longo da marcação com um objeto pontiagudo;
- faça furos ao longo da linha marcada usando um prego com um passo de 15–20 mm;
- como no caso anterior, coloque um trilho sob a linha de quebra e quebre a folha.
É importante levar em consideração que o resultado dependerá diretamente do número de furos feitos.
Além dos métodos descritos, a ardósia pode ser simplesmente serrada com uma serra. Nesse caso, o algoritmo incluirá as seguintes etapas:
- marcação;
- a localização do ATsL de forma que sua parte menor fique em posição de cantiléver, este segmento da chapa deverá ser apoiado com algo para evitar fraturas;
- cortar o material ao longo das linhas delineadas.
Como mostram a prática e a experiência dos mestres, para esses fins, o mais adequado é um serrote, usado para trabalhar com concreto espumoso.
O quarto método consiste em cortar folhas de cimento-amianto com um amolador com um diamante ou disco de corte instalado sobre uma pedra. No processo de execução do trabalho, é altamente recomendável regar a área de corte com água. Isso visa reduzir a quantidade de poeira prejudicial que inevitavelmente e em grandes quantidades é gerada ao usar esta ferramenta elétrica. Medidas semelhantes devem ser tomadas ao trabalhar com parquete e serras circulares.
Muitas vezes, ao erguer várias estruturas do material de construção em questão, torna-se necessário fazer furos. Neste caso, a já mencionada fragilidade do ADSL será o ponto chave. Levando esse recurso em consideração, é importante escolher a ferramenta de qualidade e o método de trabalho corretos. Para isso, você precisará de uma furadeira elétrica e de uma boa broca com uma broca vitoriosa. Durante o processo de perfuração, certas regras precisam ser seguidas.
- O diâmetro da broca usada deve ser ligeiramente maior do que as dimensões dos fixadores para os quais os furos são feitos.
- No processo de execução da obra, a chapa de ardósia deve ficar esticada, de preferência sobre uma superfície macia. Caso contrário, o risco de danos ao material aumenta significativamente, dada sua fragilidade.
- Se for necessário fazer um furo de grande diâmetro, pode-se usar penas, além de coroas vitoriosas e de diamantes.
- Não é recomendado fazer furos grandes com pregos de ardósia.
- Ao perfurar chapas grossas, é melhor fazer várias abordagens, molhando a broca e a área de perfuração durante os intervalos.
- Antes de iniciar a perfuração, é necessário fazer uma marcação e aparafusar o local sob a broca para evitar que escorregue, com um prego de ardósia ou qualquer outra ferramenta.
- É extremamente indesejável ativar o modo de martelo na furadeira.
Se você seguir as recomendações listadas, poderá fazer um orifício perfeito com o diâmetro necessário em ardósia plana e ondulada de forma rápida e fácil.
Levando em consideração as peculiaridades da composição do material, atenção especial deve ser dada à segurança no trabalho com ardósia. Por si só, o ACL não representa uma ameaça à saúde humana. A poeira que acompanha o desempenho de certas operações (corte, perfuração) é tóxica. O amianto nesta forma, penetrando nas vias respiratórias e alojando-se nelas, com grande probabilidade, é capaz de provocar o desenvolvimento de doenças perigosas. É por isso que é altamente recomendável manter os seguintes pontos importantes em mente ao trabalhar com materiais de amianto.
- Os trabalhos com o material descrito, principalmente seu corte e perfuração, devem ser realizados em ambientes bem ventilados e ventilados. É importante que a concentração de pó de amianto não exceda 2 mg por m3.
- Um pré-requisito é o uso de um respirador, que deve primeiro ser verificado cuidadosamente quanto à integridade e operacionalidade.
- Além disso, a lista de remédios obrigatórios inclui óculos e macacão, o que deve, tanto quanto possível, evitar a entrada de poeira nociva na pele.
- Os produtos de cimento-amianto devem ser armazenados em separado e ao mesmo tempo protegido com segurança do excesso de umidade em uma sala.
Além de tudo isso, vale atentar para o transporte do ACL processado, que deve ser realizado apenas em container lacrado. Caso isso não seja possível, as folhas devem ser regadas com bastante água para evitar a propagação do pó.
O comentário foi enviado com sucesso.