Arcos de tijolo: tipos, cálculo de materiais e alvenaria

Arcos de tijolo: tipos, cálculo de materiais e alvenaria
  1. Variedades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Montagem
  4. O que fazer?
  5. Cálculos e criação de modelos
  6. Como fazer upload?
  7. Erros comuns

O arco é um elemento arquitetônico e é um lintel na abertura da parede. Esta bela estrutura torna o exterior do edifício ou a decoração interior mais expressivos. Ele não apenas divide efetivamente um ambiente sem porta, mas também é capaz de distribuir a carga do ponto superior para os lados. Os arcos de tijolo são mais frequentemente executados do lado de fora. E, no interior, o drywall é usado para criar uma abertura arredondada.

Variedades

Um lintel de tijolo curvo, chamado de arco, pode ser feito de diferentes maneiras, daí a variedade de espécies é obtida.

  • O arco clássico ou completo é um semicírculo tradicional. Um arco forrado de tijolos é um meio círculo. Um elemento arquitetônico semelhante pode ser decorado com colunas.
  • A versão do arco parece um arco clássico truncado e incompleto (apenas a parte superior). O lintel, neste caso, é menor que o raio da largura da porta.
  • Os arcos em cunha combinam com o estilo gótico. Neste projeto, os tijolos são dispostos com uma cunha e fixados com uma "fechadura".
  • O arco pontiagudo (quebrado) consiste em duas metades, sendo que o ponto mais alto não é uma linha circular, mas o vértice de um triângulo em um desenho liso. O estilo gótico costuma usar janelas com linhas quebradas.
  • No estilo "romantismo", é utilizada uma vista de abertura com topo reto com transições arredondadas para as paredes laterais.
  • Em "moderno" existe um arco muito largo em forma de cone truncado.
  • O arco retangular do portal (reto) é tão simples que você mesmo pode construí-lo.
  • As aberturas em forma de elipse adornam vários estilos de interiores.
  • Arcos de forma irregular podem ser os looks mais inesperados, por exemplo, pode ser uma estrutura de jardim vintage.

Vantagens e desvantagens

Antes de fazer arcos no jardim, no quintal ou em casa, você deve pensar se eles são realmente necessários, pesar os prós e os contras e só então implementar seu plano. As vantagens de tais estruturas incluem:

  • aparência espetacular, você sempre pode escolher uma forma que corresponda ao estilo do interior;
  • os portais, na ausência de portas, podem aumentar o volume, permitem ver apenas parte do território fora de suas fronteiras, e o restante do espaço é desenhado pela imaginação;
  • Os lintéis arquitetônicos são confiáveis, eles direcionam uniformemente a carga vertical para os lados das paredes;
  • os arcos são universais, eles podem decorar não apenas a abertura de uma porta ou janela, mas também uma lareira, um mirante, um portão, um portão, até mesmo uma parede em branco.

No lado negativo, para algumas pessoas, a falta de uma porta pode parecer desconfortável. Além disso, o arco obriga a manter o estilo geral da sala. E quem decidir por uma instalação independente terá que realizar todas as operações em uma ordem estrita.

Montagem

Um arco de tijolo pode ser colocado com suas próprias mãos. É necessário começar escolhendo o local e o tipo de construção. A complexidade da execução depende do modelo, mas a sequência das obras para todos os tipos de estruturas será aproximadamente a mesma:

  • um esboço do modelo de arco selecionado é desenhado;
  • cálculos são feitos;
  • um desenho é feito com marcas de dimensão;
  • um gabarito é feito de aglomerado de acordo com o desenho;
  • o modelo é instalado no lugar do jumper;
  • um arco é feito de tijolos;
  • a estrutura disposta é fixa, fixa;
  • o modelo é removido;
  • para acabamento, pode-se usar gesso.

Não é difícil construir um arco, mas para que seja estável, não desmorone, deve ser dobrado corretamente. Para isso, observa-se uma sequência clara de obras. Se a estrutura for ampla, maciça, o reforço da fundação pode ser necessário.

O que fazer?

O material de construção para a fabricação de uma abertura em arco deve ser preparado com antecedência. Os tijolos são frequentemente usados ​​como clínquer ou cerâmica sólida (M-150). Se não houver desejo de moldar o tijolo independentemente em um trapézio, você pode comprar uma pedra em forma de cunha pronta para uso. Para arcadas de estufa e cornija de lareira, a solução é feita com a adição de argila chamotte e areia, que possui propriedades refratárias. Para outros tipos de construção, você pode escolher outros tipos de soluções com maior adesão. Para o modelo, você precisará de placas e barras de aglomerado.

Cálculos e criação de modelos

Depois de selecionar um local e um esboço do modelo estiver pronto, você pode prosseguir com os cálculos. Você precisa saber o tamanho da parede do chão ao teto. Em seguida, marque a altura e largura do próprio arco, calcule o raio. Para fazer um gabarito, você precisará saber a espessura das peças de suporte, medir a distância do ponto mais alto da estrutura ao teto, a altura e a largura da abertura.

Para calcular o raio do lintel, some o quadrado de sua altura e o quadrado da largura / o dobro da altura do lintel (geralmente 1-2 fileiras de alvenaria). O raio é a metade da largura da abertura. Da mesma forma, os cálculos são feitos para o modelo. O gabarito é ligeiramente menor que a estrutura em arco para não danificar a alvenaria durante a desmontagem.

Um desenho de um semicírculo com um raio calculado é aplicado a uma folha de aglomerado. Em seguida, dois semicírculos idênticos são cortados e presos com barras em uma única estrutura. O gabarito é temporariamente montado na abertura e fixado em espaçadores e fechos de madeira (suportes).

Usando o comprimento do arco, a quantidade de tijolo necessária é calculada, as costuras também precisam ser levadas em consideração, mas torná-las o mais mínimas possível. O tamanho da cunha de tijolo é selecionado visualmente, no decorrer do trabalho, a forma em forma de cunha de cada pedra é cortada. Você pode comprar imediatamente um tijolo em forma de cunha, mas os erros de alvenaria serão mais perceptíveis do que em um ajuste individual.

Como fazer upload?

Depois de instalar o gabarito, proceda à alvenaria da própria abertura. Os tijolos nas colunas são colocados de baixo para cima, em ambos os lados ao mesmo tempo. Todas as costuras são cuidadosamente preenchidas com argamassa, vazios podem causar ainda mais a destruição da estrutura. O último tijolo é martelado na parte superior central, instala-se uma "fechadura" que vai consertar a estrutura. O modelo é desmontado somente quando toda a estrutura está completamente pronta. Em seguida, o excesso de argamassa é retirado, as costuras são niveladas, a alvenaria é preparada para o revestimento. Para acabamento, você pode escolher gesso decorativo.

Erros comuns

O arco deve distribuir a carga do centro para a coluna; uma estrutura construída incorretamente pode rachar e às vezes desmoronar. Na maioria das vezes, durante a instalação, os seguintes erros são cometidos:

  • a carga será distribuída desigualmente se uma abertura muito larga não tiver altura suficiente;
  • impossibilidade de substituir o gabarito por cantos de metal, o aglomerado, ao contrário do metal, contribui para o encolhimento natural de toda a estrutura;
  • o desmantelamento prematuro do modelo pode inchar com a umidade da solução e destruir parcialmente a estrutura;
  • uma fundação fraca cria o perigo de afundamento da estrutura, o que leva à sua destruição;
  • raios grandes devem ser calculados com especial cuidado, uma vez que tais estruturas sofrem cargas especiais.

Se você levar em conta todos os erros possíveis, se esforçar e se esforçar, poderá construir um lindo arco com suas próprias mãos. Esta estrutura decorativa vai decorar o interior do pátio, jardim ou apartamento.

Como fazer um arco de tijolo corretamente, veja o vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário