Decoração do arco com pedra decorativa

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Opções de design
  3. Escolha de materiais
  4. O que mais você precisa?
  5. Exemplos originais de decoração de interiores

A pedra decorativa é um dos materiais mais adequados para o acabamento de superfícies interiores e exteriores. Devido às suas vantagens funcionais e estéticas, é cada vez mais utilizado para a concepção de uma variedade de arcos.

Peculiaridades

Um arco é o elemento arquitetônico com o qual uma pequena área pode ser visualmente ampliada e outra espaçosa pode ser efetivamente zoneada. Uma passagem bem decorada salva e expande visualmente o ambiente, separa funcionalmente os ambientes adjacentes e ao mesmo tempo forma um único interior, criando a atmosfera desejada em um apartamento ou casa. Na maioria das vezes, os arcos são feitos de drywall e revestidos com o material selecionado.

Existem muitas opções para o processamento de aberturas em um apartamento: usando gesso, madeira, elementos forjados e, claro, pedras: arenito, rocha de concha, granito ou mármore. Porém, a pedra natural durável tem um custo elevado, por isso hoje seus substitutos artificiais são cada vez mais escolhidos.

Isso acontece por vários motivos:

  • Decorar o arco com pedras decorativas custará muito menos.
  • Usando este material, você pode simular o desenho de qualquer rocha.
  • O peso dessa decoração será muito menor, o que também pode ser uma vantagem - nenhuma parede será capaz de suportar o peso de uma pedra real.

A entrada decorada para o corredor tem uma função estética e prática. É aqui que os proprietários, convidados e seus animais de estimação se deslocam com mais frequência, o que significa que a passagem está fortemente poluída. O acabamento decorativo é menos sujo e fácil de limpar, e a sujeira não é visível em sua superfície. Claro, ela também atrai imediatamente os olhos.

Uma vez que a decoração com pedras decorativas consegue repetir o padrão de qualquer raça natural, pode dispor as portas interiores de forma semelhante - é fácil escolher uma variação que se adapte a um interior específico. Na maioria dos casos, a escolha é feita em favor da imitação de tijolo, pedrinhas, mármore ou granito.

Opções de design

O processo de assentamento de pedras decorativas é bastante simples, pelo que pode arranjar qualquer arco com as suas próprias mãos.

Tradicionalmente, as pedras dispostas formam uma faixa lateral em torno do arco, mas em alguns casos decide-se decorar toda a parede. Esta decoração com pedras decorativas é utilizada não só em portas, mas também em janelas de fachada, nichos e móveis embutidos. Se em um apartamento na cidade você tiver um nicho livre, transforme-o em uma lareira falsa em arco e coloque algumas velas acesas lá.

Uma composição de vários arcos localizados em um espaço parecerá muito elegante.

As aberturas em arco decoradas com pedras artificiais podem, por um lado, em harmonia com a cor das paredes, não focar em si mesmas e servir de pano de fundo para móveis claros, mas, por outro lado, tornar-se um centro de atração e luminosidade solução de design. No caso de um arco conectar duas salas em estilos diferentes, decore-o apenas de um lado.

Os arcos feitos de pedra artificial têm diferentes configurações geométricas:

  • classic - laterais retas e tampo arqueado. Normalmente, eles são usados ​​para estilos absolutamente diferentes, uma vez que o design se encaixa organicamente em qualquer interior;
  • elipsoidal - com um arco em forma de oval regular ou irregular;
  • retangular ou portal - as partes laterais e superiores formam um ângulo reto;
  • redondo - eles parecem curiosos em combinação com paredes brilhantes e coloridas. Normalmente são preferidos por proprietários de interiores futuristas;
  • encaracolado - os lados formam linhas suaves e, portanto, violam a perpendicularidade em relação ao chão.

A forma do arco depende do tamanho da abertura e da altura do teto, da função da sala e do seu desenho.

