Como fazer um arco de drywall?
Os arcos são o elemento arquitetônico mais antigo. Eles foram usados ativamente até mesmo nos primeiros estados do Antigo Oriente. A arquitetura em arco era extremamente popular na Roma Antiga, tanto em exteriores quanto em interiores. No design moderno, as estruturas em arco estão experimentando um "renascimento". Eles são cada vez mais usados não apenas em apartamentos caros, mas também em apartamentos comuns.
Essa popularidade dos arcos está associada à sua praticidade e decoratividade ao mesmo tempo.
Para que serve?
Normalmente, os cofres em apartamentos e outros espaços de vida são usados em vez de portas. Em um apartamento em uma casa de madeira, tais estruturas parecerão especialmente vantajosas, uma vez que esta tecnologia de construção proporciona leveza, ausência de divisórias maciças (portas) e saturação de ar das instalações.
Embora alguns espaços sejam inicialmente projetados para um elemento em arco, muitas vezes a ideia de usar tal sobreposição nasce muito mais tarde - então os arcos são usados para substituir as portas já existentes no interior.
O uso de tetos abobadados permite que você resolva vários problemas de uma vez:
- Expansão do espaço. Os arcos permitem que você torne o ambiente visualmente mais aberto. Além disso, proporcionam uma economia de espaço muito real, uma vez que as portas, tanto fechadas quanto abertas, não apenas limitam os ângulos de visão, mas também ocupam espaço físico que pode ser usado para outros fins. Os arcos internos permitem uma economia significativa de espaço, especialmente em apartamentos pequenos.
- Decoratividade. As portas, é claro, também podem ser bonitas, mas ainda não se comparam às estruturas em arco da parede, especialmente em termos de proporção de estética e diversidade geométrica. As abóbadas podem ter vários pisos e formas, desde o clássico ao ultra-tecnológico.
- Funcionalidade adicional. Elementos abobadados também podem ser usados em salas onde portas ou estruturas semelhantes são geralmente inaplicáveis. Por exemplo, em corredores longos, que, com a ajuda de arcos, podem ser divididos em diversos interiores, tornando-os mais expressivos e elegantes. Esses tectos são uma excelente solução não só para o corredor, mas também para a cozinha - muitas vezes não faz sentido isolar a entrada. Divisórias extras, especialmente em apartamentos pequenos, nesse caso, só irão interferir.
Com todas as vantagens, as abóbadas têm pouquíssimas desvantagens, e mesmo essas são muito subjetivas ou estão entre os preconceitos. Por exemplo, existe um mito difundido de que reconstruir um apartamento sob arcos pode destruir o equilíbrio das estruturas de suporte de carga. Na verdade, os tetos, via de regra, não afetam a confiabilidade das paredes de suporte de carga, e essa reforma é absolutamente segura.
Outra desvantagem mais objetiva é a impossibilidade de qualquer forma (sem remodelação) de bloquear o arco para criar uma sala absolutamente isolada. Em teoria, diferentes cortinas ou cortinas podem ser usadas, mas isso não resolverá o problema de isolamento acústico. Assim, é improvável que os arcos sejam adequados para os conhecedores do silêncio e da solidão e podem limitar significativamente o espaço pessoal dos residentes. No entanto, se necessário, você sempre pode retornar às portas clássicas.
E mais um ponto importante.Pisos abertos são bons, mas nem sempre e em todos os lugares. O principal critério que determina a adequação do seu uso é a altura da abertura. Idealmente, deve ter pelo menos dois metros, melhor - 2,5 me acima.
Caso contrário, em vez de expandir o espaço, o cofre irá limitá-lo.
Visualizações
Os cofres são de vários tipos. Cada um deles é adequado para um determinado estilo, tipo de interior. O principal critério para as diferenças é a forma, que, por sua vez, afeta a complexidade da fabricação, determina a força do efeito de expansão do espaço e, em geral, forma o ritmo geométrico do interior. Os principais tipos de pisos são os seguintes.
Versão clássica
As abóbadas são simétricas, têm forma de cúpula semicircular e, via de regra, têm raio constante. De uma forma ou de outra, em forma batem um semicírculo, uma parte de um círculo (até a metade). Esta é a opção mais comum. O uso de tais arcos expande visualmente o espaço, satura o ambiente com ar e adiciona um efeito decorativo clássico ao interior.
É também uma escolha muito versátil, porque com uma abordagem competente, tais sobreposições podem "brincar" em ambientes modernos, sejam de alta tecnologia ou outros. Nem sempre se harmonizam com o loft, requerem uma revisão séria ao decorar no estilo colonial.
Moderno
As superfícies laterais dessas lajes são mais longas, respectivamente, o raio do arco circular é menor. Isso cria uma sensação de magreza e sofisticação. Não esqueçamos que a modernidade como estilo implica, por um lado, um retorno aos ideais dos clássicos e, por outro, uma busca por novas formas.
Os arcos são muito elegantes, no entanto, exigem uma altura de cômodo suficiente (de preferência um pouco mais do que a média exigida, que foi mencionada acima). Os tetos modernos requerem maior atenção à decoração das superfícies laterais.
Adequado para estilos clássico e moderno, incluindo um loft, mas o interior deve combinar.
Em alguns casos, não é recomendado o uso de móveis muito pesados, combinações de cores escuras com tais arcos, no entanto, a leveza não deve "rolar" - é desejável que alguns dos objetos internos pareçam equilibrar a direção ascendente da abóbada estrutura.
Perto das formas modernas e elípticas - um cruzamento entre o clássico e o moderno (no comprimento das superfícies laterais). É um estilo menos radical esteticamente com um toque de sofisticação e sofisticação.
Portais
Aberturas retangulares ou mesmo quadradas. Muitas vezes, porém, há confusão na terminologia, uma vez que todos os arcos são entendidos como "portais". No âmbito deste artigo, consideraremos "portais" como estruturas com ângulos retos.
Historicamente, os portais têm o sabor ornamental mais intenso. Sua tarefa não é apenas expandir o espaço, mas também enfatizar a monumentalidade da entrada, para torná-la majestosa. Os portais eram frequentemente usados como entradas para instituições governamentais ou religiosas e consistiam em vários elementos de sobreposição repetíveis (para aumentar os efeitos).
Nos interiores modernos, os portais, ao contrário de muitos outros arcos, são os mais próximos por natureza das portas comuns, o que torna difícil o trabalho dos designers no sentido de revelar as principais vantagens da abóbada na sala.
É melhor prestar atenção especial ao estilo ao fazer um portal de drywall por conta própria, porque há o risco de, é claro, não haver portas na sala, mas o portal como tal não funcionará - apenas uma sensação de eterno reparo e incompletude permanecerá. A ornamentação e a decoração moderada podem ajudar. Freqüentemente usado em conjunto com portas de correr.
Trapézio
Tem a forma desta figura geométrica. Um cruzamento entre um portal e arcos arqueados clássicos. Uma forma interessante pode enfatizar ideias construtivistas no interior.Adequado para um loft, outros estilos modernos, parecerá incomum (mas curioso) em interiores clássicos.
Não tão comum quanto as opções anteriores. Não há nenhum estilista especial no trapézio agora, então seu uso pode enfatizar os gostos originais do proprietário. Um pouco mais difícil de fabricar do que os tipos anteriores.
gótico
O arco tem seu ponto mais alto - é um elemento atributivo brilhante. Embora tal abóbada seja capaz de evocar várias associações medievais com catedrais e outros edifícios religiosos, agora é um elemento muito distinto do interior. Você raramente pode encontrar, é adequado para estilizações sob os clássicos, barrocos, até rococó. Às vezes, é usado em estúdios criativos que promovem a cultura artística.
Cria um sentimento de ascensão, mas ao mesmo tempo de emancipação criativa. Ao decorar e decorar com cores claras, existe também uma sensação de artificialidade e lúdico.
Em salas pequenas, o estilo gótico é difícil de levar tão a sério quanto possível - daí outra área de aplicação - quartos de crianças.
Rede de pesca
Implicam a saturação decorativa das superfícies laterais, que podem apresentar várias aberturas em formas geométricas. São formas muito largas que se encaixam bem em grandes interiores. Adiciona uma sensação de espaço - uma boa opção para estilos contemporâneos ricos em estilo, incluindo alta tecnologia.
