Arcos interiores: ideias de design de interiores
No campo do design de interiores, o arco interior ocupa um lugar especial. Substituindo o habitual portal, consegue não só chamar a atenção, mas também se tornar o principal pormenor do interior. O uso de um belo arco no design não é incomum por muito tempo, com sua ajuda o interior adquire elegância e nobreza.
Dependendo do design interior, você pode escolher um arco em forma e execução. Passando por transformações estilísticas em várias direções de design, o próprio arco permanece invariavelmente a principal alternativa às portas interiores. Com a ajuda do arco, as aberturas são feitas não só nas salas, mas também no escritório e em muitos outros locais.
Tipos e formulários
Considere os tipos de arcos internos:
- Clássico... A abertura clássica é um semicírculo com raio igual a 1/2 de sua largura. Esta forma é a personificação de uma elegância estrita e linhas limpas. A construção deste arco só é possível numa sala com pé direito igual ou superior a 3 metros.
Há uma versão que o semicírculo é um traço distintivo do estilo oriental e antigo, capaz de dar peso e significado ao interior.
- Arco-portal. Esta é uma abertura retangular sem portas, não requer mão de obra adicional durante a instalação, mas não se adapta a todas as divisões. Esta forma se encaixa perfeitamente em um interior lacônico e austero com decoração linear. Todo o efeito do resultado depende dos materiais escolhidos para o projeto.
Um dos exemplos mais marcantes é um portal de madeira com abóbadas iluminadas.
- Moderno... Este formulário é um cruzamento entre um clássico e um portal. O arco é menos redondo, mas longe de ser reto, sua parte superior é representada como um segmento de um círculo. O raio de curvatura pode ser qualquer, a principal exigência é que não ultrapasse a metade da largura do próprio portal.
Moderno é adequado para o projeto de aberturas em quartos com tetos baixos, por exemplo, em apartamentos de edifícios altos típicos. O design confere ao quarto um aspecto elegante e discreto.
- Elipse... Esta forma difere da anterior apenas no grande raio de arredondamento dos cantos. O modelo elíptico é o mais versátil, cabe perfeitamente em qualquer design de interiores e é adequado para qualquer altura de teto. A altura e a forma da curva dependem apenas dos seus desejos e dos dados iniciais da sala. Além disso, um arco elíptico é ideal em combinação com colunas.
- Romance... O design romântico é um arco retangular com bordas arredondadas. É ideal para grandes aberturas e salas com tectos baixos. Esta forma parecerá igualmente impressionante em uma sala pequena e modesta e em uma espaçosa sala de estilo palaciano.
- Trapézio... Uma solução muito diferente do padrão para decorar uma porta em forma de arco trapezoidal é garantida para adicionar exotismo ao seu quarto. A apresentação competente com a ajuda de itens de interior corretamente selecionados, combinados harmoniosamente com a forma e o material do arco, causará interesse e deleite genuíno. Este arco tem um design simples e não é menos eficaz do que as aberturas arredondadas.
- Meio arco... Um semi-arco é um exemplo de aberturas assimétricas que combinam 2 formas ao mesmo tempo.Por exemplo, pode ser um portal e romance, um portal e um clássico, um portal e uma elipse. O desenho desta forma é baseado em um quarto de círculo. A assimetria ajudará a ocultar erros de cálculo se eles ocorreram durante a instalação.
Além disso, a forma não padronizada vai decorar a porta, adicionar sofisticação ao ambiente e permitir que você dê vida a qualquer ideia original.
- direito autoral... Graças a uma ampla gama de materiais de acabamento, o arco pode ser feito de absolutamente qualquer forma e dobra. Esta é a solução para quem pretende tornar a sua casa única e irrepetível.
Os arcos fora do padrão podem ter linhas quebradas, combinar vários estilos ao mesmo tempo, complementados por janelas, iluminação e outros detalhes.
- Recursos de construção. Ao construir uma casa privada, as aberturas em arco são projetadas e construídas inicialmente, enquanto em prédios de apartamentos, a presença de arcos é mais provavelmente uma exceção do que uma regra. Deve ser lembrado que o arco é uma sobreposição curva entre os suportes e tem um significado funcional: ele suporta a carga da parede.
Na reabilitação de um apartamento com introdução de arcos, a sua localização é absolutamente adequada nas paredes interiores, desde que não sejam de suporte.
- Arcos em paredes de suporte. Existe um lintel diretamente acima da moldura da porta; se a parede for resistente, o dintel não pode ser removido, o que pode levar a consequências imprevisíveis. Em uma parede de suporte de carga, o arco só pode ter a altura e a largura da porta. Neste caso, a altura da abertura não pode ser aumentada, você só pode expandi-la.
