Arco no corredor: ideias interessantes
A saída do corredor para outras divisões da casa ou apartamento deve ser cuidadosamente pensada, caso contrário a impressão positiva pode desaparecer mesmo que todos os outros recantos da habitação estejam lindamente decorados.
O que é isso?
Um arco no corredor é uma excelente opção para o zoneamento de espaço sem o uso de portas. Os profissionais de design observam que ele pode desempenhar um papel brilhante (em todos os sentidos) no interior, se você usar bons materiais de acabamento.
A maioria das estruturas em arco são projetadas para "reviver" pequenos corredores em residências de pequeno porte, no entanto, em casas particulares de uma grande área, eles se mostram muito bem.
Para que o arco do apartamento ajude a atingir o objetivo e não crie problemas, é necessário formular a tarefa com clareza. Na maioria das vezes, é necessário dividir o espaço e ao mesmo tempo não complicar a passagem de uma parte para outra. Se a sala for grande, os arcos servem como um meio adicional de expressar a ideia do interior. Em seguida, eles são feitos mais decorativos do que funcionais.
Variedades
Arcos de formato clássico (semicircular) costumam ser montados entre o vestíbulo e o corredor. Mesmo as últimas tendências da moda não as tornam menos procuradas. Esses elementos são restringidos externamente e enfaticamente sólidos, eles podem se encaixar no interior mais intrincado. Se em pouco tempo precisa de combinar um hall de entrada com uma cozinha, nada melhor do que uma configuração de portal.
O arco Art Nouveau é um segmento de círculo, havendo um ângulo entre o arco e a parede principal. Esta opção permite, mantendo a severidade das formas retas, deixar o visual um pouco mais plástico. Outra vantagem é que tetos insuficientemente altos não se tornarão um obstáculo para a realização de sua ideia. A forma da elipse não é marcante, mas ao mesmo tempo é percebida visualmente como muito agradável.
Na saída do corredor, às vezes são feitos arcos em forma de trapézio - esta é uma solução brilhante e incomum que parece muito dinâmica. Você não deve ter medo de dificuldades especiais, porque a costura decorativa dos cantos das portas comuns permite que você faça o trabalho com rapidez e eficiência.
Se você quiser formar um interior mais original, pode usar um arco pontiagudo (côncavo ou convexo). Associações com o Oriente Médio e velhos contos árabes irão adicionar uma sensação de romance e mistério. No entanto, esses designs não devem ser introduzidos nos habituais interiores europeus, pois podem ficar com uma aparência francamente ridícula.
Os belos arcos do corredor não pertencem necessariamente a um dos tipos descritos. Existem também soluções completamente exclusivas que enfatizarão sua originalidade e sutileza de percepção estética. Adicionando colunas, combinando dois ou três arcos em vez de um, combinando os cantos de uma estrutura com guarda-roupas embutidos, uma simbólica imitação de madeira de um arco são apenas alguns exemplos do que podem ser.
A ligação da passagem ao balcão do bar ajuda a aumentar a praticidade do projeto. Em cômodos pequenos, essa etapa economizará espaço, liberando parte da cozinha para outras finalidades.
Opções de acabamento
Para evitar erros graves na hora de decorar arcos, você precisa entender os estilos que decidiu usar no projeto. A gama de métodos de decoração possíveis é muito grande e entre eles há aqueles que não requerem grandes despesas.
- Papel de parede. O papel de parede permite criar uma grande variedade de cores, bem como aplicar padrões e texturas originais.Decida imediatamente se o arco será parte integrante da sala, visualmente inseparável dela, ou se tornará um sotaque expressivo. Lembre-se de que nenhum truque dos fabricantes pode resolver a raiz do problema de qualquer papel de parede - sua vida útil insuficiente. Portanto, não faz muito sentido usá-los no corredor, já que com o tempo você ainda terá que trocá-los com frequência.