O padrão de revestimento é simétrico e não simétrico. As aberturas em arco, recortadas segundo a tecnologia da "pedra rasgada", não apresentam simetria, mas apresentam um aspecto atípico e complementam o recinto com um layout original. Um arco simetricamente alinhado com pedras para combinar com a parede fica melhor em interiores clássicos e calmos. Combine uma variedade de tons da mesma cor e ladrilhos verticais e horizontais alternados.

As aberturas são divididas em passivas e ativas. As primeiras funcionam como uma moldura simples e as segundas, que se distinguem por uma forma invulgar, são eles próprios uma decoração de interior. O passivo simples inclui tipos como clássico, moderno (com um aumento acentuado), romance (o arco é arredondado nas laterais, mas cortado na parte superior) e outros. Ativos complexos são oriental, ferradura, trapezoidal, lanceta e outros. Eles têm bordas recortadas e, às vezes, estão localizados em vários níveis.

Existem também duas formas de assentamento de pedras artificiais: sem costura e preservando as costuras. Nos alojamentos, as costuras costumam ser preservadas, o que confere ao arco um toque especial. Eles são largos o suficiente e, em seguida, preenchidos com argamassa da tonalidade necessária.

Freqüentemente, o design de uma abertura em arco é complementado pela criação de iluminação e decoração corretas com elementos florais. A escolha das lâmpadas depende do estilo do arco: existem modelos embutidos e discretos, arandelas extravagantes ou backlights de LED brilhantes.

Com a ajuda da luz, dá-se o clima esperado: místico, solene e otimista, calmo e relaxado ou neutro.

Escolha de materiais

A pedra decorativa é criada a partir de componentes naturais: argila expandida, cimento e pedra-pomes com a adição de um pigmento mineral especial para dar cor. Esse material é considerado ecologicamente correto e seguro - não tem medo de corrosão, apodrecimento e doenças fúngicas. Após a conclusão dos processos de secagem e queima, recebe uma durabilidade nada inferior à original.

A pedra decorativa é resistente a temperaturas muito altas e baixas, por isso é frequentemente usada para revestir lareiras e paredes exteriores de casa. Também é utilizado em ambientes com alta umidade: piscinas, banheiros e outros. Deve-se acrescentar que um arco feito de tal material é fácil de limpar e secar por meios convencionais.

Atualmente, é possível escolher uma pedra decorativa que imite qualquer pedra natural, não só na cor, mas também na textura. Portanto, a escolha dos materiais deve depender exclusivamente do projeto da sala.

As telhas são vendidas em placas lisas de espessuras e tamanhos variados. Existe também uma opção de canto que ajuda a decorar a parte superior do arco sem problemas. Mas deve ser selecionado com muito cuidado, após a conclusão de todos os cálculos.

Os mais populares são as imitações de rocha de concha, granito, ardósia, mármore e travertino. A superfície é lisa ou assemelha-se a uma pedra áspera e áspera. A base da decoração é em acrílico, quartzito, ou com base em gesso, alabastro ou ainda uma mistura de cimento e areia.

Se o arco em si for feito de gesso cartonado, escolha um material acrílico leve e flexível ou placas de gesso. Um arco de tijolo pode ser decorado com pedras em uma argamassa de cimento e areia. Além disso, tente escolher um ladrilho estreito - é mais fácil montá-lo em uma parte semicircular da abertura. O custo desse material depende do país de origem, firma, qualidade, peso e até mesmo padrões da pedra.

O processo de instalação é rápido e fácil. Você não precisa comprar montagens adicionais e envolver artesãos. Mas, em qualquer caso, antes de iniciar o trabalho, é necessário verificar todas as pedras.

Primeiro você precisa preparar o material:

  • Abra os pacotes e misture as peças.
  • Veja como eles ficarão mais vantajosos. Combine-os, de acordo com as tonalidades, e longos com curtos - o arco deve parecer natural.
  • Vire as peças para trás para verificar se há uma camada espumosa que tornará o ladrilho menos pegajoso. Se houver, limpe-o com uma escova de metal.

O que mais você precisa?

Para terminar o arco, você vai precisar de pelo menos as seguintes ferramentas: o que você vai usar para cortar a pedra (serra manual ou amoladora), faca de construção, nível, martelo, lixa, cinzel, cola.