- Arcos em uma casa de painéis. O mesmo se aplica ao uso de um arco em vez de uma porta em uma casa de painéis. As portas nos painéis são recessos pré-fabricados de acordo com GOST e não é recomendado violar a integridade do painel.
Nestes dois casos, são feitos arcos de estilo romântico com pequeno raio de arredondamento dos cantos, elipsoidal ou portal.
- Uma abertura em arco em uma parede sólida. Não é difícil refazer uma porta em um arco, mas abrir uma passagem em uma parede sólida onde nunca existiu é um processo muito trabalhoso. É muito mais fácil remover a parede divisória completamente e construir uma nova com uma abertura.
Dispositivo de arco e seu design
O dispositivo depende diretamente de quais tarefas este projeto realizará:
Zoneamento de salas ao dividir salas
O arco interno é uma solução elegante e moderna em zoneamento de plano aberto. Ele divide a casa em zonas funcionais e é usado se houver necessidade de dividir visualmente o espaço. Os arcos, por encomenda ou pré-fabricados, são concebidos para marcar os limites de duas ou mais zonas, mas ao mesmo tempo não os separa, mas os combina visualmente, expandindo assim o espaço.
Alguns quartos dispensam portas clássicas e só se beneficiam da sua substituição por uma abertura em arco. Normalmente é uma cozinha e sala de jantar, sala de jantar e sala de estar, sala de estar e corredor, quarto e sala de estar. Quando eles são combinados, o espaço se expande, a sensação de isolamento desaparece.
Um destaque brilhante no design geral do espaço
Se você é dono de um interior rígido e lacônico em estilo clássico, ou, pelo contrário, mobiliou sua casa no estilo Império, mas falta um detalhe inusitado que possa atrair toda a atenção e surpreender com o luxo, o arco ajudará com isso.
Deve ser rico, decorado com graciosas molduras de estuque com desenhos florais em arco. Se o arco for alto, clássico, é melhor ordenar colunas completas da ordem coríntia, as mais luxuosas e majestosas. A altura da coluna coríntia é decorada com flautas esculpidas. Seu capital gracioso com folhas de uva esculpidas e cachos se tornará o elemento mais significativo do interior.
Para arcos de menor perfil, romance, elipse, Art Nouveau e até semiarcos, as colunas das mais simples e desprovidas de excessos da ordem dórica serão uma boa escolha.Sua arquitetura discreta, no entanto, criará um toque antigo no quarto.
Querendo dar à abertura um papel preponderante na decoração dos quartos, distingue-se pelo contraste de cor ou material, decorando com mosaicos coloridos e esmalte.
Eliminação de defeitos durante a construção
Se a sua sala tiver vigas de teto feias ou tubos de ventilação, eles podem ser revestidos com gesso cartonado e completados com um arco não padrão. Além disso, em casas mais antigas, muitas vezes é necessário mascarar os desníveis dos tetos e das paredes.
Ao esconder defeitos de construção sob o arco, você não só eliminará a imperfeição do seu interior, mas também dará a ele um novo som com a ajuda de um belo design fora do padrão.
Finalidade utilitária
Se o arco for instalado em parede de carga, seus painéis são bastante largos, fazem entalhes nos mesmos, que servem de estante de livros, bem como nichos de decoração. Em arcos redondos de grande profundidade, são feitos recessos, instalam-se pufes e organizam-se locais de descanso.
Perto do próprio arco, muitas vezes é construído um conjunto de janelas de passagem, o que aumenta a passagem de luz entre os quartos. As janelas podem ser decoradas com motivos vitrais ou ser passantes e servir de estante para lembranças e decorações.
Dimensões (editar)
Os parâmetros dos arcos dependem diretamente das especificidades arquitetônicas da sala. A largura é limitada pela preferência do proprietário, a altura é determinada apenas pelo nível do teto. Em uma sala com uma altura de 2,5-3,2 m, um arco com dimensões de até 2,2-2,6 m, respectivamente, se encaixa perfeitamente. No entanto, esses números são relativos. Não vale a pena ajustar o arco do arco ao próprio teto, isso vai estragar toda a vista.
Uma pequena abertura em uma parede grande e larga criará dissonância, portanto, é importante medir cuidadosamente a sala e calcular os parâmetros do futuro arco. Deve caber organicamente no interior.
Materiais (editar)
Os seguintes materiais são usados na fabricação de estruturas em arco:
- Tijolo... Para fazer um arco de tijolo, é necessário montar uma moldura de reforço, fazer furos na parede e, cravando nos pinos de metal, soldar a moldura a eles. Todo o processo é muito trabalhoso e a estrutura de saída acaba por ser pesada, portanto, o acabamento semelhante a tijolo feito de vários tipos de pedra artificial de revestimento é muito popular.
- Drywall... Este material é versátil e maleável para a construção de arcos arredondados. A montagem de qualquer solução de interior em placa de gesso é rápida e fácil de executar. O peso dessas estruturas é pequeno e não dará carga adicional à parede. Além disso, é uma boa solução para apartamentos de um quarto onde não existe espaço suficiente para a instalação de portas.
- Madeira... Muitas vezes, ao escolher um material para decorar uma abertura em arco, eles optam pela madeira. Estruturas feitas deste material nobre irão adicionar status ao seu interior. As aberturas de madeira são muito bonitas e duráveis.
Os arcos de carvalho maciço são um prazer luxuoso que pode realizar com as próprias mãos, se tiver um mínimo de habilidade para trabalhar com este maravilhoso material.
- MDF laminado. Este material ganhou uma ampla distribuição e recebeu o reconhecimento do consumidor devido ao seu baixo custo, variedade de texturas e cores e aparência atraente. Além disso, o MDF laminado é muito prático e versátil. Ele pode ser usado para montar estruturas complexas, bem como solicitar modelos padrão. Além disso, a capacidade de solicitar produtos de tamanhos e configurações não padronizados torna esse material especialmente atraente.
- MDF folheado e eco-folheado. O arco folheado de MDF parece elegante e caro, uma vez que o material transmite com mais precisão a textura e os tons da madeira maciça. É fabricado em MDF e folheado a carvalho. Tons possíveis: wengué, carvalho branqueado, nogueira, carvalho com pátina, marfim. Os arcos ecológicos também têm uma bela aparência e alto desempenho.
- Poliuretano... O poliuretano é um polímero elástico amplamente utilizado em decoração e construção. Possuindo alta resistência e resistência a influências externas, é durável e, o mais importante, tem um custo baixíssimo. Este polímero permite fabricar produtos com a máxima complexidade de detalhes e, na decoração de arcos, substitui com sucesso o gesso.
- Plástico... Os produtos plásticos são muito populares e permitem repetir formas atípicas de arcos, que não podem ser feitos de madeira sem custos elevados. Os painéis de plástico não têm apenas uma função decorativa, mas também funcional. Eles protegem as bordas da abertura de danos e são resistentes à umidade, duráveis e resistentes ao fogo. O plástico, ao contrário de outros materiais de acabamento, derrete em vez de queimar.
- Telha... Uma simples abertura em arco de forma clássica sem quaisquer detalhes, ladrilhada com azulejos, é muito eficaz. Particularmente eficazes são os ladrilhos que imitam a superfície e a textura de uma pedra. Suas vantagens: baixo custo, rica variedade de cores, resistência à umidade e durabilidade.
Estes estão longe de ser todos os materiais possíveis para o fabrico e desenho de arcos, mas são os mais comuns e eficazes.
Como fazer um arco com as próprias mãos?
Para fazer um arco com as próprias mãos, você precisa ter uma habilidade básica no trabalho com materiais de construção, escolher um material de fácil instalação e obter instruções competentes. Vejamos uma maneira simples e fácil de usar para construir um arco em sua casa.
Arco de drywall
Nós precisamos:
- Placa de gesso de 2 tipos. Para paredes com uma espessura de 12 mm e para uma abóbada em arco - 6 mm.
- Perfil para montantes 60x27 mm e para contorno do arco 28x27 mm.
- Parafusos auto-roscantes e chave de fenda.
- Malha de fibra de vidro.
- Putty.
Etapas do trabalho:
- Primeiro você precisa medir a abertura na qual o arco será construído. A altura padrão da porta é de 2 m, para construir um arco, é necessário elevar a altura da abóbada para 2,5 m removendo parte da parede acima da abertura.
- Muitos tipos de arcos reduzem significativamente a abertura, portanto, em alguns casos, ela precisa ser ligeiramente alargada. Selecionamos com antecedência a forma do arco, que se encaixará organicamente nos parâmetros da sala.
- Para fazer isso, colocamos papel acima da porta, no qual delineamos a altura e a curvatura do arco. Se a largura for superior a 120 cm, é melhor fazer uma ligeira dobra, escolhendo a forma Art Nouveau, com seu pequeno raio de curvatura. Se a largura da abertura for maior, então seria mais correto escolher um formato romântico, pois não requer o aumento da altura e o arredondamento dos cantos será suficiente para desenhar uma abertura em arco.
- Após medir os parâmetros da abertura e calcular o comprimento do raio, usando um compasso, desenhe um semicírculo na parede de gesso e recorte-o com um quebra-cabeças.
