Projeto do arco no interior do apartamento

Contente
  1. Visualizações
  2. Opções de localização
  3. Tamanhos e formas
  4. Decoração e decoração
  5. Como terminar com as próprias mãos?
  6. Idéias de design

O desenho de portas em forma de arco é uma técnica arquitetônica popular que possui características próprias. Sua forma e tamanho desempenham um grande papel na criação de um espaço interior bem planejado. A escolha do material de fabricação e decoração - os arcos são um dos elementos importantes do design de uma casa ou apartamento.

Visualizações

Os arcos são uma forma de modelar o espaço arquitetônico de uma sala. Estruturalmente, é um arco ou viga reta, assente em dois suportes, projetado para distribuir a carga a partir da sobreposição de portas de formato especial.

Pela primeira vez, estruturas em arco aparecem em edifícios religiosos antigos. Stonehenge é um exemplo desse design. O terceiro assenta horizontalmente sobre dois blocos de granito. Este método foi usado posteriormente para a construção de abóbadas nos templos do Egito e da Grécia. Mais tarde, os arquitetos descobriram a propriedade de um arco curvo para suportar uma carga maior do que um retilíneo, e começaram a usar arcos pontiagudos na construção de majestosos palazzo na Itália, objetos religiosos em Bizâncio. A arquitetura medieval europeia cria um sistema gótico de arcos para a construção de palácios colossais e igrejas católicas. Na Rússia, os arcos também são amplamente utilizados na construção de abóbadas em torres e igrejas, apenas sua forma é um pouco mais lisa.

Com uma longa história de utilização, os arcos também ocupam um dos lugares centrais da arquitetura moderna, a sua forma é constantemente modificada e alterada em função da funcionalidade exigida.

O arco tradicional é instalado na porta.

Em chalés de grande área, as entradas de várias salas cerimoniais sucessivas são ornamentadas com o mesmo tipo de aberturas em arco com a mesma decoração, o que cria um conjunto de quartos, criando uma perspectiva de infinito.

Esta técnica é emprestada da arquitetura de palácios e aposentos reais, que cria uma sensação de grandeza e luxo, principalmente com decoração adequada.

A estrutura em arco é especialmente relevante se o apartamento for pequeno. Vários pequenos quartos separados em termos de área são combinados com a ajuda de aberturas em arco, abandonando as portas interiores entre o corredor, sala e cozinha. A praça se transforma em uma grande, e as abóbadas das aberturas separam a área de entrada da área de lazer e da área de alimentação.

Em grandes salas de estar, essas técnicas são usadas para zonear o espaço interior. Você pode separar a área de jantar do salão do local para comunicação entre as famílias.

No quarto você pode separar uma cama e um pequeno espaço de trabalho, no berçário - uma cama e um canto para jogos.

Se não for possível abandonar as portas e a sala deve ser isolada, então uma porta em arco é montada. Neste caso, é construída uma abóbada especial, portas em arco da mesma forma ou retangulares são inseridas nela, a parte superior é feita do mesmo material na forma de uma inserção acima do topo da moldura da porta.

Este acessório costuma ser decorado com vitrais, feitos no estilo do interior, o que confere sofisticação e exclusividade à casa.

Tipos decorativos de aberturas de janela em forma de arco são freqüentemente usados. Parece especialmente impressionante se a mesma forma de abóbada estiver presente nas portas. Para enfatizar o estilo do interior, eles constroem nichos de lanceta ou parede semicircular, repetindo a forma dos grupos de entrada. A retroiluminação em tal nicho cria uma atmosfera de profundidade e mistério.Uma abóbada arqueada decorativa sobre uma lareira ou conjunto de cozinha destaca o lugar da "lareira" na casa.

Opções de localização

Vamos dar uma olhada em como melhor posicionar o arco no interior de um apartamento ou casa. Na construção residencial de vários apartamentos em série, a substituição de parte das portas por esse elemento arquitetônico torna o ambiente único.

As soluções de design são muito diversas, é permitida qualquer forma de abertura de entrada que corresponda ao conceito de estilo. No entanto, as dimensões da sala devem ser levadas em consideração. Portanto, se o teto for baixo, é melhor substituir as formas de lanceta do teto por semicirculares. A largura da sala também determina o tamanho da abertura em arco - ela pode ser suportada por pequenos consoles adjacentes às paredes. Em seguida, o zoneamento pode ser fixado com vários tipos de acabamentos no piso e nas paredes, ou vice-versa, uma ampla estrutura em arco pode ser substituída por uma série de abóbadas estreitas apoiadas em colunas localizadas ao longo da sala.

É importante notar que a colunata em arco não é adequada para todos os quartos. Apenas os proprietários de grandes salões podem pagar.

Em um apartamento comum de um quarto, é melhor se concentrar na escolha de uma solução de estilo moderno, enquanto o clássico requer uma área maior. Moderno vai ser bom aqui. A forma exótica da abóbada, atrás da qual ficará localizada a área íntima de dormir, parece muito romântica. Nos quartos tipo estúdio, você pode criar várias entradas e separar condicionalmente a cozinha, a sala de estar e o quarto.

Se várias estruturas em arco são usadas na mesma sala, elas devem necessariamente duplicar-se no projeto. Muitas vezes, na decoração do piso ao longo das linhas dos grupos de entrada, vários materiais de acabamento são combinados.

A rejeição de portas tradicionais em favor de aberturas em arco em pequenos apartamentos economiza espaço, aumenta a área útil, tem um componente estético e ajuda a corrigir falhas de layout.

Por exemplo, um longo corredor decorado com arcos torna o espaço mais amplo e mais claro na função. Recorrem à atribuição da zona de entrada pela primeira abóbada, a segunda - os conjuntos de locais públicos - o hall, a sala de estar, a sala de jantar. O terceiro arco separará as saídas para o corredor de quartos, berçário, escritório. Se necessário, designe as salas de utilidades e utilidades.

A melhor opção é a localização dos arcos no corredor, entre a sala de jantar e cozinha, sala de estar e sala de jantar. Mas não apenas estruturas abobadadas são erguidas entre os quartos, tais elementos parecem espetaculares em frente a uma varanda ou terraço aconchegante, especialmente se a forma incomum do contorno da abertura for usada.

Tamanhos e formas

Existe uma grande variedade de tamanhos e formas de estruturas em arco, que são determinadas pela disposição e características arquitetônicas da casa. Ao instalar este elemento em casas de painel ou monolíticas, o tamanho será limitado pela largura e altura da porta existente. A alteração dessas dimensões exigirá que o arquiteto calcule a capacidade de carga da nova estrutura para cumprir os requisitos de segurança para a operação do edifício. Terá ainda de realizar obras de desmontagem com a participação de equipamentos especiais, o que implicará custos adicionais.

A confiabilidade do desempenho é a principal condição para o projeto de aberturas. A carga de suporte da sobreposição é redistribuída para as partes laterais do espaço: consoles, colunas, pilares.

Para garantir a fiabilidade das aberturas largas em toda a largura da divisão, utiliza-se uma moldura em perfil metálico ou madeira maciça, submetida a um tratamento especial para dobrar nos locais necessários.

Essas aberturas parecem boas para o zoneamento funcional de uma sala.Por exemplo, na sala conjugada com a cozinha, de um lado do arco está instalado um conjunto de cozinha com os equipamentos necessários, é colocado um conjunto de refeições, e do outro lado do arco estão os sofás, uma mesa de centro , possivelmente uma lareira com poltronas.

Ao decorar as transições interiores, são usados ​​tamanhos próximos às portas padrão - para portas de folha única ou folha dupla.

As tecnologias modernas permitem equipar quase todas as estruturas de abertura com portas de correr ou de batente, pelo que, se necessário, qualquer divisão ou parte dela pode ser isolada. Por exemplo, separe um espaço temporário de dormir para os hóspedes no corredor com uma porta conversível ou dobrável instalada em uma abóbada em arco.

A altura da abertura abobadada também varia dependendo do estilo do interior e da funcionalidade.

As formas clássicas são boas em quartos espaçosos com tectos altos, mas para apartamentos standard é melhor escolher tipos modificados de aberturas.

O desenho geral da sala dir-lhe-á qual a forma do arco a dar preferência. Para interiores clássicos ou nos estilos provençal e mediterrâneo, as estruturas semicirculares são adequadas - os chamados arcos florentinos. O elemento semicircular aumenta visualmente a altura da sala, adiciona "ar". As tendências minimalistas modernas na decoração trazem uma sensação de leveza e se adaptam bem a qualquer interior.

Se a altura da abertura for insuficiente, a forma segmentar da estrutura é usada quando o raio do arco é mais da metade da largura da porta. Às vezes, o arco só pode ser ligeiramente arredondado, mas desta forma o espaço será visualmente mais alto e mais claro.

Na zona divisória da cozinha e da sala de jantar ou instalações semelhantes, costuma-se usar estruturas largas de três ou pseudo-três centros. Esta é uma abóbada fortemente alongada e ligeiramente arredondada (no segundo caso, apenas nos cantos). Esta forma aproxima-se da forma quadrada ou retangular do portal, cujas linhas rígidas correspondem às tendências do design ultramoderno, enérgico e acelerado.

O tipo parabólico de construção corresponde aos estilos marroquino e árabe - é um semicírculo que se estende mais perto do teto.

Em interiores feitos em design art déco, art nouveau, uma estrutura elíptica será uma boa solução.

Em casos atípicos, quando é necessário manter a estabilidade da estrutura por meio de peitoril de janela ou zona de balaustrada, os arcos são instalados na forma de um círculo incompleto com uma parte superior arredondada, mas também uma parte inferior ou inferior arredondada. forma de um buraco de fechadura.

O estilo Art Nouveau introduziu na arquitetura dos apartamentos as linhas suaves de aberturas em arco de orientação florística em forma de pétala de flor ou haste curva, onde não existem cantos.

Decoração e decoração

Para cada forma e finalidade da abertura em arco, você pode escolher o material de acabamento adequado. A estrutura básica do piso abobadado em projetos de construção de grande escala é o reforço da construção, feito na forma do vão. Para apartamentos e casas particulares, estruturas leves feitas de perfis de metal ou madeira são fornecidas.

O material tradicional para fazer arcos é drywall em uma moldura de perfil de metal. Qualquer forma de curvatura do arco pode ser cortada da folha de acordo com o projeto de design.

É um material resistente à temperatura e umidade.

Não muda suas características quando exposta aos raios ultravioleta, é forte o suficiente para ser usada como base para decoração com pedra, azulejos, madeira. O minimalismo na decoração permite simplesmente rebocar a estrutura de drywall e papel de parede, como no resto da sala. No vão do próprio arco, é utilizada decoração com molduras de estuque.

Uma opção ganha-ganha é pintar na cor do teto, o que ampliará visualmente o espaço.

As aberturas do arco podem ser aparadas com madeira e decoradas com entalhes. Mas é preciso lembrar que a orla de madeira torna o interior pesado. Vários tipos de madeira são mal combinados em uma sala. O enquadramento com madeira requer a instalação de portas interiores e uma porta de entrada com decoração interior da mesma madeira ou folheado, e os móveis dos quartos adjacentes ao arco são feitos dos mesmos tipos de madeira.

Uma substituição orçamentária para arcos de madeira natural ou estruturas de aço folheado feitas de materiais poliméricos com várias texturas de superfície, para diferentes tipos de madeira, pedra, tijolo. Uma agradável adição ao preço acessível é a facilidade de manutenção e praticidade de tal acabamento.

As abóbadas de aglomerado e de fibra podem ser decoradas com muitos revestimentos decorativos, são baratas e têm bom desempenho.

A indústria da construção produz elementos de arcos de várias modificações, feitos de gesso. O gesso é fundido nas formas exigidas pelo conceito arquitetônico, feito na forma de módulos e sobreposições decorativas com várias decorações. Freqüentemente, são partes de um vão arqueado, decorado com ornamentos. As colunas com maiúsculas também são fundidas em um determinado estilo. Estas peças são montadas ou simplesmente coladas nas paredes de suporte e no teto, as juntas são rebocadas e a seguir toda a estrutura é decorada com as cores do interior. De gesso, você pode lançar figuras volumétricas para decorar uma abertura em arco. É mais conveniente recortar elementos de acabamento volumosos de poliestireno, colar nos locais necessários, fazer decoração de acordo com outras partes da abertura. O isopor vai facilitar muito a construção.

Freqüentemente, o espaço da parede é decorado com pinturas ou mosaicos até o canto dobrado da abóbada.

Apesar de ainda ser uma abertura de entrada, para evitar abrasão, as bordas são recobertas com um canto de plástico. Isso é especialmente verdadeiro em famílias com crianças.

A abertura em arco pode ser totalmente em metal, com elementos decorativos de vidro com vitrais ou outros ornamentos. Os pilares laterais e a grade do teto são iluminados para adicionar expressão artística a este elemento arquitetônico. O uso de materiais para decoração é limitado apenas pela imaginação dos donos da casa: madeira, metal, estuque, pedra natural, desenho, vidro.

Como terminar com as próprias mãos?

Qualquer pessoa familiarizada com os fundamentos da construção pode construir e decorar um arco com as próprias mãos. Os fabricantes oferecem uma imitação de plástico fácil de usar de tijolo e alvenaria, o que não é difícil de revestir tal abertura.

As prateleiras laterais podem ser bem enquadradas com cortinas. Se você embainhar peças de móveis estofados com o mesmo tecido, isso ajudará a refinar o interior.

Se quiser atualizar o interior, basta trocar o revestimento dos móveis e as cortinas por outros.

Lambrequins idênticos com borlas permitirão que você decore aberturas em arco localizadas em uma fileira.

Idéias de design

Fazer um arco em forma de rack semicircular com prateleiras é uma ideia de design interessante. Se você não tem medo de sobrecarregar o interior, certifique-se de observar este "truque".

Às vezes, a sala pode ser irregular. Você tem que procurar opções de como jogar lindamente, esconder as falhas e destacar as vantagens. Esta opção com arco na cozinha é apenas uma desta série.

Os arcos com vitrais conferem ao interior um toque oriental, deixam entrar mais luz e têm um aspecto leve e elegante.

Para saber como fazer um arco de drywall com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário