Arcos interiores de gesso cartonado: uma solução elegante no interior
Hoje, as portas internas não são mais surpreendentes. Já se foram os dias dos apartamentos comunitários, e o desejo de se isolar dos membros da família também desapareceu. Cada vez mais as pessoas pensam que a porta é um detalhe extra do interior. Alguns estão filmando na cozinha, retirando o mezanino no caminho, outros no armário e outros em outro lugar.
E, neste exato momento, surge uma questão razoável sobre o que fazer com a abertura resultante. Os arcos são uma solução para este problema.
Visualizações
No final do século passado, os arcos nos apartamentos eram associados ao luxo. Eles estavam disponíveis principalmente para pessoas ricas, uma vez que o material com que foram criados foi adquirido em países europeus. Os carpinteiros locais também podiam fazer algo semelhante, mas a árvore precisava ser constantemente processada do ambiente externo e protegida de pragas.
Com o passar dos anos, as tecnologias foram se desenvolvendo, a competição apareceu nesta indústria, graças à qual os arcos começaram a ser vendidos a preços acessíveis. Hoje, qualquer designer certamente se esforçará para adicionar um arco ao layout do projeto das futuras instalações.
Os arcos interiores são conhecidos por muitas pessoas há muito tempo. Eles foram os primeiros a entrar em nosso mercado. Em termos de produção e estética, não havia nada de extraordinário nesses designs. Na maioria das vezes, eles se encontravam em salas minimalistas.
Alguns tipos de arcos:
- Um pequeno passo em frente no desenvolvimento de arcos internos de aço opções com prateleiras... Embora se tratassem novamente de soluções prontas, graças à inovação, surgiu um espaço adicional para arrumação de vasos, chávenas e serviço de cozinha. Mas era preciso cuidar dos produtos com prateleiras, tirando a poeira periodicamente, já que essas estruturas não eram equipadas com vidro nem espelho.
- Com o tempo, as pessoas que instalaram arcos no corredor precisaram de iluminação adicional. Os especialistas responderam a essas solicitações e após algum tempo apresentaram arcos retroiluminados... As luminárias poderiam ter sido instaladas em todo o perímetro, mas em salas pequenas, três lâmpadas na parte superior acabaram sendo suficientes.
- Arcos de coluna, devido ao seu maciço, até hoje o melhor é instalar apenas em casas de campo. Freqüentemente, essas estruturas são inicialmente estabelecidas no projeto da futura casa de campo antes do início da construção. Nesse caso, as colunas desempenham o papel de suportes. O número de aberturas pode ser qualquer, não se deve esquecer apenas da harmonia.
- Os arcos de teto ou como também são chamados de tetos arqueados tornaram-se populares na última década. Essas são construções de drywall que podem assumir qualquer formato de abertura. Se soluções prontas são fabricadas na fábrica, arcos de drywall são construídos no local. Assim, as ideias originais dos designers ou proprietários das instalações são incorporadas.
A propósito, um grande número de nichos, paredes e aberturas podem ser criados a partir de drywall.
Se as dimensões da estrutura permitirem, então, além disso, divisórias podem ser construídas no arco ou, inversamente, saliências podem ser feitas. Equipar arcos de drywall com iluminação também não será difícil, este material é fácil de cortar.
Os arcos das portas podem ser não apenas semicirculares, mas também retangulares. Eles são populares entre os moradores da cidade.Para instalar arcos retangulares, você não precisa embainhar a parede com gesso cartonado ou quebrar parte da parede, então eles são instalados em apenas algumas horas.
Não se esqueça dos acabamentos decorativos dos arcos. Pedras naturais, mosaicos e plásticos de várias cores também são usados. Existem também obras de arte - Atlantes segurando a parede em suas mãos. Ou seja, tudo o que é suficiente para a imaginação e condição financeira do cliente pode ser realizado.
A concorrência neste segmento de mercado levou ao fato de que hoje belos arcos são encontrados não apenas em chalés caros, mas até mesmo em pequenos apartamentos. Os arcos se tornaram uma solução de mobiliário geralmente disponível, eles diferem apenas no tamanho e na forma.
Tamanhos e formas
Claro, ninguém discute que os arcos grandes ficam melhor em quartos espaçosos. Os arcos podem fazer parte do corredor, cozinha, camarim. Em apartamentos pequenos, eles serão menos perceptíveis e em algum lugar são totalmente contra-indicados.