- Em seguida, construímos uma moldura de uma barra ou um perfil de metal.
- Coletamos uma abertura retangular e de um perfil de rack.
- Embainhamos a estrutura com gesso cartonado com um círculo recortado por meio de parafusos auto-roscantes, derretendo levemente suas tampas na superfície.
- Nas paredes do perfil em arco, fazemos cortes com tesoura para metal a cada 3 cm, depois fixamos o perfil ao longo do arco com parafusos auto-roscantes, dobrando-o em semicírculo. Isso deve ser feito de ambas as extremidades.
- A seguir, fazemos os lintéis em arco. Medimos a profundidade do arco e subtraímos 1,5-2 cm, que será o comprimento dos jumpers.
- Nós os cortamos do perfil e os colocamos em parafusos auto-roscantes. Lintéis são essenciais para a resistência e estabilidade da estrutura.
- De uma parede de gesso fina, você precisa cortar uma parte que fechará o arco por baixo. Este é um retângulo, a largura do qual é o comprimento de uma borda da bunda à outra, ou seja, a profundidade do arco.
- Medimos o comprimento com uma fita métrica ou fita métrica de costura, de um ponto inferior do arco ao outro.
- Também anexamos a folha resultante a parafusos auto-roscantes.
- As juntas devem ser coladas com tela de fibra de vidro. As bordas das juntas dos painéis e da folha do arco são conectadas com um perfil plástico perfurado.
- Amassamos as irregularidades, as tampas dos parafusos e as juntas das chapas de drywall, primeiro com uma massa espessa, depois percorremos toda a superfície do acabamento.
- Após a secagem, a superfície da massa é lixada com lixa.
Restava apenas o trabalho de acabamento. Para decoração, você pode escolher gesso decorativo, pedra artificial, propileno ou revestimento de plástico.
A construção do arco está à disposição de absolutamente qualquer cliente, independentemente do seu rendimento. Atualmente, não apenas arcos prontos em tamanhos individuais estão disponíveis para encomenda, mas também arcos pré-fabricados. Além disso, graças à grande variedade de materiais e formas, o arco pode ser feito à mão.
Como fazer um arco de drywall com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
Arcos interiores no interior
- Para quartos com tectos baixos, uma boa solução seria optar por um amplo arco semicircular de estilo romântico ou moderno. Idealmente, será colocado de parede a parede, sem colunas ou postes.
- Pelo contrário, no interior de tectos altos, instalam-se arcos de forma clássica ou de cúpula, em forma de lanceta que sobem, de forma a realçar o volume de "ar" da divisão.
- Se você tem um corredor longo e estreito, ao longo de todo o seu comprimento em intervalos regulares, você pode inscrever arcos, criando um belo enfileiramento. Neste caso, as abóbadas devem ser clássicas, desprovidas de detalhes e decoração. Esta simplificação ajudará a não sobrecarregar o espaço já estreito.
- O urbanismo e o charme ousado de uma sala em estilo loft serão enfatizados por uma divisória de zoneamento com arco de tijolos. Ele pode ser usado para separar a cozinha e as áreas de estar, integrando um balcão de bar. A largura desse arco pode ser grande, mas é melhor fazer a abóbada no estilo Art Nouveau, esta forma irá enfatizar perfeitamente a severidade e laconicismo de um interior deliberadamente industrial.
- As aberturas entre a sala e o vestíbulo numa casa mobilada com móveis de madeira natural seriam mais bem decoradas com elementos de madeira maciça, tingidos de acordo com a cor da decoração. A forma e a altura devem ser selecionadas com base no estilo geral da sala e seu tamanho.
- Se você tiver uma varanda envidraçada ou loggia, substituir o grupo da varanda por um belo arco expandirá o espaço da sua cozinha. Neste caso, seria adequado substituir o peitoril da janela por uma pequena bancada ou, levantando-o, construir um balcão de bar, esse arco terá uma função utilitária. A cozinha, ampliada devido ao território anexo à varanda, vai adquirir um aspecto exótico e acolhedor.
- O arco no corredor de um apartamento de um quarto é a solução ideal para aumentar visualmente o espaço sem alterar a área. Infelizmente, corredores em apartamentos altos não diferem em grandes áreas e parâmetros convenientes. Substituindo a porta do corredor para o corredor, sala de estar ou corredor e combinando esses locais, você evitará problemas e inconveniências e obterá um maravilhoso elemento interior que enobrecerá absolutamente qualquer cômodo.
- Ao instalar holofotes no arco do corredor, você adiciona luz a uma sala escura e dá a ela um toque de mistério e romance.
O comentário foi enviado com sucesso.