Meio arco
A opção mais econômica em termos de custos de material. Na verdade, esta é a metade do arco clássico usual em um design ligeiramente alongado (esticado). Talvez openwork. Os semi-arcos são adequados para quase todos os interiores, especialmente os modernos - loft, minimalismo, alta tecnologia e também moderno. Vai caber bem em apartamentos pequenos.
Multinível
Estas já são delícias do design. Eles podem consistir em várias superfícies de piso, cada uma com sua própria forma e altura. Esta é uma opção radicalmente moderna, adequada para grandes instalações e uma decoração única. Em outras condições de vida, parecerá estranho, senão apenas cômico.
Os arcos multiníveis são geralmente decorados com cores claras e brilhantes, usando um grande número de cores na paleta. Certamente não é adequado para interiores clássicos.
Acrescentamos que a escolha de um tipo adequado de abóbada deve basear-se numa série de critérios básicos, nomeadamente, a metragem da sala, preferências em termos de estilos e cores, bem como competências e capacidades técnicas (no caso de auto- Produção).
Instrumentos
Para fazer um cofre sozinho, você precisará não apenas de habilidades, mas também das ferramentas e materiais apropriados. Vamos citar os principais, sem os quais você não deve começar.
Em primeiro lugar, trata-se de instrumentos de medição - réguas, fitas métricas e outros. Você não pode prescindir de uma ferramenta de trabalho - facas e tesouras, parafusos auto-roscantes (de preferência para metal), uma broca, uma chave de fenda, um martelo, pregos, cavilhas.
Entre os principais materiais, além do drywall, você vai precisar de um primer, um canto perfurado (para melhorar as partes extremas da estrutura), tintas, papel de parede, massa.
Não se esqueça também de cola, luvas de trabalho e outros equipamentos técnicos básicos que podem ser úteis no trabalho.
Características do material
Drywall é o material mais adequado para criar composições abobadadas em casa, especialmente se você mesmo fizer isso. É comum, relativamente barato e durável.
A estrutura do drywall é de três camadas: duas camadas de papelão e um núcleo feito de gesso denso e misturado com vários ingredientes adicionais. Mais de 90% da massa é apenas gesso.
Você pode comprar drywall em várias opções. As formas mais comuns são de 2.000 a 3.000 mm por 1.200 mm.
O material é bastante macio e plástico, de modo que não será difícil cortar a partir dessas folhas formas adequadas para uma estrutura de porta particular.
Acrescentamos que o drywall é um material bastante ecológico e seguro. No entanto, também é muito avançado tecnologicamente. A história do surgimento do drywall está associada ao negócio de fabricação de papel nos Estados Unidos no século XIX. Em seguida, havia cerca de 10 camadas de papel nele, cobrindo uma fina camada de gesso. A patente do drywall próximo ao moderno pertence ao engenheiro americano Clarence Utsman.
Como medir corretamente?
Antes de se envolver na fabricação independente de um arco (no nosso caso, gesso cartonado), você deve decidir sobre o tamanho da porta - sua altura, comprimento e largura. Eles devem ser medidos com a maior precisão possível, após o que um esboço deve ser feito no papel usando um lápis e um compasso. A próxima etapa é verificar a precisão das medições. Para fazer isso, é melhor fazer um arco de papel ou papelão - um protótipo da futura construção de drywall, e experimentá-lo na porta.
Observe que as dimensões da porta são calculadas sem levar em consideração as dimensões da porta. O ideal é que, a essa altura, a porta já tenha sido removida e todos os danos à parede reparados, o que pode distorcer o resultado dos cálculos.
É aconselhável medir os indicadores usando instrumentos precisos e flexíveis - uma fita métrica é melhor do que uma régua. Não é difícil realizar todas as operações preparatórias por conta própria, mas a precisão máxima é muito importante - isso ajudará a calcular corretamente as proporções da futura abóbada, de modo que ao trabalhar diretamente com drywall, não surjam sobreposições e, posteriormente - defeitos estruturais.
Tecnologia de manufatura
É perfeitamente possível fazer um arco de drywall ou madeira compensada com as próprias mãos, bem como embainhar a estrutura, mas isso exigirá certas habilidades e destreza, bem como instruções passo a passo competentes. Vamos considerar as principais etapas da criação de um piso.
É necessário fazer um modelo em drywall com base nas medidas feitas após a desmontagem da porta. É necessário fazer três partes do futuro arco - duas superfícies laterais e uma arqueada - antes de dobrar, mas, é claro, também será retangular. Para as partes laterais, é melhor usar gesso cartonado mais espesso (até 12 mm).
Em seguida, você pode começar a montar gradualmente a estrutura da futura estrutura. Você também pode montá-lo com elementos de madeira, MDF. O elemento de gesso cartonado do próprio arco deve ser demarcado, determinando o meio, e fixado no local apropriado na porta.
O corte de chapas de drywall, levando em consideração as dimensões disponíveis, é melhor feito com uma serra de vaivém especial. A folha retangular resultante precisará ser "arredondada" com base no tamanho da porta. Para isso, uma bússola improvisada é usada com mais frequência - um prego preso no meio da porta em uma folha de gesso. Eles podem perfurar com segurança a superfície do material.
O comprimento da "bússola" deve ser variado dependendo das preferências associadas à forma do arco. Tendo delineado o contorno, você pode fazer um recorte ao longo dele.
Acrescentamos que as operações de montagem acima para máxima precisão são melhor realizadas na entrada preparada. Depois de desmontar a porta, como regra, você deve primeiro aplicar massa, reparar danos e buracos nas superfícies laterais. Não se esqueça de limpar também o gesso solto.
Como dobrar a placa de gesso corretamente?
Esta etapa do trabalho é a mais difícil e responsável. Existem duas maneiras principais de dobrar drywall: seco e molhado.
A tecnologia a seco é adequada para iniciantes: a folha (é claro, você deve primeiro recortá-la) deve ser dobrada ao fixá-la. Isso deve ser feito de forma gradual, sem movimentos bruscos e fortes, levando em consideração a espessura da chapa, que determina o possível raio de curvatura.
Para simplificar a tarefa (às vezes, esse método é até considerado uma alternativa), você pode fazer pequenas incisões na parede de gesso a cada poucos milímetros.
Os cortes devem ser transversais, mas não muito profundos - não danifique a folha de papelão. Como resultado, quando fixada em certas áreas, o drywall irá, por assim dizer, quebrar, o que, no entanto, dará à estrutura uma espécie de especificidade "escalonada". Dobrá-lo com este método resultará de uma forma mais natural.
O método úmido é mais complicado, consome muito tempo e energia.
Levará quase um dia para secar o material sozinho (pelo menos 12 horas). É necessário umedecer o drywall por dentro, e é melhor após a perfuração com rolo. A umectação é feita com esponja ou spray. A essência desse método é que a folha, ao longo do tempo, sob seu próprio peso, mudará sua forma para a desejada. O ângulo de inclinação dessa parede de gesso contra uma parede vertical pode variar de 40 a 50 graus.
Como instalar?
Depois que as placas de drywall estiverem prontas, você pode começar a instalar a estrutura. O arco deve ser instalado, fixado à moldura (como opção - metal). A instalação da moldura é simples - pode ser fixada a buchas com parafusos auto-roscantes à distância da parede, calculada de acordo com a espessura da chapa de drywall. Os furos para os fixadores podem ser feitos com uma broca de percussão. Profundidade - até 6-7 cm. A distância entre eles é de 30-40 cm.
Além disso, as folhas cortadas de drywall podem ser fixadas à estrutura com parafusos auto-roscantes. O perfil principal deve ser fixado às paredes por dentro e dobrado (já consideramos como dobrar uma chapa e as ações aqui dependem do método escolhido).
Vamos acrescentar que os engastes em ambos os lados devem ser iguais. Se necessário, eles podem ser nivelados com uma faca ou outras ferramentas. É permitido um ligeiro “afogamento” de um dos painéis - pode ser eliminado na fase de decoração. Depois, resta fazer o trabalho cosmético - massa, pintura e outros.
Não se esqueça também que você pode colocar não só uma estrutura caseira, mas também uma estrutura comprada pronta. O próprio processo de instalação será essencialmente o mesmo, mas é importante não confundir nada com o tamanho na hora da compra, e é melhor ter estoque de material
Decoração
Instalar um arco não é tudo. Mas a parte mais difícil acabou. O que resta é uma atividade agradável e interessante e, mais importante, criativa - a decoração.
Existem várias maneiras de decorar um cofre:
- Cole com papel de parede. A opção mais simples e óbvia, e dada a grande variedade de produtos, talvez uma das mais variadas. O papel de parede pode ser selecionado em quase todas as cores e padrões, o que significa que não será difícil encontrar a harmonia com o interior (mobiliário e estilo geral das instalações). Não se esqueça do papel de parede fotográfico, dos produtos tridimensionais - eles darão ao arco propriedades decorativas especiais, elegantes e coloridas, adicionando novos contrastes aos estilos modernos.
- Cubra com pedra. A opção texturizada mais cara. É improvável que seja adequado para interiores modernos, a menos que a tarefa seja criar um canto especial de um grande apartamento. A pedra é perfeita para interiores clássicos e várias estilizações e improvisações históricas.
- Quadro. Você pode pintar o vault com qualquer tinta, incluindo tintas à base de água (para maior confiabilidade). Vai demorar um pouco de tinta, então você pode economizar muito, ou, ao contrário, comprar uma pequena quantidade de uma composição cara, também não perdendo muito dinheiro. Além disso, a pintura permite que você experimente: você pode desenhar ornamentos, padrões e decorações exclusivamente ao seu gosto.
- Revestimento. Decorar o arco com tecidos não é um conceito novo, mas ainda é um conceito muito popular. Você pode usar uma variedade de materiais - de juta e linho a viscose. Não é difícil decorar as arcadas com tecido, mas dará ao ambiente uma sensação adicional de aconchego.
Esclareçamos que o enquadramento decorativo do arco também deve ser prático.Não se esqueça que a abóbada é a entrada, ou seja, o local por onde irão frequentemente caminhar e, possivelmente, muitas vezes carregam alguma coisa através dela.
Portanto, a escolha do material, seja tecido, papel de parede ou tinta, deve ser baseada em sua qualidade e durabilidade.
Lindas ideias no interior
E, finalmente, considere algumas opções bonitas para usar arcos em vários interiores.
Em um interior clássico antiquado, um arco arredondado padrão ficará ótimo. Pode ser revestida com uma pedra cinza clara e pintada com tinta, bem como adequar-se à textura do móvel. Esta opção é especialmente vantajosa se o arco conduz à sala de estar onde está instalada a lareira. O interior em si também pode ser decorado com cores claras para evitar a conotação de "idade das trevas". Ele acabará sendo rico, enérgico e elegante, e ninguém vai considerar o dono de um interior como aquele que está atrasado em relação à moda.
Para um interior moderno de alta tecnologia, um arco original composto por formas geométricas é perfeito. Você pode usar quase qualquer cor, variar as cores do azul claro ao roxo brilhante. O minimalismo enfatizará a vantagem da composição - neste caso, é melhor não entulhar um grande espaço livre com móveis.
E mais uma ideia - para o quarto. Na entrada em um pequeno apartamento, você pode usar um semi-arco ou um trapézio. Isso, por um lado, é muito econômico e, por outro, é uma opção elegante. A utilização desse desenho tornará a entrada do quarto mais natural, além de preservar e até mesmo aumentar a sensação de conforto, tão necessária para um bom descanso ou sono. Além disso, isso também resolverá o problema de arejar o ambiente - sempre haverá muito ar no quarto.
Acrescentamos que os arcos ficarão bem em quase todos os interiores, tanto na câmara como nos amplos, o principal é recolhê-los ao local, confeccioná-los e instalá-los com alta qualidade, decorá-los lindamente e depois desfrutar de seus vantagens estéticas - leveza e abertura.
Neste vídeo você encontrará informações sobre como fazer um arco de drywall.
O comentário foi enviado com sucesso.