Na maioria das vezes, para apartamentos na cidade, os designers recomendam arcos que são incomuns em forma e tamanho. O tamanho pode ser ajustado usando a parede de gesso mencionada anteriormente. Pelo fato do peso dos arcos não afetar de forma alguma as paredes laterais, a estrutura não se afrouxa com o tempo.
Nesse sentido, os especialistas também recomendam equipar os arcos cacheados com vidro ou espelho. O espelho amplia visualmente o espaço, o que será útil em salas pequenas. Quanto ao vidro, devido à sua propriedade física (transmite luz), haverá a possibilidade de iluminação adicional da sala pelo lado oposto.
Nos últimos anos, o arco semicircular ganhou popularidade entre os clientes, especialmente nos chamados edifícios Khrushchev. As aberturas em casas deste tipo não são muito grandes e, se também as reduzir com as próprias mãos, só pode entrar na sala com a cabeça baixa.
Um arco semicircular é uma espécie de estado intermediário entre uma estrutura retangular e a normalmente redonda. Mas ao mesmo tempo, por sua vez, também está equipado com interruptores e lâmpadas, o que significa que, do ponto de vista funcional, não é de forma alguma inferior a eles.
Materiais (editar)
O quadro da futura estrutura é feito de um perfil de metal. Aliás, não só aberturas para arcos são feitas a partir do perfil, mas também nichos para armários, e com a ajuda dele se erguem até paredes inteiras. O perfil é de alumínio ou aço. Tanto a primeira como a segunda, ao usar ferramentas adicionais, se prestam à deformação e, portanto, é possível fazer não apenas estruturas retas, mas também figuradas.
No futuro, a base metálica resultante será revestida com gesso cartonado. Com base no nome, é fácil adivinhar que o drywall é composto principalmente de gesso. O papel de construção, que se assemelha ao papelão em sua aparência, atua como uma camada protetora.
O drywall em sua forma original é de pouca utilidade para o processamento. Será difícil colar o papel de parede ou pintar a parede em qualquer cor.
Para esses fins, a fibra de vidro foi inventada no devido tempo.
A fibra de vidro é um material não tecido absolutamente natural. Em sua base - fibra de vidro mineral, você pode colar papel de parede e pintar. Portanto, decorar a futura estrutura não será difícil.
Opções de acomodação
- Muitas vezes, em alojamentos, há arcos de cozinha. Provavelmente, isso se deve ao fato de que não está mais na moda instalar uma porta para a cozinha. Algo semelhante é implementado em apartamentos estúdio, onde os hóspedes podem mover-se livremente entre a sala de estar e a área de jantar.
Claro, do ponto de vista da segurança, é impossível demolir uma parede de suporte de carga em um prédio de apartamentos, mas você pode facilmente equipá-la com uma abertura em arco.
- Mas o lugar mais popular por sua localização ainda é o corredor. As opções redondas e semicirculares são adequadas para o corredor.Se um armário embutido já estiver instalado no corredor e o revestimento de gesso cartonado for, em princípio, impossível, os arcos retangulares são adequados como solução. Como observado anteriormente, arcos retroiluminados são instalados no corredor. Graças à iluminação, o corredor não se parecerá com um armário.
- De alguma forma, não é comum instalar arcos no quarto de um apartamento. E isso é compreensível, mas o quarto é um lugar isolado. Em um cômodo projetado para dormir, você pode descansar durante o dia, portanto, é necessária uma porta nele.
- Mas no corredor, arcos com prateleiras são mais frequentemente solicitados. Por um lado, este é um espaço de armazenamento adicional, por outro, é uma substituição completa da vitrine. Isso significa que não haverá dificuldades com a colocação do acervo. Este nicho pode ser equipado com vidro adicional.
- Mas se em um apartamento o vôo da imaginação é limitado pelo tamanho da sala, então não há restrições em sua casa. Os arcos se adaptam a qualquer interior: clássico e moderno. Eles podem ser um toque adicional para uma escada de madeira ou para um grupo de entrada. E os arcos localizados na sala, como nos estúdios, podem ser uma continuação lógica da cozinha.
Como decorar o arco?
Parece que nada mais fácil do que aceitar e fazer um acordo com uma empresa que se dedica a obras de acabamento. Uma equipe de artesãos chegará na data marcada e fará a tarefa em poucas horas. Mas, em todos os momentos, qualquer homem sempre quis equipar pessoalmente sua casa.
É geralmente aceito que, se um homem é uma cabeça, a mulher é um pescoço. Não é surpreendente que sejam os caprichos das mulheres, via de regra, que um homem tenha de cumprir. Com a mão leve da esposa, um esboço do planejado é criado, e a tarefa do marido é dar vida ao plano.
O acabamento do arco começa apenas com a planta. Em primeiro lugar, é necessário decidir com antecedência com que material essa operação será realizada. Você tem dinheiro suficiente para comprar materiais naturais ou pode se dar bem com materiais de construção de consumo geral.
A parte da parede coberta com papel de parede, adjacente ao arco, parece adequada. Falando francamente, na maioria dos casos é o papel de parede que decora o arco. Claro, você tem que mexer um pouco ao cortar e ajustar o papel de parede, mas em termos de economia de tempo e dinheiro, esta é a melhor opção.
E se você também usar papel de parede especial para pintar, poderá fazer outro reparo cosmético após um curto período de tempo. Pintar ajuda mesmo no momento em que é simplesmente muito preguiçoso arrancar e colar o papel de parede novamente.
Você também pode refinar o arco usando painéis de plástico. Já no início do novo século, o plástico era frequentemente usado na renovação de escritórios e instituições governamentais.
Mas vale lembrar que o plástico é suscetível a danos mecânicos e, entre outras coisas, é altamente inflamável.
A confortável disposição dos quartos é garantia do bem-estar de qualquer família. Se o dono da casa abordar este processo com responsabilidade e competência, então não só a decoração dos arcos, mas também a confecção de quaisquer estruturas caberá a ele.
Quem sabe, talvez em tempos econômicos difíceis, essa habilidade vai permitir que você ganhe um dinheiro extra, ou talvez até se torne seu trabalho principal. É especialmente agradável quando o trabalho traz não só dinheiro, mas também prazer.
Como fazer isso sozinho?
No âmbito desta seção, gostaria de me deter em dois pontos com mais detalhes. O primeiro momento é dedicado à construção de arcos em perfil metálico e drywall, e o segundo é dedicado ao acabamento decorativo.
Se uma moldura for erguida em uma das salas, você deve primeiro preparar o local.
Para fazer isso, você precisa remover a porta existente das dobradiças e desmontar a moldura da porta:
- Se a porta foi fabricada e instalada nos últimos anos, não deve haver problemas especiais.Usando uma chave de fenda Phillips ou uma chave de fenda, desparafusamos os parafusos localizados na folha da porta. A porta deve ser removida para o lado e prosseguir com a desmontagem.
- Usando uma chave de fenda comum, remova as platibands. Por baixo deles "esconde-se" a espuma de poliuretano, sobre a qual se sustenta toda a estrutura. Usando uma faca de cozinha ou de construção, libere a moldura da porta.
- Tenha muito cuidado. Existe uma grande probabilidade de que os fios estejam escondidos sob as guarnições. Muitas vezes, fios telefônicos e fios relacionados a alarmes contra roubo são protegidos contra olhos indiscretos. Seus danos levarão pelo menos à chamada de um especialista.
Depois de realizar uma série de ações simples, a abertura para o futuro arco está pronta. A folha da porta desmontada pode ser oferecida a amigos ou familiares, desde que as dimensões da porta sejam as mesmas. A maioria das casas modernas é construída na série padrão, o que significa que a chance é grande.
O desmantelamento de portas antigas tem um aspecto diferente, elas, via de regra, são presas por pregos. E disso segue-se que não funcionará manter o produto em sua forma original. Você terá que usar um martelo, um puxador de pregos e outra ferramenta para desmontar.
A desmontagem mais demorada é para aquelas pessoas que desejam instalar um arco em uma sala se a moldura da porta for de metal. Ou se houver desejo de expandir ligeiramente a abertura. Uma vez que parte da parede terá de ser quebrada com ferramentas adicionais.
Após a preparação do local, segue-se a próxima etapa das obras. Isso pode ser instalar o produto acabado com suas próprias mãos ou criar um arco de drywall. O arco acabado deve primeiro ser pedido por intermediários, o tempo de produção pode ser de até duas semanas. Durante este tempo, é necessário desmontar a moldura da porta.
No dia da entrega do produto, falta apenas instalá-lo. A maneira mais fácil é montar um arco retangular, de acordo com o princípio de instalação da porta. Só não é necessário pendurar a folha da porta nas dobradiças.
Para obter o arredondamento usual no arco, você deve usar uma folha de fibra. Tendo feito medições precisas, cortamos peças desnecessárias usando uma serra de vaivém ou uma serra comum. Para fixar a folha de fibra, usaremos espuma de construção.
Você não deve economizar em espuma de poliuretano. Visto que, se o conteúdo da lata for de má qualidade, então, na melhor das hipóteses, haverá uma longa espera para o endurecimento e, na pior das hipóteses - a folha não irá fixar de forma alguma e depois de algum tempo se fará sentir.
Como alternativa, podem ser usados parafusos auto-roscantes. Para aparafusá-los, você precisa de uma furadeira e uma chave de fenda. A fixação deve ser feita em vários lugares, também não vale a pena economizar nisso. A cavidade resultante pode ser reparada com os restos de uma folha de fibra, ajustando-os ao tamanho e aparafusando-os de volta nos parafusos.
Ao mesmo tempo, você pode aplicar massa nas paredes. No futuro, isso vai economizar tempo e nervos no acabamento posterior do arco. Em princípio, você pode adiar esta lição para o outro lado e prosseguir com a instalação direta do produto.
Não se esqueça de um ponto importante. Após a instalação do arco, a entrada ficará mais estreita em altura e largura, o que significa que provavelmente será difícil transportar itens grandes e eletrodomésticos, incluindo a geladeira, pelo apartamento. Você deve cuidar disso com antecedência.
Seguindo para o trabalho final:
- Para fazer isso, você pode usar pregos líquidos ou espuma de poliuretano. Na maioria dos casos, as platibandas eliminam todos os erros e deficiências. Lembre-se que se houver necessidade de uma instituição sob as plataformas de arame, isso deve ser feito no início da fase final.
- O mesmo princípio é usado para instalar ou decorar arcos feitos de painéis de plástico. A principal característica dos painéis de plástico é que eles se encaixam como um quebra-cabeça.Esta é uma montagem estável, o plástico não abre durante o período de operação e os painéis não voam como um castelo de cartas.
- O plástico é cortado novamente com uma serra de vaivém ou serra de madeira. Os erros são eliminados com cantos de plástico, que são fixados em pregos líquidos, as juntas devem ser tratadas com um selante branco.
Mas muitas vezes há casos em que é impossível prescindir da construção de uma moldura. O drywall é um material de construção comum para resolver esse problema. É resistente a temperaturas extremas, resistente à umidade e tudo o mais é vendido a preços acessíveis. Uma solução universal para pessoas ricas e menos abastadas.
Nesta seção, consideraremos a maneira mais simples de erguer um esqueleto:
- Para criar uma base na qual a parede de gesso será fixada, é necessário um perfil de metal. Na maioria dos casos, um perfil de metal de aço é usado. Porque a versão em alumínio é mais cara.
- Aliás, às vezes é necessário nivelar as paredes, para isso primeiro se cola o drywall. Usando uma mistura de construção - massa e cola PVA, fixamos o drywall na parede. Para corrigir o resultado, usaremos parafusos auto-roscantes. Verificamos periodicamente a regularidade da estrutura com um nível de construção.
- Drywall é fácil de cortar, então pedaços pequenos são melhores. As irregularidades que aparecem na parte frontal são eliminadas com a mesma mistura de construção.
- Para criar uma plataforma diretamente sob o arco, basta colar drywall apenas na parte superior da porta. Esse trabalho leva cerca de meia hora. Se o alinhamento deve ser feito ao longo de todo o perímetro, o tempo de trabalho aumentará na proporção do que foi planejado.
- Levará cerca de um dia para secar completamente. Então você pode começar a proteger o perfil de metal. Mas, primeiro, uma peça deve ser feita - um modelo para um design futuro.
- Para fazer isso, uma folha de drywall é fixada no topo da abertura e um esboço a lápis é feito. Para fazer um círculo exato, você precisa de uma bússola. Em um ambiente de construção, uma bússola de tamanho grande é feita de materiais de sucata - um perfil, um lápis e um parafuso autorroscante.
- Como existem dois lados, os modelos serão os mesmos. Serrar é mais fácil de fazer com uma serra de vaivém. Só falta lixar a superfície.
- No futuro, você precisará cortar o drywall, destinado à cavidade na parte central, de um lado, para que possa dobrar livremente o gesso em um arco. Você deve recuar 4 cm cada, para este trabalho, você deve usar uma faca de escritório ou de construção. Resta apenas quebrar ligeiramente.
- Depois disso, você deve fixar o perfil de aço na parede com parafusos auto-roscantes. Lembre-se de que você precisa recuar alguns milímetros da borda da inclinação (a largura da folha de drywall), caso contrário, a folha ficará saliente. Com uma tesoura de metal, fazemos cortes a cada três cm no perfil de metal, que vão completar a estrutura de aço. Deve haver dois desses detalhes.
- Anexe as peças resultantes aos modelos de placa de gesso na mesa. Diretamente na abertura, apenas sua fixação é necessária.
- Fixamos o drywall pré-cortado preparado com parafusos auto-roscantes ao perfil de metal.
Assim, fica pronto o desenho mais simples, resta apenas usar as pontas para o acabamento do arco. Estruturas mais complexas são construídas de maneira semelhante. Pladur e perfis metálicos em tandem contribuem para a construção de arcos semicirculares, e arcos com nichos e com saliências. A lista pode ser interminável, simplesmente não pode ser descrita.
Vamos dar uma olhada mais de perto na versão retroiluminada.
O processo de modernização de soluções prontas também não exige muito tempo e esforço. Portanto, vamos supor que a moldura simples descrita acima já está na sala e, além disso, o cabo já foi colocado.
- Se uma saliência para holofotes deve ser criada, um pente deve primeiro ser introduzido na estrutura. A crista na linguagem dos finalistas é uma saliência construída a partir de uma folha de drywall, ela é fixada na parede usando um grampeador de construção e componentes de metal. Lembre-se de que a estrutura resultante precisa ser massa de vidraceiro.
- Usando coroas de madeira comuns, um corte é feito na crista. Um círculo previamente preparado cortado de drywall é inserido na abertura resultante. E todas as outras ações são feitas diretamente com este círculo.
- Faça um buraco no círculo para se ajustar ao tamanho do futuro holofote. Seu tamanho deve ser indicado nas instruções. A maneira mais fácil de fazer este procedimento é com uma chave de fenda e um bico especial. Resta conectar o fio e o holofote, olhando periodicamente as instruções anexas.
Se o chefe da família tiver conhecimentos de engenharia elétrica, não será difícil para ele instalar não só holofotes, mas também interruptores.
- Ao longo do caminho, pode preparar o arco para decoração, nomeadamente para papel de parede. Para fazer isso, você precisa colar papel de parede para pintura em uma superfície pré-tratada. O fato é que a tinta vai esconder todos os erros, eles serão conhecidos apenas por quem fez o reparo.
- O papel de parede que vai para o canto de plástico é mais fácil de cortar com uma faca de escritório. Acontece um corte uniforme. Mas você deve se preparar com antecedência para o fato de que as lâminas terão que ser trocadas com muita frequência.
- Será útil e, com um pincel e uma tinta, contorne levemente os cantos. Infelizmente, a cola para papel de parede não é suficiente para manter a junta uniforme do papel de parede. Para fixar o efeito, o excesso da borda pode ser cortado com uma faca de escritório.
- Depois que a cola para papel de parede estiver completamente seca, ela é pintada. A tinta pode ser tirada em qualquer cor, só é desejável que seja adequada para o futuro interior. Lembre-se de que as cores claras tendem a expandir visualmente o espaço, ao contrário das cores escuras.
- Muitas vezes, ao fazer um quadro, é necessário desmontar o antigo rodapé. Em vez de um pedestal gasto, é mais conveniente comprar um novo. Além disso, opções modernas já estão adaptadas para esconder a fiação de olhares indiscretos.
Lindas fotos de arcos no interior
Para concluir, gostaria de salientar que qualquer homem adulto, tendo um pequeno conjunto de ferramentas, pode fazer arcos interiores em drywall. Eles podem ser equipados com prateleiras e iluminação, decorados com inserções de vidro ou espelho.
Como um guia, as soluções mais bem-sucedidas serão publicadas nesta seção. É possível que as fotografias apresentadas levem alguns dos leitores a realizar ações específicas.
Para ainda mais informações sobre como fazer um arco de drywall com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.