- Pedra. Pedra artificial decorativa é obviamente mais prática e mais conveniente, forte o suficiente, não é difícil de cuidar dela. Baixo peso, formato cuidadosamente projetado e peças de canto prontas permitem que você não perca muito tempo na instalação. Se desejar, você pode reproduzir o estilo das pedras naturais e imitar a alvenaria de alta qualidade. O design não é limitado por nada, exceto sua imaginação e gosto estético. Se quiser, você pode apedrejar tanto o perímetro externo quanto os cortes internos.
- Corante. Há momentos em que nem a pedra artificial nem o papel de parede brilhante ajudam a criar a impressão desejada. Ou eles parecem estar ajudando, mas obviamente parecerão não naturais. Nessa situação, vale a pena recorrer a uma solução universal e neutra - a pintura. Além disso, você economizará muito tempo e dinheiro. A preparação para a pintura exigirá o mínimo. Se a tampa estiver danificada ou você não gostar mais dela, levará apenas algumas horas para consertar o problema.
Materiais (editar)
A escolha do material não é menos importante, pois é ele quem determina qual pode ser a aparência da estrutura criada, quão funcional e durável ela será.
- Drywall. A vantagem indiscutível do drywall é sua versatilidade, a capacidade de criar elementos de várias formas. Além disso, é muito barato e fácil de decorar. Observe que, sob a influência da água, choques e impactos fortes, as placas de gesso podem deformar e perder seu apelo visual.
- Madeira. Colocar um arco de madeira encaracolado na sala de estar não é uma má ideia. A madeira é bastante popular, sendo utilizada como principal material estrutural ou como elemento decorativo individual (à escolha do cliente). Uma séria desvantagem é o alto custo de muitos tipos de madeira, um alto risco de arranhões e outros pequenos defeitos. Podem ser causados não só por cães, gatos ou crianças, mas também por adultos (com pressa ou dispersos).
- Pedra. Usando a pedra, você pode enfatizar a natureza tradicional dos elementos arqueados e, ao mesmo tempo, dar-lhes uma aparência antiga e medieval (gótica). Os elementos de pedra negativos ficam bem apenas em salas grandes e, se houver pouco espaço, são percebidos de forma muito pior. Também é importante que a pedra seja cara, a fabricação do arco em si é um pouco mais barata.
- Plástico. Estruturas de plástico ilustram a modernidade e o frescor do interior. Com a ajuda deles, é fácil realizar a ideia futurista mais estilosa. A flexibilidade e variedade de cores permitem um design exclusivo dos corredores. Os designers recomendam o uso de plástico em pequenos apartamentos urbanos de estilo jovem. Dos acessórios e decorações adicionais, a iluminação embutida é a mais apropriada.
O lado negativo dos materiais sintéticos é a impossibilidade de utilizá-los em uma casa familiar aconchegante.
E mesmo se você basicamente quiser viver sozinho, não se esqueça da baixa compatibilidade ambiental do plástico. A conclusão geral é simples: você precisa pensar não apenas na aparência, mas também na segurança e na correspondência estilística do futuro arco com toda a sala.
Como escolher?
Ressalta-se que independente do material do arco e de sua configuração, a abertura ficará 10-15 cm mais baixa, portanto, na hora da medição, faça esta alteração em todos os cálculos. Ao escolher o esquema de cores e o tipo de construção, deve-se levar em consideração a cor do corredor e seu estilo dominante, a área da sala e a altura do teto. Se você ignorar pelo menos uma coisinha, pode ser completamente feia e inconveniente.Portanto, recorrer a um designer profissional para qualquer dúvida sobre o resultado final é bastante razoável.
Se o interior for em estilo retro, convém usar madeira natural para decorar o arco, mas para corredores e salas ultramodernas, cujos criadores se inspiraram no estilo techno e high-tech, as estruturas de alumínio são mais adequado.
Assista a um vídeo interessante sobre como fazer imitação de tijolos em um arco
O comentário foi enviado com sucesso.