O processo passo a passo de revestimento é assim:

  • Corte a pedra decorativa em vários pedaços ou ladrilhos finos. Prepare a superfície do arco com antecedência, removendo poeira e sujeira, papel de parede velho, tinta e cal. Faça alguns entalhes para ajudar a colar a cola. Você também pode aplicar um primer, após o qual é importante secar a estrutura.
  • Preparados os "pregos líquidos", rejuntes ou algum outro adesivo, comece a colar os ladrilhos desde o fundo do arco, desde a sua junção com o chão. Preste atenção ao peso da pedra - algumas marcas não são capazes de suportar amostras pesadas. Aplique o adesivo na parede com uma espátula e pressione as pedras com mais força, mas não exagere, caso contrário aparecerão rachaduras. Deixe um espaço de 5 milímetros entre eles. Lembre-se que a aderência será maior se o ladrilho contiver o mesmo ingrediente da superfície onde está colado.
  • Trabalhe em uma fileira de cada lado do arco e, a seguir, passe para a próxima. Alinhe cada um usando um nível e cruzes de plástico. Se houver pedras angulares, use-as para formar os cantos. Se não houver nenhuma, coloque uma sobreposição plana - assim você dará estabilidade à estrutura.
  • Em seguida, faça o arredondamento. Nesta fase, você mesmo precisa cortar a pedra para dar a forma desejada usando um amolador, faca de construção ou pinças. Use lixa e uma lima para lidar com irregularidades. Coloque a pedra parcialmente em uma superfície de parede próxima.
  • Depois de alguns dias, quando tudo estiver seco e curado, comece a preencher as juntas dos ladrilhos com argamassa de cimento ou rejunte. Você pode escolher qualquer cor de rejunte, dependendo do design da sala. Evite derramar líquido na superfície da pedra, remova o excesso imediatamente com um pano macio. Depois que o arco estiver completamente seco, cubra-o com verniz acrílico ou até mesmo pinte-o. Pequenos erros são ocultados com um aerógrafo.

Você aprenderá mais informações sobre como fazer um arco de pedra no interior no vídeo a seguir.

Exemplos originais de decoração de interiores

Usando pedras de imitação no arco da porta, você pode decorar o espaço em estilos absolutamente diferentes, de acordo com seus próprios desejos. Mas vale lembrar que para um design harmonioso você vai precisar de uma decoração adicional do espaço: o uso de lâmpadas, plantas, móveis, pinturas e outros elementos selecionados corretamente.

  • Por exemplo, com a ajuda de granito decorativo resultará em fazer uma entrada para um antigo castelo ou uma caverna de pedra.
  • Se você colar sobre o arco com ladrilhos de cor verde claro e adicionar plantas, aparecerá uma aparência de uma entrada para uma caverna subaquática.
  • Ao combinar papel de parede com natureza e alvenaria, você criará um panorama de ruínas antigas e a paisagem por trás delas.
  • Um arco quadrado e uma lareira decorada no mesmo estilo formam um conjunto harmonioso que dá o tom da sala e lhe confere um conforto especial.
  • Ao decorar um berçário, você pode estilizar o arco como a cabeça de um dragão, usando pedras com a cor e textura adequadas, bem como iluminação.
  • Os ladrilhos que lembram areia na cor ajudarão a dar ao quarto um tema náutico.
  • Para salas onde as celebrações, feriados e festas são frequentemente organizadas, ladrilhos leves que imitam mármore são adequados.
  • Os arcos dos corredores são decorados com materiais em tons escuros.
  • Pedra vermelha, cinza ou marrom sob o tijolo antigo na porta será um ótimo complemento para um loft ou sala de estilo campestre.
  • Na hora de decorar uma divisão em estilo provençal, dê preferência aos tijolos leves.
  • Os arcos de estilo império são geralmente complementados por colunas com elementos decorativos.
  • Para interiores clássicos, escolha mármore polido e mantenha a forma da abertura suave e fluida.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário