Design de porta sem porta
Se você decidir não usar um elemento de decoração tradicional como portas, mas quiser deixar uma porta vazia, você precisa pensar em como projetar corretamente. Para que o reparo pareça limpo e o espaço vazio não sirva apenas como um elemento funcional, mas também para agradar aos olhos, muitas nuances devem ser levadas em consideração.
Neste artigo, você encontrará algumas dicas valiosas que certamente serão úteis quando você começar a decorar sua casa.
Objetivo e recursos
Uma porta sem porta é um tipo distinto de design de ambiente, que está sujeito às características de cada caso específico.
Combinando a loggia e a sala
Uma maneira conveniente e relativamente barata de aumentar o espaço vital é transformar a varanda em uma parte do cômodo. Esta solução de interior é eficaz e funcional, porque os tempos em que a varanda era utilizada como armazém são uma coisa do passado. Agora, o espaço livre pode ser usado de forma mais lucrativa.
A necessidade de destacar a cozinha em uma área separada
Esse problema geralmente ocorre em apartamentos estúdio. Se você deseja separar a área de cozimento e não perder espaço, instalar um arco amplo é a solução certa. Uma característica importante que deve ser levada em consideração ao decorar uma área de cozinha é a necessidade de calcular com precisão a profundidade dos móveis de cozinha. É imperativo garantir que tudo caiba atrás da parede, incluindo tampos de mesa e elementos de acabamento convexos para armários de parede e piso. Os acessórios também não devem ficar para fora da porta.
Zoneamento de área grande
Se você tem uma sala grande que gostaria de dividir em várias seções separadas, mas não quer perder a sensação de um espaço único e holístico, uma abertura sem portas é uma ótima opção.
Combinando salas adjacentes
Uma ótima opção para transformá-los em um espaço unificado, mantendo a ilusão de passar de uma sala para outra.
Vantagens
O conjunto de portas de uma só peça pode parecer bastante pesado. Se pretende que a sua casa tenha muito ar, espaço e luminosidade, isso só pode ser conseguido com a instalação de um arco.
Uma porta vazia é fácil de limpar. Você não precisa pensar sobre os acessórios, você não precisa limpar, selecione produtos de limpeza especiais. É simples: sem porta - sem problemas.
Um arco é estiloso, dar a ele uma aparência cara é muito mais fácil e mais econômico financeiramente do que comprar uma porta que pode ser comparada a um design em arco.
Uma porta sem porta permite misturar técnicas e ajustar dimensões: já é bastante difícil escolher uma porta com moldura em estuque que se adapte ao tamanho da divisão e se encaixe totalmente no interior. Na maioria dos casos, um arco é criado sob encomenda, portanto seus parâmetros e estilo correspondem estritamente à área da sala e às características do layout.
Outra vantagem é a capacidade dos arcos de aumentar visualmente a altura do teto. Isso é especialmente verdadeiro em apartamentos com tetos baixos, que são a maioria. É o suficiente para fazer uma inserção retangular alongada para fazer a distância do chão ao teto parecer maior. Você também pode ajustar o espaço usando o esquema de cores.As cores mais escuras estreitam visualmente a sala, enquanto as cores mais claras fazem o oposto.
Resumindo, para enobrecer uma sala, não é necessário que as portas estejam disponíveis - o vazio pode facilmente dar conta dessa tarefa.
Partindo das regras gerais, passemos a aspectos mais específicos e consideremos as formas de arcos mais populares, bem como averiguemos para que tipo de quartos são mais adequados.
Formulários
No interior, você pode usar uma variedade de formas de arcos. Vamos considerar os principais.
Retângulo
Vamos começar com o decote retangular clássico. Se linhas rígidas são o leitmotiv em sua casa e você deseja esticar visualmente os tetos, então não há nada melhor do que clássicos rígidos. Esses arcos se encaixam perfeitamente em corredores, salas de estar, galerias e até cozinhas, especialmente se o interior for feito em um estilo angular de alta tecnologia.
Semicírculo
A segunda forma mais comum de uma porta é um semicírculo. A principal vantagem desse design é que ele pode ser usado para obter transições suaves. Se você evitar cantos agudos e quiser adicionar um toque aconchegante, faça o arco mais largo para que o topo se pareça com um semicírculo.
Inconscientemente, essas portas são uma referência ao vison do animal, e também nos lembramos, pelos contos de fadas e desenhos animados infantis, de como é aconchegante nessas casas.
Se considerarmos a abóbada semicircular em divisões específicas, então na maioria das vezes ela é usada quando se muda da cozinha para a sala de estar ou sala de jantar, e também separa as loggias com ela: devido ao recurso de design, o espaço se expande visualmente.
Trapézio
A terceira opção é uma forma trapezoidal. Esse recorte ficará bonito apenas se você tiver uma porta larga e a sala ocupar pelo menos 20 quadrados de área útil. Em salas pequenas, o arco se perderá, parecerá ridículo, mas nos espaços abertos irá imediatamente adicionar brilho, chique e alto custo à sala.
Esta opção é adequada apenas para layouts fora do padrão em apartamentos na cidade e para casas particulares.
Assimetria
Outra opção é a forma combinada, ou seja, assimetria. Um dos cantos desse arco pode ser estreito, estendendo-se para o lado paralelo ao chão, e o segundo mais arredondado.
Claro que, decorando uma porta desta forma, é preciso levar em conta que o resto do design dos cômodos deve suportá-la através dos contornos do mobiliário, das características do teto e de outras técnicas estilísticas.
Mesmo que o arco seja o instrumento principal da orquestra de sua casa, o resto do conjunto deve servir de suporte. Caso contrário, toda a ideia parecerá ridícula.
Opções de decoração
Quando você decidir a forma, é hora de pensar sobre quais opções de acabamento podem dar ao arco uma aparência finalizada.
Considere todos os tipos - do padrão ao vanguardista.
A variabilidade do design de uma porta sem usar uma porta depende de uma série de fatores, entre os quais os materiais desempenham o papel principal:
- Madeira - este material natural sempre parece impressionante (mesmo um acabamento completamente simples, mas elegante parecerá elegante e completamente apropriado).
- MDF - matéria-prima para quem gosta de simplicidade e linhas claras (a opção com painéis de MDF é mais barata do que a madeira natural). Na maioria das vezes, essa porta é criada nas portas de entrada, mas também pode ser usada em transições internas.
- Drywall - uma espécie de caixa de drywall, que parece apropriada no design minimalista popular na forma de um arco embainhado, de modo que a abertura coexista em harmonia com a simplicidade e ascetismo do estilo geral (isso não adicionará chique, mas irá muito aumente o espaço e não acertará a carteira de forma alguma).
- Pedra - a opção é mais massiva, pomposa, com pretensão. Se você decidir que o revestimento de pedra é 100% sua escolha, lembre-se que a ideia deve valer muito a pena e apoiada por elementos de design semelhantes em móveis ou decoração de parede.Agora, o estilo de lofts dilapidados está na moda (paredes de tijolos à vista, madeira sem tratamento, cores naturais simples). A porta vai se encaixar perfeitamente neste estilo se você terminar com uma pedra.
- Reboco... As salas de estar e de jantar costumam ser decoradas no estilo imperial. Para harmonizar o vão da porta com a decoração, use molduras de estuque. Você pode escolher uma base de plástico barata e usar tintas que vão conseguir o efeito de pedra natural, dourado ou madeira.
- Desenhando - uma excelente técnica estilística que é usada para decorar uma casa, decorando a abertura com um padrão que imita um determinado material. Pode ser alvenaria ou galhos de árvores entrelaçados em um padrão denso ou uma ilusão tridimensional. Tudo depende do ambiente geral da sala e do seu gosto. Muitas vezes, alguns desenhos interessantes decoram os arcos do berçário, porque as crianças adoram tudo o que é incomum e mágico.
- Papel de parede... Para decorar a transição de uma sala para outra, tanto quanto possível, você pode tentar fazer o papel de parede de decoração. Esse design é o mais simples possível de ser criado por você mesmo, e o efeito às vezes pode ser completamente inesperado e até mesmo esmagador.
- Espelhos... A tira fina que enquadra o interior é um excelente acabamento decorativo para uma abertura na parede sem moldura de porta. Para um maior efeito visual, você pode usar a luz de fundo, mas os espelhos sem ela criarão uma ilusão interessante.
Além disso, existem outras opções para decorar uma porta sem porta.
Esses incluem:
- Decoração com cortinas e cortinas. Nos anos noventa, cortinas semelhantes a macarrão eram especialmente populares. Podem ser fios de tecido macio, contas mais densas e barulhentas ou outros tipos de acessórios densos. Como a moda é cíclica, vale a pena considerar esse método de decoração, mas ninguém proíbe o uso de uma tela holística. Tecido esvoaçante e esvoaçante que pode ser reunido em uma das bordas, criando uma cortina elegante que lembra o vestido de uma deusa antiga.
Este é um verdadeiro chique: este tipo de decoração será especialmente relevante se o seu interior for feito em estilo vintage ou grego.
- Prateleiras mortise. Se você tem uma grande distância das laterais da porta até a parede, pode transformá-la em um espaço funcional. Tente fazer prateleiras de madeira regulares. Talvez você goste de designs onde uma das paredes será fechada. Uma estrutura de vidro com iluminação embutida ficará linda.
E se você precisar de uma ampliação visual da sala, use superfícies espelhadas.
- Elementos volumétricos em forma de colunas. Não é necessário que tenham um aspecto antigo: as colunas podem ser de madeira ou mesmo de pedra. Você pode aplicar um padrão a eles ou decorar com molduras e colocar sandriks na parte superior para conectar a estrutura.
Depois de examinar detalhadamente as opções de acabamento, você pode se debruçar um pouco mais sobre os tipos de quartos nos quais a instalação de uma porta sem porta será adequada.
Soluções ideais para salas diferentes
Vamos começar com o coração da casa - a cozinha. Na maioria das vezes, um arco conecta a cozinha e a sala de estar ou a cozinha e a sala de jantar. São locais onde é habitual reunir-se em grandes empresas, barulhentas e amigáveis, pelo que a principal tarefa do interior é criar um ambiente agradável propício a uma comunicação fácil e divertida.
É por esta razão que a melhor forma do arco será semicircular ou assimétrica, e o melhor material para o acabamento da abertura da cozinha será a madeira.
O arco da sala não tem restrições particulares. O principal é que não seja muito grande ou estreito, dependendo das características de uma sala particular, se você colocá-lo em um espaço confinado. Deve haver vontade de entrar na sala, ninguém quer se espremer pelas frestas, mesmo que estejam perfeitamente decoradas.
Para corredores e corredores, é melhor escolher uma versão clássica retangular ou arredondada do arco.Visualmente, você pode esticar um pouco o teto e dar mais espaço. Também não vale a pena ser prudente na decoração, pois quanto mais rica e pretensiosa for a decoração, mais espaço irá ocupar.
Se você se depara com a difícil tarefa de enobrecer sua loggia, é melhor escolher uma versão ampla do arco. A assimetria parecerá bastante apropriada. As transições arredondadas clássicas também são ótimas para varandas.
Se a loggia flui para o quarto, é melhor não usar formas angulares; no entanto, se a sala de estar ou o escritório funcionar como o segundo cômodo, as formas rígidas do arco decorarão a porta de maneira harmoniosa e fácil.
Como escolher o tipo de abertura?
Obviamente, para organizar de forma mais harmoniosa uma porta sem porta, é melhor procurar a ajuda de um designer ou especialista que dirá qual tipo de arco é mais benéfico para usar em uma sala específica.
No entanto, se consultar alguém não é o seu estilo, programas para decorar o ambiente irão ajudá-lo a escolher a abertura certa. Você pode criar um modelo tridimensional online (há um grande número desses serviços e todos podem usá-los).
Se você é bom para desenhar ou tem um amigo que está pronto para fazer um esboço, não negligencie a ajuda dele. Mesmo no papel, é possível verificar se sua decisão foi bem-sucedida ou se vale a pena pensar em outra opção.
Não se esqueça dos móveis. Isto é especialmente importante para a cozinha: os armários não devem sobressair dos lados e não deve haver surpresas nas salas de estar. Certifique-se de que o sofá não bloqueia a abertura.
Considere a localização das janelas e certifique-se de que não há correntes de ar no apartamento. Lembre-se de que a ausência de uma folha de porta permite que o ar circule livremente e uma colisão de correntes de ar pode resultar em resfriado.
Se você organizar a abertura interna correta e harmoniosamente, poderá resolver muitos problemas, mas se abordar esta questão de forma irresponsável, em vez de vantagens, obterá desvantagens sólidas, desperdiçando seu dinheiro.
A instalação de um arco na abertura também requer certos conhecimentos, que serão discutidos no vídeo a seguir.
É por isso que é melhor consultar especialistas antes de comprar e instalar.
Agora que você sabe muito sobre portas, pode passar para a parte divertida - exemplos concretos para ajudá-lo a se inspirar para criar suas próprias soluções exclusivas.
Lindas ideias de design no apartamento
A assimetria na sala, que forma um único espaço juntamente com o corredor e uma sala mais ampla, parece interessante e incomum. Os padrões ornamentados imediatamente atraem a atenção e, se você adicionar um jogo de luz e sombra a eles, poderá obter um design absolutamente incrível.
A assimetria também pode ser justificada funcionalmente. Neste interior, o arco é complementado por estantes feitas no estilo geral. A solução estilística parece ao mesmo tempo original e não desprovida de sentido, você também pode economizar em armários.
Pode haver mais de um arco. Esta opção é adequada exclusivamente para salas grandes, uma vez que o efeito desejado será alcançado apenas se não houver sensação de aglomeração.
Como decoração, você pode usar belas inserções de vitrais. Um arco retangular preto bastante simples pode se transformar em uma obra de arte com inserções de vidro, brincando com cores diferentes em ângulos diferentes.
Uma porta em arco pode ser continuada no teto: com a ajuda de um teto suspenso de vários níveis, você pode criar estruturas interessantes que se entrelaçam umas com as outras. Só um verdadeiro mestre poderá fazê-los sozinho, por isso, se pretende obter um efeito surpreendente que vise a um nível profissional, é melhor contactar imediatamente os mestres.
Mistura de imagens e estruturas volumétricas. Às vezes, as técnicas de mistura podem produzir resultados interessantes.Neste exemplo, a cor contrastante das paredes desempenha um papel importante, provando mais uma vez que o aspecto espectacular do arco depende não só da própria estrutura, mas também do ambiente que pode decorar a decoração rústica.
Use tecido para decoração. Neste exemplo, uma bela cortina é usada, uma grande quantidade da própria tela e uma textura densa. Tudo junto dá uma sensação de conforto incrível, se desejado, pode ser facilmente removido ou alterado para outro estilo ou cor. É conveniente e, o mais importante, você mesmo pode providenciar essa inserção.
Reveja todas as opções possíveis, percorra-as mentalmente, folheie as revistas em que são apresentados diferentes interiores e sinta-se à vontade para começar a representar. A renovação pode ser uma tarefa muito divertida e criativa, especialmente quando os resultados superam as expectativas.
O principal é que você precisa de uma abordagem cuidadosa, aderência ao estilo e ao material selecionado corretamente.
O comentário foi enviado com sucesso.